O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Neto Martini 27/07/2013

Livro para ler em 1 dia!
Bom, eu posso dizer que Fernando Sabino soube segurar seu leitor.
Comecei a ler, ele hoje .. Mas, não dava nada para ele.

Minha ideia era: "Não, é brasileiro ... Vai ter uma história massante e também muito palavrão."
Mas foi totalmente ao contrário do que imaginei, tirando os palavrões que tem mas está na medida. Geraldo Viramundo faz tudo o que eu desejava fazer (principalmente para o trem, risos.)

Aquelas pessoas que infelizmente não conseguem ler ele em 1 dia, posso garantir que vai gostar. O livro é dividido em contos, então você consegue dar uma pausa ou até mesmo parar, por achar que é um livro cansativo (mas sinto que não vai achar).

Valeu muito apena, muito mesmo!

Elis 27/02/2015

Como não amar
Praticamente todo mundo leu esse livro na escola. Eu não tive esse privilégio e embora eu seja uma "viciada" em livros, não consigo me recordar de todas as histórias que li no colégio, talvez seja melhor assim né. Esse ano, inclui na minha meta de leitura clássicos da literatura brasileira e nada melhor do que começar com o Grande Mentecapto (que arrependimento de não ter aproveitado a promoção da Bienal e lotado minha estante de Fernando Sabino), porque eu simplesmente amei esse autor. Gostei da linguagem simples do Fernando Sabino, da construção das narrativas, a forma como ele dialoga com o leitor, seja para dar alguma explicação ou comentar alguma peripécia do personagem Viramundo. Aliás dei muitas risadas com ele. Não é preciso ter nascido no interior de Minas para identificar algumas situações, cenários, histórias, trejeitos e costumes típicos.

Luciana Lima 08/10/2015

Uma obra para sorrir

Se estiveres precisando se descontrair um pouco, com este livro terá uma ótima oportunidade de esquecer dos seus problemas e entrar numa estória ilariante.

Túlio 09/12/2015

Porque todos somos Viramundos...
Mais uma vez, é posto em questionamento aquele tema cujos bons escritores não se cansam de indagar: "Onde está o limite entre a loucura e a lucidez?", "Afinal, o que é a loucura?". Já que, deve-se dizer, o querido Geraldo Viramundo despertou mais uma vez esse tema. E, atrevo-me a dizer, de uma maneira com um humor inteligente e bem construído pelo Fernando Sabino.
Durante suas peregrinações, Viramundo percorrerá os quatro cantos de Minas Gerais, e é com sutileza que o autor fará algumas de suas críticas socias, sem aquele tom panfletário que muitos outros romances utilizam (não que isso seja ruim). No desenvolver da trama, a afeição que criamos pelo protagonista é aumentada intensamente, de modo que chegaremos a perguntar: " será que Viramundo está realmente no auge de sua sandice?". É partir desse ponto que se constituirá uma das graças do livro: Geraldo Viramundo parecerá tão sóbrio quando comparado a outros personagens futuramente apresentados, que também seremos levados a questionar o conceito da loucura e da lucidez.
Primeira obra que leio desse explêndido autor, e me arrependo de não ter lido outras. Adorei o livro e, principalmente, o fato de descobrir que, afinal, de Viramundo todos temos um pouco!

Lucas.Tavares 16/05/2016

Mais do que uma estória.
O livro narra a história [ao menos os episódios que o narrador consegue compilar] de Geraldo Boaventura, mais conhecido como Geraldo Viramundo, mas que recebe várias alcunhas no decorrer da sua vida. O personagem, Viramundo, recebe tal apelido por não ser sedentário. A sua residência é Minas Gerais. Várias histórias, de cômicas a trágicas, são descritas neste romance de Fernando Sabino. Desde pequeno aventureiro, destemido, não perde para a razão. Quiçá por isso ele seja o grande mentecapto. Não dá voz ao juízo. Desordenado nas suas ideias, nos seus propósitos. Um livro que traz as peregrinações evidenciando conceitos culturais e ideológicos de uma confraria tradicional, religiosa, um tanto retrógrada, com discrepância suntuosa entre os extratos sociais e que necessita de alguém para desordená-la para que esta possa ser posta na ordem correta. Quem seria tal transeunte senão o grande mentecapto, possuidor de um juízo tão escasso que o permite desafiar as ordens postas como naturais?

