Como me tornei estúpido

Como me tornei estúpido Martin Page

Resenhas - Como Me Tornei Estúpido

Maurício 23/11/2010

Estou espantado com as opiniões majoritariamente negativas por aqui. O livro, apesar da escrita simples e do pequeno número de páginas, traz uma visão cômica, romântica e ingênua sobre a relação ignorância/felicidade. Antoine é propositalmente mesquinho e, por isso, cativante. Martin Page acertou em cheio ao utilizar um humor sutil (a passagem da cerveja é maravilhosa, sem falar na ideia fantástica de um curso preparatório para suicidas) e delicioso de se ler.

Um livro pra ser lido em um fim de semana e relido em vários outros durante a vida.
Silvana (@delivroemlivro) 26/11/2010minha estante
Maurício, concordo com você. Mas infelizmente muitas pessoas não tem o entendimento necessário para alcançar as sutilezas desse humor fino e requintado. Só entendem humor tipo "zorra total". Ironia e sagacidade necessitam de inteligência para serem absorvidas.

Ginger 10/07/2011minha estante
Silvana, você falou tudo kkkk

Géssica Ferreira 18/08/2011minha estante
É, devo concordar com a Silvana.

scicilla 14/12/2011minha estante
ainda não li o livro, mas dei de presente para uma colega e ela disse que gostou muito! Eu o comprei justamente por tudo que o Maurício disse, havia lido várias sinopses, resenhas e críticas do livro e me atrai.
Ainda o lerei, pois gosto exatamente desse tipo de roteiro, simples, sutil, talvez até sarcástico e irônico, que nos faz pensar sem querer...

Niceli 06/06/2012minha estante
Não sei, eu gostei bastante do livro e sempre lembro de algumas passagens dele de vez em quando. Ele parece um livro ingênuo mas não é, tem muita cutucada e coisas para refletir. O tom que ele foi escrito é perfeito, por essa sutil contrariedade, que chega a enganar os menos atentos. É um livro sensível. Mas gosto é gosto, sempre há as pessoas que não se identificam, e paciência... E críticos gostam de levar esse verbo só pro lado negativo. Foi um livro que mexeu bastante comigo, e eu analiso se um livro é bom quando eu páro bastante tempo pra pensar nele.

Anne 03/11/2012minha estante
Estou gostando do livro, era o tipo de leitura que estava à procura.

thaugusto 09/02/2014minha estante
Maurício, comecei a ler este livro na época do lançamento e, ao comprar outro do Page, decidi recomeçar e terminar a leitura.

Concordo com todos os seus comentários. Gosto da escrita simples, da ironia, mas sinto que falta algum elemento que coloque Antonie como um excelente personagem.

Talvez seja a época em que li, isso é ponderável. Porém, apesar disso, não gostei do desfecho. Tive a sensação de que, após seu manifesto inteligência / estupidez, o fim foi estranho. Não que eu esperasse uma revolução, mas como chegou-se a ele de maneira tão rápida, acabou me deixando descontente.

Gláucia 08/06/2016

Como Me Tornei Estúpido - Martin Page
Antoine é um intelectual que chega à conclusão que sua inteligência não o está levando a lugar nenhum. Então resolve se tornar estúpido só não sabe ainda como conseguir. Resolve virar alcóolatra e essa parte achei engraçada; ele argumenta porque ser alcóolatra é melhor que ser inteligente e vi um pouco de crítica inteligente aí.
Não dá certo, então se une a um grupo tipo AA cujo objetivo é incentivar o suicídio. Nesse momento enxerguei um quezinho de Chuck Pahlaniuk. Também não dá certo. A partir daí ele começa a fazer uma série de coisas que (na sua opinião) estupidifica qualquer ser humano: ganha muito dinheiro investindo em ações, passa a ver TV, frequentar uma academia de ginástica, comer fast food, usar roupas de grife, etc. Ao mesmo tempo deixa de ler, destacando um de seus livros preferidos que é uma coletânea de cartas de Flaubert.
E foi aí que o livro e o autor despencou de meu conceito, que nem era tão alto assim: criando rótulos onde um determinado tipo de conduta ou consumo o torna ou uma sumidade ou um imbecil, sem meio termo. As coisas não são tão simples assim, amiguinho.
Mas o pior foi quando na página 124 Antoine convence seu chefe que ele, para ser uma pessoa melhor, tem que fazer sexo com uma funcionária feia que, segundo ele seria enjeitada por todos e fazendo esse favor a ela, estaria sendo superior, altruísta. Não né?
Marta Skoober 08/06/2016minha estante
Para mim também não funcionou, quase abandono.
Até hoje não entendi porque se tornou um queridinho da crítica.
Doida pra ver você falar dele em vídeo.

