A arte de fazer um jornal diário

A arte de fazer um jornal diário Ricardo Noblat

Resenhas - A arte de fazer um jornal diário

jwssicam 29/11/2023

Que livro ótimo, o autor tem uns pensamentos meio ultrapassados, mas consegui aprender muito e desenvolver muitas coisas referente ao jornal impresso.
Aprendi técnicas e também dicas maravilhosas, com certeza vale muito a pena!!

L_Alavaschi 28/11/2023

Bom.
O livro é ultrapassado em certos momentos e em certos conceitos, porém as dicas que oferece a nós, jornalistas que ainda estão adentrando esse mundo, são boas e práticas.

"(...) Não se deve estar nunca satisfeito com o que se fez. Nunca está tão bom quanto seria possível. Sempre sonhe e mire acima daquilo que você sabe que pode fazer. Tente ser melhor do que você mesmo."

"Pois digo: viva a diferença! Textos bem escritos não podem e não devem ser iguais. Nem parecidos. Se forem, não serão bons textos.
Informação e opinião devem permanecer separadas.
Mas podem aparecer juntas em determinadas ocasiões desde que seja possível distinguir uma de outra. Objetividade é preciso. O lead não pode estar no pé da matéria, por exemplo. Mas quase sempre ele está no título e nos subtítulos que muitos jornais utilizam para chamar a atenção dos leitores."

"Explicar o mundo, contar o que está por trás das notícias, relacionar fatos, tentar a partir disso antecipar o que pode vir a suceder: é o que os jornais deveriam fazer diariamente.
As pessoas recebem uma carga brutal de informações. Mas estas lhes desabam sobre a cabeça sem antes ter sido devidamente trabalhadas. Ter muita informação é diferente de ser bem informado. Informação em excesso desinforma.
É aqui que entram os jornais. Eles deveriam saber separar o que é relevante do que não é, o que tem consistência daquilo que é só barulho ou espuma. E aprofundar o que for consistente. E dar coerência ao que parece não fazer sentido."

"Notícia é uma história, assim como a reportagem. As pessoas gostam de ouvir e de ler histórias. De preferência, sobre outras pessoas. Toda historia tem de ter começo, meio e fim. Notícia e reportagem, também. Um começo que chame a atenção do leitor. Um miolo atraente para empurrá-lo até o fim da história. E um final, se possível, que o surpreenda."

"Só correm risco de morrer os jornais que não
rejuvenescem." (Mário Garcia, designer cubano) "A meu juízo, um jornal que esquece que existe em função da comunidade na qual circula se encontra em grande perigo." (Mike Robson, diretor geral da Independem Newspapers Ltda., empresa editora de jornais na Nova Zelândia)

"No novo jornal: explica-se ao leitor o significado dos fatos; conta-se o que está por trás deles; destaca-se o que eles têm a ver com a vida das pessoas; e tenta-se projetar os possíveis desdobramentos. Notícias e reportagens falam de pessoas. Não abordam assuntos abstratos. O texto reflete a personalidade e o estilo do seu autor."

nic 09/03/2023

Noblat tem uma didática muito boa e esse livro é bom tanto pra quem é da área como pra quem não é e quer entender um pouco sobre o assunto. Ele trás coisas bem básicas e que as vezes parecem óbvias mas eu gostei disso, trás um reforço sobre como escrever e o que escrever e tem uma escrita muito fluída.

ânela 19/11/2022

Li pra prova
Bom é uma boa leitura pra quem tá estudando jornalismo, tem algumas partes que eu achei enrolação demais? Sim, mas no geral bom livro.

Trapp 02/08/2022

Aprendendo
É um livro bem interessante para quem está começando na faculdade de jornalismo. Em alguns momentos, o autor te ofende e faz trocadilhos sem graça(o que eu realmente acho irritante), mas a leitura pelo conhecimento é muito válida.

Um questionamento muito interessante é sobre o jornal impresso e como ele se perde cada vez mais. Hoje, é raro encontrar uma edição física de um jornal, o que sinceramente é uma pena. Mas ao mesmo tempo, é importante que as redações se modernizem e acompanhem a nova forma de dar notícias.

