Gota D

Resenhas - Gota D Água

1 | 2 | 3 | 4

Ariane 28/03/2011

Medeia à brasileira
Ano passado li a Medeia de Eurípedes e fiquei entre estarrecida e impressionada. Sua Medeia choca pelo final trágico que impõe aos filhos, mas ao mesmo tempo nos impressiona a forma passional com que encara seus problemas.

Agora acabo de ler a Medeia brasileira, tão excepcionalmente desenvolvida por Chico e Paulo Pontes, e agora fiquei entre sensibilizada e encantada. Talvez seja por ser ambientada no Brasil, esta Medeia se aproxima mais do nosso cotidiano, uma mulher sofrida, que mergulhou fundo numa paixão e no final se descobre trocada, preterida, humilhada pelo homem a quem tanto se dedicou. A Medeia brasileira sensibiliza por ser tão próxima e encanta porque os autores usaram e abusaram de sua poesia. Os diálogos são esplêndidos, uma verdadeira aula de construção poética.

Paralelo a este drama psicológico temos a crítica social tão arraigada em grande parte da obra de Chico. A exploração do mais forte sobre o mais fraco, a submissão, o grito pela liberdade.

Enfim, Chico Buarque e Paulo Pontes souberam, com maestria, fazer um retrato psicológico de uma mulher que se sente usada e ultrajada. Sendo tão absurdamente rejeitada e esquecida.

Fimbrethil Call 04/10/2010

Musical dramático
Um peça de teatro muito interessante, que deve ser uma delícia de assistir, já que é uma delícia de ler: uma mulher abandonada pelo amante e as consequências disso pra ela e pra pessoas com quem ela convive.

Bom, livro, cheio de músicas conhecidas. Recomendo.

AlêPeriard 23/12/2009

Chorei duas vezes
Assisti a peça duas vezes, e simplesmente chorei em ambas! É perfeita, linda, forte! Vale a pena ler e assistir: Gota d´água.

Faraday 28/11/2009

Sensacional!!!!

O livro é tão abrangente que consegui ligar uma obra da Bienal de Arte de um ano que não me lembro com uma passagem do livro.
Era uma instalação com aproximadamente umas 50 cadeiras que foram presas a uma plataforma e serradas ali mesmo deixando o pó e os pedaços ali mesmo na plataforma, acho que só consegui entender esta instalação por ter lido este livro.....leia e descubra!
;)

josie// 25/04/2009

Li quando fazia teatro, fiz um teste representando uma cena como a personagem Joana, uma briga em que Jasão quer se separar e ela diz:
Pois bem, vc. vai escutar as contas que vou lhe fazer: te conheci moleque, frouxo, perna bamba, barba rala, calça larga, bolso sem fundo
Não sabia nada de mulher nem de samba e tinha um puto dum medo de olhar pro mundo. As marcas do homem, uma a uma Jasão,tu tirou todas de mim. O primeiro prato, o primeiro aplauso, a primeira inspiração, a primeira gravata, o primeiro sapato de duas cores, lembra? O primeiro cigarro, a primeira bebedeira, o primeiro filho, o primeiro violão, o primeiro sarro, ... Fabriquei energia que não era tua pra iluminar uma estrada que eu te apontei. E foi assim, enfim, que eu vi nascer do nada, uma alma ansiosa, faminta, buliçosa,uma alma de homem.
Pois bem, não passei no teste, que era prá montagem da peça Chica da Silva do Antunes Filho (eu não tinha o perfil) mas valeu a pena, foi muito divertido e conheci muita gente interessante na época.

1 | 2 | 3 | 4