O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Camila 25/07/2023

O livro conta sobre a vida do Viramundo e joga luz de maneira divertida sobre os marginalizados da sociedade. Tem um final que faz um paralelo simbólico com outro personagem e isso nos faz pensar e só por isso já vale a pena a leitura!

Daniellen.Ayres 12/05/2020

O livro é muito divertido e gostoso de ler! O autor reuniu elementos trágicos e cômicos, tudo isso dentro da vida de um personagem com a alma de uma criança.
O que achei muito legal foi o formato que ele usou para escrever a história de Viramundo, onde o narrador é um intruso, em alguns momentos ele para a narrativa para conversar com o leitor e são paradas muito criativas e instigantes. Esse tipo de recurso de um toque a mais na leitura!
Pode-se comparar as aventuras de Geraldo Viramundo com o povo brasileiro. Uma alegoria ao homem alienado e aos diversos tipos da sociedade, de um lado a ingenuidade e a pureza, em controvérsia com a hipocrisia.
O final é surpreendente! Sem dúvida uma grande obra da literatura brasileira com um personagem inesquecível.

Felipe Gama 28/10/2009

O melhor livro nacional que li até agora!
Livro simples, rápido, porem intrigante. adorei este livro. li para colégio achando que seria uma merda igual a maioria de livros paradidáticos. Foi grande a surpresa quando li o livro em 3 dias e sempre querendo ler mais e mais. o Livro é bem narrado, com passagens humoristicas e uma história inteiramente brasileira.

Carol 21/02/2022

Leitura Nacional
O meu exemplar desde livro é da época de criança da minha mãe então para mim tem um valor inestimável, um autor que consegue fazer você imaginar e reproduzir os cenários de acordo com a história na sua mente com detalhes.

Cris 06/02/2021

Aventuras e Desventuras de viramundo
Conhecer Geraldo Viramundo foi um prazer imenso, é aquele personagem que ilustra nossa imaginacao de causos ou historias de pescadores, a leitura fica leve, engraçada e cheia de reviravoltas.
O livro é todo ambientado em Minas Gerais e assim como uma boa mineira fica facil se identificar com situacoes, costumes e historias.
 É um livro simples e despretensioso, com uma mensagem forte sobre como enfrentar e vencer a vida do jeito que dá, mas com honestidade e coragem.
Recomendo pra quem como eu quer começar a ler mais literatura brasileira.

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão
José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva era um menino como qualquer outro criado em Rio Acima, interior do estado de Minas Gerais. Fugia para tomar banho de rio com os amigos e aprontar todo tipo de travessura pela cidade. Parte de uma família extensa, com incontáveis irmãos, o seu mais promissor prognóstico era o de tocar o pequeno comércio da família no futuro.

Contudo, Geraldo era audacioso, e numa tediosa tarde resolveu assombrar todos os seus amigos com uma aposta: faria o trem parar na estação abandonada da cidade, onde havia anos que ele não parava.

Venceu a aposta, porém seu ato não passou sem maiores consequências. E certo de que a desastrosa consequência havia sido sua culpa, resolveu abandonar seu destino antes determinado e entrar para o seminário. Quando sua vida parecia ter finalmente entrado nos eixos, uma enorme confusão em Mariana, cidade onde ficava o seminário, o fez largar a futura batina e seguir sem rumo pelo estado de Minas Gerais.

Na sua andança sem fim, José Geraldo vai fazendo amigos e recebendo nomes por onde passa, fazendo desta grande obra de Fernando Sabino uma tragicomédia da melhor qualidade. Em sua narrativa, o autor conversa sem papas na língua com o leitor. Expõe seus pontos de vista, seus medos e suas desconfianças, compondo um livro divertidíssimo, pare se ler rindo e terminar chorando.

