Оно

Оно Stephen King

Resenhas - A Coisa

saraha.n 12/05/2024

Medo
Um livro extremamente bizarro e medonho, e não só por ser um livro de terror, não sei como o Stephen King não foi preso deous de escrever esse livro. Agradeço muito a minha irmã por não me ter deixado comprar esse livro quando eu tinha 11 anos. Não recomendo se você quer ter um mínimo de sanidade mental sobrando (esse livro acabou com o pouco que eu tinha)

Naty 09/05/2024

Não tinha como não favoritar esse livro!
Mais de mil páginas mt bem escritas, mt boas , toda a construção de mundo, dos personagens, os mistérios de Derry!
Vale MUITO a pena ler, uma história de amizade incrível.
Me sentia imersa na leitura, king é fora do normal, quero ler todos que esse homem escreveu/escrever.

najulia14 09/05/2024

A coisa
Demorei mais de um ano para ler esse livro, mas acho que foi um tempo necessário para conseguir absorver toda a história. O livro é bom, cheio de detalhes (as vezes fica um pouco maçante) e gostei muito da maneira que é contada, intercalando o passado e o presente.

"Indo embora, indo embora de Derry, pensa ele. Estamos indo embora de Derry, e se isso fosse uma história, seriam as últimas cinco páginas, mais ou menos; prepare-se para guardar este livro na prateleira e esquecê-lo. O sol está descendo, e não há nenhum som além dos meus passos e da água nos bueiros. É a hora de"...

[...]

"Ir em bora.

[...] Você vai embora e vai rápido quando o sol começa a descer, pensa ele nesse sonho. É isso que você faz. E, se tiver um último pensamento, talvez seja em fantasmas... fantasmas de crianças de pé na água ao pôr do sol, de pé em círculo, de mãos dadas, com rostos jovens, seguros, mas sofridas... sofridas o bastante, ao menos, para darem à luz as pessoas que elas vão virar, sofridas o bastante para entender, talvez, que as pessoas que vão se tornar precisam necessariamente ser as pessoas que eles eram antes de poderem seguir em frente tentando entender a simples mortalidade. O círculo se fecha, a roda gira e isso é tudo que há.
Você não precisa olhar para trás para ver essas crianças; parte de sua mente vai vê-las para sempre, vai viver com elas para sempre, vai amar com elas para sempre. Elas não são necessariamente a melhor parte de você, mas já foram o depósito de tudo que você poderia se tornar.
Crianças, eu amo vocês. Amo muito vocês.
[...] Vá embora e tente continuar a sorrir. Ouça um pouco de rock-and-roll no rádio e vá em direção a toda vida que existe com toda a coragem que você consegue reunir e toda a crença que tem. Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente.
Todo o resto é só escuridão."

Beatriz 08/05/2024

Uma história infantil para adultos
A sensação de ler esse livro foi como revisitar uma infância obscura. Com todas as dores infantis, amores e fascinações. O monstro não é o foco do livro, o livro foca na amizade dessas crianças e na história de cada uma delas, com todas as suas certeza, inseguranças, qualidades e espertezas. Não foi 100% perfeito por que por mais que eu consiga entender certos acontecimentos no livro (tem alguns que não consigo) vários desses acontecimentos poderiam não existir e de nada impactar a história em si.

JuuhGuedes550 08/05/2024

Que livroooo viuu! ? O primeiro livro do gênero de terror que li em toda minha vida e eu amei demais. (apesar que demorei muito pra terminar pela quantidade de páginas)

Marina 08/05/2024

"às vezes, o lar é onde o coração esta, pensou eddie aleatoriamente. acredite nisso. o velho bobby frost disse que o lar é o lugar onde, quando você precisa ir lá, eles têm que te receber. infelizmente, também é o lugar em que, quando você entra, não querem deixar você sair"

Jorge 07/05/2024

It: A Coisa (Stephen King)
It: A Coisa é sobre o poder da amizade e os nossos medos mais profundos.
A escrita de King é fluída, ele sabe como fazer descrições de cenários, personagens, enfim, algumas vezes até em excesso. A narrativa é uma grande jornada para acompanhar, pois é um livro com 1104 páginas e que, apesar de ser enrolado, eu não conseguia parar de ler.
Em 16 dias, eu me apeguei ao Clube dos Otários, os momentos deles juntos são de aquecer o coração e causa uma enorme nostalgia. O que mais me surpreende é o fato de que, quando adultos, eles tem o mesmo reflexo de quando crianças. Este grupo é muito especial, apesar da protagonista ser a Cidade de Derry, que possui tanta história à ser contada, e Stephen King deu este prazer aqui mesmo, deixando os Interlúdios para isto.
King não apenas criou um dos personagens mais aterrorizantes da literatura, como também um livro polêmico, perturbador e épico.
NOTA 5

laiscunhaf 07/05/2024

Saí traumatizada
Levei um mês inteiro de férias para terminar este livro. Para mim, a narrativa, especialmente do meio para o fim, foi ficando monótona demais e já não me impressionava tanto.

