Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Guiga 26/08/2016

Surpreendente
Sabe um livro que você pega para ler esperando uma coisa e se depara com outra e acaba por se apaixonar por completo pelo livro? Foi isso que aconteceu comigo quando li Desespero.
Tudo começa na temida rodovia 50, quando o professor Jackson e sua esposa, Mary, são presos por um policial por porte de drogas e levados à cidade de Desespero para passar a noite na delegacia de lá. Não vou dar continuidade a descrição dos fatos pois aqui posso revelar detalhes da história que seriam importantes e eu não sei contar uma sequência da história sem soltar spoiler.
Até esse momento, julguei que ia ler mas uma história de King na qual ele mexe com os limites da insanidade, mas me enganei redondamente. Após passar para o meio da história, percebi que ele trouxe insights e ideias que tomo como lições.
Após conhecer os personagens envolvidos, somos levados aos seus flashbacks e aos seus confrontos (tanto externa quanto internamente) e é isso que dá ação à história, pois todos ali estão em Desespero por um motivo muito maior que as atitudes tomadas no passado.
Julgo esse livro como um dos melhores de King (só perde para It), pois mostra a eterna rivalidade entre o bem e o mal e, nessa luta, como as atitudes consideradas extremas são necessárias para o ser humano obter rendição. Obviamente, há o sobrenatural e o horror que o Rei sabe manusear e descrever como ninguém, mas mostra exatamente as duas faces da moeda e como a escolha dos personagens para o seu uso pode interferir no resultado de uma série de acontecimentos. Tak!

Pechi 28/08/2022

Deus está presente nesse livro
Eu não me lembro de outro livro do Stephen King onde a religião estivesse tão entrelaçada com a história. É bem diferente dos livros que ele coloca fanáticos religiosos. Vale a pena ver como ele usou o tema aqui.

É um livro bem interessante! Como sempre ele descreveu muito bem os personagens, características, desejos, medos e fé! E montou uma belíssima trama fora da ordem cronológica.

Essa versão que eu li, porém, foi muito mau traduzida, o que me deixou ligeiramente chateado. Há novas versões desse livro, opte por elas!

Tak!!!

Carlos.Emanoel 08/04/2022

Leitura interessante, começo do livro muito bom, o modo que o autor estabelece o antagonista principal é ótimo, porém da metade pro final acaba ficando meio sem sal

Ana 22/09/2018

Desespero - Stephan King
É uma história muito boa, adorei o livro porém acho que tem detalhes desnecessários, o que torna a leitura um pouco cansativa. Tinha desistido de ler a primeira vez, e dois anos depois peguei ele novamente. Tirando isso, é otimo!

Dessa 02/10/2018

Deus é cruel. Mas Deus tb é amor.
Neste Livro bem extenso, com aproximadamente 670 páginas, King cria um cenário desolador. Não achei nada aterrorizante ( quase nada me aterroriza ) porém em alguns momentos, a leitura se torna tensa. Ao contrário do que muitos falam, não achei enrolação toda a descrição e criação dos personagens , locais e situações, pelo contrário, considero isso uma riqueza de detalhes que faz com que nos aproximemos mais da história. Fiquei surpresa com o lado religioso que teve, nunca tinha visto isso em nenhum outro livro do autor. Quando terminei fiquei pensando por vários minutos,absorvendo tudo. O personagem principal não me cativou, mas entendo totalmente isso, ele só tinha 11 anos e estava num nível bem avançado pra sua idade no que se refere tomada de decisões. Vi a criança em vários momentos da mesma forma que vi o homem que ele poderia se tornar em vários outros. Indico o livro para todos que gostam de uma boa escrita, com momentos de ação, tensão, reflexão, e fantasia tudo na medida certa, mesmo para quem não acredita em Deus.

Jordana Zatta 08/10/2018

Alguém que já leu o livro pode, pelo amor de Deus, me explicar aquele final???? Não entendi nada daquele bilhete "DISPENSADO MAIS CEDO" do Johnny pro David.
Para um livro do Stephen King, esperava muito mais! A história demorou bastante pra engatar e começar acontecimentos mais emocionantes. Fiquei confusa e boiando uma boa parte do livro. Não é de todo ruim, mas não entrará na lista dos melhores.
thexanny 09/11/2021minha estante
cara eu acabei de terminar o livro e tava procurando alguém com a msm opinião ksksksks, eu n entendi o final, se vc souber pfvr me explica

Luiza Cavalcante 24/07/2019

Desespero | Stephen King
"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero."

Desespero conta a história de diversas pessoas que tiveram seus caminhos emaranhados ao atravessarem a rodovia 50, acabando em uma cidade chamada Desespero.

Nessa cidade elas encontram Collin Entragian, que a princípio era apenas um policial estranho, mas que depois se mostra totalmente cruel e louco.

Os personagens são muito bem construídos e o livro toca muito na parte de religião e fé, e sobre um Deus que é cruel. A narrativa é intensa e bem descritiva, que é uma característica dos livros do King.

A leitura é incrível e tem um livro gêmeo chamado Os justiceiros.

Paulo Silas 26/01/2020

"Desespero" é um romance no clássico estilo de Stephen King: narrativa envolvente, personagens muito bem construídas - com sólidas e profundas histórias, idas e vindas em vários flashbacks, a luta do bem contra o mal e questões trabalhadas na histórias que vão muito além do terror que dá o nome ao principal gênero da sua escrita. É um livro volumoso, seguindo também o estilo de King em escrever longas histórias, no qual se constrói todo um pano de fundo significativo para que o enredo se desenvolva de maneira própria, ou seja, há muito do universo do autor nesse livro, tendo-se aqui uma entidade tão importante e complexa quanto aquela que se tem em "It". Uma história de peso, portanto.

