O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

@moisesffelipe 08/12/2019

Um tipo de humor raro
Eu pretendo reler esse livro. O começo principalmente foi muito interessante e divertido. mas do meio para o final eu acabei me perdendo e o livro não me pegou de forma tão intensa como tinha sido no começo. Eu avaliei o livro como bom porque talvez tenha sido culpa minha.

Gilmara Silva 14/04/2020

Citação:
"O raio que coriscou na sua cabeça naquele instante, dando-lhe uma fulminante consciência da iniquidade que prevalece neste mundo, foi demais para sua inocência, matou o menino que ele trazia dentro de si. Matou o menino." p. 197

Marcia 18/08/2020

Minhas impressoes sobre o livro, não é uma resenha.
Não sera uma resenha, apenas minhas impressoes sobre o livro.
As horas que dediquei a leitura desse livro foram divertidíssimas. Que honra foi conhecer Geraldo Viramundo e que forma maravilhosa Fernando Sabino escreveu. É como se ele estivesse na poltrona ao lado narrando para o leitor as histórias de Viramundo. Mas amigos, ele realmente conversa com a gente. Que leitura agradável. Nessas horas de leitura me acompanhou esse lindo marcador de páginas que ganhei de uma amiga muito querida.
De acordo com o site Cinema falado, dizem que o personagem existiu e que o escritor imaginou seu passado e toda sua trajetória transformando nesse grande livro.
Durante a leitura me vi em minha infância ouvindo as histórias que meu avos me contavam. Histórias acontecidas em São Paulo, Taubaté e São Luís do Paraitinga numa época que havia tanta pureza e inocência nas pessoas. Ahh nesse ponto eu digo: sinto saudades de um tempo que não vivi, pois foram nas décadas anteriores ao meu nascimento.
Sinopse: "O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra as aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote brasileiro, que percorre Minas Gerais"
A história foi adaptada para o cinema. Eu não assisti,então posso falar sobre o filme

Titi 08/11/2020

Aoo Minas
Uma leitura cômica, uma leitura mineira, cheia de história lugares, e uma boa fantasia.

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão
José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva era um menino como qualquer outro criado em Rio Acima, interior do estado de Minas Gerais. Fugia para tomar banho de rio com os amigos e aprontar todo tipo de travessura pela cidade. Parte de uma família extensa, com incontáveis irmãos, o seu mais promissor prognóstico era o de tocar o pequeno comércio da família no futuro.

Contudo, Geraldo era audacioso, e numa tediosa tarde resolveu assombrar todos os seus amigos com uma aposta: faria o trem parar na estação abandonada da cidade, onde havia anos que ele não parava.

Venceu a aposta, porém seu ato não passou sem maiores consequências. E certo de que a desastrosa consequência havia sido sua culpa, resolveu abandonar seu destino antes determinado e entrar para o seminário. Quando sua vida parecia ter finalmente entrado nos eixos, uma enorme confusão em Mariana, cidade onde ficava o seminário, o fez largar a futura batina e seguir sem rumo pelo estado de Minas Gerais.

Na sua andança sem fim, José Geraldo vai fazendo amigos e recebendo nomes por onde passa, fazendo desta grande obra de Fernando Sabino uma tragicomédia da melhor qualidade. Em sua narrativa, o autor conversa sem papas na língua com o leitor. Expõe seus pontos de vista, seus medos e suas desconfianças, compondo um livro divertidíssimo, pare se ler rindo e terminar chorando.

Juju 22/02/2021

um livro um tanto quanto confuso e de final esperado. primeiro livro de fernando sabino que eu leio e eu gostei bastante de sua escrita

Cássia Agapito 07/04/2021

Para maior de 18
Um pouco desavergonhado em alguns trechos. Inegável que o autor sabe lidar com as palavras.

elisadinelli 09/01/2022

Como mineira, esse livro fez com que eu me sentisse mais conectada à minha terra, já que o Viramundo passa por tantos lugares daqui. Achei no fim uma história triste, tão real nos infortúnios, mas com momentos muito engraçados.

Pedro 09/04/2022

Bom começo, razoável meio e bom final. Epílogo necessário!
Eu fui com muita expectativa pra este livro e acho que isso atrapalhou um pouco.

O começo, a fase do Viramundo criança, é minha parte favorita.
O meio não é ruim, mas acho que foi me cansando um pouco. As aventuras e desventuras são boas, mas algumas poderiam ter ficado de fora. Me peguei pensando "tá, mas isso vai dar em algo ou vai ser só mais uma trapalhada?". E o que algumas vezes foi ótimo, porque fui surpreendido com sequências de cenas muito boas (como a das rosas). Mas algumas outras eu fiquei "ué? pra quê?".
Já o final... Bem, agora, pensando melhor, eu gosto. Embora o epílogo tenha sido fundamental pra melhorar o final.

Letícia 07/07/2022

Divertido e caótico
Quem disse que literatura brasileira é chata nunca leu esse livro. O escritor brinca com as suas expectativas e apresenta um personagem com uma visão de mundo muito peculiar. Acompanhar sua jornada é algo no mínimo interessante

igsuehtam 01/08/2022

Viramundo
Clássico brasileiro!
Um livro bem humorado e com um dos finais mais bonitos que já li. O sorriso de Viramundo sempre será lembrado!

Joshua 22/01/2023

Viramundo, o grande
Desde quando me foi indicado, fiquei ansioso. Esperava muita coisa, mas ainda assim não fui preparado para o que realmente me esperava. Já no primeiro capítulo Geraldo te prende e te conta uma história boa. Suas aventuras o constrói e ele as vive muito bem. Certamente um livro que voltarei a ler. E é brasileiro. Tinha de ser.

Becca 02/04/2023

Obra muito legal, apesar de não fazer meu tipo de leitura, o grande mentecapto tem um lugarzinho no meu coração