Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

@fabio_entre.livros 26/02/2022

Deus e o diabo, de novo
Duas famílias e um escritor de sucesso buscando inspiração para seu novo best-seller; estranhos entre si e viajando separadamente, eles têm seus destinos unidos fatalmente quando passam pela Rodovia 50 e dão de cara com um policial mais louco que o Chapeleiro da Alice. A partir desse malfadado encontro, os viajantes se veem presos numa trama de horror que se desdobra quando eles são levados à pequena cidade que dá título ao livro. Lá eles se deparam com um mal tenebroso prestes a vir à tona.
Tal é, em linhas gerais, o conteúdo deste pequeno tijolo do Rei, onde ele mescla ideias lovecraftianas ao tema da luta cristã do bem contra o mal. King já lidou com esses temas separadamente em seus maiores calhamaços: o primeiro em "IT" e o segundo em "A dança da morte". Mas, como para o autor o céu é o limite, ele decidiu juntar os conceitos para ver no que daria. E embora para mim este não seja um dos trabalhos mais brilhantes dele, é um livro que entretém bem.
De Lovecraft ele traz a ideia da entidade maligna ancestral que habita o limite entre as dimensões e causa loucura e morte nas pessoas com quem tem contato. King trouxe também uma linguagem própria para a invocação da coisa: a língua das "coisas informes" ou "língua dos mortos". E, como cereja do bolo, o mal aqui é representado fisicamente através de estatuetas quase indescritíveis de "animais inferiores" que podem afetar a sanidade de quem toca nelas: uma clara referência ao velho Cthulhu.
Do Cristianismo, tal como em "A dança da morte", King faz o mal ser uma representação diabólica que precisa ser enfrentada por um pequeno grupo de eleitos por Deus, liderados por um indivíduo que recebe as instruções através de sonhos e insights. Além de tratar de temas como livre-arbítrio, arrependimento e sacrifício, King faz referências a passagens bíblicas, como o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.
No entanto, esse tom de alegoria teológica tem um resultado bem mais limitado do que o realizado em "A dança da morte", devido à própria abrangência da história: se antes o autor apresentou o mal em uma escala global, aqui ele está, ao menos por ora, restrito à (quase) cidade-fantasma de Desespero. Então, para mim, como leitor, a ameaça não soou tão apocalíptica quanto prometia.
Assim, finalizando, o veredicto é: não recomendo este livro para uma leitura prioritária de King; diverte, mas é só. O autor escreveu dezenas de livros dos anos 70 para cá, e eu sei de pelo menos meia dúzia melhores que este.
@fabio_entre.livros 26/02/2022minha estante
Inclusive, meu top 6 do King: "IT", "Jogo perigoso", "'Salem", "Sombras da noite", "A dança da morte" e "O iluminado".

ShirleyStortLeite 25/02/2022

Deus é cruel?
Um livro angustiante, nojento, violento, porém trás muitas reflexões que envolve, união, amizade, família e fé.
Sim... FÉ! Acho que só por isso a história me envolveu principalmente no final, pq no início só Jesus mesmo pra ajudar a não abandonar.
Uma história confusa no início, pois como King ama um sobrenatural, você tem que ficar esperto e encaixando as situações estranha q vão ocorrendo, mas com um final bastante comovente.
Se King não enrolasse tanto ganhava cinco estrelas. Rs pra mim foi uma narrativa muito densa, fora que ele tem o dom de fazer as coisas ficarem boas depois dos 50% do livro então não desista.
Deus é amor!
Felippe Araujo 25/02/2022minha estante
Mais um pra conta!

Bice22 20/02/2022

Gore pra todo lado
Desespero
Mais um livro de suspense e terror do véinho King, ?Desespero? conta a história de um policial que aborda pessoas na auto-estrada mais solitária dos EUA, e as leva para uma cidadezinha onde as coisas desandam.
Esse foi o primeiro livro do Stephen King que eu fiquei imersa na história em 100% do tempo durante a leitura, além da escrita ser maravilhosa como sempre a história se desenvolve de forma em que o leitor fica curioso o tempo todo. As personagens também merecem elogios pois são todas muito cativantes e fáceis de se apegar, principalmente o pequeno David, somando a tudo isso tem também todos os plot-twists que são muito surpreendentes e bem construídos.
Acho importante deixar claro que esse é um livro muito violento e que contem muito Gore o tempo todo, então se você for sensível é bom ler com cuidado. Definitivamente favoritado, recomendo muito para ps amantes de terror, gore e suspense.
?Deus é cruel?

Filipe 19/02/2022

Can tak, can tah
A primeira vez que soube dessa obra foi com sua adaptação para a TV, na época não gostei, achei religiosa demais, acho que era novo para entender e hoje vejo que a adaptação, mesmo tendo o roteiro escrito por King, não soube transpor a magnitude desta obra em tela.
Desespero é um livro incrível, que com certeza entrou na minha lista dos melhores dele, é angustiante, nojento e amedrontador, King não da fôlego para a história em nenhum momento e já começa a narrativa na ação, que só se acentua e culmina em um final satisfatório, meio óbvio claro, mas não poderia ser diferente para a história que ele trouxe. Fazia tempo que não me sentia tão angustiado lendo uma obra do mestre.
De todos que li do King, e não foram poucos, é uma história onde a religião e a ideia de um Deus está mais presente, poderia dizer até que apesar do terror de tudo que acontece é uma história bíblica em sua essência!
Pretendo agora me aventurar em sua contra parte, Os Justiceiros, sabemos que o irmão gêmeo do tio, o Senhor Bachman, não tem tanto otimismo em seus livros quanto o King hehe!

Ludmila 17/02/2022

Tenso! Como em todo livro do King, esse também tem algo de sobrenatural. Os personagens são superbem descritos e tridimensionais.