E indo além do formato, mas também na estrutura. Um simples lead não é mais capaz de segurar um leitor. O jornalista precisa se reinventar o tempo todo para conseguir atrai os olhares para sua matéria.

Henrique Fendrich 26/10/2020

Lido no primeiro ano da faculdade de Jornalismo, quando a maioria ainda tinha a ilusão de que estava destinada ao jornalismo impresso e que, por meio dele, conseguiria mudar o mundo. Pouco me lembro do conteúdo, então nem vou avaliar com estrelas.

Amandacaires 18/04/2020

Recomendo esse livro para quem se interessa se tornar um jornalista, pois Ricardo Noblat com a sua experiência em jornalismo impresso nos dá dicas e um bom ensinamento sobre a profissão e quem gosta da área vai sentir ainda mais vontade de trabalhar como um jornalista.

Sebastião Junior 02/09/2018

A habilidade e experiência de Ricardo Noblat
Noblat prende o leitor em uma narrativa espetacular. Texto simples e direto, de fácil entendimento. Como muitos dizem, é "uma bíblia para qualquer estudante de jornalismo". Os fatos citados como invejável conhecimento de causa, impressionam, instruem e impressionam. Um profissional que passou por toda dificuldade que um foca possa vir a encontrar em sua trajetória profissional. O autor tenta previnir os leitores destes acontecimentos, mas é realemnete difícil, os mesmos são necessários para a construção do jornalista. É importante, também, sua insistência sobre o tema da ética. Jornalista tem certeza de ser Deus, e isso é perigoso. Livro excelente para quem busca uma explicação menos didática sobre o que é ser um jornalista.

Bel 14/08/2018

Basicão
O livro não é muito aprofundado no que é fazer um jornal diário em si, mas sim em como fazer jornalismo num geral. É interessante para quem está começando, até porque apesar da publicação ser de 2004, ele continua bastante atual, com previsões até que bem acertadas do período em que estamos vivendo.
Parte da nota deve ser culpa minha que não li o livro nos primeiros semestres do curso. Entretanto, eu também esperava algo que me ajudasse na hora de produzir um jornal diário, algo mais específico, mas é um livro que eu interpreto como mais geralzão.

Luis 01/05/2014

Os papéis de embrulhar peixe.
A cada segunda feira em um dos espaços nobres da imprensa brasileira, a página 02 de “O Globo”, é publicada a coluna de Ricardo Noblat.
Extensão natural de sua febril atividade na internet, o trabalho semanal do veterano jornalista é uma referência para entender a pauta da sempre surpreendente e complexa política nacional. Sua autoridade de anos dentro de redações das mais diversas matizes, concede à “A Arte de Fazer um jornal diário” (Contexto, 2002) o status de guia fundamental para quem já milita ou pretende ocupar uma das cada vez mais raras vagas nos jornais do país.
Embora à primeira vista se pareça com um manual frio, que exala objetividade ao ditar regras fundamentais na atividade de apurar, escrever e editar as informações de relevo público, o livro, na verdade, é bem mais que isso. Trata-se de uma grande reflexão sobre o jornalismo em geral, e o escrito em particular.
Noblat não se furta de promover uma severa auto crítica ao destacar que em sua grande maioria, os jornais são escritos de jornalistas para jornalistas, e não, como seria lógico supor, para o leitor. Também não ignora o velho sofisma que orbita em torno da dicotomia entre “interesse público” e “interesse do público” que muitas vezes serve como desculpa para ações que, à pretexto de fornecer ao povo aquilo o que ele (supostamente) quer, presta um verdadeiro desserviço ao jornalismo de qualidade, chafurdando no sensacionalismo e relegando a segundo plano o que deveria ser a matéria prima de um jornal. Não por acaso, pululam aqui e ali, publicações que trazem como principal atrativo selos para troca dos mais diversos artefatos (panelas, talheres, brinquedos, etc). Notícia ? É só um detalhe.
Publicado em 2002, já portanto em plena era do domínio digital, embora ainda não tão pronunciado como agora, o autor de cara já enumera uma série de dados que até então pareciam anunciar o crepúsculo dos chamados “jornalões”: a queda vertiginosa das receitas de publicidade (que migravam para a internet), o desinteresse dos leitores e elevação do preço do papel, fatores mortais que decretaram o fim de muitos veículos. Passados 14 anos, pouco desse árduo cenário se modificou, embora os jornais sigam ainda com certa relevância, sobretudo quando se trata de interpretar o noticiário além do factual, fartamente explorado pela TV e pelos meios digitais. De mais a mais, é preciso se reinventar para permanecer. O próprio Noblat, ao destacar o trabalho à frente do “Correio Braziliense” nos anos 90, dá pistas de como fazer.
Desnecessário dizer que a leitura de “A arte de fazer um jornal diário” é obrigatória em qualquer faculdade de comunicação digna desse nome. A grande surpresa, talvez, é constatar que o livro, ao aprofundar a discussão sobre o papel da imprensa na sociedade contemporânea, vai muito além do nicho jornalístico tornando-se ferramenta fundamental para o pleno entendimento da realidade que nos cerca, sobretudo, a brasileira.
A obra termina com dois dos mais belos exemplos de que o olho do repórter e seu talento narrativo lapidado por intenso treinamento sempre fazem a diferença em favor do texto de excelência. Noblat republica duas reportagens célebres de sua longa carreira e que versam sobre momentos diferentes do mesmo personagem, o lendário Frei Damião: “O exorcista do Nordeste”, de 1974, relata as suas andanças pelos sertões do Brasil, já o “O último Santo do Nordeste”, conta o enterro do religioso que atraiu milhares de pessoas, em 1997. Teoria e pratica conjugadas em um livro essencial na nobre e dura tarefa de manter vivo e saudável o mais icônico produto da imprensa escrita. Ainda que seja para embrulhar peixe na feira.

