Оно

Оно Stephen King

Resenhas - A Coisa

Thiala.Viana 25/05/2024

Foi em 1958, na pacata Derry, que Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido de algumas palavras. Durante as férias escolares, descobriram o que significava amizade, amor, confiança e... medo. O mais profundo e tenebroso medo.

Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade, e somente eles serão capazes de enfrentar a Coisa. O tempo é curto. Mas eles irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites
Gabi1509 25/05/2024minha estante
E a sua opinião?

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 25/05/2024

Derry
E vamos falar de um livro que eu já perdi as contas de quantas vezes eu li, acho que deve ser a quinta vez que eu faço isso, e sim eu sei que ele tem mais de mil páginas, mas não adianta eu amo o Clube dos Perdedores.

Aqui a gente vai acompanhar um grupo de amigos, em duas épocas distintas, 1958 e 1985, esse grupo de amigos é formado por Bill, Stan, Richie, Mike, Eddie, Ben e Beverly, eles se unem ao acaso, e vão ser responsáveis por destruir uma das maiores ameaças que a pequena cidade de Derry no Maine já enfrentou.

Tudo começa quando o irmãozinho do Bill é atacado e acaba m0rrendo, de uma maneira bem pesada, e apesar de várias pessoas terem visto o que aconteceu, ninguém tentou impedir, depois disso o Bill simplesmente acredita que pode pegar o que mat0u o seu irmão.

E pra isso vai se reunir com alguns amigos e começar a explorar o esgoto da cidade, mas esse grupo antes formado por 4 garotos vai ganhar o reforço de mais 3 crianças e juntos eles vão descobrir quem é o Pennywise, e qual a influência dele sobre essa pequena cidade.

Eles vão enfrentar o nosso querido palhaço dançarino diversas vezes ao longo da história, e vão quase destruir ele. Mas 27 anos se passam e crianças voltam a m0rrer, e por isso o nosso Clube dos Perdedores vai voltar para Derry e fazer o que deveriam fazer na primeira vez.

Gente esse livro é longo, em alguns momentos bem cansativo, mas não é uma obra prima do medo como todo mundo fala, esse livro vai tratar de um assunto muito bonito, a amizade e poder que ela tem, claro que estamos falando de King, então a história não tem Arco-íris e Unicórnios, mas do jeito dele, ele vai mostrar pra gente a importância da amizade nas nossas vidas.

enthusiastic 25/05/2024

"Acho que nós todos ainda amamos uns aos outros."
Por incrível que pareça, IT: a coisa, do Stephen King, é um livro sobre amor. Não é um livro sobre um palhaço que mata crianças, tampouco é um livro sobre um monstro. É um livro sobre amizade. É um livro sobre a infância que deixamos para trás e a infância que levamos conosco.

Comecei a ler esse livro porque estava buscando algum contato com o gênero, mas acabei encontrando algo muito maior do que isso. Algo muito mais duradouro, algo que eu me vejo levando pelo resto da vida. Quanto mais as páginas passavam, menos interessada eu ficava com a trama da Coisa e mais apaixonada eu ficava pela relação dos Otários.

De fato: “Talvez, pensou ele, não existam coisas como amigos bons ou ruins. Talvez existam só amigos, pessoas que ficam ao seu lado quando você se machuca e que ajudam você a não se sentir muito sozinho. Talvez valha a pena sentir medo por eles, sentir esperança por eles e viver por eles. Talvez valha a pena morrer por eles também, se chegar a isso. Não amigos bons. Não amigos ruins. Só pessoas com quem você quer e precisa estar; pessoas que constroem casas no seu coração.” É assim que eu me senti descobrindo essa amizade.

A forma como eles davam apoio um para o outro, como tratavam a Bevvie, como aliviaram o peso dos ombros uns dos outros… O tempo inteiro. Mesmo 27 anos depois. Essa sim é a coisa mais sobrenatural do livro: esse amor inexplicável entre eles.

