Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

cristiane.depaula.9081 24/01/2024

Todo mundo conhece uma Madame Buvary.
Ela tinha beleza, saúde, inteligência, era amada, mas faltava um propósito maior de vida. Foi levada a crer que a felicidade estava nos ambientes mais fugazes possíveis. Uma história MUITO atual!

hylle 21/01/2024

Mesmo não tendo gostado tanto, sei que o livro é muito bom!!
A verdade é que esse livro é um "3 estrelas+", se é que me entendem. É um 3 estrelas (não é bom nem ruim, é normal) mas é um normal quaase bom. Eu sei, bem ridículo, mas, na minha cabeça, é exatamente assim.

Quando peguei essa obra pra ler, confesso que nunca nem tinha ouvido falar. Não sabia sobre o que era, não sabia que era famoso ou relevante. Só li. E eu achei meio nada, galera. Talvez por ter sido o pioneiro da turminha (romantismo? não sei, nunca prestei muita atenção na aula de literatura) , o livro não conte com tantas questões que te prendam a atenção (afinal, ele só abriu as portas, não construiu os corredores), então não, o livro não vai te deixar sem fôlego ou super emocionado, não vai te prender completamente ou te viciar. É, como o próprio autor disse: "um livro sobre nada". E não me entendam mal, esse livro tem um tema muito maneiro!! e o autor trabalha isso super bem. A insatisfação, a felicidade (ou a falta dela), o amor, as traições... Mas, como o subtítulo "Costumes de Província" já mostra, é um livro sobre costumes normais de pessoas normais. É um livro sobre a vida normal (infelizmente, já que é bem melancólico, mas fazer o que...), e talvez você possa achar ele meio sem graça por isso, mas, se isso acontecer, eu peço que leia com outros olhos. Livros sobre nada são, na grande maioria das vezes, os que mais nos marcam.

Enfim... como todos os personagens parecem muito reais pra mim, não sei muito bem como opinar sobre eles. São humanos. Provavelmente não gostaria de conviver com nenhum, mas não são de todo ruim, o que é praticamente a definição de todo mundo. A Emma é detestável, insuportável, tive ódio dela no livro todo e, no final, acabei com pena. Não uma peninha fofa que você sente por uma pessoa que está triste. Uma pena que você sente por uma pessoa que claramente vai ser digna de pena pro resto da vida. Uma pessoa terrível essa Emma, o que faz do Flaubert um escritor um pouquinho melhor, eu acredito.

Além do livro em si, o processo contra o autor que está ao fim dessa edição é muito interessante de ser ler. Na defesa dele, você acaba percebendo uns detalhes que podem ter fugido durante a leitura. E, se minha opinião tem algum espaço (claro que não tem), que acusação besta!! o governo ficaria louco se lesse um livrinho da Collen Hoover sequer KKKKKKKKKKKKKK Gustave tratou de um tema inevitavelmente sexual da maneira mais casta que eu já vi em um livro. O homem sabia o que estava fazendo!!

E, sinceramente, depois se escrever essa resenha, até aumentei um pouquinho a nota...(tô ficando boazinha dms, eu sei)

p.s.: pra quem ainda vai ler, não posso ser muito específica pra não dar spoiler, mas não poderia deixar de falar sobre... lá no final do capítulo 8 da terceira parte, quando o padre começa a unção, que cena incrível!! aproveitem, é sensacional.

Monique.Machado 20/01/2024

"Madame Bovary" de Gustave Flaubert é uma obra-prima do realismo literário que critica a sociedade e as aspirações fúteis de sua protagonista, Emma Bovary. Flaubert, por meio de uma narrativa meticulosa, retrata Emma como uma mulher insatisfeita, obcecada por uma busca incessante por romance e luxo. Sua crítica incisiva se concentra na natureza vazia e autodestrutiva de suas ambições, sugerindo que a busca desenfreada por uma vida idealizada leva inevitavelmente à decepção e ruína. Emma é apresentada como uma personificação da busca desenfreada por felicidade em meio a uma realidade muitas vezes banal, destacando a futilidade de seus desejos e as consequências trágicas de sua busca implacável por uma vida mais emocionante.

tmgoncalves 20/01/2024

Com uma dose de melancolia
Clássico francês, que aborda diversos temas de possível discussão, até os dias de hoje, como religião, adultério, incômodo, por parte da sociedade, sobre o empoderamento feminino, etc.

