O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

sabren 14/05/2023

Fernando sabino é genial! a história do grande mentecapto, geraldo boaventura, geraldo viramundo, e tantos outros nomes listados no livro é no mínimo intrigante, esse homem percorre todo o brasil dentro de minas gerais (como diz no livro) e acaba interagindo com diferentes instituições (igreja, quartel, política, hospício, prostitutas, mendigos...) e criando confusões com suas interações inusitadas. é muito interessante como ele roda, roda e acaba (literalmente) no mesmo lugar do início. gosto bastante da forma como fernando sabino interage e conversa com o leitor, por vezes, explica seu processo criativo e tudo o que o levou até aquele ponto, além de todas as referências serem inteligentíssimas e colocadas no lugar certo. uma excelente leitura, divertida e fluída.

Lorena de Holanda 29/08/2020

Fernando Sabino ganha o leitor no humor e na riqueza de referências literárias. Para os mais apaixonados, Geraldo Viramundo não terá nada de louco, parecerá apenas um feliz e hilário idealista. As sátiras à ditadura militar são de arrasar! É uma leitura obrigatória para brasileiras e brasileiros.

site: https://grupoquinquilharia.com.br/site/resenha-o-grande-mentecapto-fernando-sabino/

debsdcn 08/10/2023

Minha mãe trouxe esse livro pra mim, e de início não chamou muito a minha atenção, mas como foi um presente, resolvi dar uma chance pra essa obra.
essa foi uma ótima escolha. desde o primeiro capítulo me vi mergulhada na história de viramundo e querendo saber mais e mais de suas aventuras. Me diverti, ri, me identifiquei, ri mais um pouco e chorei. Essa foi a primeira obra brasileira que li completa e com certeza valeu muito a pena!!

Ju 03/01/2021

O Grande Mentecapto-Fernando Sabino
"O Grande Mentecapto" conta as aventuras de Viramundo, que muitos dizem ser uma espécie de Dom Quixote brasileiro, por Minas Gerais. Ótima escolha depois de uma leitura mais pesada. Muito bom!! A narrativa prende e o leitor se vê querendo saber qual será a próxima aventura relatada. Rápido e leve.

Lu Tibiriçá 13/02/2021

Sempre atual
Ainda atual e sempre passível de ser encontrado por aí, o livro me fez rir e chorar também. Até porque a forma como tratamos nossos semelhantes não deixa de ser uma das temáticas possíveis desse texto.
São tantas que a resenha ficaria monstruosa mas outra que mais me encantou foi a forma divertida de falar com o leitor.
Só aumentou a vontade de reler a coleção "Para gostar de ler" que tomou conta do início da minha adolescência, lá nos anos 80 ?.
Um projeto a se levar a sério...

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??O Grande Mentecapto

Autor: Fernando Sabino
Editora: Record

Este livro é um relato de um romance, que narra as aventuras de Geraldo Viramundo. Foi lançado em 1979.
Viramundo é uma espécie de Dom Quixote brasileiro, a história acontece em Minas Gerais, e é baseada em uma aposta que ele fez com seus amigos de parar um trem na cidade de Rio Acima.
O personagem é uma espécie de anti herói com traços de humor, loucura e excentricidade.

Li há muitos anos este livro, e não deixo de ter uma admiração por ele, Viramundo percorre além disso, varias cidades mineiras, e é tido como louco por suas atitudes. Ele nos mostra como é importante a simplicidade acima de tudo. "Todo aquele, pois, que se fizer pequeno como este menino, este será o maior no reino dos céus.". #ograndementecapto #fernandosabino #editorarecord #livros #leitura #leitorescompulsivos #leituradiaria #livrosemaislivros #instabooks #booksgram #booklovers #bookaholic #viciadosemlivros #loucosporlivros #booksbooksbooks #leiamais #resenha #literatura #amorporlivros #wishingabook

Gabi Guerra 09/07/2021

Dom Quixote mineirinho

Resolvi reler “O grande mentecapto” por acaso.
Meu primeiro contato com o livro havia sido ainda na escola. Já na ocasião havia adorado.
Fernando Sabino tem o dom da narrativa do contador de histórias. Assemelha-se, a meu ver, ao grande mestre Rubem Alves.
Geraldo Viramundo, nosso querido mentecapto, nasce, vive e perambula pelas terras mineiras, razão pela qual recebeu a alcunha de Viramundo.
Sabino aborda com muita sensibilidade e ironia o fino limite existente entre o são e o doido, entre bem e mal, experiência e inocência.
Viramundo é deveras inusitado, porém sustenta o peso do peculiar com a doçura do grande coração.
Ele foi o garoto que parou o trem, quase padre excomungado, vagabundo, presidiário, candidato a prefeito, amigo dos rejeitados,militar e líder de revolução!
Sua trajetória é inspirada em Dom Quixote com um quê de Sertão Veredas. Sabino utiliza muuuuuita intertextualidade na história, o que só enriquece o contexto da narrativa.
O final é surpreendente e aberto a várias dissertações sobre o seu real significado.
Poxa, é um livro muito legal, pequeno, engraçado e um pouco triste. Uma aventura completa! Vale a pena a leitura, especialmente aos amantes da cultura mineira!

site: https://www.instagram.com/p/CMZxtghjNp4/

cristalmuniz 14/02/2009

Lembra-me O ganhador, do Loyola Brandão.