Libs 18/04/2014

Uma introdução ao jornalismo
O autor inicia sua obra com um diálogo entre um jornalista e um leitor em uma banca de jornal. E com indagações do cidadão ao jornalista, põe em questão alguns dos principais assuntos que circundam o jornalismo. A princípio aborda o fato da crise do jornal impresso, devido ao modelo do mesmo, que muitas vezes desagrada às pessoas, o preço elevado, dentre outros fatores. Mas o medo de mudar é maior do que o medo de ver o fim do jornal impresso. Além dos problemas naturais, a variação midiática (rádio, TV e Internet) do mundo atual também o enfraquece diariamente.
Noblat procura esclarecer a funcionalidade do jornal e que jornalismo deve ser entendido primeiramente como serviço público. Os principais deveres dos jornalistas têm relação direta com a honestidade, tanto com a sociedade, quanto com si mesmo. E tal honestidade deve ser mantida também na obtenção de informação. A ética muitas vezes é desrespeitada por jornalistas, pela “cegueira” de querer transmitir informações a qualquer custo. O que vale também para a reflexão na questão da invasão de privacidade na vida de pessoas famosas, assunto que não contribui em nada.
A evolução do jornalismo, suas formas e recursos que devem ser dominados pelos jornalistas também são abordados no livro. Antigamente, pouco se exigia de um jornalista, ao contrário de hoje que é necessário ser um “profissional completo e polivalente”, como diz o autor. Espera-se de um jornalista bem mais do que informação, mas que ele acompanhe a evolução multimídia, que conte uma história da melhor forma, utilizando recursos como infográfico, tabela, fotografia etc. Sem contar no que desde sempre fora essencial, o “faro jornalístico”.
A boa escrita, ou seja, a aceita pela norma padrão da língua é o fator primordial que deve ser dominado pelo jornalista. Os erros acontecem, porque jornalista é ser humano, mas é alvo de reclamação da parte dos leitores. Mas além de gramaticalmente correto, o profissional precisa escrever de modo a ser compreendido por todo tipo de leitor. Afinal, jornalismo é para servir a sociedade, sem segregação, e a palavra-chave é clareza. E ao contrário do que muitos pensam escrever bem não é dom, mas sim uma habilidade que se adquire lendo muito.
A obra é finalizada com uma cronologia da história da imprensa, de Gutenberg até os dias de hoje. Começa com a invenção do papel pelos chineses em 1455, passa por 1702 com o surgimento do primeiro jornal diário do mundo, com uma única página. Relata o impulso extraordinário à imprensa que a Revolução Francesa causou, a primeira publicação da Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, o assassinato do jornalista Wladimir Herzog na Ditadura Militar. Em 1995 a Folha de São Paulo alcança a maior circulação da história da imprensa brasileira e nesse mesmo ano o Jornal do Brasil inaugura o primeiro jornal eletrônico do país, o JB Online.
Ricardo Noblat é jornalista há mais de 35 anos e retrata nesse livro, de maneira clara e simples, como um bom profissional, questões de suma importância no meio jornalístico, com uma visão de quem tem muita experiência. Cativa quem lê, mesmo que não seja um aspirante a jornalismo ou já formado. Sua obra expõe o leitor à realidade do jornalismo, em especial aborda o que é o jornal impresso na sua essência com suas dificuldades e conquistas. Sua leitura é fundamental aos iniciantes na carreira jornalística, pois é basicamente uma introdução à profissão.

