Gota D

Gota D'Água Chico Buarque

Resenhas - Gota D Água

1 | 2 | 3 | 4

izinha leitora 09/12/2020

moral da história: pobre só se fode e pra não se foder mais tem que casar com rico kkk faria de tudo pra deitar o Creonte e o Jasão no soco

Filipe.Mello 05/11/2020

Nacional Favorito
Até o momento em que escrevo essa resenha, Gota D'água é o meu livro nacional favorito. Ele fala sobre alienação e manipulação popular inspirado numa das minhas tragédias gregas favoritas que é Jasão e Medeia.
Escrito em forma de roteiro teatral, trás uma leitura dinâmica que se encaixa com a história em si, muito tranquila de ser lida.

Nilton 20/10/2020

Chico
Adaptação de Chico Buarque e Paulo Pontes de um clássico de Eurípedes.
Leia e ouça as canções fantásticas cantadas por Bibi Ferreira.

jAlia372 09/10/2020

tradução de tema, espaço e questões pro contexto brasileiro totalmente perfeito não tem um erro

L1teralmente 11/08/2020

“Gota d’água” é um drama escrito por Paulo Pontes e Chico Buarque que remonta a tragédia grega “Medéia” de Eurípedes, sob a perspectiva do povo brasileiro. Assim, a peça que estreou em 1977, traz a dança e a música do candomblé, o samba, o coro das vizinhas fofoqueiras e a miséria da população para uma história antiga, transformando Medéia em Joana e Jasão em um famoso sambista.

A obra disserta sobre a opressão das camadas populares, a ambição, o egoísmo e o preconceito, trazendo uma grande reflexão sobre até que ponto uma pessoa abre mão de sua humanidade por dinheiro. Além disso, ela traz uma vertente muito interessante sobre a revolta dos subjugados, que está sempre muito próxima de acontecer (falta uma gota d’água), mas não ocorre. É interessante porque o povo, que naquele contexto se via impedido de assumir seu espaço no palco brasileiro, é o protagonista desta grande tragédia moderna.

A intertextualidade com o texto de Eurípedes é muito evidente, por isso recomendo que você conheça um pouquinho sobre a tragédia original antes de ler a peça de Chico Buarque. Assumo que achei que perderia a graça se eu soubesse o enredo todo, mas me surpreendi com a narrativa, porque apesar das semelhanças tudo consegue ser tão original que você fica até a última página tentando entender se o final será o mesmo ou não. (Isso já não posso contar para vocês)

Gigi 18/07/2020

Clássico da Literatura Brasileira
Li este livro por causa das aulas de Literatura, e adorei! Chico Buarque e Paulo Pontes fazem uma versão de um clássico grego (Medeia) para a época deles, expondo diversos problemas sociais por meio de uma narrativa intensa e toda contada em versos. Além disso, as músicas são maravilhosas.

Gabriela Copatti 12/07/2020

Ótimo
Livro reflexivo, dramático e rápido.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Tragédias gregas nos tempos d'O Cortiço

eagorarenato 23/03/2020

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Percebi que toda leitura que remonta um autoritarismo do passado soa tristemente familiar. Essa peça é muito bonita e me apertou o coração.
Me relaciono muito com o drama épico dos que sofrem por amor.
O quanto estamos acostumados com as tragédias? No fim da tarde aqui em casa se alimentam de muitas delas. Duplos homicídios, triplos twists carpados. Cidade Alerta tem o empenho de mostrar como está violenta essa cidade, não sem inculcar valores morais mais violentos ainda em seus discursos. Meu esforço é diário pra entender porque meu pai mantém a TV ligada, quase que no automático, a programação como essa. Não sei se ele mesmo sabe. Mas pelo que se sabe, o entretenimento pela tragédia remonta aos gregos.

