O som e a fúria

O som e a fúria William Faulkner

Resenhas - O Som e a Fúria

gbrlafonso 20/02/2024

A vitória é uma ilusão de filósofos e néscios
Um livro que é tido por muitos como difícil de ler. Eu prefiro pensar que é um grande quebra-cabeças que vale muito a pena no final. Suas páginas retratam a decadência de uma familia aristocrática dos Estados Unidos por 4 pontos de vistas diferentes. Cada ponto de vista é muito singular, te inundando em fluxos de consciência, memórias e sensações que cada um vivenciou e vivencia durante o decorrer da história.

A grandeza deste livro está em montar o quebra-cabeça, pescar as sutilezas da história e apreciar o quão bem escrito ele foi. Não é fácil, e será ainda mais difícil se você não tiver o hábito de leitura, mas a recompensa é muito singular.

Se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Uma experiência pesada, marcante, que te faz refletir muito tempo depois de finalizar a leitura.

Gabi® 17/02/2024

É realmente desafiador
Este ano, finalmente, consegui ler ?O som e a fúria?.

Minha primeira tentativa aconteceu em 2021. Foi uma dificuldade enorme passar pelo primeiro capítulo, mas consegui. Apesar disso, acabei desistindo na página 96.

Anos se passaram e pensei: ?ano passado li bastante depois que fui demitida, então estou mais afiada. Chegou o momento de tentar de novo?.

Comecei do zero e, mais uma vez, foi bem difícil passar do primeiro capítulo. O segundo também não é fácil, mas é bem interessante.

O terceiro é ?fácil? de ser lido, mas você sente muito ódio e asco a cada página. O personagem que narra este capítulo é o mais detestável que eu me lembro de já ter cruzado na literatura até agora.

O último capítulo é bem bonito. A personagem a quem ele é dedicado é simplesmente a melhor pessoa deste livro. É a esperança de que a humanidade tem futuro!

?O som e a fúria? é um livro extremamente desafiador, mas todo o esforço é recompensado.

Depois de terminar a leitura, eu aproveitei para rever a aula da professora Munira Mutran no programa ?Literatura fundamental?, da Univesp.

Depois que li o livro, o programa ficou diferente para mim e vi que o apresentador poderia ter dado mais espaço para o que a professora tinha a falar - que era muito e de muito valor.

Eu, obviamente, vou reler este livro! É o tipo de livro que você vai se pegar lembrando de algum trecho em algum momento de sua vida!

Quero ler mais Faulkner também!

Melanie Mariano 16/02/2024

Um jeito diferente de escrever e ler o fluxo de consciência que não me ganhou tanto por que achei que compete em alguns momentos do livro com o desenrolar dos fatos. Por vezes perdi o ritmo da leitura e precisei reler, de fato não é uma leitura amistosa principalmente nas 100 primeiras páginas, mas achei que a história é muito boa, a percepção de Faulkner sobre uma família decandente, racista, machista e cheia de conflitos em putrefação é bem colocada ao leitor como retrato de uma época e também daquilo que podemos nos tornar com o passar do tempo. O posfácio escrito por Sartre que está nessa edição do livro é uma preciosidade à parte.

Larissa.Vieira 14/02/2024

Faulkner, sou outra leitora depois de vc
Acabei a leitura há alguns dias e estava adiando registrar minhas impressões pq genuinamente não o sei fazer. Cada capítulo foi conquistado, anotações feitas e post its colados (acabei minhas flags amarelas rs) e eu só queria saber mais sobre essa família decadente e a história de cada um. Fico embasbacada como o fluxo de consciência foi utilizado aqui, por seus vários narradores, ora no passado ora no presente na mesma linha sem pontuação ou letras maiusculas. Aqui os diálogos e seus interlocutores são percebidos por você e não por pontuação feita pelo narrador, literalmente você embarca na mente do personagem e disseca todas as suas agruras, medos e desejos. Não falta tema a ser tratado, como racismo, incesto (ou a possibilidade desse), suicídio, castração, falência, alcoolismo, só pra exemplificar que este livro não será de forma alguma entediante pela forma concebida. Uma leitura desafiadora? Sim, mas imensamente recompensadora, os Compson estarão para sempre na minha memória. Acabei com vontade de reler =)

oliveiralauras 01/02/2024

O livro em si é esplêndido, porém leva um tempo para entendermos que a obra não tem como objetivo o entendimento completo.

Léo 23/01/2024

Não atoa o autor recebeu Nobel
Livro muitas vezes confuso, sem linearidade. Mas isso que deixa a obra de Faulkner ainda mais interessante e nos faz refletir sobre a experiência dessa leitura

Lucas.Sampaio 18/01/2024

É um livro que impõe medo, esse monumento literário.
É um livro que impõe medo, esse monumento literário.

Eu sempre tive contato com o booktube, fui crescendo junto da internet, e quando meu gosto literário foi aflorando e já na adolescência eu fui me desafiando com leituras cada vez mais complexas, vários canais disponíveis no YouTube citavam esse livro (junto ao Ulysses do James Joyce) como uma leitura quase impossível, um texto que só podia ser adentrado por iniciados, que sem uma caderninho e um lápis você nunca ia conseguir compreender o que estava acontecendo, ao que digo: bobagem.