Isabelle 27/10/2020

Um livro gostoso de ler, ri bastante enquanto o lia. Primeiro contato com o Sabino e curti muito :)

Leandro 24/08/2022

O livro começa engraçado e bem despretensioso, e nos últimos capítulos se torna um grito dos desvalidos, excluídos e marginalizados, até o final agridoce.

Cacau 29/10/2020

Incrível
Amei o livro, a escrita do autor me fez sentir ainda mais seduzida e imersa na história de Viramundo. Assim como muitos autores nacionais Sabino não deixa nada a desejar! Em algum outro momento certamente irei reler.

Anissima 10/02/2023

Incrível , divertido, emocionante
Sem palavras para essa obra de Fernando Sabino! Me diverti tanto, ri, me emocionei. Como fico feliz de encontrar uma obra tão tão boa assim!

Milena @albumdeleitura 10/09/2015

O Grande Mentecapto
O romance narra as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom Quixote brasileiro, e suas andanças pelo estado de Minas Gerais.

Nascido em Rio Acima, Geraldo fora um menino como outro qualquer, com suas traquinagens e maluquices. Sua vida, porém, começa a mudar quando aposta que conseguiria fazer o trem parar. Dito e feito; torna-se o herói da cidade.
As consequências, no entanto, não foram apenas positivas: admirando esse feito, outro menino tentou fazer o mesmo e acabou morrendo. Revoltada, a população considerou-o como o grande culpado. Passou um tempo isolado até conhecer o Padre Limeira e manifestar seu desejo de ser seminarista. É quando sai de casa rumo a peregrinações, grandes trapalhadas e confusões.

É expulso do seminário, se apaixona pela filha do Governador, leva uma surra, é internado num hospício, torna-se candidato a prefeito, entra para o quartel, vai preso e participa de uma revolução ao lado de prostitutas e sem-teto em busca de melhores condições de vida. Ufa! Que loucura, não é mesmo?!

O fim do livro (que eu não vou contar!) é surpreendente, comovente e triste também. Fernando Sabino expõe sua capacidade descritiva, (parece que você está vivendo a cena) e faz o leitor rir, se emocionar e refletir sobre suas conclusões a respeito da vida, do homem e das coisas.

Simplesmente amei a maneira cômica e ao mesmo tempo crítica que Sabino escreve e, posso dizer que me tornei fã deste cara!

Recomendo, com toda a certeza!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-08.html

Maria 24/01/2023

surprendente
quando comecei a ler não imaginava que as aventuras de Viramundo me prenderiam tanto. Foi incrível poder acompanhar o grande mentecapto em sua jornada.
O livro captou minha atenção desde o primeiro capítulo. Eu ri e chorei com esse livro - teve várias coisas q me marcaram.
Eu sei que ele não é nada atraente pelo título, mas vale o seu tempo

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Brasileiro até no nome.
Excelente! Geraldo Viramundo é o nosso brasileiro, o nosso Dom Quixote, o nosso bom homem. Um cenário muito bem humorado do nosso rodo cotidiano.

Henrique.Alves 14/12/2020

Um coração como o de viramundo
Vou sentir saudades desse personagem. Doce, ingênuo, sonhador, um tipo de dom Quixote brasileiro que por suas andanças por MG fez tudo. Quase virou padre, foi internado num manicômio, conheceu um fantasma, se tornou líder revolucionário, mas tudo isso com a intenção de ajudar.

Edson Nunes 16/07/2009

A origem de Gump.
Pra quem viu Forrest Gump descobriu que provavelmente o produtor do filme se inspirou nesse livro.Um livro bem montado e com um humor bem elaborado, O Grande Mentecapto é um clássico literário que foge um pouco dos moldes da literatura brasileira e critica de forma direta e indireta alguns aspectos da politica e da sociedade do país.

romalopes 28/08/2009minha estante
Será? Será? :-)

Bell_016 04/10/2009minha estante
Que moldes da literatura brasileira? Desafio você a encontrar esse tal molde q toda (!) a literatura brasileira tem em comum....(até os dias de hoje claro)