Letícia.Paradela 29/02/2020

Emoção, dor e poesia
Essa peça é uma obra de arte, poesia pura, e assisti-la no teatro deve ser uma experiência incrível!!! Lê-la me deixou cheia de vontade de ver ao vivo.
Em "Gota D'água", Chico Buarque e Paulo Pontes trazem uma história emocionante e dolorosa sobre a vingança de uma mulher abandonada pelo marido. A riqueza da obra, entretanto, vai muito além disso, pois nela encaramos um forte relato da realidade e das lutas que muitos pobres enfrentam no Brasil, tudo isso por meio de uma poesia deliciosa e admirável.
Amei ter tido o prazer de ler e sentir esse texto, que também me deu vontade de ler o mito original que o inspirou. Enfim, uma genialidade incrível, não costumo ler muitas peças, mas o ritmo dinâmico dos diálogos e das passagens das cenas também é tudo de bom!

Gi 07/10/2019

Resenha crítica de Gota d'água
A peça Gota d'água, escrita em 1975 em meio a ditadura milita no Brasil é uma adaptação da tragédia grega "Medéia", de Eurípedes.
O texto é de um dos artistas mais ativos na critica política e na luta pela democratização de nosso país, Chico Buarque, juntamente com Paulo Pontes, figura de grande importância na vida cultural do Rio de Janeiro.
Neste drama todo escrito em versos, com a finalidade de intensificar poeticamente os sentimentos a serem transmitidos, os autores tentam trazer a palavra de volta ao centro do fenômeno teatral, valorizando-a e convidando a uma reaproximação entre o teatro brasileiro e o povo brasileiro.
Com a crise da cultura brasileira, esta vinha perdendo sua vitalidade e originalidade; a publicação de Gota d'agua foi fruto da preocupação de dois homens brasileiros com a perda de conexão entre seu povo e sua cultura.

Ana Eliza 03/09/2019

O brasileiro não tem noção da preciosidade cultural q tem
A introdução quase me fez desistir de ler de tão chata, só continuei pq é leitura obrigatória no vestibular da uerj esse ano. Mas depois que a peça começa, é bem gostosinho. Os diálogos e as passagens de cenas se entrelassam de tal forma que a leitura flui muito bem. A história trás bastante humor e críticas sociais. Vale muito a pena. Até fiquei com vontade de ler o mito da Medeia, o qual serviu de inspiração para essa obra. E espero um dia ter oportunidade de assistir a peça, deve ser ainda melhor.
Tive pouca oportunidade de ler peças, aliás. Mas mesmo com meu pouco repertório, ouso dizer que A gota d'água é melhor que Romeu e Julieta de Shakespeare, que eu odiei.
Enfim, to começando a valorizar literatura nacional agora e agradeço a UERJ por me apresentar tal livro.

yuri29 20/06/2019

Gostoso de ler
Confesso que nunca tive curiosidade de ler peças. Contudo, esse ano tive de romper essa barreira, já que este livro é bibliografia obrigatória do vestibular de UERJ. Tenho que dizer que estou surpreso. O livro é muito gostoso de ser lido. Possui uma história bem envolvente e intrigante. Nós simplesmente não conseguimos nos afastar da leitura enquanto não terminamos o livro.

Lucas Tavares" 16/07/2017

Breve comentário
Uma verdadeira bosta!!! Vômito feminista assim como a porcaria grega que inspirou essa verdadeira "tragédia".

regifreitas 21/06/2016

Diálogos excepcionais! A poesia aliada à narrativa para contar uma história de um amor trágico e ao mesmo tempo realizar uma crítica ferroz sobre um sistema social desumano e impiedoso! Na leitura se perde muito da riqueza da obra. Este é um texto que, certamente, revela toda a sua força no palco, na representação; mesmo assim merece ser conhecido.

Essa leitura só confirmou ainda mais para mim que o Chico, como poeta, é um dos nossos grandes nomes. Já como prosador, ele é só mais um na multidão.

1 | 2 | 3 | 4