Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Leferras 11/01/2024

Depressivo, maçante, tem hora que dá vontade de pular várias páginas !
A protagonista nunca está feliz com nada, vive se lamentando e o autor passa páginas detalhando cenários ! Não recomendo para pessoas depressivas !!

Morfeu3 11/01/2024

A ansiedade que sentia por um novo estado, a excitação causada pela presença do homem que ia, a partir da paixão que lhe atrelava, mudar tudo para melhor, que traria a felicidade esperada e coleciona após tantas leituras que consumia, reconhecendo-se, querendo ser ela retratada naqueles romances tão irreais, com elementos que foram justamente retirados da própria história; bem, tudo isso, ia acontecer com ou sem o Charles, a Emma é por total confusa e uma coisa é certa: independente de quem levasse ao altar, seria infeliz e logo se enjoaria, passaria a querer outro, estendendo a experiência do tempo, na verdade reduzindo-a, absurdamente a si mesma, como se fosse algo fora do que dura ou muda. No fim, Emma sempre encontrará o tédio, mesmo tendo tudo.

Ressalvas aqui: podia comentar muitas coisas do livro, mas uma inevitável é o cuidado meticuloso com os detalhes, é tudo tão perfeitamente selecionado, que se torna impossível não se admirar. O Flaubert escreve muito bem, por mais que não seja a minha Clarice.

MagnAlia.Tebaldi 10/01/2024

Madame Bovary e a urgência do novo.
Li esse livro sem contexto algum, nunca tinha ouvido falar nessa história e me interessei por ser um clássico de fácil leitura.
O livro conta a história de Emma Bovary que é uma personagem única na literatura e, ao meu ver, é uma pessoa que está o tempo todo atrás de "novidades", seja um relacionamento novo, uma cidade nova para morar, algo novo para se comprar, ...
Sinceramente, acho que Emma nasceu na época errada. Sua personalidade se encaixa perfeitamente nos dias atuais e no imediatismo das novidades, da constante mudança, não no interior da França do século XIX. Apesar de ser uma personagem complexa em praticamente todos os quesitos, Emma é fácil de compreender: ela quer algo e, quando o tem, não quer mais! simples assim!
O livro é muito bem escrito, e sinceramente eu só não dei 5 estrelas porque é muuito enrolado, com enormes capítulos descritivos bastante parnasianistas, porém amei a história.

isabelladoslivro 10/01/2024

Classico lacrador
ELA TRAÍ, ELA DEVANEIA TRAINDO MARIDO, ELA NÃO É PERFEITA, ELA FOI ILUDIDA, ELA ODEIA O POBRE COITADO DO MARIDO DELA E SÓ ACONTECE DESGRAÇA NA VIDA DELA!
YES QUEEN.
Esse livro é polêmico, e eu adoro ele

mylena97 08/01/2024

Madame Bovary
Seria uma pena se eu dissesse que li em um momento em que me sentisse tão mergulhada na mesma insatisfação mundana tal qual a personagem, que me impediu a conexão com a maioria dos elementos da história?
Bom, se é uma pena ou não, foi o que aconteceu. Além disso, enquanto lia só consegui obter duas emoções principais: achar essa mulher intrigante e depois achá-la vazia. Sua ambição ilusória não só fez com que ela se perdesse em si mesma, como também fez suas presas intelectuais e artísticas fazerem o mesmo.
Porém, é de conhecimento público ? ou deveria ? a qualidade da obra, e por isso, deve ser lida assim que possível.

Nazha 07/01/2024

Um clássico
Um dos melhores romances que eu já li, com toda a certeza
A riqueza de detalhes da narrativa te envolve na trama por completo. É impossível não tomar as dores e os amores dos personagens, e é normal amar e odiar qualquer um deles dentro de menos de 10 páginas.
Além da história em si, o livro carrega uma reflexão sobre amores, caráter e até mesmo sociedade. Enfim, uma obra completa e uma leitura obrigatória!

Debs 07/01/2024

Um Ode à Insatisfação
Se me pedissem para descrever Emma Bovary, diria que é um empreitada um tanto difícil, mas tentando, acredito que isso aqui resolveria: durante a leitura, a imaginei bela como um lírio. Uma mulher de elegâncias e sutilezas, como aquelas bonecas de porcelana que são intocáveis por fora, mas vazias por dentro. Além da beleza, tem apreço por romances, desses que mostram cavalheiros melodramáticos que proclamam versos às suas mulheres amadas. Desses homens que não possuem defeitos e consequentemente, não existem. Por baixo dos panos, Emma me pareceu extremamente caprichosa e sedenta de algo que não conseguiu identificar. Percebi que tinha muito, poderia construir palácios com seu esposo, mas preferiu o conforto momentâneo que o luxo do quarto de hotel lhe proporcionou. Entregou-se totalmente aos seus amantes, planejou encontros engenhosamente para suprir aquilo que, aparentemente, não encontrou em seu matrimônio. Emma fugia do tédio dos dias ordinários, da calmaria do casamento, da mediocridade do seu esposo, para viver a intensidade dos amores proibidos. E ainda assim, depois de sugar e ser sugada até a última gota, retornava em seu espírito aquela sensação de vazio. Infelizmente, Emma não conseguiu enxergar o extraordinário no ordinário. E pobre Charles! Ele (seu marido)foi o único que me cativou a ponto de me comover com sua fidelidade. De modo geral, é um livro excelente. Me fez pensar nas inúmeras vezes que me peguei insatisfeita com a minha vida, com tédio e me sentindo perdida. Pois foram esses os sentimentos que mais enxerguei ali, em Madame Bovary.

