Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Gaby 03/04/2024

?Iriam suceder-se em fileira, sempre parecidos, incontáveis, e oferecendo nada! As outras existências, por mais chatas que fossem, tinham ao menos a chance de algum acontecimento. Uma aventura trazia às vezes peripécias sem fim, e o cenário mudava. Para ela, po-rém, nada acontecia. Deus assim o quisera! O porvir era um corredor todo escuro, que tinha, ao fundo, a porta bem fechada.?

Ana 02/04/2024

Madame Bovary NÃO sou eu
Esse é um livro incrível e marcante, embora eu não tenha sentido a menor simpatia pela personagem principal.
Emma é uma moça que estudou em um convento, e lia muito uns romances água com açúcar. O problema é que ela cresceu pensando que essas histórias eram passíveis de acontecer na sua vida, sendo regra e não exceção, e que quem não vive uma vida de romance está vivendo errado.
Charles Bovary era um médico pacato, casado com uma mulher mais velha e trabalhador por natureza, sem grande ambição por grandezas. Uma vez, é chamado a tratar do pai de Emma e se apaixona por ela. A princípio ela parece lhe corresponder, então Charles volta outras vezes à casa. Logo mais, Charles fica viúvo e se casa com a moça.
Mas ela descobre que não gostava tanto do marido assim... Ora, se ele não lhe despertou interesse, a culpa é dele por ser traído! Eis a lógica absurda de Emma.
O problema desse livro é que muitos interpretam Emma como uma heroína, quando na verdade está bem longe de o ser. Esposa fria e mãe negligente, logo se encanta pelo primeiro nobre que começa a falar macio em seu ouvido, até o dia em que ele resolve dar um pé nela, entediado. E vem outro, Leon, por quem ela se arruina. Patético. Me desculpem, mas não consegui sentir pena nem empatia por ela. Mimada, fraca e irresponsável, eis Madame Bovary. Mas é um bom livro. Não à toa, um clássico.

BiolaBlues 01/04/2024

Une véritable chef d'oeuvre!
Uma estória muito bem contada, com ótimas e esmeradas descrições, personagens bem construidos.
Foi revolucionário para época, mostrando a personagem principal como dona de si, muitas vezes com certa virilidade. Flaubert após 5 anos de trabalho árduo nos deixou essa maravilha de estória, que para muitos revolucionou a forma de contar uma bela trama. Elogiadíssimo por seu contemporâneo Charles Baudelaire.
Vale a leitura!

Karen710 29/03/2024

A história em si é ok, A Sra. Bovary é vítima de um amor que, em sua cabeça, nunca chegou pra ela, sem saber reconhecer que já tinha o que tanto queria. O livro tem muitos detalhes, é bem massante, quase abandonei no caminho.

EstAfani.Sandmann 24/03/2024

Bovary é puro desejo e sonhos
Emma é uma personagem brilhante do querido Flaubert: não a toa levou o escritor a prisão. Bovary desafia a sociedade francesa, não somente por ser a protagonista desta história, mas também por ser a visão dos leitores do livro. Emma decide sua vida do início ao fim, provoca, ama, deseja e desespera com intensidade. Emma é realmente um desafio aos leitores, entender a complexidade do personagem, a profundidade de suas dores e da sua bagunça mental. Emma é emoção, doçura, embriaguez e drama. Eu gostei muito da leitura, a escrita, mesmo pra sua época é fluida, continua, delicada e ainda assim forte ao retratar essa mulher tão apaixonante.
Fiquei triste com Emma e feliz. Acho que essa era a intenção do autor.

Edith 23/03/2024

A inquietude humana é descrita sem reservas. Temos uma personagem que pode ser amada ou odiada e também tantos outros personagens que esfregam na nossa cara o que é ser humano.

GabrielMacambira 23/03/2024

Emma é uma moça sonhadora, cheia de ilusões e desejos íntimos. Ao se casar com Charles Bovary, quem ela considerava um homem forte e promissor, percebe que errou. Ele é, na verdade, um homem acomodado e fraco, bem diferente do que Emma idealizava para sua vida. Profundamente descontente, ela assume o fardo de se tornar a Madame Bovary, que já começa em meio a desilusões.

Madame Bovary, fiel apreciadora de romances românticos, sonhava com os amores avassaladores e intensos, muito distantes do que seu marido poderia lhe dar. Dessa forma, caiu nos encantos de diferentes rapazes de sua cidade, acreditando que o amor estava próximo. Após enganações e despedidas, ela não era mais a mesma. Emma, por fim, se sentia profundamente insatisfeita com seu marido, sua família e, acima de tudo, com sua própria existência.

