O segredo de Frida Kahlo

O segredo de Frida Kahlo F. G. Haghenbeck

Resenhas - O Segredo de Frida Kahlo

Marcia 21/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
E finalmente conheci um pouco de Frida Kahlo.
Que mulher guerreira!
Fiquei impressionada com a força e determinação dessa mulher e grande artista. Suas obras são impactantes, transmitem sentimentos fortes.
Nesse livro: "O segredo de Frida Kahlo " escrito por Francisco G Haghenbeck nos mostra a vida de Frida desde seu nascimento, contando um pouco sobre os pais e segue toda sua trajetória. As histórias são narradas mesclando com as comidas que Frida preparava e conquistava tanta gente. Como tiveram acesso ao seu livro de receitas, muitas receitas estão descritas e nos da vontade de prepara-las apesar de que, no meu caso, eu diminuiria a pimenta kkk
Ha ficção e realidade, alem de nos contar sobre crenças da artista e a cultura de seu povo que eu desconhecia.
O livro foi presente de uma amiga muito querida e a leitura me agradou muito.
Valeu

Barbara.Teodoro 29/08/2022

Cores e sabores
A vida de Frida é retratada com muita leveza nessa obra. Adoro romances que abordam a vida da Frida por justamente ter sido caótica, encantadora, colorida e cinzenta na mesma proporção. Frida amava a vida e isso fica muito claro em suas ações, suas obras, suas aventuras e na forma como ela externalizava seus sentimentos: o amor era avassalador, o ódio vinha como um furacão, a tristeza como uma avalanche. A impressão é que a vida de Frida jamais tenha sido tediosa, mesmo na dor, que ela fazia questão em transformar em cor, em arte.
Nesse livro especificamente, a ideia do autor em fazer com que a Frida "converse" com a morte se justificando pelos sofrimentos reais em que viveu, é genial.
Apesar de amar a vida, ela aceita seu destino com a polêmica frase escrita em seu diário "espero alegre minha partida e espero nunca mais voltar", consolidando seu sofrimento desse mundo em direção à liberdade que tanto sonhou.

Nivia.Oliveira 19/12/2020

Haghenbeck teve uma visão diferente para este romance biográfico. Ele modelou a história de Frida Kahlo literalmente em sua VIDA e não em sua MORTE.
Explico: geralmente os livros biográficos desta incrível artista mexicana focam nos momentos de sofrimentos por causa de suas doenças; do acidente que a deixou acamada por anos; dos quatro abortos de tivera e das traições do marido.
O Segredo de Frida Kahlo nos apresenta uma pessoa que quis viver e que, assim como a cultura do México, reconhece que a Morte é um fato apenas e por isso a celebram com humor, festejos, cores e alimentos.
Para quem considera um prazer cozinhar, esse livro é um prato cheio pois há várias receitas das delícias da gastronomia mexicana... eu anotei todos para prová-los quando eu for visitar o México.
A figura da mãe de Frida eu tinha curiosidades porque nas biografias que li não falam muito dela e autor preencheu algumas lacunas.
Faltaram os quadros que ela pintou. Mas é coerente já que suas obras foram obras de sua dor. Preferiu o autor uma Frida... lasciva com todos aqueles e aquelas amantes... que buscava a si mesma diante de um vazio ameaçador. Uma obra dela que resume o livro é o óleo sobre tela “Frida e Diego Rivera” de 1931.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Lidiany.Mendes 21/03/2022

Delicado!
F. G. Haghenbeck transformou em ficção a vida de Frida Kahlo se valendo de delicadeza, arte, sabores e poesia. Sua redação é absolutamente encantadora. Consegue nos transportar para os sentimentos e sabores que narra de maneira sobrenatural. Leitura recomendada tanto para quem já conhece a biografia da pintora mexicana, como para quem ainda não teve essa experiência.

Gabi Vianna 24/02/2020

Muito bom!!
Este livro deveria ser mais conhecido, incrível!

niconii 02/05/2022

Sensacional e emocionante!
Eu nem sei como começar a falar desta obra prima, de verdade.
É uma história que te prende do início ao fim, a vida de Frida é sofrida desde o começo, mas sua paixão pelo o mundo e pela vida a salvou de muita coisa.
Suas receitas sempre bem feitas e detalhadas, dá água na boca. Seus romances, seus amores e aventuras me prenderam de um jeito maravilhoso.
Frida Kahlo é um exemplo de pessoa, de mulher, ela é forte, corajosa e dona de si.
Com certeza depois desse livro eu vou passar a amar mais ainda está mulher maravilhosa. ?

Elyza 06/08/2020

Dá vontade de saber mais
Comprei esse livro achando que era um livro de receitas da Frida (como aquele que tem do Dalí) porque eu tinha visto no YouTube uma menina fazendo uma receita do livro. Sim, é um livro de receitas, ou melhor, tem receitas nele, mas na verdade, é um livro que mistura ficção e realidade pra contar a história da Frida e toda a cultura mexicana que a cercava, inclusive a culinária local.