sabren 14/05/2023

Fernando sabino é genial! a história do grande mentecapto, geraldo boaventura, geraldo viramundo, e tantos outros nomes listados no livro é no mínimo intrigante, esse homem percorre todo o brasil dentro de minas gerais (como diz no livro) e acaba interagindo com diferentes instituições (igreja, quartel, política, hospício, prostitutas, mendigos...) e criando confusões com suas interações inusitadas. é muito interessante como ele roda, roda e acaba (literalmente) no mesmo lugar do início. gosto bastante da forma como fernando sabino interage e conversa com o leitor, por vezes, explica seu processo criativo e tudo o que o levou até aquele ponto, além de todas as referências serem inteligentíssimas e colocadas no lugar certo. uma excelente leitura, divertida e fluída.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2018

Relato das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações.

Clássico de Fernando Sabino que mistura o riso e o patético, a sátira e a tragédia, a sanidade e loucura. Na linha da novela picaresca, em que o personagem desloca-se por um espaço indefinido, à cata dos conflitos para resolvê-los heroicamente, Viramundo vive uma seqüência de peripécias em Minas Gerais. Comporta-se sempre como o bem-intencionado, o puro, o ingênuo, mesmo submetido às artimanhas e maldades do mundo.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501912800

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??O Grande Mentecapto

Autor: Fernando Sabino
Editora: Record

Este livro é um relato de um romance, que narra as aventuras de Geraldo Viramundo. Foi lançado em 1979.
Viramundo é uma espécie de Dom Quixote brasileiro, a história acontece em Minas Gerais, e é baseada em uma aposta que ele fez com seus amigos de parar um trem na cidade de Rio Acima.
O personagem é uma espécie de anti herói com traços de humor, loucura e excentricidade.

Li há muitos anos este livro, e não deixo de ter uma admiração por ele, Viramundo percorre além disso, varias cidades mineiras, e é tido como louco por suas atitudes. Ele nos mostra como é importante a simplicidade acima de tudo. "Todo aquele, pois, que se fizer pequeno como este menino, este será o maior no reino dos céus.". #ograndementecapto #fernandosabino #editorarecord #livros #leitura #leitorescompulsivos #leituradiaria #livrosemaislivros #instabooks #booksgram #booklovers #bookaholic #viciadosemlivros #loucosporlivros #booksbooksbooks #leiamais #resenha #literatura #amorporlivros #wishingabook

Lorena de Holanda 29/08/2020

Fernando Sabino ganha o leitor no humor e na riqueza de referências literárias. Para os mais apaixonados, Geraldo Viramundo não terá nada de louco, parecerá apenas um feliz e hilário idealista. As sátiras à ditadura militar são de arrasar! É uma leitura obrigatória para brasileiras e brasileiros.

site: https://grupoquinquilharia.com.br/site/resenha-o-grande-mentecapto-fernando-sabino/

Ju 03/01/2021

O Grande Mentecapto-Fernando Sabino
"O Grande Mentecapto" conta as aventuras de Viramundo, que muitos dizem ser uma espécie de Dom Quixote brasileiro, por Minas Gerais. Ótima escolha depois de uma leitura mais pesada. Muito bom!! A narrativa prende e o leitor se vê querendo saber qual será a próxima aventura relatada. Rápido e leve.

LuAsa10 29/04/2023

Divertido
Ganhei esse livro e deixei na minha estante, fiz bastante hora para lê-lo, não dei muito crédito para ele, porém um dia resolvi dar uma chance, e me surpreendi, o livro te prende do início ao fim, muito bom, uma leitura gostosa e engraçada, super recomendo. Cada capítulo apresenta uma parte da história de Geraldo Viramundo e suas aventuras por cidades de Minas Gerais.

Lu Tibiriçá 13/02/2021

Sempre atual
Ainda atual e sempre passível de ser encontrado por aí, o livro me fez rir e chorar também. Até porque a forma como tratamos nossos semelhantes não deixa de ser uma das temáticas possíveis desse texto.
São tantas que a resenha ficaria monstruosa mas outra que mais me encantou foi a forma divertida de falar com o leitor.
Só aumentou a vontade de reler a coleção "Para gostar de ler" que tomou conta do início da minha adolescência, lá nos anos 80 ?.
Um projeto a se levar a sério...