Desespero

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Desespero

Júnior 20/07/2018

Desesperador nas primeiras 450p.
Desespero de Stephen King era um livro que eu estava muito animado e com expectativas altíssimas para ler... logo que comprei, já fui direto devorar esse calhamaço de 670 páginas.

Eu li em 10 dias e devo dizer que as primeiras 450 páginas são espetaculares. Um mistério muito forte junto de uma clima Sobrenatural de arrepiar e personagens totalmente diferentes que o King coloca juntos para conviver e tece a trama com maestria e desenvolvimento invejável. Os personagens desse livro são todos muito bem desenvolvidos e tridimensionais... fazendo com quem nenhum seja totalmente do bem ou mal.

Destaque para minha personagem favorita do livro: Mary. Desde o começo a trama gira sobre ela e sua força. Uma personagem determinada e inteligente que mesmo com todo o terror e todas as coisas bizarras que acontecem em Desespero, consegue manter sua bondade e seu coração intactos. Em vários momentos me peguei pensando em como ela era forte e como sua vontade de viver era grande. Ela era uma das únicas entre os homens e mesmo assim não baixou a cabeça e deixou que eles dessem as ordens... ela conseguiu se colocar no lugar de cada um dos personagens e em momento nenhum se colocou acima dos outros. PALMAS PRA ESSA PERSONAGEM ESPETACULAR!

Voltando ao livro... o autor consegue nos colocar uma sensação de medo e de desespero tão iminentes que até em simples diálogos e em momentos que nada acontece, você continua com medo. King nos coloca tanto dentro da história e tem uma escrita tão detalhada que você entra dentro da cidade e começa a viver a aventura junto com todos os personagens. Ele consegue transformar as coisas em uma dimensão que você sente exatamente que os personagens estão em desvantagem e que a qualquer momento qualquer um pode morrer e isso é muito assustador e ao mesmo tempo fantástico.

Bom... o livro seria perfeito se não fosse suas últimas 200 páginas. Stephen King parece perder totalmente o foco e o controle da trama. O livro que começou tão fluido e com cenas de tensão e medo se prende em um looping sobre questões religiosas e começa a tomar caminhos preguiçosos. Coisas sem pé nem cabeça começam a acontecer e culminam em uma cena ridícula de um dos personagens principais se convertendo. Diálogos extensos, explicações detalhadas demais sobre o que acontecia na mina a anos atrás e explicações sobre como tudo começou não são coisas que ficam interessantes ao serem abordadas no fim da história. Parece que o enredo e a ladainha sobre Deus suga os personagens e tudo gira pateticamente em torno disso. Aliás, nada contra religião. Mas estava tão bom ver a trama de bem x mal que já é de costume nos livros do King se desenrolar como algo sutil. Era tão bom sentir que tinha algo (que poderia ser Deus) ajudando eles e que o King havia inserido no começo com uma delicadeza admirável e depois se perde... tornando-se algo encarando e absurdamente desnecessário.

Por essas últimas 200 páginas que fizeram eu me perguntar se era um livro de terror ou livro espírita... Desespero de Stephen King não ganha 5 estrelas.

Rodrigo 14/12/2018

Leitura em Desespero...
Definitivamente não está entre os melhores do King. Prolixo demais (estilo Stephen King de escrever), encheu de personagens que não tem lá muita relevância para a história em si. Final super super confuso. E a causa da "distopia" do local é meio "nhé".

Eu curti mais o começo do livro , pois a escrita do King não deixa de ser muito boa. Só por isso que recebeu ainda 1,5 estrelas.

Thiago 09/04/2019

Minhas impressões sobre..."Desespero".
Mais um King pra conta!
Vários personagens com aquela bela "caprichada" descrição do autor.
Intenso, angustiante as vezes e cheio de mistério.
Algumas pessoas acabam abordadas por um policial muito estranho enquanto atravessam uma rodovia meio deserta nos Estados Unidos, os motivos do oficial parecem meios suspeitos. O cara é amedrontador, extremamente grande, as vezes educado outrora agressivo, ele as vezes solta algumas palavras numa língua no mínimo estranha e tem um comportamento imprevisível.
O Destino de todos os que são pegos por ele é a cadeia sobre sua jurisdição na cidade de "Desespero", no trajeto não há como não notar, a cidade está completamente abandonada, os carros, casas e objetos estão pelos cantos, a cidade cheira a morte, sangue, urina e vômito.
O grupo vai lutar pela liberdade e sanidade contra um vilão de tirar o fôlego.
Ops, acho que vi um cadáver ali?!...
Perae, o que está acontecendo aqui?!...
Você quer mesmo saber?...
Então Leia você também!
Tak!¿