Eu não conhecia nada sobre Frida Kahlo antes de ler esse livro. Sabia que ela era uma importante e famosa pintora mexicana que fazia muitos autorretratos e que andou "hypada" nos últimos anos como símbolo da luta feminista, aparecendo em estampas de almofada, quadrinhos de artesanato, imãs de geladeira, estampas de roupas, etc.

A única "crítica" (se é que tenho o direito de fazer alguma) é que o livro me causou estranheza no início. Pareceu-me muito "comum" (não sei se essa é a palavra certa) e confesso que me incomodou um pouco o autor ser homem, como se na minha cabeça um homem não tivesse o direito de contar a história de Frida Kahlo, a feminista mor haha. Porém, logo me acostumei e a história da artista é tão fascinante que me encantei e me envolvi o suficiente para relevar algumas coisas.

Como o livro é uma mistura de realidade e fantasia, acabei ficando com mais vontade de conhecer a verdadeira história da Frida porque, pelo visto, ela foi realmente uma mulher fascinante.
Paola 18/04/2022minha estante
Olá,leia a biografia dela escrita por Herrera.

Juci 26/02/2020

Já assisti filme, li alguns livros contando a história de Frida, porém fiquei impressionada com a leitura desse livro, repleto de detalhes, cultura regional presente. Uma forma inusitada de apresentar a biografia desse ícone que é Frida Kahlo

Elaine 20/03/2020

"Todos fazemos de conta que vivemos, mas eu lhe lembro que a vida é apenas a transição entre nascer e morrer."

Tibúrcio 13/12/2018

Biografia x ficção
Quem me conhece sabe da verdadeira paixão que tenho por Frida Kahlo. Meu trabalho enquanto artista reflete muito isso.
O primeiro contato que tive com Frida foi ainda na adolescência. Suas cores e imagem foram como imã em mim. Apesar da arte ainda ser um hobby, as cores dela já me tomavam o coração.
O filme Frida, de Julie Taymor foi um empurrão para adentrar à vida de Frida. Aliás, Salma Hayek a fez brilhantemente.
Kahlo já influenciava minha arte quando fui apresentado a O Segredo de Frida Kahlo, do escritor mexicano Francisco Haghenbeck. O livro é uma biografia que mistura-se à ficção.
Depois de sofrer um grave acidente de bonde e morrer pela primeira vez, Frida encontra-se com sua madrinha, a Morte, com quem faz um acordo. Ela voltaria a viver, mas em troca deveria prepara todos os anos, no dia dos mortos, uma oferenda para lembrar o pacto.
Enquanto o ritual cumpre pontualmente, sua existência se desenvolve. Frida conhece Diego Rivera com quem compartilhará a vida. Juntos irão saborear a traição e também o amor pela arte.
Frida é intensa quando ama e deseja. Entrega-se por completo, mas tem uma vida emprestada. Seu corpo doi e se destroça lembrando que sua Madrinha arranca-lhe a alma, pedaço por pedaço, aproximando ainda mais o reencontro inevitável entre elas.
O livro tem uma linguagem simples e objetiva. Francisco sabe como envolver o leitor trazendo-o para dentro da história e saboreando cada página junto à Frida.
CURIOSIDADE: O livro traz receitas retiradas do caderno de receitas de Frida que ela chamava de "Livro da erva Santa". Aliás, esse caderno foi encontrado na Casa Azul - onde Frida viveu e hoje é um museu dedicado a ela - tornando-se um valioso achado que seria exibido na exposição em homenagem à Frida no Palácio de Belas Artes. A existência deste caderno confirmava a paixão e o tempo que ela dedicava a erguer seus famosos altares dos mortos, entretanto, no dia em que a exposição foi aberta ao público, o caderninho desapareceu.

Luiza.Andrade 10/02/2021

Um ícone feminino da arte
História incrível de uma mulher guerreira, que lutou com a vida e com a morte, driblando as rasteiras do destino, e suportando com fibra as dores da alma e do corpo. Dores essas, tão bem retratadas em seus quadros.

Ray 07/03/2021

Uma narrativa diferente da habitual, mesclada com receitas típicas do México (fiquei tentada a fazer várias, embora não goste necessariamente dos ingredientes).

Mariana 25/08/2021

Sobre dores do corpo e da alma
O livro conta a história de Frida Kahlo, mesclando elementos reais e fictícios. Repleto de detalhes, de música e de culinária, o livro traz também a cultura mexicana, pano de fundo na construção de Frida. Muitos elementos em sua história me incomodam: como uma mulher tão crítica e reflexiva permanece devota a um homem tão infiel? O livro traz essas contradições e nos permite perceber a complexidade dos nossos afetos, abrindo mão de julgamentos para conhecer Frida em sua totalidade. Termino a leitura admirada com essa biografia e com muita vontade de fazer uma de suas receitas!

BarbaraK47 26/09/2021

Breve vida sobre Frida
Friducha era um espírito de alma livre, porém o seu carma era viver e não ser mãe e amar um homem como o Diego (excêntrico).