“De repente, ele sentiu muito orgulho dos amigos. Sentiu muito orgulho de estar com eles. Depois de todos os anos sendo descartado, ele estava incluído. Finalmente incluído. Ele não sabia se eles ainda eram otários ou não, mas sabia que estavam juntos. Eram amigos. Muito amigos.”

Eu passei exatos 40 dias lendo esse livro. Foi um tempo longo, considerando a velocidade com que leio os livros. Foi quase uma gestação literária, honestamente. Mas quanto mais tempo passava, mais eu rezava para que minha leitura fosse um pouco mais lenta, um pouco mais demorada. Eu não queria me despedir deles. Não queria fechar o livro para guardá-lo na prateleira e me lembrar apenas ocasionalmente. Eu queria carregá-los comigo.

“Eu amava vocês todos, vocês sabem.
Eu amava vocês tanto.”

Esse foi o meu primeiro livro do SK, e não poderia sair com mais vontade de ler alguma outra coisa dele. A escrita do cara é absurda. GIGANTE. Embora seja um livro muito descritivo, o que muitas pessoas não gostam, é um livro extremamente viciante. Muito pela história ser interessante, sim, mas também muito pela forma como ele conta uma história. Ele mostra para você como aconteceu. Ele sabe fazer você sentir, ver, escutar, cheirar, degustar, etc.

“Por mais organizado que fosse, por mais seguro que fosse, ele ainda era apenas um garoto de 11 anos que tinha acabado de terminar o quarto ano.”

Eu queria escrever mais coisas, porque terminar a resenha é dar um último tchau para um livro. Mas é isso. IT: a coisa se tornou um dos livros mais lindos & cativantes que eu já li em toda a minha vida.

Ao Clube dos Otários de 1858.
eudayvidalves 25/05/2024minha estante
Também foi meu primeiro do King e me fez virar um grande fã do mestre! Sua resenha tá ótima!!! ??

enthusiastic 25/05/2024minha estante
Obrigada! ?
Já tô pensando em qual vai ser a minha próxima leitura dele !

Gus 25/05/2024

"Gerogie, do you wanna a balloon?"
"It: A Coisa" de Stephen King não é apenas uma leitura, é uma experiência imersiva e aterrorizante ( do tipo que eu nem terminei de ler e já queria reler!). O livro é um exemplo magistral de literatura de terror, principalmente devido à escrita incrível e assustadora de King. A trama gira em torno do Clube dos Otários e sua luta contra a entidade conhecida como Pennywise, o Palhaço Dançarino, ou simplesmente "A Coisa". A história se desenrola na aparentemente pacata cidade de Derry, onde ocorrem eventos de mortes brutais.

A amizade entre os personagens principais é um dos pontos mais emocionantes do livro. Eles demonstram uma parceria genuína e uma química impressionante, que traz um senso de camaradagem e lealdade ao enredo. Além disso, King mostra sua maestria ao alternar entre passado e presente, e ao intercalar pensamentos e diálogos dos personagens de forma fluida. Com isso, parece que você adentra na história e parece fazer parte dela. (É legal destacar que King faz capítulos APENAS para pensamentos da Coisa. Isso eu achei totalmente maravilhoso!)

King também explora o lado mais sombrio da natureza humana, mostrando como os humanos podem ser horríveis, muitas vezes piores do que a própria Coisa. Contudo, o livro não escapa de controvérsias. Alguns temas tratados em certas cenas são totalmente desnecessárias e nojentas (cena do esgoto, por exemplo).

Esta leitura é recomendada para amantes do horror e para aqueles com estômago forte. Para quem tiver coragem de enfrentar seus medos e adentrar o universo de Derry, "It: A Coisa" é uma experiência inesquecível e apaixonante. E apesar de tudo, virou uma das minhas obras favoritas!
duda.1909 25/05/2024minha estante
amg, ontem eu li a cena do esgoto, com o que acontece entre a Bevvie e os Otários, e achei desnecessária, tipo muito sabe.... estou traumatizada

Gus 25/05/2024minha estante
AMG SIM, acho que ele poderia ter resolvido aquela confusão deles pra sair do esgoto de outro jeito, não com aquilo ?

duda.1909 25/05/2024minha estante
simm, amg, total.... fiquei bem desconfortável lendo essa parte, porque eles são crianças, né.... mas tudo nessa cena é errado

Kiara D. 23/05/2024

Foi um dos meus primeiros contatos com Stephen King e definitivamente, esse é o melhor livro de terror que já li na vida. Os personagens são mirabolantes, criativos e bem desenvolvidos, com traços únicos e carismáticos. Além disso, os antagonistas são verdadeiramente cruéis.

