Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

antuan_reloaded 13/09/2023

[8/10]
A crítica perspicaz de Wood sobre a habilidade de Flaubert em "encontrar palavras exatas para representar a vida" ressoa intensamente ao ler "Madame Bovary". Cada palavra parece essencial para se desenvolver a profundidade dos conflitos enfrentados pelos personagens. É um exercício extremamente moderno, o qual eleva toda a forma de se escrever romances que vinha sendo feita, mas também causa enfado para o leitor contemporâneo.

Nesse sentido, a leitura, é verdade, pode soar desafiadora em certos pontos devido ao ritmo mais lento e às extensas descrições. Ao mergulhar nessa armadilha flaubertiana tive um pouco de dificuldade, confesso, tanto que demorei meses para sair da primeira parte. Todavia, quando acostumado com a minuciosa atenção aos detalhes, pude desfrutar de situações arrebatadoras e compreender a fundo todos conflitos internos de Emma Bovary.

Emma é muito mais do que uma mera figura de protagonista. Flaubert a molda com tal maestria que a torna uma personagem redonda, repleta de camadas e nuances. Sua luta incessante pela felicidade, muitas vezes à custa dos outros, a levou a um ciclo autodestrutivo de escolhas trágicas. Foi fascinante ver como aos poucos essa personagem foi definhando, recorrendo inclusive a situações constrangedoras para a resolução de problemas.

Em resumo, "Madame Bovary" é uma obra que merece ser saboreada com calma, apreciando cada nuance e observando as camadas de significado que Flaubert habilmente teceu. É um verdadeiro testemunho da genialidade do autor como um dos precursores da narrativa moderna, e uma imersão profunda na alma humana. Uma leitura que permanece, e continuará a permanecer, apesar da dificuldade inicial.

Badlagirl 12/09/2023

Emma é uma mulher sonhadora, uma pequeno-bur­guesa criada no campo que aprendeu a ver a vida através da literatura senti­men­tal. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles Bovary, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento de uma filha dá alegria ao indissolúvel casamento no qual a protagonista sente-se presa. Como Dom Quixote, que leu romances de cavalaria demais e pôs-se a guerrear com moinhos, ela tenta dar vida e paixão à sua existência, escolha que levará a uma sucessão de erros e a uma descida ao inferno.

Gigi 08/09/2023

Madame Bovary
Madame Bovary, publicado pela primeira vez em 1856, ainda é uma história atual sobre desilusão, infidelidade e a busca da felicidade. Revolucionário em sua época, foi o primeiro romance a exprimir a extenuante busca de Gustave Flaubert pela perfeição.

Pamela.Cristina 07/09/2023

Uma leitura intensa, o livro conta a história de um homem chamado Charles, que a vida toma foi monopolizado por sua mãe, desde a infância sua mãe fazia todas as escolhas por ele, apesar de ter as melhores intenções o impediu de "ser", ser independente e se conhecer, escolheu sua profissão e esposa.
Com a morte da primeira esposa ele se interessa por Emma e se apaixona perdidamente e pela primeira vez fez uma escolha se casou porém se perdeu nela, abriu mão de si mesmo e deu a ela todo o poder sobre ele, lugar esse anteriormente ocupado pela mãe.
Emma uma jovem muito bem educada em uma escola católica, órfã de mãe encontrou na fé o consolo que precisava, ao ser pedida em casamento pelo Sr. Charles bovary viu a oportunidade de realizar todas as suas fantasias românticas, ser dona de seu lar na cidade, e fugir da vida no campo, tinha simpatia por ele e acreditava que podia vir a ama-lo.
Foi difícil quando todas sua espectativas foram frustradas, após a empolgação inicial, deu de cara com a realidade do cotidiano de esposa e dona de casa.
O amor não surgiu como ela esperava,e a distância entre eles só fez aumentar, pra ele, ela era tudo, significava sua própria felicidade, mas o amor dele não foi suficiente pra os dois.
Ela queria se aventurar pelo mundo, com luxo, paixões e uma realidade diferente da sua...
E foi com as paixões que ela se perdeu, se apaixonou, amou, chorou, sofreu, enlouqueceu, tornou a se apaixonar, e se perdeu novamente, nem mesmo o amor de sua filha foi capaz de trazer-lhe felicidade.
Sua vida tinha tudo pra dar certo, mas ela não conseguiu ter satisfação, ela queria mais, queria tudo, queria o que não podia ter, queria ser livre, queria viver a sua própria maneira e satisfazer todos seus desejos.
Dizem que ninguém morre de amor, será?
Leiam para descobrir

pietrarebeca 05/09/2023

Achei extremamente entediante :(

O livro não me prendeu nem um segundo, parecia que estava em ressaca literária depois de ler poucos capítulos.
Freezerburn 05/09/2023minha estante
Vish, que pena

Rodolfo Vilar 04/09/2023

?Houve momentos em que eu senti raiva lendo Madame Bovary. E só depois de pensar muito é que entendo que essa raiva é por um motivo de aproximação, uma vez que Ema Bovary é tão próxima da realidade de nosso tempo e que por isso nos identificamos com ela. ?