Marta Skoober 08/06/2016minha estante
Gostei da resenha! (Havia esquecido de dizer)

Gláucia 08/06/2016minha estante
Pois é, só não abandonei pois li pra um clube de leitura e é bem curtinho. Fui lendo aos poucos

Marta Skoober 09/06/2016minha estante
Eu li aos poucos também. Mas principalmente porque era chato.

Gláucia 09/06/2016minha estante
Haha, boa!

Tiago Ceccon 23/06/2010

Pseudo-intelectualismo e elitismo em quantidades exorbitantes. Não é surpresa que as pessoas gostem tanto desse livro... o prazer de se sentir superior às pessoas "comuns" é um atrativo cada vez mais procurado hoje em dia.
su fern@ndes 23/06/2010minha estante
"o prazer de se sentir superior às pessoas "comuns" é um atrativo cada vez mais procurado hoje em dia".
triste verdade...

luqueta 17/01/2012minha estante
ae Tiago ri a beça com o livro me diverti...mas teu comentário é bem pertinente

parabéns

Anderson.Martins 26/02/2016minha estante
Você disse tudo o que eu gostaria de dizer sobre esse livro. Há uma necessidade do personagem de se sentir superior aos demais seres humanos. Como se a humanidade se dividisse entre os seres supremos e mal sucedidos e os estúpidos e bem sucedidos. É quase como tentar justificar seu insucesso pela supremacia. Há uma análise bem maniqueísta da sociedade. A veia elitista é gritante!!

Aline 03/01/2013

Gostei muito
Livro bacaninha, de um autor novo, bem fininho, de ler numa tacada só. O humor é ácido, fazendo crítica a nossa sociedade atual, ao sentimento de inadequação, à constante e crescente massificação do raciocínio.
Gizlia 19/01/2016minha estante
Excelente o conteúdo literário de Martin Page , dotado de uma consciencia que pode parecer fictícia mas que é verdadeira ,só as pessoas inteligentes são capazes de sentir que a vida é um mistério que não podendo ser desvendado e muito menos resolvido por nós mesmos , aceitar a existência humana e encara - la como uma fantasia e simplesmente ir levando - a do jeito que ela nos levar. o humor tão bem posicionado é muito atraente.

Charlon 02/11/2013

Péssimo enredo, ótima crítica.
O livro conta a história de Antoine, um cara muito inteligente, mas que de tão inteligente, acaba não conseguindo viver dentro da sociedade atual, acostumado a questionar qualquer mínima ação que irá tomar, e a ser muito crítico com os padrões da sociedade, se vê prejudicado por não conseguir viver como qualquer outra pessoa, e decide se tornar... estúpido. Fora essa introdução, não irei mais falar da história em si, pois qualquer comentário vira spoiler.
Bem, o livro é bom no que propõe em cima das críticas. O autor procura criticar a forma de viver e a falta de personalidade da sociedade em geral. A história é toda ambientada em função de mostrar como toda a sociedade é estúpida, de todas as formas, e tem críticas muito bem fundamentadas, mas algumas já bem populares/modinhas (estúpidas), tipo falar mal da Coca Cola ou do Mc Donalds, mas num todo, a proposta do livro em cima disso é bem sucedida.
Fora isso, a história é muuito fraca. Deixou muito a desejar, tem uma narrativa engraçada até, bem irônica, mas tem um enredo previsível e em muitas partes é cansativa, do tipo que o autor escreve, escreve, e não sai do lugar, mesmo o livro sendo pequeno.
O personagem principal (e todos os outros) não tem carisma nenhum, vc espera encontrar um personagem critico, inteligente, seguro de si, etc... mas depara com um personagem que aparenta ser tipo aquele nerd lesado que todo mundo zoa na escola, só que no caso, esse é zoado pela vida.
Não me atraiu em nada a história em si, totalmente descartável, o autor só quiz ir fazendo o personagem chegar em um ponto, em que ele pudesse demonstrar o quão estúpido é o pensamento atual da sociedade e a própria sociedade em si, e fez bem.. mas somente na parte crítica mesmo, pois a história foi totalmente previsível e o final bem fraco.
Jon 27/02/2015minha estante
Também não consegui enxergar a genialidade desse livro. Personagens chatos e piadas forçadas. A ideia é boa, mas mal executada.