King cria um universo impressionante, com uma ambientação surreal que destaca não apenas a crueldade de Pennywise, mas também a crueldade humana. Achei o macroverso absurdamente curioso e ele prendeu minha atenção do começo ao fim. King engloba uma mitologia própria, o que é impressionante. É insano pensar que toda a cidade e os personagens estão contextualizados em uma história ainda maior. Esta obra é definitivamente genial.

Foi muito difícil dar uma nota para "It", pois é um livro que chega muito perto da perfeição. Quase dei 5 estrelas, se não fosse por "aquela cena" final no esgoto e pela forma negativa e frequente como os corpos de Ben e Beverly são mencionados, o que me incomodou. Além disso, Beverly, a única garota do grupo, é extremamente estereótipada e sexualizada de uma forma absurda, especialmente no início do livro. Apesar de ter sido escrito nos anos 80, não justifica tal absurdo, essas ressalvas me impediram de dar as tão apreciadas 5 estrelas. Afinal, é raro encontrar um livro verdadeiramente perfeito.

A quantidade de páginas pode assustar, mas chega a um ponto em que não dá vontade de parar de ler. Foi uma experiência totalmente diferente de qualquer coisa que já li.

O desenvolvimento dos personagens é profundo, permitindo ao leitor se conectar com suas lutas e triunfos. A transição entre a infância e a vida adulta dos protagonistas é tratada com sensibilidade, destacando o impacto dos eventos traumáticos em suas vidas.

A ambientação é incrível, é possível sentir perfeitamente a atmosfera, o medo e até o cheiro de Derry. O livro tem o melhor desenvolvimento de personagens que já li. Embora o início seja lento, a narrativa depois flui perfeitamente e não dá vontade de parar.

O Pennywise, definitivamente, não é o único vilão. O livro aborda muito a maldade humana, mostrando que a influência de Pennywise está em todos os lugares de Derry, até nos anos em que ele está "dormindo". Sua presença nunca é apagada, tornando-o um vilão extremamente eficaz e aterrorizante.
"Derry é a coisa"

Há muitas cenas pesadas no livro, que abordam terrores reais como violência doméstica, racismo, homofobia e gordofobia.

Uma das coisas interressantes também, é que tudo no livro tem uma razão, nada acontece por acaso. Há muitas frases reflexivas e o elo criado pelos "otários" nunca muda, mesmo com o esquecimento.

Kiara D. 23/05/2024minha estante
Esqueci de mencionar que um dos melhores capítulos é o que tem as a origens e pensamentos da "Coisa" e do Maturin. É muito interessante, ver como eles pensam e como foram criados.

Bih 23/05/2024minha estante
Fiquei até com vontade de ler o livro depois de ler essa resenha..

duda.1909 23/05/2024minha estante
@bih leia, sério, muito bomm recomendo demais

Kiara D. 23/05/2024minha estante
@Bih pode confiar!! Depois do comecinho enrolado, fica excelente demais depois

Isis Costa 21/05/2024

É um livro grande... realmente grande
"It: A Coisa" é um livro monumental, com mais de 1.100 páginas divididas em cinco partes. A história começa em 1957 com a morte horrível de George Denbrough, um garoto de 6 anos, assassinado por um palhaço que vive nos esgotos de Derry. Esse evento inicial estabelece o tom de terror puro e gore que permeia o livro.