renanmendes 28/08/2013

O jornal de Ricardo Noblat
Delícia. É assim que eu descrevo a leitura desse livro. Leve, engraçado e ousado, Ricardo Noblat faz uma análise de como o jornalismo impresso é feito hoje no Brasil: seus erros, acertos (mais erros que acertos, diga-se de passagem), as previsões de onde esse jornalismo vai parar e, o melhor de tudo, dá dicas, a partir de sua experiência, de como trabalhar melhor a informação, de como melhorar o texto, de como entender o leitor - enfim, de como fazer um jornalismo impresso melhor, num mundo onde rádio, televisão e internet têm meios mais rápidos de se noticiar fatos.
Leitura obrigatória para alunos de jornalismo e comunicólogos em geral. Mas se você estudar medicina ou filosofia, não tem problema, não. Ele aceita todos que estejam interessados em melhorar a comunicação nesse país, mesmo que não trabalhe numa redação de jornal.

Bianca 15/07/2013

Livro "A arte de fazer um jornal Diário"
Li o livro em 1 dia *o*
Sabe aqueles livros que parece que se tu parar de ler vai perder “o fio da meada”? Pois é. É um livro muuuuito interessante, mas eu o recomendo só para quem vai ou esteja fazendo faculdade de jornalismo, ou só para pessoas que tenham interesse no assunto. Porque é um livro que explica só coisas relacionadas à profissão, fala sobre as fontes, sobre o dia-a-dia, sobre erros, conta histórias, fala sobre a história de jornais. Explica vários detalhes, tirando muitas dúvidas. Ás vezes tu tem uma dúvida, mas fica em dúvida em perguntar, pois esse livro responde.
Ricardo Noblat, que é o escritor desse livro, é colunista do jornal o Globo, ele conta muitas histórias que ele viveu e, ou que conhecidos viverão, por isso, acho que fica tão real, ele escreve de uma forma muito gostosa.
Ah, e outra coisa que não posso esquecer, são as fotos de publicações de jornais antigos que tem no final do livro, é muito legal ver fotos de publicações antigas. E o mais legal, é uma linha do tempo de fatos marcantes do jornalismo, é uma linha do tempo meeesmo, com datas, fotos. Muito interessante! Interessei-me tanto pelo livro que acho que vou comprar um pra mim, (hahaha) já quero ler o livro de novo com mais calma. O livro é maravilhoso

site: http://enfimdezoitoanos.blogspot.com.br/2013/04/livro-ii-arte-de-fazer-um-jornal-diario.html

jussaraleite 16/06/2013

Um pouco sobre a arte de fazer um jornal diário
Essa é uma obra que, entre uma história e outra, apresenta, de maneira bem didática, orientações para que isso seja possível. Sob o epílogo do escritor e jornalista Gabriel García Marquez, que sobre a profissão afirma: "o jornalismo é uma paixão insaciável..." que "ninguém que não a tenha sofrido pode imaginar essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida..." Entre outros sentimentos que esse ofício "incompreensível e voraz", que pode causar "palpitação sobrenatural", "orgasmo" e "demolição moral".
Amparado pela premissa de que "a imprensa existe para satisfazer os aflitos e afligir os satisfeitos", o livro fala da importância desse contar o que se viu, viveu e apurou, não somente se contentar com declarações; e do futuro dos jornais, e para que eles servem, e sobre as mudanças editoriais e gráficas de que o autor participou no Correio Brasiliense, além de indicar uma bibliografia importante para os estudantes da área.

