Noite na Taverna/ Macário

Noite na Taverna/ Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Deia Santos 03/08/2023

Li obrigada na escola e amei kkkkk
Um encontro no bar de amigos que viveram romances tórridos e proibidos em sua breve vida. Cada conto é marcante e traz temas bem polêmicos, sendo meus favoritos Bertram e Gennaro. Recomendo a leitura!

P.s.: Lembro quando eu tinha 14 anos e li Noite na Taverna pela primeira vez. Quase 20 anos depois decidi reler e é impressionante como a maturidade nos faz ter outra visão sobre as coisas.

brinaclaro 31/07/2023

Que isso
Li esse livro pra prova de português, e foi bem interessante e nojenta algumas histórias dos taverneiros. A cada história que eu lia, eu ficava de boca aberta e fechava o livro, mas foi uma leitura boa e fluída.
O final me impressionou bastante.

emclara 28/07/2023

"And those lips once so warm - my heart! my heart!"
? //

Até hoje, essa foi a obra literária mais chocante que li na vida. Os contos são sinistros, eles me fizeram sentir repulsa, nojo e simpatia.

O conteúdo do livro tinha chamado minha atenção: homens bêbados confessando crimes e casos de amores macabros. E quando descobri que era um livro brasileiro com temática gótica, não pensei duas vezes e comecei a ler. Foi a melhor decisão que tomei! Em todos os capítulos eu ficava em puro choque, não teve um sequer que não me deixou sem palavras.

A cada página vai aumentando o grau de bizarrice dos acontecimentos. Estou falando de crimes pesados, que embrulha o estômago e te deixa indignado. Um lindo e estranho caos.

A escrita pode complicar a leitura e também confundir, mas dê uma chance a essa obra, por favor!
WalterGoncalves 28/07/2023minha estante
Verdade. ? kkk Bizarrice é pouco. ? Kkk

Felipe.Durau 20/07/2023

Ruim
Traz à tona considerações satanistas com bebedeiras e orgias que não são tão relevantes, ressaltando a objetificação humana e efemeridade da vida.

rachelszs 19/07/2023

Quando acabei: "Rapaz... Tá certo isso?"
Sério, quando eu comecei a ler, imaginei que, por ser basicamente um conjunto de contos, o livro ia me entediar bastante, mas foi exatamente o contrário!! Mesmo que aborde conteúdos pesados, cada história te prende e emociona demais, também achei a escrita parecida com a de edgar allan poe, porque, juro, eu lia e sentia horror a cada capítulo. No geral: é uma leitura meio pesada, tanto em temática quanto em linguagem de certo modo (tô até agora tentando entender o primeiro capítuloKKKKK), até porque os personagens às vezes dão uma viajada legal KKKK, mas eu acho que vale muito à pena, recomendo demais ;)

May 19/07/2023

Absurdo e delicioso
Acho que a genialidade de Álvaro de Azevedo é inquestionável. Como um excelente representante do gótico nacional, em sua mais escandalosa obra o homem realmente deu o nome.

Fica aqui meu aviso aos sensíveis: tem canibalismo, 🤬 #$%!& , álcool, mutilação, necrofilia, incesto e mais 50 gatilhos.

Miller 17/07/2023

Assombroso
Devo ser honesto, tive muita dificuldade de entender parte da obra conta das palavras e expressões antigas, não sei se a culpa é minha ou da edição. De qualquer forma, reli e reli várias vezes para poder compreender bem e posso dizer que obtive êxito. A atmosfera e os acontecimentos são ambos muito macabros.

odavy 15/07/2023

Noite na Taverna
Foi uma boa experiência ler esse livro, acredito que vou lembrar dele pois é meu primeiro livro brasileiro que li de fato, adorei ver o 3° e 4° conto do livro e não tenho muito o que comentar, o fato de eu não entender algumas partes descontou na minha experiência e nota, entretanto foi uma boa experiência

Maria290 14/07/2023

Louco que é louco é louco mesmo
Eu estava muito ansiosa pra ler esse livro pois gostei dessa ideia de um romance estilo Edgar Allan Poe brasileiro. De fato, curti muito as histórias (apesar de algumas me deixarem bem ????), apenas achei a linguagem um pouco confusa. Não entendi quase nada do que se passou nos três últimos capítulos, mas, ok...

Também achei os personagens bem perturbados, do tipo, vocês querem que eu pague uma terapeuta pra vocês???

Num geral, gostei, só acho que vou ter que reler no futuro pra tentar entender melhor...

manu368 14/07/2023

Li o livro por conta do vestibular, antes de ler já havia sido informada que era um conto gótico, que são meus favoritos.
É uma noite chuvosa onde homens em uma taverna contam histórias de mistério, assassinato e terror que aconteceram em suas vidas, todas elas tem algo em comum: o amor causa a tragédia. Virgens e prostitutas os levaram à loucura, à tragédia, à morte.
Quando li sobre Álvares de Azevedo me identifiquei com algumas coisas.

"Sinto a necessidade de amar, de dar a uma criatura este coração que me bate no peito."

A geógrafa 13/07/2023

Noite na Taverna
Eu acho um livro bom pq o autor se arriscou muito nele escrevendo histórias tão pesadas. Tudo que você pensar tem nesse livro: assassinato, necrofilia, estupro, traição... E isso é bem diferente pra um livro mais antigo.
A escrita é arcaica e isso pode gerar um pouco de dificuldade, mas acompanhando com resenhas dá pra entender perfeitamente.

Bya Santos 11/07/2023

Caos
Um livro completamente caótico, conta história de amigos de copo bebendo numa taverna onde eles fazem uma competição de quem tem a estória mais mórbida? Nunca vi tanta gente apaixonada por morte, mortos ou assassinos em tantas poucas páginas... Acho que ele retrata o romance gótico da sua forma mais pura, com muitos exageros, paixões ardentes e pouco bom senso, mas faz parte.... Teve partes que me senti meio perdida já que cada capítulo é um novo narrador, mas aos poucos você acaba se adaptando a cada personagem e entendendo sua estória.

anna 09/07/2023

Noite na Taverna
As histórias sao meio louconas, mas sao viciantes, a escrita me deu um pouco de dor de cabeça, mas nao julgo, so fiquei meio coisada, mas esse final oh, chef kisses, iconico