O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

Vanessa.Carla 10/10/2022

Conan Doyle
Sempre quiz ler algo do Doyle, e resolvi começar pelo mundo perdido, principalmente pela lembrança nostálgica da série.
Achei a escrita massante e inclusive no meio da leitura fiz uma pausa de quase dois meses, o que me entristece muito.
Após os 60% a 70% a narrativa começa a ficar mais interessante e o ritmo melhora.
Apesar de ser um livro clássico e nada novo, alguns pontos me incomodaram e mais ainda o fato de ter lido várias resenhas e não ver nenhuma que falasse sobre o fato de como os personagens se dirigiam e falavam sobre os personagens não brancos.
De fato por vezes falavam como se fossem de espécies diferentes, e tratavam indígenas e negros como inferiores e por vezes se quer chamavam pelo nome e sim pela etnia ? isso me deixou muito desestimulada a continuar a leitura.
O final é legal e valeu a experiência, sempre é bom ler e tirar suas próprias conclusões.
Ana Carolina 18/10/2022minha estante
Caramba! Senti exatamente o mesmo ao ler esse livro. Fiquei semanas sem ler porque tava achando tudo muito massante.

Júlia 09/10/2022

Livro fácil, fluido e muito bem escrito pelo querido criador do detetive mais famoso do mundo. Foi a primeira vez que li algo do Conan Doyle que não fosse relacionado a Sherlock Holmes e foi uma excelente leitura.
Até a metade do livro me peguei comparando-o com Viagem ao Centro da Terra, de Julio Verne, mas depois a narrativa se firmou como só Doyle poderia ter escrito. O final foi muito satisfatório em razão do motivo que levou nosso jovem Malone às aventuras do planalto perdido. E a história se passar no Brasil foi um agrado à parte.

Ivan 27/09/2022

Aventura clássica, e com dinossauros!
Mundo Perdido, escrito por Arthur Conan Doyle conta uma história escrita a muito tempo, por isso cheia de termos antiquados e estranhos para a nossa época, mas assim mesmo, se trata de uma grande história de aventura e superação.
Aqui temos quatro personagens, cada um com a sua motivação específica, indo floresta amazônica a dentro, procurar uma região esquecida pelo tempo, onde criaturas já extintas podem ter encontrado um refúgio da extinção.
Sobre os personagens eles são bem desenvolvidos e tem muito carisma, mas, pela própria época em que foi escrito o livro, sofre de ser muito padrão e clichê, eles tem os seus arquétipos e não saem disso, e os coadjuvantes são totalmente dispensáveis.
A descrição do ambiente é espetacular, é fácil se colocar lá junto com os personagens, tornando a história fácil de ler e nada cansativa.
Outro fato para se chamar a atenção é que em vários momentos são citadas localizações no território brasileiro, várias cidades, como Belém (Pará) e Manaus, são muito importantes na história.
No caso, eu só li porque vi em uma sinopse que tinha dinossauros, e como gosto muito desse assunto peguei para ler.
É um livro muito divertido, uma aventura épica clássica que vários filmes, séries e outras obras beberam e vão continuar bebendo da fonte por muito tempo ainda.

bieussauro 24/09/2022

história incrível. edição, nem tanto
o livro guia o leitor através de uma aventura nos confins da Amazônia e reserva enormes descobertas e segredos para o mesmo no decorrer da história.

se não fosse a péssima diagramação, seria facilmente um 5.

Rodrigo Leão 18/09/2022

Ótima leitura
Uma história épica e para quem viu a série representa muiito , é sempre bom essas histórias de aventura,da uma certa aliviada na alma ,algo sem compromisso.

Lilia27 15/09/2022

Achei um livro aceitável, achei a história pfta o livro é bem escrito, achei bom. Por se passar na América latina foi um ponto q eu amei, por ficção científica e dinossauros foi melhor ainda mesmo prefiro do filmes assim, esse livro foi mto bom

Laísa 12/09/2022

Dinossauros sempre são maravilhosos
A história narra a trajetória de quatro viajantes à América do Sul para investigar a possível existência de dinossauros no século XX. Não vou dar muitos detalhes sobre o ocorrido, pois não quero estragar a experiência de ninguém, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com o final. Eu criei tantas teorias convicta de que alguma delas estaria correta, mas não era nada do que eu pensei. O final não é ruim, apenas criei as expectativas erradas.
A leitura é fluida e agradável, a aventura é maravilhosa e surpreendente. Apesar de tudo, recomendo muito.