Taby Igrejas 19/05/2013

Simples Leitora - http://simplesleitora.blogspot.com.br/
Em poucas linhas o livro me conquistou. Com uma linguagem simples, uma narrativa dinâmica e bem humorada, Noblat nos mostra o papel do jornalista, dá dicas e fixa ensinamentos para exercer a profissão. Um ótimo manual, capaz de fornecer informação tanto aos leigos quanto aos estudantes de comunicação.
Para os interessados que desejam exercer a profissão, o livro em poucas páginas faz um resumo do que é necessário saber: O que é notícia, lead, reportagem, informação em OFF, como apurar, como atiçar a curiosidade do leitor, evitar redundâncias, etc.
Enquanto eu lia o livro, eu ri muitas vezes das situações narradas por Noblat. O pior é que eu leio muito no ônibus, então eu virava a página lia e ria. Honestamente, as pessoas deveriam me achar louca. Mas como não rir diante deste trecho:

"- Seu Raimundinho, o senhor é casado?, perguntou Coimbra depois de ler uma notícia que ele reescrevera.
- Sou sim, seu Coimbra, respondeu Raimundinho com a voz trêmula.
- É feliz no casamento?, provocou Coimbra.

Sem saber aonde ele queria chegar, Raimundinho respondeu que era feliz, sim, e olhou para o chão humildemente. Coimbra continuou o interrogatório sem nem olhar para o redator de pé diante dele:

- Sua mulher é fiel ao senhor?
- Claro que é, seu Coimbra, replicou Raimundinho.
- O senhor tem certeza de que não é corno?
- Que é isso, seu Coimbra? Minha mulher é uma mulher direita, honesta. Eu sou bem casado. Por quê?
Foi quando Coimbra encaixou o golpe:
- Porque somente um corno escreveria o que o senhor escreveu. O senhor começou esta notícia assim: "Pelo simples fato de ter encontrado sua mulher nos braços do amante, o comerciário Francisco José de Araújo a matou ontem com três tiros." O senhor acha, seu Raimundinho, que é um simples fato encontrar a mulher nos braços do amante?"

Depois disso, garanto que qualquer um teria o maior cuidado na hora de escrever... No jornalismo, o repórter não deve dar sua opinião sobre o fato. Se é algo "simples" ou não, não cabe a ele dizer.
O livro foi uma revisão de muita coisa que aprendi desde o meu primeiro período de jornalismo até hoje. Enquanto lia, eu lembrava das aulas de introdução ao jornalismo, técnicas de reportagem e telejornalismo.
A arte de fazer um jornal diário, fala sobre a crise dos jornais que precisam se renovar diante dos novos meios de comunicação, o papel desempenhado por eles e a reforma que eles sofreram. Noblat aponta em diversos aspectos de como era o velho jornal e como é o novo. Se hoje temos a informação instantânea com o rádio, Internet e a televisão, como o jornal ainda sobrevive? Não é fácil! Aí entra a questão de uma reforma. O leitor do jornal, já sabe o que aconteceu quando vai lê-lo. Já ouviu, ou viu... Mas muitas vezes desconhece os detalhes. O que levou a tal acontecimento? O que irá acontecer depois? O jornal impresso procura então detalhar a notícia que é pincelada no rádio e na televisão.
Noblat ainda enfatiza que não há uma receita única para escrever bem, mas o jornalista deve saber como fazer tal coisa. Ele afirma que há uma "obrigação de escrever bem para quem vive de escrever." Eu ainda completaria, diria também que requer talento e bom senso.
Também vemos grandes erros dos jornalistas, como o fato de se achar no "poder", achar que já sabe de tudo, se tornar amigo de suas fontes ou ainda aceitar presentes, convites ou favores.
Um livro apaixonante no qual não consigo ver pontos negativos, talvez, apenas um pouco repetitivo em alguns pontos para quem estuda sobre o assunto. Mas ainda assim, uma ótima leitura. Fica aqui minha indicação para qualquer um que está cursando jornalismo ou deseja cursar!

Link da resenha: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/05/resenha-arte-de-fazer-um-jornal-diario.html#more