A narrativa salta para 1984, onde um novo assassinato, desta vez de Adrian Mellon, ocorre em circunstâncias igualmente assustadoras. A trama então nos apresenta os personagens principais: Bill Denbrough, Richie Tozier, Eddie Kaspbrak, Ben Hanscom, Stanley Uris, Beverly Marsh, e Mike Hanlon, que é o único que permaneceu em Derry. Cada um deles tem sua própria história e carreira de sucesso, mas todos compartilham um passado sombrio ligado à cidade.

O coração do livro é o relacionamento entre os amigos e o valor da promessa que fizeram na infância: retornar a Derry se "A Coisa" voltasse. A pureza dos sentimentos entre os personagens, mesmo depois de tantos anos, é tocante. Quando o Clube dos Otários se reúne novamente, a tensão aumenta, pois "A Coisa" está ciente de seu retorno e começa a agir contra eles.

A narrativa alterna entre o passado e o presente, revelando gradualmente a verdadeira natureza de "A Coisa" e seu impacto sobre Derry. A figura de Henry Bowers também é explorada como o antagonista humano, influenciado tanto por seu pai quanto pela própria cidade.

À medida que o enredo avança, aprendemos mais sobre "A Coisa" e como o Clube dos Otários a enfrentou na infância. A batalha final é intensa, com o grupo de amigos enfrentando seu maior inimigo, levando a um final agridoce. Embora alguns possam não gostar do desfecho, ele me deixou satisfeita, refletindo a complexidade e a profundidade da história.

"It: A Coisa" não se tornou meu livro favorito de Stephen King, mas certamente me fez entender o poder desta obra monumental. É uma leitura intensa e envolvente, que apesar de seus momentos assustadores, destaca a força da amizade e a coragem diante do medo.

Guilherme 21/05/2024

Um dos melhores livros que já li na vida!!
Comecei a ler pensando que era sobre um palhaço que assassinava crianças e terminei querendo colocar "Forever Young" do Alphaville no repeat.

SK consegue colocar em palavras todo o sentimento de nostalgia da infância e adolescência, ele constrói em torno da Coisa uma narrativa acerca da infância e sua influência na vida adulta.

A Coisa não fica de fora, enquanto Derry é um ser vivo para ela, a cidade se transforma no cenário ideal para a Coisa se desenvolver e marcar a vida dessas crianças.

Em resumo, não sou mais a mesma pessoa de antes desse livro, quero ser jovem para sempre, quero ter meus amigos para sempre, quero viver o agora (e ainda bem que não tem uma Coisa assassina atrás de mim).

Eu amei MUITO!!!

Alice 20/05/2024

Finalizado
Não tenho muito o que dizer, simplesmente achei sensacional. Fiquei com receio de que o final seria péssimo, mais acabou que achei ótimo e justo. Tirando a problemática de certos trechos que não devem ser mencionados, achei que o King conseguiu mostrar o quanto escreve bem. Não é atoa que seja meu autor preferido.

Yara293 19/05/2024

Vamos la
A Coisa está em tudo.
Tudo que fazemos, falamos, sentimos ou pensamos. Aqueles pensamentos intrusivos, sabe? Momentos de ganância, desejo, prazer, ódio.

O tamanho do livro assusta muita gente kkkkkk
Mas no fim com certeza vale a pena passar esse tempo lendo a obra.
Enquanto eu lia eu sentia que o titio King conseguia de alguma forma entrar na minha mente e me fazer acreditar que aquilo realmente era real e talvez até seja não é mesmo.
Em alguns momentos da obra você consegue perceber como cada personagem é perturbado de uma maneira diferente, não apenas os principais mas os secundários também.

E de novo, mais um livro que me deixou levemente paranóica kkkkkkkk

Mttspaty 19/05/2024

Foi o livro que eu mais demorei pra ler em toda minha vida e isso se da acredito que por ter começado a ler aos 16 anos e apesar de gostar das obras do Stephen king e da historia(que é o q importa), esse livro pra mim foi cansativo, n me esqueço das inconteveis vezes que tinha descrição de ambientes q duravam mais de uma pagina, mas acredito que lendo isso hoje em dia teria uma opinião diferente

Julia 19/05/2024

Ainda amo eles igual
Reler meu livro preferido depois de 5 anos sem visitar Derry com os Losers realmente foi uma experiência. eu adoro reler livros, mas esse sempre será mais especial do que todos os outros. já estou com saudade dos 7 ?