Siegfrito 04/09/2022

Uma aventura interessante
Confesso que o livro me decepcionou um pouco, uma vez que cheguei nele vindo da Série que assisti a muito tempo na tv aberta.

Esperava encontrar um pouco mais da fantasia maluca que a série me mostrou, mas encontrei apenas mais um livro do Conan Doyle, bem escrito, estruturado e finalizado.

A obra em si é excelente e não falta nada em termos de enredo, bons diálogos e acontecimentos, minha expectativa é que estava diferente.

arrobasamara 03/09/2022

O MUNDO PERDIDO
Eu adorei esse livro, sou muito fã de clássicos e de dinossaurinhos. Me lembrou muito A viagem ao centro da terra do Júlio Verne. Fiquei muito surpresa em saber que o Arthur Conan Doyle escrevia outros gêneros, adoro a escrita dele e já li tudo de Sherlock. E também muito surpresa de encontrar um livro que o foco seja o Brasil.
Masssss, tem algumas passagens incômodas, ele sempre se refere aos nativos da América do Sul como selvagens, semidesenvolvidos, tolos e dramáticos, mas como diz o próprio tradutor: tudo fruto da época da escrita da obra né.

Agora sobre a edição: BELISSÍMAAA, fiquei apaixonada pela capa, os desenhos da contracapa, tem mapas e as notas de rodapé também são ótimas. O texto de apoio no final é muito interessante, contando como o Arthur influenciou e ainda influencia muitas obras envolvendo dinossauros, inclusive Jurrassic Park.

Maicon 29/08/2022

O livro muito bom para quem gosta de ficção, aventura, ciência, é uma história envolvente, bem escrita e divertida.
A história é interessante e os personagens são bem construídos.
Quem gosta de jurassic park e coisas parecidas vai amar.

Bibliotecário 28/08/2022

O Mundo Perdido
O livro narra a história de uma viagem exploratória até os confins da América do Sul, de uma jornalista, um estudioso e um caçador para comprovar a veracidade da teoria do excêntrico professor Challenger, que afirma ter encontrado criaturas pré-históricas nessas terras longínquas.

bobbie 04/08/2022

Entretenimento bem escrito e inteligente.
Quando se fala em Arthur Conan Doyle, a primeira coisa que vem à mente da maioria de apreciadores das artes das letras são as histórias de detetives, mas especificamente Sherlock Holmes. Quanto a isso, Doyle é imbatível. Mas no começo do século XX ele se aventurou nesse gênero novo, explorativo, para contar aos seus leitores uma história diferente de tudo o que eles poderiam esperar. Movido por um interesse amoroso, por uma jovem que espera que seu pretendente seja um homem de aventuras e desafios à morte, o repórter Ed Malone decide se aventurar, junto com o sisudo, grosseiro e vaidoso professor Challenger, em uma expedição à Amazônia brasileira a fim de comprovar a existência de dinossauros vivendo em uma localidade isolada do mundo, um bioma independente onde o tempo parou e as grandes mudanças no ecossistema terrestre não tiveram efeito. Junto de outro professor cético e mais um aventureiro, eles partem rumo ao desconhecido. A narrativa é escrita de modo primoroso (dava para esperar algo diferente de Doyle?), flui muito bem (li em três dias), prende a atenção do leitor e envolve não apenas criaturas supostamente extintas, mas povos autóctones agressivos - outros nem tanto - que acrescentam ainda mais perigo à aventura. Os personagens exploradores, em especial Challenger, não deixam de representar uma crítica velada, além de debochada, aos "grandes conquistadores e colonizadores que, na crença ferrenha se sua superioridade moral e intelectual, justificam as mais terríveis barbaridades a fim de subjugar nativos de vida não tão desenvolvidas como eles. Vale muito a pena a leitura. Por último, mas não menos importante, não é à toa que a sequência do livro que deu origem ao blockbuster hollywoodiano Parque dos Dinossauros também se chama O Mundo Perdido. A inspiração de Michael Crichton declaradamente veio do livro de Doyle.

Mônica B. Lopes 03/08/2022

Muito bom!
Que livro gostoso de ler! a escrita maravilhosa e essa aventura cativante valeram cada momento.
Os personagens são ótimos.
Conhecer um outro lado do autor foi incrível.
Me senti assistindo um filme antigo de aventura e amei.
Recomendo a leitura.

Binho 31/07/2022

O mundo perdido
De fato por enquanto a melhor leitura que tive até agora nesse ano e que realmente ainda não saiu da minha cabeça. Como pode ver super recomendo esse livro !!!!!?? Muito boa a aventura e a temática trazida pelo grande autor Arthur Conan Doyle.
?????