O Segredo de Frida Kahlo

O Segredo de Frida Kahlo Francisco Haghenbeck

Resenhas - O Segredo de Frida Kahlo

Line 21/02/2024

Imaginário colorido
A narrativa biográfica de Frida traz fatos reais com doses de imaginação, elaborando todo o cenário do livro, com direito a olfato, paladar, visão, audição e tato. Sem dúvidas, é uma leitura tranquila e agradável, rica em detalhes e pontos históricos distribuídos no decorrer da narrativa.

allykavi 02/11/2023

A vida é as mortes de frida
O livro conta a biografia da visa de frida com um toque de realismo mágico. Com pitadas de fatos criados e a verdadeira biografia é receitas mexicanas.
Bem escrito e bem narrado o livro é bem interessante, a vida de frida não foi fácil de ser vivida, mas a madrinha morte a avisou.
O livros não ganhou 5 estrelas pq no fim ficou bem corrido.

VitAria.Wiegand 04/10/2023

Fiz a leitura desse livro maravilhoso em um grupo de leitura da faculdade de nutrição, portanto, focamos mais nas partes que remetem à alimentação. Mas o livro é incrível!

Yasmin1198 25/09/2023

Dá uma sensação de conhecer a história da Frida como um romance, as receitas parecem que dão um aroma ao livro. Maravilhoso!

Gabriela 23/09/2023

O preço da vida
Esse livro deixa bem claro a importância de ler as letras miúdas antes de fechar qualquer acordo.

Sem amor, não há vida; sem dor, também não. Até porque a vida não é nada além de um pequeno e sofrido intervalo antes da morte, em que somos obrigados a conviver com constantes rasteiras e encontrar sentido em meio ao caos, traçando uma bela história.

Frida viveu com toda sua intensidade, muita coragem, loucura, deliciosas receitas, uma boa dose de álcool, tintas, telas e pincéis que lhe acalentavam a alma.

Todas as mulheres são grandes. E Frida... Frida é uma gigante apaixonada que, enfim, desfruta sua tão sonhada liberdade.

Marcia 21/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
E finalmente conheci um pouco de Frida Kahlo.
Que mulher guerreira!
Fiquei impressionada com a força e determinação dessa mulher e grande artista. Suas obras são impactantes, transmitem sentimentos fortes.
Nesse livro: "O segredo de Frida Kahlo " escrito por Francisco G Haghenbeck nos mostra a vida de Frida desde seu nascimento, contando um pouco sobre os pais e segue toda sua trajetória. As histórias são narradas mesclando com as comidas que Frida preparava e conquistava tanta gente. Como tiveram acesso ao seu livro de receitas, muitas receitas estão descritas e nos da vontade de prepara-las apesar de que, no meu caso, eu diminuiria a pimenta kkk
Ha ficção e realidade, alem de nos contar sobre crenças da artista e a cultura de seu povo que eu desconhecia.
O livro foi presente de uma amiga muito querida e a leitura me agradou muito.
Valeu

Anabs7 06/07/2023

Querida Frida
Meu Deus que sofrimento... O amor é algo inexplicável, pode doer, chorar, torturar... Vc vai continuar querendo ele.

Nadia.Duarte 22/12/2022

Um livro maravilhoso que faz jus a toda intensidade, paixão, sofrimento, ousadia e revolução que foi Frida Kahlo. Mulher que bem conhecia das lutas, dores e alegrias de ousar ser quem se é. "Nada hay absoluto. Todo se cambia, todo se mueve, todo revoluciona, todo vuela y se va".
Marcia 18/07/2023minha estante
Estou lendo e gostando muito

Nadia.Duarte 19/07/2023minha estante
Leitura gostosinha, né

Marcia 20/07/2023minha estante
É sim!

Barbara.Teodoro 29/08/2022

Cores e sabores
A vida de Frida é retratada com muita leveza nessa obra. Adoro romances que abordam a vida da Frida por justamente ter sido caótica, encantadora, colorida e cinzenta na mesma proporção. Frida amava a vida e isso fica muito claro em suas ações, suas obras, suas aventuras e na forma como ela externalizava seus sentimentos: o amor era avassalador, o ódio vinha como um furacão, a tristeza como uma avalanche. A impressão é que a vida de Frida jamais tenha sido tediosa, mesmo na dor, que ela fazia questão em transformar em cor, em arte.
Nesse livro especificamente, a ideia do autor em fazer com que a Frida "converse" com a morte se justificando pelos sofrimentos reais em que viveu, é genial.
Apesar de amar a vida, ela aceita seu destino com a polêmica frase escrita em seu diário "espero alegre minha partida e espero nunca mais voltar", consolidando seu sofrimento desse mundo em direção à liberdade que tanto sonhou.

niconii 02/05/2022

Sensacional e emocionante!
Eu nem sei como começar a falar desta obra prima, de verdade.
É uma história que te prende do início ao fim, a vida de Frida é sofrida desde o começo, mas sua paixão pelo o mundo e pela vida a salvou de muita coisa.
Suas receitas sempre bem feitas e detalhadas, dá água na boca. Seus romances, seus amores e aventuras me prenderam de um jeito maravilhoso.
Frida Kahlo é um exemplo de pessoa, de mulher, ela é forte, corajosa e dona de si.
Com certeza depois desse livro eu vou passar a amar mais ainda está mulher maravilhosa. ?

Lidiany.Mendes 21/03/2022

Delicado!
F. G. Haghenbeck transformou em ficção a vida de Frida Kahlo se valendo de delicadeza, arte, sabores e poesia. Sua redação é absolutamente encantadora. Consegue nos transportar para os sentimentos e sabores que narra de maneira sobrenatural. Leitura recomendada tanto para quem já conhece a biografia da pintora mexicana, como para quem ainda não teve essa experiência.

BarbaraK47 26/09/2021

Breve vida sobre Frida
Friducha era um espírito de alma livre, porém o seu carma era viver e não ser mãe e amar um homem como o Diego (excêntrico).

Mariana 25/08/2021

Sobre dores do corpo e da alma
O livro conta a história de Frida Kahlo, mesclando elementos reais e fictícios. Repleto de detalhes, de música e de culinária, o livro traz também a cultura mexicana, pano de fundo na construção de Frida. Muitos elementos em sua história me incomodam: como uma mulher tão crítica e reflexiva permanece devota a um homem tão infiel? O livro traz essas contradições e nos permite perceber a complexidade dos nossos afetos, abrindo mão de julgamentos para conhecer Frida em sua totalidade. Termino a leitura admirada com essa biografia e com muita vontade de fazer uma de suas receitas!

Ray 07/03/2021

Uma narrativa diferente da habitual, mesclada com receitas típicas do México (fiquei tentada a fazer várias, embora não goste necessariamente dos ingredientes).