Pedro Tantan 18/05/2024

Insano demais
Irado, poggers, muito massa, radical, insano, "Não da pra tomar cuidado em um skate!" ???????.

eudayvidalves 18/05/2024

Derry foi a nascente. Derry é a realidade. Derry é a Coisa!
Ah? O que falar desse livro que desde 2021 é o meu preferido da vida? Tenho tanto a dizer que sinto que no final ainda não será suficiente.

Bom, acho justo começar falando sobre ?O Clube dos Otários?, um grupo de amigos que se juntam por sua semelhança ao serem excluídos por todas as outras crianças na escola e na cidade. Embora eles tenham isso em comum, eles são bastante diferentes uns dos outros, Bill é gago, Richie usa óculos, Stanley é judeu, Mike é negro, Eddie tem asma, Ben é gordo e Beverly é a garota que só anda com garotos. Se você reparar, não tem nada de errado em nenhuma dessas características, mas eles sofrem bullying por isso? E de alguma forma, eles acabam se juntando ao longo da história.

Stephen King faz uma construção de personagens e uma ambientação como ninguém. Sério, ele faz com maestria! Todos esses personagens que nos são apresentados têm uma história de vida muito complicada e triste, fica até difícil dizer quem sofreu mais.

Justamente pela preocupação do autor em entregar os melhores personagens e todas as características da cidade (Derry), o livro pode parecer lento no começo, mas quando começar a fluir, você se vê obcecado e não consegue largar até terminar de ler.

Além de fazer você se apaixonar pelas crianças que protagonizam o livro, ele também vai te fazer odiar outros personagens na mesma proporção, posso citar alguns (além da Coisa) como certos pais e mães de alguns dos Otários, ou Henry e Patrick, por exemplo.

?O lar é o local onde, quando você vai pra lá, tem que finalmente encarar a coisa no escuro.?

Não poderia ser diferente com a cidade onde a Coisa se esconde, Derry tem uma construção extremamente f*da, você consegue sentir toda a atmosfera da cidade através da leitura, parece que você consegue sentir até o cheiro das coisas?

A Coisa está em tudo, ela influencia toda a violência que acontece em todos os lugares de Derry, mesmo nos anos onde ela passa dormindo, ela continua ali, sua presença não é apagada. Mas tudo piora quando seu ciclo de hibernação (27 anos) acaba e a Coisa acorda pra caçar e semear O CAOS E A DESTRUIÇÃO pela cidade.

?Tudo fica bem mais difícil quando é de verdade. É aí que você engasga. Quando é de verdade.?

É extremamente importante saber que o livro retrata um terror real, tem muitas cenas pesadas mas que acontecem na nossa sociedade todos os dias. Tem racismo, homofobia, violência doméstica e todo o tipo de coisa ruim que você imaginar.

"Vá embora e tente continuar a sorrir. Ouça um pouco de rock-and-roll no rádio e vá em direção a toda vida que existe com toda a coragem que você consegue reunir e toda a crença que tem. Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente.
Todo o resto é escuridão."

O livro tem muitas frases que vão te fazer refletir e começar a valorizar sua vida, te mostrar que você não está sozinho, mesmo que pareça que sim.

?Talvez seja por isso que Deus nos fez crianças primeiro e nos colocou mais perto do chão, porque Ele sabe que é preciso cair muito e sangrar muito pra aprender essa simples lição. Você paga pelo que recebe, você é dono daquilo pelo que pagou... e mais cedo ou mais tarde, o que é seu volta pra casa, pra você."

Tudo tem uma razão, por mais que pareça que não, nada acontece por acaso. O que é seu, um dia você o terá!
Que possamos ser pessoas boas e justas, para que a vida também nos retribua dessa forma.