Nágela Soares 05/01/2024

Não sei nem qual palavra usar pra resumir esse livro. Eu iniciei a leitura com uma expectativa irreal da Madame Bovary (mesmo atualmente e mesmo sabendo da fama do livro) kkk. A Emma é uma personagem maravilhosa e uma pessoa detestável (sorry). Eu esperava o estereótipo da mulher meiga, submissa, fofinha, que estava infeliz e se depararia com um amante incrível em um destino ideal. óbvio que eu ia me frustrar. Porém, eu não esperava que ela seria tão mesquinha e desprezível. Mass isso é bom e é por isso que o livro saiu da curva! A personagem é completamente humana, na verdade, todos os personagens! Eles não têm nem aquele quê de idealização. A escrita do autor é perfeita? porém chegou, pra mim, a se tornar cansativa, pelo excesso de descrições, no início eu até gostei, mas depois eu só queria saber o que aconteceria com a Emma. No final da história o meu sentimento de desprezo pela Madame Bovary se transformou no mesmo sentimento que senti o livro inteiro pelo Charles, dó!

Lili 03/01/2024

Emma c?est moi
Acho que por ser uma história tão famosa e tão repetida em outras obras, a narrativa não foi tão surpreendente pra mim. O que me fez gostar tanto desse livro foi o quanto a escrita me surpreendeu. De primeira, não gostei do excesso de descrições. Com um olhar superficial sobre o o livro, as partes de descrição parecem chatas e desnecessárias mas, com um esforço e dedicação, é possível compreender a genialidade da escrita de Flaubert. A forma que o autor encontrou de descrever os sentimentos de Emma por meio de descrições do ambiente nos leva a sentir empatia por ela ao evocar os mesmos sentimentos em nós mesmos, ao irmos de encontro com os ambientes e situações narradas. O livro me ganhou pela escrita!

th th 01/01/2024

Desde a adolescência
Desde a adolescência eu queria ler esse livro, mas eu achava que não tinha maturidade pra ler ele ainda? esse ano, com 26 anos eu finalmente consegui ler, mas a famosa maturidade eu ainda não sei se tenho. foi o livro que eu mais demorei pra ler esse ano, não só por ser uma leitura mais difícil - romance de época, com vários rodapés, mas também porque é um livro que me sugou de forma que eu não queria ler mas também não queria largar ele. não me arrependi nenhum momento de ter lido e ainda bem que esperei a idade certa pra ler

Milla.Castro 31/12/2023

A infiel
Uma história com grande parcela de atualidade que trata desilusão, infidelidade e a eterna busca pela felicidade.
A história critica incisivamente a burguesia, atacando e satirizando sua futilidade. A personagem principal é Emma Bovary, que encontra nos romances literários o antídoto para o tédio presente no casamento e inaugura uma galeria de famosas esposas adúlteras atormentadas na literatura.

Isabella1159 31/12/2023

Não é uma história de amor, mas de ambição
Muitas pessoas ficam tentadas a definir a Madame Bovary com algum xingamento de baixo calão, mas, pra mim, não é por aí, e a palavra perfeita é ?delusional?. Vivia perdida nos delírios de uma vida melhor vivida. Acredito que em nenhum momento do livro ela sentiu amor, não importa quantos ?eu te amo? ela tenha distribuído aos amantes. O que ela buscava, de verdade, era saciar o seu desejo por novidade, por aventura, e principalmente por uma liberdade que ela, como mulher, não se via capaz de alcançar sozinha naquela época.

?Um homem, ao menos, é livre; (?) Mas uma mulher, é impedida continuamente?

Com uma idealização inatingível, pautada na irrealidade dos livros que lia, seria incapaz de encontrar na sua vida alguém que atendesse de verdade as suas ambições.

?Emma reencontrava no adultério todas as banalidades do casamento?

No fim, acredito que o verdadeiro sonho de Emma era morar em Paris. Mais do que morar, viver. Infelizmente, perdida e sem compreender direito suas próprias pretenções, se afastou cada vez mais da felicidade e também fez sofrer seu marido, que a amara, apesar de tudo.

Que tamanha genialidade esse livro ter sido escrito em 1856, com uma perspectiva feminina inacreditável pra época, não atoa o autor chegou a ser processado por ferir a moral. Extremamente a frente do seu tempo! Excelente simplesmente.

Aurélio 31/12/2023

A madame Ema Bovary era uma mulher astuta, mas que se deixou levar pelo seu ego: achava que era a mais inteligente do pedaço, porque estudou em um convento e se aventurou em alguns romances. Seu ego a arrastou a uma angústia existencial: não queria ficar presa com seu marido ordinário, Carlos, mas sim viver em palácios e grandes amores. No final, Ema se afunda com sua tentativa delusional (que se repete várias vezes) de tentar fugir da realidade e é jogada de volta à terra, com um baque mais forte que Ícaro depois de tentar tocar o sol, mas pelo mesmo motivo: inebriada pelo sol se esqueceu do que suas asas são feitas, e ultrapassou seu limite.