Tenho a impressão de que já tinha lido esse livro, mas por algum motivo não lembro desse fato. Sinto isso porque a identificação foi feita imediatamente, porque a história me voltou fresca a cabeça, mas que mesmo assim não me tirou a experiência de aproveitar esse caso maravilhoso criado por Gustave Flaubert.

Flaubert nos conta a história de Ema Bovary, uma mulher frente ao seu tempo que vive, criada a partir da educação burguesa de sua família, dos livros que lê e dos sonhos que conspira, criando uma mulher cheia de expectativas para com seu casamento, seus filhos, sua vida. Ao casar com Charles (na minha edição Carlos), Ema se vê presa numa vida que não se parece com a das páginas de seus livros, e aos poucos sua vida começa a criar um tom de melancolia e tédio que leva Ema a fazer loucuras: criar casos de amor, contrair dívidas e cair numa depressão incomum. Ler esse livro é acompanhar os níveis e as medidas de como Ema leva sua vida (e a dos que estão ao seu redor) a um completo desastre material e emocional.

Flaubert possui uma escrita envolvente, detalhada e lírica, não sendo tão gráfica mas mesmo assim fazendo criar no leitor o aprofundamento das suas palavras e de suas intenções. Para um romance do início do séc XIX, Flaubert vai contra o romantismo, criando uma personagem que vai contra esse movimento, mostrando a realidade dos relacionamentos e dos sentimentos individuais de expectativa.

?Madame Bovary sou eu? diz Flaubert em seu julgamento. Mas na verdade Bovary somos todos nós, nesse movimento de ir contra o tédio e contra o movimento estático da vida, num sentido de que somos capazes de fazer tudo para conseguir sair desse estado.

Ma_ah 03/09/2023

A busca incessante pela felicidade
Madame Bovary é um marco na literatura do século XIX que narra a vida de Emma Bovary, uma mulher desencantada com a monotonia da vida rural na França do século XIX. Emma é uma sonhadora, uma romântica incorrigível, cujas expectativas de uma vida emocionante e luxuosa a levam a uma busca implacável pela paixão e pelo glamour.

Gustave Flaubert tece uma narrativa intricada, explorando as profundezas da psicologia humana. Sua prosa é uma mistura de precisão e poesia, capturando tanto a beleza quanto a decadência da vida de Emma. Os personagens secundários também são habilmente delineados, cada um representando aspectos diferentes da sociedade da época.

Madame Bovary é mais do que apenas a história de uma mulher infeliz; é uma crítica mordaz à classe média, ao materialismo e à hipocrisia da sociedade francesa do século XIX. Emma Bovary se torna um símbolo da insatisfação humana, e sua trágica jornada é um aviso atemporal sobre os perigos da busca desenfreada pelo idealismo.

Esta obra-prima literária continua a inspirar leitores e críticos, eu mesma já li duas vezes, pois levanta questões profundas sobre a natureza humana, a busca pela felicidade e os custos de nossas ilusões. Uma leitura essencial para aqueles que desejam explorar a complexidade das emoções humanas e as nuances da sociedade.

kleide.olliver 03/09/2023

Fui pra essa leitura acreditando que iria gostar como gostei de Jane Eyre, que ledo engano. Foi uma leitura difícil e arrastada do início ao fim. Só não desisti, pq não gosto de abandonar livros.

Maria 29/08/2023

O autor Flaubert nos desafia, pois faz personagens que dificilmente conseguimos gostar, mostrando seus lados mais exóticos e complexos. Literalmente os fatos como são, sem embelezar nada.

Sabrina.Lolli 28/08/2023

Madame Bovary só causou todo alvoroço na época porque era uma mulher, é a clássica história de casamento da época em que traição, dedicação e submissão são naturalmente aceitos quando os papeis de marido e mulher estão invertidos.
Nos dias de hoje Madame Bovary seria diagnosticada com transtornos psíquicos, talvez até bolderline, enquanto eu lia eu sempre percebia a euforia e logo em seguida a decepção e tristeza da personagem que logo me levou a perceber que nada a deixaria feliz e que isso seria uma constante em sua vida.

Romulo 27/08/2023

Gostei bastante. O desenvolvimento dos personagens é muito bom e você entende as motivações da Emma. Excelente!

Afonso 25/08/2023

Madame Bovary sou eu
"É que a palavra humana é como um caldeirão rachado em que se batem melodias para fazer dançar os ursos, quando desejaríamos enternecer as estrelas."