?Seja quem você quer ser. Tenha orgulho. E se você encontrar alguém que valha a pena agarrar, nunca, nunca, o largue. Siga seu próprio caminho, onde quer que ele o leve.?

A vida não pode ser desperdiçada! Cada momento é único e valioso. Que possamos aproveitar nassa família, nossos amigos, nosso lar e acima de tudo, que possamos aprender a nos amarmos e entender que somos importantes também!

?Eles eram seus amigos, e sua mãe estava errada: eles não eram amigos ruins. Talvez, pensou ele, não existam coisas como amigos bons ou ruins. Talvez existam só amigos, pessoas que ficam ao seu lado quando você se machuca e que ajudam você a não se sentir muito sozinho. Talvez valha a pena sentir medo por eles, sentir esperança por eles e viver por eles. Talvez valha a pena morrer por eles também, se chegar a isso. Não amigos bons. Não amigos ruins. Só pessoas com quem você quer e precisa estar; pessoas que constroem casas no seu coração.?

É muito bonito o amor que eles sentem uns pelos outros, mesmo depois de adultos isso nunca mudou. O elo criado pela infância os uniu pra sempre!

Enfim, esse livro me fez sentir todas as emoções possíveis! Eu chorei enquanto lia algumas partes, eu senti calafrio em algumas cenas, eu sorri junto com os personagens e eu até achei que fazia parte do grupo deles quando li. Eu me emocionei bastante com essa leitura há alguns anos atrás e pretendo reler algum dia.

Muito obrigado, mestre Stephen King, você me salvou. Sem exagero. Acho que esse é o sentimento mais genuíno que eu já senti com a literatura. Vida longa ao rei! Toda minha admiração e respeito à você, vulgo meu deus literário.

Jhonys 18/05/2024minha estante
foda!!

naná 18/05/2024minha estante
Resenha de respeito. Amei!

eudayvidalves 18/05/2024minha estante
Valeu!! Feliz que gostou.

Nicole764 18/05/2024minha estante
ESSE É UM LIVRO QUE EU PRECISO LER, tá na minha lista desde sempre e acho que é tão bacana saber o que se passou na cabeça das crianças, porque temos uma percepção tão diferente do filme, nos sentimos ali, tão íntimos deles e é uma situação de dar calafrios

Rebeca 18/05/2024minha estante
Pô, moço
Você me deixou com muita vontade de ler, sua resenha me pegou de jeito...

eudayvidalves 18/05/2024minha estante
@Nicole764 O livro é realmente incrível, os filmes são legais, o de 2017 é o que eu mais gosto, mas nem se compara. Espero que você leia um dia e goste tanto quanto eu!

eudayvidalves 18/05/2024minha estante
@Rebeca Fico feliz demais com isso, você não vai se arrepender! Quando der, tenta dar uma chance pra ele!

Bea 18/05/2024minha estante
simplesmente a melhor resenha q já li. fiquei até c vontade de ler as mil páginas de IT

eudayvidalves 18/05/2024minha estante
KKKKKKKK leia e me faça feliz

xzsatur.no 18/05/2024minha estante
QUE SAUDADE!!
Meu livro favorito do King! ??

eudayvidalves 18/05/2024minha estante
O mestre acertou muito nesse! Incomparável. Também tenho saudade, um dia releio?

Gilliardsl 19/05/2024minha estante
Sempre quis ler esse livro. Está na minha lista a tanto tempo que nem sei.

enthusiastic 19/05/2024minha estante
Resenha INCRÍVEL !!! Definiu exatamente como é ler ?

eudayvidalves 19/05/2024minha estante
Obrigado!! Bom demais acompanhar a trajetória deles?

relammarquinhos 18/05/2024

Stephen sabe fazer um suspense e camadas de informações que poucos autores saberiam fazer pra descrever uma criatura alienígena que toma forma dos medos de seus oponentes, a trajetória da infância até a fase adulta e como os medos ainda estavam neles e como eles tiveram que sair disso, diz MUITO sobre os personagens
foda!!