Rick-a-book 05/11/2009

Ignorance is Bliss
Antoine sofre de "progeria mental", possivelmente. Sente-se um homem maduro aos sete e um idoso aos onze. Hoje, aos vinte e cinco, na expectativa de uma vida mais tranqüila, tomou a decisão de cobrir o cérebro com o manto da estupidez.

Para o jovem estudante de aramaico, especialista no cinema de Sam Peckinpah e Frank Capra, filho de pai birmanês e mãe bretã, a inteligência e a consciência crítica se transformam em empecilhos para alcançar a felicidade na sociedade atual. Por isso, o anti-herói criado pelo autor francês Martin page decide investir na idiotice como forma de sobrevivência: do alcoolismo aos antidepressivos, ele tenta todos os meios possíveis para se tornar uma nulidade, ou seja, se enquandrar na sociedade moderna.

O livro é um caso extremo e bem-humorado de rebeldia contra uma sociedade que exige a estupidez, a neutralidade, o lugar-comum como passaporte e oferece a massificação como recompensa.

A leitura é divertidíssima e oferece, ao longo de seu relato, inúmeros momentos de reflexão. Típico escrito em verdadeiro tom humorístico francês, educa e entretem ao mesmo tempo.
Filipe 14/11/2010minha estante
É mesmo uma leitura espirituosa. Page é exemplo típico do humor francês: nos faz rir e refletir ao mesmo tempo; usa a sátira para nos fazer pensar. Não é nenhum Voltaire, mas sua prosa tem um charme que merece atenção.

Herick 10/05/2013

Como me tornei estúpido
Um livro leve e rápido, que critica o mundo atual com humor e sarcasmo, fazendo uso, por vezes, de situações nonsense, lembrando uma versão mais leve de Douglas Adams na série do "Guia".
Fim delicioso, mas fadado a só ocorrer em livros e filmes.
Ainda assim, um bom livro.

Tati 31/01/2013

Lindo paradoxo da estupidez dos extremos (na inteligência soberba e na idiotice do consumo), e o desfecho da transformação completa do personagem ao transitar nos 2 extremos.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/11/2012

Vale um "aplauso mental"!
Genialmente exagerado e deliciosamente sarcástico, pincelado com cenas inimagináveis que se mostram fantasiadas de cotidiano (o que lembra aspectos do realismo mágico). Como me tornei estúpido deve ser saboreado sem pressa – serão necessárias diversas pausas para rir com a comicidade nada inocente e com a astúcia de muitos trechos.

Criticar a sociedade deliberadamente consumista, a ambição sem freios e o egocentrismo planetário não é algo superinovador, mas Martin Page revela tais críticas de maneira inteligente e dotada de personalidade.

Leia mais em:
LivroLab.blogspot.com

Celia 05/05/2012

Como Me Tornei Estúpido
Pequeno e muito bom. Levou cerca de duas horas apenas para ler e adorei, achei algumas ideias do livro sensacionais. Claro que é totalmente non sense, mas, por isso mesmo, é delicioso!

Gabriela 18/02/2013

Uma leitura leve, divertida. Um humor inteligente. Adorei!!!

Tiago 07/08/2012

Estúpido.
Livro de leitura simples que até peca por explicar algumas piadas, entretanto, a mensagem é passada de forma eficiente e nos faz repensar o que queremos e por que queremos tantas futilidades.

O livro me levou a uma viajem entre Shakespare e Platão, entre o ser ou não e a validade de apenas parecer.