Os destaques desse livro ficam por conta da criação de Charlie, e como isso refletiu em sua vida adulta; o contraste apresentado nos romances, lidos por Emma, sobre casamento e a vida real; a expansão da racionalidade humana, por conta da ciência, e como isso afetou a igreja; entre outros assuntos.

Em suma, é uma boa história, um tanto melancólica no final, com início, meio e fim bem amarrados.

Anurb_0 20/01/2024

Emma é biruta!
Juro, que livro bom, Emma é nosso Dom Quixote de saia, a obra é divertida e melancólica na mesma medida, o desejo de sentir raiva pelas atitudes da personagem se vão assim que a obra transcorre, o que nos faz ficar apenas com pena de sua miséria.

Pr.Thiago 19/01/2024

MADAME BOVARY
Responsável por levar Gustave Flaubert aos tribunais sob acusação de imoralidade, Madame Bovary ergueu-se junto de sua protagonista, dando origem a uma geração de personagens em busca de liberdade. Uma história que começa no "felizes para sempre" pode mesmo ser feliz? Após uma jovem sonhadora se casar com o médico da região, a realidade à sua volta se transforma: o que Emma Bovary encontra no matrimônio, longe das paixões emocionantes dos livros que lê, é uma rotina pacata e até tediosa. Inconformada e sedenta por aventuras românticas idealizadas, Emma começa a adoecer e não vê outra saída senão buscar as emoções que deseja ? por métodos que a sociedade conservadora ao seu redor não poderia compreender, muito menos aceitar. Publicado em 1857 em uma sociedade pouco voltada aos interesses femininos, Madame Bovary surge vanguardista com uma história sem culpados nem inocentes, reforçando o encantamento pelas idas e vindas da experiência humana, o desejo por pessoas, por sensações, pelo espaço urbano e, sobretudo, o desejo de ser desejada. Mais do que romper margens, Emma Bovary pretende ser absorvida.

Carla.Sanz 17/01/2024

Madame Insatisfeita Bovary
Como todo clássico, Madame Bovary tem seu charme. A partir da metade do livro, onde as coisas começam a acontecer, a leitura me prendeu bastante.
Emma é mimada, chata, tem uma visão de mundo que ela queria viver, mas nunca nada está bom pra ela. Se cansa de tudo com muita rapidez e nunca está satisfeita.
Charles é um coitado que não enxerga o que está na sua frente e sofre desgraça atrás de desgraça e mal se dá conta.
Gostei bastante do enredo, do desfecho, mas achei um pouco cansativo. Muitas narrações, descrições desnecessárias que usam páginas inteiras e não levam a lugar nenhum. Mas valeu a pena a leitura, com certeza!

annikav.a 17/01/2024

Emma Bovary c'est moi
A escrita (quase pintura) do Flaubert, bastante poética, por muito divergir da objetividade de outros escritores realistas, impressionou-me. É uma forma de narrar, ainda que em terceira pessoa, muito sensível, em que verificamos as grandes qualidades e falhas de cada um (principalmente Emma, Rodolphe e León) através também da rapidez ou da demora nas transições de um sentimento ao outro, que às vezes diametralmente opostos, sempre aumentados pela paixão ou pelo desespero absolutos. Isso mesmo sem saber exatamente o que se transcorreu na cena. No fundo, apesar das pesadas controvérsias, é um livro um tantinho moralista, não no sentido religioso (que ainda está presente, de modo inconclusivo), mas em nosso inerente descontentamento com tudo e todos enquanto humanos num sistema falido, nosso eterno cultivo de esperanças materiais e afetivas inalcançáveis. A infelicidade, adultério, dívidas absurdas e ideação suicida de Emma surgem aqui por consequência de ter de se sujeitar a uma norma social estreitíssima, patriarcal, de reprodução da família e do capital, isso enquanto lhes é vendida uma vida e costumes burgueses perfeitos através da mídia (à época, livros, panfletos, revistas, teatro). Enfim, temos muito a nos identificar com Emma.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 16/01/2024