cfsardinha 09/07/2011

Viramundo vive uma série de trapalhadas no Estado de Minas Gerais.
Puro e ingênuo, ele é submetido à várias artimanhas e maldades
Viramundo mete os pés pelas mãos na esperança de conquistar Marília, a filha do governador de Minas Gerais. Sua ilusão de conquista é
reforçada pelos falsos amigos que o enganam com cartas de amor de mentira e incentivam sua loucura mansa e seu sonho impossível. É um livro emblemático, além de ser ao mesmo tempo caricato e divertido, como Sabino sabe fazer.

maysleituras 09/03/2011

Nobre Viramundo
Veja o material completo aqui: www.recordandopalavras.blogspot.com

Achei o livro bem interessante. Tanto pela escrita mais adulta, diferente do que estou acostumada a ler, quanto pela história em si.
Geralmente, gosto muito dos livros indicados pela escola. E com esse não foi diferente. Realmente adorei conhecer a história do Viramundo: vida cheia de injustiças e mesmo assim, ele não desistiu: teve seu amor não correspondido, chorou com isso. No entanto, seguiu em frente. Conquistou seus amigos e os perdeu de uma hora para outra, seguiu em frente. Mostrou sua inteligência e foi admirado várias vezes por muitas pessoas, porém, algo sempre dava errado. E o que ele fazia?! Seguia em frente.
Justamente por esse motivo e pelo seu jeito de ser, ficou guardado na memória de muitos. Assim como recebeu os mais variados nomes, apelidos ou hm... qualquer outra coisa do tipo. Veja alguns deles: Geraldo Merdakovski, General Búlgaro, Geraldo Rolamundo, Geraldo Carneiro, Geraldo Capítulo.
A história em si, como eu já disse, é muito boa. A personagem simplesmente te chama pro livro e te encanta, tornando tudo mais fascinante ainda. Tanto que ao final do livro, você fica com aquela dúvida: isso realmente aconteceu ou não?!
Certas coisas no livro me incomodaram só um pouquinho, como:
o título dos capítulos: eram grandes e falavam, resumidamente, os acontecimentos ocorridos com Viramundo. Portanto, você já sabia as coisas que estavam por vir, só não sabia como viria a acontecer. Isso me incomodou por acabar mais ou menos com minha curiosidade. Além disso, gosto mais de títulos curtos... ou apenas o número do capítulo, exemplo: 1, 2, 3, 4 ou 1. O Viramundo.
capítulos: alguns eram muito longos, deixou a leitura meio cansativa. Mas, eu que não sou acostumada com isso mesmo. Afinal, a maioria dos meus livros possui capítulo curto. Então eu estranhei um pouco :)
algumas interrupções feitas pelo escritor: em certos momentos o autor interrompia a história e fazia uma observação. Muitas não eram necessárias, pelo menos na minha opinião. Além disso, algumas eram naquele momento de é agora ou nunca... Aí cortava toda a emoção pela raíz ):
palavras complicadas: na verdade, foram poucas. Pensei que o livro inteiro seria complicado, mas, não é. Porém, alguns parágrafos faziam você precisar ler mais de uma vez para entender. Fora isso, nada demais!
Concluo então, que a maioria das coisas que eu não gostei muito, foram questões de estética, simplesmente por não estar adaptada a isso :)
E para amenizar um pouco, devo dizer: gostei muito da capa... simples e atraente. Geralmente, leio livros com fundo preto e algum desenho contrastando. Esse foi o inverso: fundo branco, com palavras pretas e douradas. Ficou bem legal essa combinação, eu gostei!
Recomendo o livro para todos. É bem divertido e você acaba se identificando uma hora ou outra.

Bit 01/03/2011

Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração para a obsessão literária que então o sufocava. Dez anos mais tarde, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o romance 'O encontro marcado', que tanto sucesso alcançou, com sucessivas edições até os dias de hoje - além das crônicas, contos e novelas com que conquistou seu numeroso público desde então. Um dia, já em 1979, remexendo velhos papéis, encontrou algumas folhas amareladas pelo tempo, com o princípio da história do grande mentecapto Viramundo. Como um desafio, decidiu retoma-la e, em 18 dias de trabalho contínuo e ininterrupto noite adentro, deu por terminado o romance iniciado 33 anos antes. A sua impressão é a de que teve o livro dentro de si durante todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que nele reencontrou a sua vocação de romancista. Tamanho esforço redundou numa obra a um tempo hilariante e dramática, cuja ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire uma dimensão universal, remontando às origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.

Sebastian 23/09/2015

Uma homenagem a Minas....
A história de Viramundo é um livro que transita entre o cômico e o trágico, e por isso mesmo é um livro comovente. As idiossincrasias de Viramundo passando pelas cidades do interior de Minas enternecem pela pureza do protagonista, e pelas duas desventuras pelo interior de Minas. Fernando Sabino brinca com a própria arte de escrever, fazendo diversas justificativas de estilo, parafraseando e inspirando-se em outros autores, e contando a história a partir da ótica de um pesquisador. Várias cidades do interior de Minas Gerais são homenageadas em cada passagem daquele que busca seu destino.

Silvio 06/10/2015

Através de uma narrativa leve e muito bem redigida, o autor faz uma sátira a diversos segmentos da sociedade, tais como: clérigo, exército, pessoas "santas", políticos, o sistema social em geral. Coloca um excelente toque de humor - ri bastante - inteligente.
O personagem central, o "Viramundo", é bem típico o brasileiro comum, que se adapta fácil e rapidamente a qualquer situação, mesmo as mais difíceis, tenta ser amigo de todos; tem suas dúvidas, faz suas reflexões.
O problema desse livro é o vocabulário: muitos termos totalmente incomuns; recomendo a quem vai ler ter um dicionário à mão.