Noite na Taverna/ Macário

Noite na Taverna/ Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Giu Vitoria 02/05/2023

No começo eu não entendi nada, aí foi formando umas imagens na minha cabeça, só um conto não me fez muito sentido mas os outros por mais bizarros caóticos tenebrosos que fossem foram "entendíveis". Pra mim a escrita foi difícil, entendi a história pelo contexto, não por de fato entender tudo que tava escrito, mas consegui terminar.

Lydiane3 28/04/2023

Nada do que eu sabia sobre o livro me preparou para o que eu iria ler! fiquei chocada! ok, me preparou um pouco!
e ainda teve um plot twist no final! ?
se você gosta de Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, leia esse livro!
enfim, de primeira, o livro é chocante com o conteúdo macabro, e eu daria uma nota menor... mas quanto mais eu penso no estilo da narrativa, no conteúdo filosófico, no plot twist, nas referências, no contexto ultra romantico da época... mais eu quero dar uma nota maior!

Bárbara 28/04/2023

Outro trabalho de colégio, mas também achei bem interessante. É bem doentio essas histórias só que se baseiam no romantismo de antigamente.

Brenno 27/04/2023

Impactante
Esse livro é uma grande mistura de histórias. Na trama, somos apresentados há um grupo de senhores bebendo em um bar e contando histórias - até então irreais, assim espero - sobre suas vidas.

Cada história é mais maluca que a outra! Temos cadáveres, reis, piratas, de tudo um pouco, mas mesmo fugindo muito da realidade, há um toque grotesco, que faz-nos questionar se aquilo realmente havia acontecido.

Entretanto, igualmente à "O alienista", o livro possui uma linguagem muito difícil. Você deve prestar muita atenção para não se perder, pois é muito fácil que isso aconteça.

Um bom livro!

Victor225 26/04/2023

Foi uma ótima forma de ver o ultrarromantismo em sua essência. Homens reunidos em uma taverna, contando trágicos capítulos de suas vidas. Histórias sempre mórbidas, com experiências-limite tratadas de uma forma crua e seca. Incesto, fratricídio, canibalismo, necrofilia. Tudo de uma forma extremamente romantizada e com um constante apreço pela morte por parte dos que contam.
É muito bom, para mim, que leio muitas obras estrangeiras, ver que a literatura nacional também pode ser interessante e de alto nível.

Luciano Otaciano 24/04/2023

Livro maravilhoso!
Noite na Taverna é apenas uma das melhores produções do horror fantástico já escritas no Brasil. Os contos interligados que compõe a obra abusam de cenas, situações, cenários e acontecimentos que vão do escabroso ao chocante, com pitadas de asco, terror, vilania e loucura.
Principal representante no Brasil do chamado “mal do século”, estilo de literatura que refletia a melancolia, o tédio e a desilusão, e que foi seguida por uma geração de autores mundo a fora, Álvares de Azevedo apresenta aos leitores narrativas improváveis de episódios vividos por cinco personagens. Reunidos em uma taverna, eles se revezam contando situações estranhas de suas vidas. A partir daí, em meio a divagações sobre natureza humana, libertinagem e materialismo, seguem-se relatos de morte, assassinatos, incesto, necrofilia, canibalismo, e atos desesperados. A linguagem de Noite na Taverna, embora reflita o estilo de escrita da época, os anos 1800, é bem envolvente. Mais ainda por se tratarem de narrativas curtas e bem objetivas. Os cinco narradores são jovens de espírito aventureiro e encaram a vida com total desprendimento. O clima de embriaguez em que se encontram se mistura com a ambientação macabra da maioria das histórias resultando em um livro completamente mórbido. É interessante imaginar a recepção de uma obra como essa aqui, mesmo tendo sido publicada postumamente, numa sociedade brasileira que até hoje se mostra extremamente conservadora e puritana com relação a certos assuntos e temas, não é mesmo!?
Ponto curioso, embora cada conto trate da situação vivida por um personagem, a sequência final traz uma ligação entre as histórias encaminhando para um desfecho natural e sem grandes acontecimentos. O clímax do livro não está em seu fim, mas nas conclusões isoladas de cada história.
Aos leitores que apreciam boas histórias de terror, vale a pena se despir de pré-conceitos com os clássicos da literatura e se sentar em algum canto dessa taverna para acompanhar as narrativas. Em resumo, NOITE NA TAVERNA de Álvares de Azevedo não fica nada a dever a autores estrangeiros e entregam qualidade e horror que merecem ser degustados por aqueles que apreciam.
Espero que tenham curtido a resenha! Até a próxima pessoal!