Essa foi uma das experiências mais interessantes, divertidas e instigantes que tive com literatura a muito tempo (e afirmo, esse é o melhor livro que já li nesses últimos 5 anos - pelo menos).
A primeira parte desse romance é narrado pelo Benjy (Benjamin), um homem de 30 anos que possui algum atraso mental que não é especificado durante a narrativa, mas que faz com que ele tenha uma mentalidade próxima a uma criança de 3. Toda sua narrativa é fractal, com pulos temporais, para a infância das personagens, junto a episódios que aconteceram apenas em suas vidas adultas, mas que o Benjy conta tudo em uma amálgama, que eu juro, vai fazer sentido lá na frente, e até no próprio momento da leitura, muita coisa já pode ser intuida e interpretada.
Na segunda parte do texto, entramos na cabeça de um homem incestuosa, frustrado com a vida que está levando e com um impeto suicída. Vivendo entre o presente e o passado, mas que rende os momentos mais lindos do romance, como por exemplo, o começo do seu capítulo: "Quando a sombra do caixilho apareceu na cortina era entre sete e oito horas, e portanto eu estava no tempo de novo, ouvindo o relógio. Era o relógio de meu avô, e quando o ganhei de meu pai ele disse Estou lhe dando o mausoléu de toda esperança e todo desejo; é extremamente provável que você o use para lograr o reducto absurdum de toda experiência humana, que será tão pouco adaptado às suas necessidades individuais quanto foi às dele e às do pai dele. Dou-lhe este relógio não para que você se lembre do tempo, mas para que você possa esquecê-lo por um momento de vez em quando e não gaste todo seu fôlego tentando conquistá-lo. Porque jamais se ganha batalha alguma, ele disse. Nenhuma batalha sequer é lutada. O campo revela ao homem apenas sua própria loucura e desespero, e a vitória é uma ilusão de filósofos e néscios."

Daí em diante a narrativa fica mais fácil, mas não mais leve, com o capítulo no racista Jason, que é escrito quase que de maneira "normal", apesar de seus devaneios, frustrações, e tentativa de justificativa dos seus piores atos (é muito incômodo de ler), e por fim, um capítulo em 3° pessoa, com leitura facilima que arremata tudo.

É uma narrativa pesada apesar de simples, em que uma família decadente vive à sombra de um passado glorioso. Com personagens femininas que apesar de não serem as narradoras principais são o ponto chave de toda narrativa, principalmente a Caddy, personagem forte, maravilhosa e cheia de nuances.

Leia esse livro sem medo. É uma obra-prima. Um quebra cabeça encantador. Me arrependo de não ter lido antes.

Bianca1438 02/01/2024

Leiam
Primeira vez que me deparo com um fluxo de consciência tão forte em uma narrativa, tornando-se até mais interessante tendo o passado e presente misturados sem aviso prévio. Faltando pouco, o autor ainda escreve sem vírgulas, pontos e fins de parágrafos, como a mente humana funciona. Agora imagina ler tudo isso dentro de uma mente com deficiência intelectual e de alguém que suas memórias são predominantemente no passado?
O livro é dividido em quatro partes, sendo as duas primeiras escritas das formas descritas acima. Porém, as duas últimas partes do livro têm uma estrutura mais linear, que ajuda a preencher as lacunas da trama que você ainda não pegou.
Enquanto lia os primeiros 50% da obra, me senti montando A Mandíbula de Caim. E como gosto de um quebra-cabeça, se tornou instigante para mim.
Estou aqui só para dizer que caso esteja achando a leitura difícil, não abandone, tudo se esclarece enquanto você caminha nela.

Jessica858 29/12/2023

Depois de meses enrolando na leitura deste livro, enfim termino.
O início foi bem difícil mas foi andando. Depois que percebi que cada capítulo é contado por um dos personagens. Livro bem interessante

JosA225 29/12/2023

O Som e A Fúria
Livro interessante, para mim, só quando temos a explicação do título, quando uma fúria silenciosa vale mais que um som barulhento.

Michelle 28/12/2023

Um quebra-cabeças literário
Esse livro foi realmente um desafio, fui lendo "aos trancos e barrancos", como dizem, mas aos poucos as coisas começam a fazer mais sentido, e foi muito satisfatório. Certamente, esse é um livro feito para ser relido, porque quando você termina tem vontade de começar de novo, só pra poder pegar detalhes que passaram desapercebidos ou que não fizeram sentido na hora. Será muito mais proveitoso em uma segunda leitura, pra entender melhor a história dos personagens e preencher as lacunas.

Nathane6 20/12/2023

Fluxo de consciência
Que livro desafiador!!! Os dois primeiros capítulos é uma confusão total, particularmente o segundo capítulos achei ainda pior e ainda sumiu a pontuação. O final do livro é mais fácil de entender. A história em si é simples mas a forma como o autor escreve torna muito complexo. Difícil mas compensa se esforçar e chegar até o final.

Bianca.Drewnowski 12/12/2023

7/10
O livro explora uma temporalidade única e por isso a leitura é bem complexa e difícil, além disso, o primeiro narrador é uma pessoa com deficiência, o que torna tudo mais nebuloso. O conceito da história é brilhante. Gostei do livro, mas certamente não é um dos meus favoritos e nem indico com fervor, me parece exatamente o tipo de coisa que os estadunidenses admiram, mas como latina gosto mais das coisas daqui.

Bianca Martins 01/11/2023

É uma leitura difícil
É realmente uma leitura difícil, recomendo assistir algumas resenhas sobre ele antes, inclusive resenhas de professores para vestibular, pois o aproveitamento da história será muito melhor e agradável. E ainda assim será difícil, mas não impossível.

No mais, qualquer coisa que eu escreva aqui não será o suficiente para explicar sobre a história, então só digo que: leia.