A obra “Madame Bovary” não é exatamente uma história de amor, mas de ambição. Emma possui grandes ambições e é movida por uma forte inquietação diante do desejo de uma vida muito além daquela que ela pode ter — idealizando viver dentro de um romance. Essa forma de encarar a vida, somada aos seus sonhos, faz com que ela transponha as barreiras da moral e se encaminhe, pouco a pouco, em direção ao abismo.

whatsmaryreading 22/03/2024

Gostei não.
? "Madame Bovary" de Gustave Flaubert ???

Li Madame Bovary por causa de uma citação em outro livro. Apesar da fama da obra, não me agradou em nada.

A escrita arrastada e os detalhes excessivos, como duas páginas para descrever um vestido de renda, tornaram a leitura cansativa. A personagem principal, Emma Bovary, me pareceu chata, fútil e superficial. Não a vi como muitos a veem, em busca do amor verdadeiro. Para mim, ela era carente, interesseira e incapaz de amar de verdade. Seus relacionamentos eram egoístas, motivados por desejo e não por amor genuíno.

A história gira em torno de Emma, que se casa com Charles Bovary, um médico que ela considera medíocre. Insatisfeita com a vida monótona, busca refúgio em sonhos românticos e aventuras extraconjugais, o que a leva a um destino trágico.

A obra tem um ponto positivo: a crítica social interessante, expondo a hipocrisia da sociedade burguesa da época. No entanto, não recomendo a leitura para quem busca uma história emocionante ou personagens cativantes. A escrita arrastada e a personagem principal podem tornar a leitura cansativa e frustrante.

Um amigo que também leu argumenta que Madame Bovary foi escrita para outras mulheres burguesas da época. Assim como Emma, essas mulheres não trabalhavam, ficavam em casa servindo a família e eram como troféus para seus maridos. A obra pode ser vista como uma crítica à situação dessas mulheres, presas em vidas monótonas e sem perspectivas de realização pessoal.

Recomendo para:
? Leitores que apreciam a literatura clássica e a crítica social.
? Leitores que se interessam pela vida provinciana no século XIX.
? Leitores que não se importam com a escrita lenta e detalhada.

Não recomendo para:
? Leitores que buscam uma leitura rápida e emocionante.
? Leitores que preferem personagens cativantes e com os quais possam se identificar.
? Leitores que se irritam com descrições longas e irrelevantes.

E se você ainda assim quiser ler:

? Boa sorte! Você vai precisar.

@tatysturnick 22/03/2024

As estrelas são em consideração a escrita
Emma Bovary, uma jovem sonhadora, busca desesperadamente escapar da monotonia da vida provincial. Ah, mas as coisas não saem como ela espera! ?

A escrita é perfeita. Apesar de ser bem descritivo, não me incomodou.

O que me incomodou foram os personagens mesmo. Mulherzinha sem sal, egoísta e tediosa. Sem coragem, apática e totalmente aquém. Fraca e sem cunhão para aceitar as próximas consequências dos atos.

Apesar disso, entendi todo o contexto que envolve o século XIX e alguns dos comportamentos (não justificáveis pra mim) que compõem o decorrer da história.

Mas, Madame Bovary é um daqueles livros que fica muito tempo com você, mesmo depois da leitura: pelo ranço ou pelos devaneios.

MilenaSales00 19/03/2024

Uma mulher que não cabia nas grades de sua época
Primeiro que é preciso sempre exaltar a edição da Antofágica!!!! Que pinturas lindas, pré e posfácio IMPECÁVEIS !!!!!!

Compreensível até demais a confusão que esse livro e essa protagonista forte, livre e sonhadora causaram na época de seu lançamento.

De Emma Bovary todos nós temos um pouco.

feitadeazul0 19/03/2024

Tenho grandes opiniões sobre esse, li que a crítica da época inventou o termo ?bowarismo? para indicar alguém que tem problemas psicológicos e até mitomaníacos de achar que é superior a própria realidade é isso me irritou de uma maneira inexplicável.

Acredito que Emma foi alguém que sonhou para além das muralhas da realidade, imaginar sua vida sendo melhor do que é, se imaginar vivendo amores, paixões e realizando desejos é um ato revolucionário pra uma mulher no século 19.

Não vou nem entrar na pauta de consumismo pq isso vai além do que quero falar, mas é muito interessante se imaginar como o feminismo hoje tem também muito a ver com o coletivo, com sororidade? mas antes um pequeno passo como questionar se a prisão que se vive é por ser mulher, já era algo tão alarmante. Avançamos muito, mas ainda não o suficiente.

Que sonhemos.

Vivi Barroso 19/03/2024

Um clássico
Apesar da revolução que esse livro causou na época, de ser uma ruptura para como as mulheres eram retratadas até então, achei a leitura cansativa. não consegui desenvolver afinidade, afeto por nenhuma das personagens. Na verdade a única que despertou pesar foi Berthe, e infelizmente ele tem pouca participação no livro.