grazi. 22/04/2023

Surpreendente!
Estudar as características dessa segunda geração romântica e ler uma das principais obras certamente foi muito esclarecedor. A escrita é ótima, sempre com um toque de melancolia e acolhimento para a morte. Os contos? Um mais violento e maluco que o outro, mas estou surpreendida pela proposta de autodestruição e idealização que foi cumprida ao longo dos contos. Por mais bizarras e perturbadoras que fossem as histórias, Álvares de Azevedo soube articular a violência com frases filosóficas e que deixam o leitor reflexivo em diversos fragmentos.
Não é cinco estrelas e não me encantou a tal ponto, mas foi interessante observar as características de um dos principais escritores dessa geração.

mariana113 20/04/2023

Livros de vestibular
Confesso que não teria feito a leitura desse livro se não fosse pela UFPR, entretanto, foi o que mais gostei de fazer a leitura até agora.
Fazendo parte do romantismo, o livro tem uma linguagem rebuscada, e trata de temas como amor, traição e até mesmo suicídio. Um dos últimos capítulos apresenta uma linguagem de certa forma até desconexa com os outros, e cheguei a perceber até uma analogia ao trovadorismo, mas talvez seja só minha cabeça de vestibulanda!
No mais, foi uma experiência diferente!

theo.stuker 19/04/2023

Noite na taverna
Em uma taverna, certa noite, alguns indivíduos já bêbados começam a contar seus mais grotescos momentos vividos. Um livro curto onde cada capítulo corresponde à história de cada um.

Um livro pequeno, curto e cru. Mostra a humanidade na sua forma mais desnuda, mostra assassinos da forma mais humana e mostra assassinatos do jeito mais artístico.

Não digo que seja bonito, todavia, não digo que não seja. Muitas vezes me impressionei com a quantidade de passagens bonitas e filosóficas logo após um parágrafo sobre um crime horrendo que nos faz ter nojo.

É um livro que é fiel ao que promete, amigos em um bar contando causos da vida, a humanidade na sua forma mais nojenta e real.

Recomendo fortemente a fãs de terror e suspense, os plot twists são de fazer tirar o ar dos pulmões.
Lalá 21/04/2023minha estante
Theo, você escreve mto bem!

Juh 18/04/2023

Um clássico. Álvares de Azevedo constrói cenas de horror interessantes, sempre envoltas por uma aura onírica e com temáticas de mortes violentas.

2mingirl 17/04/2023

esse livro é simplesmente o ultrarromantismo na sua mais pura forma, a perfeita combinação do lascivo e do mórbido. álvares de azevedo é com toda certeza um dos meus escritores favoritos. qualquer coisa que eu dissesse aqui não seria suficiente para descrever tamanha genialidade.

Pietra.Scorzato 16/04/2023

A moda é pegar casada
Que obra maluca!
Cheia de personagens e que gera uma confusão na cabeça do leitor, Noite na Taverna é um livro muito engraçado, doido e absurdo até.
Li por conta do vestibular e achei uma leitura até tranquila, mas com um final estranho e difícil de entender (precisei ler 2 vezes o último capítulo pra entender a cena)
Ri muito durante a leitura, mas é aquele rir pra não chorar, de tanto absurdo. Aborda temas como incesto, canibalismo, sequestro, abuso, obsessão, necrofilia, pedofilia, etc...
Esse livro não poderia ser menos do q da escola Romantista!
Geovana 25/07/2023minha estante
Procurando a graça até hoje

qnnbee 16/04/2023

????
Li por PDF pra uma aula de redação então não sei se é essa versão do livro mas acho que sim, é um livro bem doido, os personagens são tudo problemáticos que basicamente fazem qualquer cois pra tr@ns4r com uma mulher, a escrita obviamente é bem antiga então foi um pouco complicado pra ler mas nada impossível