Felipe Simmons Mendes 26/06/2019

O melhor de King
Sem dúvida alguma meu livro favorito de Stephen King
Desde o começo o estilo salta aos olhos.
Pena que esse filme o cinema estragou.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

A rodovia 50 é conhecida como a autoestrada mais solitária dos Estados Unidos. Atravessando o deserto sob um calor brutal, seguem pela rodovia pessoas que talvez jamais cheguem a seu destino. Como o professor Jackson e sua mulher, que estão voltando para Nova York; ou a família Carver, de Wentworth, Ohio, que segue para férias no Lago Tahoe. E como John Marinville, uma fera literária montada em sua legítima Harley-Davidson. Um gato morto espetado na placa que indica a cidade de Desespero revela que há algo de estranho acontecendo na rodovia. Algo macabro, que nenhum deles seria capaz de supor. A figura de Collie Entragian, um policial gigante, é mais um indício de que o caminho que leva a Desespero não é o que se poderia desejar. Para Entragian, ele é a única lei da região, o juiz implacável. E é preciso uma boa dose de coragem para duvidar de suas palavras. Uma influência demoníaca domina a cidade como um vírus e é preciso que surja o quanto antes uma força capaz de detê-la.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581050041

Pandora Heinstein 22/05/2020

Legal
Achei que seria mais aterrorizante, e foi um pouco desnecessário na minha opinião tanto foco em Deus o tempo todo. Mas no geral o livro é bom.

Carla 28/10/2020

Adoro Stephen King... Tinha esse livro há um bom tempo na minha estante, não sei porque demorei tanto para ler. É uma das histórias mais "sangrentas" dele que eu li até agora. Como sempre, ele é demais!

Karine.Campos 21/12/2020

Infelizmente não funcionou para mim
"Quando foi que decidiu lidar com o medo de morrer desistindo inteiramente da vida real?"

Em Desespero conhecemos a história de uma cidade, um policial e alguns viajantes... A cidade fica no meio do nada em Nevada nos Estados Unidos e tem atravessado dias tortuosos. O policial acredita ser a lei, a ordem, juiz e executor. Os viajantes, ah os viajantes, eles vão conhecer o que significa a palavra 'Desespero'.

Como sempre King consegue nos envolver com seus personagens profundos e quando eu falo personagens não são apenas as pessoas, pois a cidade de Desespero e os animais que vivem próximo a ela também são personagens bem peculiares. Apesar disso e de sua escrita crua esse história não funcionou tão bem para mim ?

Esse livro foi escrito quando King utilizava o seu pseudônimo, Richard Bachman, e tenho percebido um aumento na violência em seus textos quando ele usa o pseudônimo e, apesar de não ter problema com violência foi ela que me afastou um pouco de Desespero. Além disso achei a leitura muito arrastada no início da história e apesar de melhorar depois esse início mais devagar me incomodou bastante.

Porém, como cada história é diferente para cada leitor eu indico que você leia Desespero e tire suas próprias conclusões.

"Quando uma pessoa para de mudar, para de sentir, morre."

Obs: quem já leu Rose Mader vai ter uma surpresa muito legal. É só ficar de olho e prestar atenção.

Obs2: Eu li Desespero para o projeto #lendoking das queridas @seguelendo e @soterradaporlivros. Vem ler King com a gente também!!!!

Yuka 08/02/2021

Desespero ( Stephen King )
Mary viajava com seu marido pela rodovia 50 quando são parados por um policial e levados à cidade próxima chamada Desespero. O mesmo acontece com David e sua família e o escritor Johnny. Presos em celas na delegacia, David que passou por uma experiência religiosa consegue sair da cela e libertar todos. O que poderia ser impossível ele diz que foi Deus que o guiou. Fugindo, eles descobrem que algo macabro está matando as pessoas em Desespero e só David parece saber como acabar com esse mal.
Stephen continua me surpreendendo com suas histórias. Apesar de amar os livros dele, as vezes devo concordar que até certo ponto chega a ficar cansativo de tanta descrição de lugares e histórico de vida dos personagens. Mas amo quando ele acaba juntando todos eles. Mas enfim, continuo amando suas obras e esse é mais um dele que apreciei demais.

Samantha 04/10/2021

Continuação da história onde os sobreviventes, tentam escapar da cidade, e do espírito que estava prendendo todos.

Annielly0 23/04/2022

Eu gostei desse livro, não é o que eu mais gostei do SK, porém ainda sim eu achei interessante a narrativa contada?.. o começo e o final são bem rápidos de ler, já o meio achei um pouco maçante?.

Lalaura 28/01/2023

Verdadeiramente assustador
Pra mim esse livro é o mais assustador do King, começou tenso e terminou me fazendo chorar.
As vezes lia na raiva, pq ele me deixava agoniada. Contudo o final é lindo e intenso, acho que vou refletir sobre esse livro por muito tempo ainda.