Bovary: A ascensão e queda das expectativas
Talvez Madame Bovary seja ótimo como livro e estreia, mas em relação a o que ele estrearia se torna problemático.
A escrita de Flaubert é, na maioria confusa. Ele tece arcos e pontos de vistas e os misturas sem dó, muitas vezes acompanhamos um personagem e no mesmo parágrafo o ponto de vista já muda. Sua prosa é lírica e detalhista, enche o leitor com aspectos do cotidiano e fatos da época e quase nos leva nessa tempestade cerebral que compôs na obra.
A história tem seu charme, uma das primeiras grandes protagonista femininas nos mostra pontos interessantes sobre sua psique e os desejos que nutrem-na. Mas o autor a denigre, se torna quase uma máquina movida pelo desejo e a data de um narcisismo absurdo. Suas atitudes mostram uma menina com fantasias românticas vestida como uma mulher soberba cujo desejo ao material leva a ruína.
A crítica do autor tem seu valor. Mas é um livro de época, que pouco surpreende nos tempos atuais. Paralelos com Shakespeare podem ser observados, mas a escola literária permeia entre o romantismo e o naturalismo, assemelhando-se até mesmo com Machado de Assis na estética
Enfim, Madalena Bovary é uma desconstrução romântica com tragédia que flerta com mais de um gênero literário, apresenta críticas ao mundo do qual foi criado mas que, do ponto de vista prático, pouco tem a oferecer ao leitor como romance.

FernandaCaldaas 15/01/2024

Arrepiada!!!
Emma, minha querida, você me fez sentir tantas emoções.
Esse livro é tão complexo, pensei em desistir várias vezes. Flaubert é extremamente meticuloso nas descrições de cada cenário, sentimento, roupa? tudo.
Emma é uma mulher que gosta de se sentir livre, mas ao mesmo tempo busca por um amor utópico. Charles é um homem conformado, que busca dar o melhor para sua amada esposa (Emma). O livro conta como essa busca por liberdade/amor de Emma vai enfiando ela em pequenas situações desnecessárias, até chegar ao ponto em que ela se ver perdida? E tem o fim esperado para um mulher que sente muito, ela sentiu muito até o fim.

Br_biah 13/01/2024

Incompreensão dos personagens
Eu tinha a mesma visão da Emma a respeito do Charles, que ele era um ser medíocre. Mas passei a conhecê-lo e entendi que ele não de incomodava em ter mais porque já tinha tudo que queria. A Emma é uma mulher mesquinha, de temperamento difícil de lidar e Tola. No entanto, é também uma mulher incompreendida, que tinha uma alma livre, que quería ser libre e descobrir o mundo que lia em seus livros, o mundo que tantas vezes era explorado pelos homens, e lhes permitido.

Rayssa.Travalha 13/01/2024

Ai ai...
Custei a acabar esse livro, ele é mais monótono mesmo, e a personagem principal chataa, desculpa mas não tive muita empatia por ela, acho que nem um pouco. Trouxe reflexões e pelo que vi o livro retrata a vida das mulheres burguesas da época 1800 e pocos, trazendo essa vida sem muitas nuances de acontecimentos onde seu papel era muito restritivo e sufocante. Não gostei mas tambem não desgostei totalmente, uma leitura valida.

Leandro.Vini 12/01/2024

Desejo x realidade
Uma obra clássica, que para sua época foi bem controversa.
Como acabar com sua vida, querendo que ela reflita uma vida ilusória ou outra realidade que, não condiz com a sua. Hoje, vivemos com o advento das redes sociais; vidas são expostas a todo momento; Emma a protagonista de Madame Bovary; não iria se inspirar em romances e histórias de princesas com príncipes; ou grandes heróis galanteadores; ela iria se inspirar em digital influencer da moda, mostrando toda sua vida "maravilhosa e ostentosa.
Os séculos se acumulam, e seres humanos continuam ainda não encarando de frente a realidade; e vivem a buscar formas de romper com a realidade; tentando viver em um estado continuo de bem-estar.