Wilgner 29/01/2022

Deus é cruel ?
No começo o livro pode parecer meio lento porquê é a parte onde vai sendo introduzido cada personagem até aquele ato principal, mas depois que tudo isso é relatado e as coisas começam a acontecer a leitura flui muito bem. É um livro bem brutal mas com uma sacada genial do mestre. "Vilão" de primeira e personagens marcantes. Achei SUPER interessante a relação que o King fez nesse livro com assuntos entre a religião e o mal em sua forma mais crua. Livraço e super recomendo a leitura. Só não recomendo como primeiras leituras do mestre pois pode ser meio que impactante para novos leitores.
Rayza.Figueiredo 29/01/2022minha estante
ele escreveu quando foi pra reabilitação

Wilgner 29/01/2022minha estante
Me surpreendi bastante viu

Rayza.Figueiredo 29/01/2022minha estante
ta na listinha de leitura ?

Maria8774 10/01/2022

Desesperador (com o perdão do trocadilho)
Não é, nem de longe, o melhor livro do King que já li.

A história gira em torno de uma cidade mineira, que acaba por ser atacada por um ser maligno.

Tem como vínculo com a Torre Negra a luta do bem contra o mal, além de alguns conceitos subentendidos como Ka-tet.

Em relação ao seu livro irmão (Os Justiceiros) Desespero traz um suspense muito melhor explicado, com lendas, origem de toda aquela situação e a luta dos personagens pela sobrevivência. Já Os Justiceiros é algo mais voltado para a carnificina e morte.

É um bom livro, mas acredito que faz mais sentido se lido junto com seu gêmeo.

Marilia 10/01/2022

Fantástico
Um King clássico, com mortes sem piedade, um grande vilão e uma boa dose de "coisas do outro mundo".

jraulim 29/12/2021

"A paisagem de seu pesadelo ainda era o deserto..."
A rodovia 50 é a estrada mais solitária dos Estados Unidos. É nela que se desenrolam as histórias que se cruzam no livro.

Um policial para alguns viajantes sempre com algum subterfúgio para detê-los na pequena cidade de Desespero, às margens da rodovia 50.

O que as vítimas não sabem é que isso não é nem de perto o fato mais estranho de suas histórias.

Personagens que não tem nada a ver entre si descobrem que deverão se unir para saírem da situação em que foram colocados, lutando contra o real e o sobrenatural.

- Minha primeira leitura do King, lá pelos 16 anos.

Instagram: @leitor_eduardo 19/12/2021

MEdo
Desespero é eletrizante. Quando você começar, não se quer mais parar. Este sem dúvida é um dos livros que eu mais gostei de ler. Aqui eu senti que o Stephen deixou a imaginação vagar e acendeu uma lanterna, abriu um espaço, para um mundo paralelo onde as personagens puderem ser, mais do que reaproveitadas, complementadas em Os Justiceiros. Sempre com sua fantasia incomparável, este livro traz à tona a face humana cuja qual nós temos mais medo: o medo.

Paloma.Rocha 07/12/2021

Melhor que os Justiceiros ?
?Um gato morto espetado numa placa da rodovia 50 é apenas o começo de uma viagem sombria e assustadora.
Mary e Peter Jackson seguem pela autoestrada mais solitária dos Estados Unidos e não sabem o que está à sua espera. Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo descubram o verdadeiro sentido da palavra desespero.?

Este livro te surpreende a cada capítulo. Quando você pensa que será apenas aquilo, e terá um desfecho óbvio que todo terror costuma ter, King prova que você está errado e o resultado disso é uma leitura impressionante que não sairá facilmente da sua cabeça, e tenha a certeza que não irá se arrepender.

Esse livro tem ligação com Os Justiceiros, são chamados livros gêmeos, pelo fato de contarem histórias diferentes, mas com os mesmos personagens (na verdade os personagens tem o mesmo nome, mas não são as mesmas pessoas) e a mesma ideia de fundo, possessão humana por uma entidade chamada TAK.

Eu gostei bem mais desse.

Vini.Boucault 19/11/2021

Medonho
Esse foi o livro que mais fiquei com medo, tanto do King quanto na minha vida. Ele é bizarro, tenso e peçonhento. O King realmente acertou na atmosfera desse livro, e isso é ótimo.

O problema é que ele demorou muito nesse livro. Já estou acostumado com os livros do King serem demorados, mas esse foi demais. Tive que dar uma parada, pois já estava com raiva. Mas essa é a única crítica, ele demora muito mas depois que pega no ritmo ele voa.

Ele tem um ritmo muito gostoso de ser lido, apesar de medonho, e ele junta um grupo de pessoas muito interessante. A luta do Bem e Mal é legal, e o como esses personagens são reais também. David e incrível, Johnny é um babaca, mas a gente até gosta dele. Os Personagens são ótimos.

E acho que esse é um dos poucos livros que ele acerta no final, tudo bem amarradinho e não é tão confuso. Aconselho a leitura, mas é bem grotesco e peçonhento (e um pouco lento no começo).

Samantha 04/10/2021

Continuação da história onde os sobreviventes, tentam escapar da cidade, e do espírito que estava prendendo todos.

Aline 24/09/2021

No começo eu quase desisti do livro.. parecia historia de um filme barato.. mas continuei a leitura e não me decepcionei... queria que o final tivesse se estendido mais um pouco... mas foi muito bom mesmo assim.

Julia.Ferraroli 07/09/2021

QUE LIVRO! Stephen King nunca decepciona. Comecei o livro sem muitos expectativas e sem nem saber sobre o que era, mas fui positivamente surpreendida. O jeito que ele mistura horror e religião foi muito bem desenvolvido. Adorei