O título do livro é o nome da cidade em que se passa a história. Collie Entragian, um policial gigante, captura alguns viajantes que passam pela estrada e os prende nas celas da delegacia da cidade que está deserta. Todos estão mortos - exceto pelo policial e pelo pequeno grupo que luta para sobreviver. Todos estão desorientados e sem saber o que aconteceu e o que se passa na cidade. O único que parece ter algum tipo de orientação é o menino que ora a Deus com frequência, obtendo alguma espécie claridade que permite auxiliar o grupo em seus próximos passos. Mesmo após ter visto sua irmã ser morta pelo policial - que a jogou da escada - e sua mãe ter sido levada para algum lugar desconhecido, o garoto segue resoluto em ouvir a voz de Deus em suas preces e seguir conforme o apontamento que lhe é dado.
Alguma coisa aconteceu na cidade de Desespero - essa coisa ainda permanece ali. Algo a ver com uma antiga mina na qual morreram vários chineses soterrados há alguns anos. Tak parece ser um algo além de uma palavra que era dita pelo policial, pois está presente nos animais caninos, nos urubus, nos escorpiões, nas cobras, nas aranhas e nos outros bichos que estão presentes aos momento no local e parecem obedecer a algum tipo de ordem superior. É sobre Tak e como resolver o problema da cidade que o grupo voltará a sua atenção enquanto luta pela própria sobrevivência.

Stephen King oferece algo além do enredo central em "Desespero". As várias páginas do livro não foram escritas a toa. Há algo que funda e ao mesmo tempo permeia a história. É a luta do bem contra o mel - que além de se tratar do cenário do enredo, erige o universo no qual o livro se situa de forma muito rica. Deus, como o bem, e Tak - uma espécie de entidade -, como o mal, travam uma peculiar batalha que dependerá das escolhas e ações daquele pequeno grupo. Pessoas reunidas com personalidades diferentes tem de se entender verdadeiramente para que o verdadeiro problema de Desespero possa ser compreendido e o mal efetivamente enfrentado. Assim, o livro é um prato cheio para todo e qualquer fã do autor, podendo ser inclusive um bom livro para servir como porta de entrada para quem ainda não teve contato com as histórias de Stephen King. "Desespero" é um livro excelente que pode ser considerado como um dos melhores do autor.

Eder 03/03/2023

Sombrio
Eu digo que esse livro pode ser bem complicado de ler. É de uma forma perceptível desde o inicio prolixo ( o que de forma nenhuma é um defeito, mas como muitas coisas nessa vida demanda paciência). Já li vários do King, e acredito que esse seja um dos mais demorados.
Tive grande dificuldade para me apegar aos personagens, mas não foi algo que me incomodou. O que fez a leitura valer a pena para mim foram as discussões religiosas e díalogos sobre Deus, crenças, milagres e etc. Tenho que citar também o vilão, a entidade Tak que é tão insana quanto eu esperava que fosse. Do inicio ao fim esse é um livro sombrio, triste e meio sem esperança.
Leiam e tirem suas próprias conclusões ;).

Cris Galaxe 16/06/2020

Desespero - Stephen King
O livro faz jus ao título, são inúmeras situações de desespero ao longo da história. Gostei do fato da cidade onde se ambienta a maior parte da história se chamar "Desespero", uma grande jogada do mestre. Uma história que te tirando fôlego e te faz devorar o livro, com personagens muito interessantes e bem descritos. Esse livro tem uma grande influência religiosa, não tinha lido nenhuma história do King com cunho religioso, achei interessante. A forma como descreve o Tak, a criação da língua da coisas informes, é espetacular, é um mundo paralelo inserido no nosso mundo.
"Desespero", tornou-se um dos meus livros favoritos do King, não ultrapassando It, O Iluminado e O Cemitério, mas um livro que eu recomendaria a leitura, sem dúvidas!

Viviane 22/06/2020

Desespero puro
Mais um livro do Mestre, uma otima releitura ainda hoje o sentimento e o mesmo desesperador, como king consegue arrancar de nós seus assíduos leitores tantas sentimento ao mesmo tempo.

Deus e amor

Luiza.Borba 15/10/2020

Livro incrível. Levei muitos meses não pela leitura mas por mim.
Sinceramente renovação de fé.
Sim, um livro de SK que me fez repensar muito coisa. Vale muito a pena ler esse livro.
Ainda mais nesse momento de pandemia.

Amante de livros 06/02/2021

DESESPERO
Gente, sou ser sincera com vocês ! Não lembro se teve algum livro do Stephen que me fez chorar.... Man, chorei um pouco nesse , não vou mentir rsrs

Esse livro é incrível, sempre digo e sempre vou dizer que Stephen King é o cara!

Eu não sei o que falar sem da spoiler, quero contar um pouco sobre o David, sem da spoiler, mas acho que não consigo.

Darei sequência a essa estória com Justiceiro, que dizem que é a versão do gêmeo mal da estória rsrs .

Amei de verdade e nunca me decepciono com os livros do Stephen.

Super recomendo.

Alex 13/07/2022

Uma obra prima!!
Stephen king tem a habilidade de contar histórias. Fato. Aqui nesta obra, várias histórias diferentes convergem, e se encontram na cidade de Desespero. Neste local, todas as pessoas envolvidas sofrem na mão de Tak, uma entidade antiga que precisa dominar corpos para sobreviver.