A trama se resume a uma promessa feita entre os membros do Clube dos Otários de voltarem a Derry, se necessário, para enfrentar "a Coisa" - um ser maligno contra o qual lutaram quando eram crianças, mas deixaram escapar. Agora, anos depois, "a Coisa" voltou a atacar, e eles precisam cumprir sua promessa.

O desenrolar entre a primeira luta e a última é uma sequência de idas e vindas ao passado, onde entendemos melhor todas as nuances da história, e principalmente, das relações entre as crianças. Este, inclusive, é o aspecto mais interessante, ao meu ver, de todo o livro: o vínculo fortíssimo de amizade que vemos acontecer quando eram crianças, e que se prova quando já são mais velhos.

Sinto que King extrapolou em alguns momentos, como, por exemplo, toda a explicação sobre a origem da Coisa, confesso que não fez sentido algum pra mim. Porém, o problema mais gritante foi realmente a "solução" encontrada por Beverly e os meninos ao final do livro. Não entra na minha cabeça que o autor viu sentido em uma cena como essa e, mesmo se tivesse alguma lógica, para que inserir algo tão doentio dessa forma? Qual o objetivo? Completamente desnecessário. Por isso, sempre que falam comigo sobre este livro, a primeira coisa que me vem à mente é essa cena e o quão doentio é King sequer ter pensado nela.

Poderia ser um livro incrível, mas o autor escolheu outro caminho.

[2023]

Luana 06/05/2024

Você vai flutuar também?
Demorei sete meses para ler esse livro, simplesmente a leitura não se desenvolvia, achei chato e monótono.

O início do livro é bom, nos mostra a perda e os traumas dos personagens, a personalidade de cada um e os desafios. No entanto a leitura vai ficando chata, muitos detalhes sem importância, que só serviu para preencher páginas e páginas. King viaja no passado de cada personagem, muitas vezes um personagem irrelevante que só aparece em um ponto da história e depois nunca mais.

Dava para ter sido uma história muito boa, digna de cinco estrelas, mas me esforcei para terminar uma leitura que muitos dizem ser a melhor do King. Não consegui achar o fantástico que dizem, é um livro bom, só isso.

Gosto da escrita do King, mas esse livro cansa demais. O desfecho é bom, gostei da alternância entre passado e futuro e como cada parágrafo se conectava, mas dificilmente eu leria esse livro novamente.

Adenilcio 06/05/2024

Uma obra prima de King, riqueza nos detalhes, personagens muito bem construídos. Uma história de superação dos próprios medos!

Dominique53 05/05/2024

Sensacional
Incrível, esse autor sempre me surpreende. Escrita sensacional, conexão, detalhes dos personagens, tudo muito bem encaixado.
O final foi excepcional e eu não tenho nenhuma objeção, pra mim ele não pecou em nada nesse livro.

Gustavo.Fortes 05/05/2024

Livro grandioso
Por muito tempo tive um preconceito enorme com esse livro, achando que se tratava de uma historinha besta pra quem é fã de terror. Nunca fui adepto de fantasias, mas depois que comecei a ler o King sabia que uma hora teria que entrar nessa jornada do It. E quando falo em jornada é ao pé da letra mesmo...uma baita bíblia, mas que te prende. Muito menos pelo terror e muito mais pela aliança de amizade entre os protagonistas. Não curti uma passagem do livro, mas muito por uma questão pessoal, que evidentemente não vem ao caso, mas é um livro magnânimo. Vida longa ao mestre!

Gabriel1994 05/05/2024

Indescritível
O que esse livro é bom é sacanagem tipo não dá pra descrever em palavras, acho que é um dos poucos livros que eu não queria acabar de jeito nenhum pq acabar o livro significa que acabou a história e eu definitivamente não queria que a história acabasse. A imersão que esse cara te faz ficar é absurda e meu deus realmente não tem o que eu fale que chegue a 10% da experiência de ler esse livro.