O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

João 26/08/2015

vida difícil, porém vivida
Nesse livro, Fernando Sabino retrata como é ter uma infância fora da capital..aquela infância que da vontade de viver.. sem smartphones, sem internet, sem nada disso. A cada página, a história me fez pensar em como a vida pode ser tão bem vívida "offline". Para quem já leu alguns outros livros do autor, pode perceber que ele descreve sempre as fases da vida de uma criança do interior até se tornar um adulto. Se você procura um engrandecimento de vida, esse é o livro certo para você. Um conselho, aproveite cada página, pois, quando terminar, você vai sentir muita falta dessa leitura. Definitivamente um dos meus livros favoritos.

Sebastian 23/09/2015

Uma homenagem a Minas....
A história de Viramundo é um livro que transita entre o cômico e o trágico, e por isso mesmo é um livro comovente. As idiossincrasias de Viramundo passando pelas cidades do interior de Minas enternecem pela pureza do protagonista, e pelas duas desventuras pelo interior de Minas. Fernando Sabino brinca com a própria arte de escrever, fazendo diversas justificativas de estilo, parafraseando e inspirando-se em outros autores, e contando a história a partir da ótica de um pesquisador. Várias cidades do interior de Minas Gerais são homenageadas em cada passagem daquele que busca seu destino.

Silvio 06/10/2015

Através de uma narrativa leve e muito bem redigida, o autor faz uma sátira a diversos segmentos da sociedade, tais como: clérigo, exército, pessoas "santas", políticos, o sistema social em geral. Coloca um excelente toque de humor - ri bastante - inteligente.
O personagem central, o "Viramundo", é bem típico o brasileiro comum, que se adapta fácil e rapidamente a qualquer situação, mesmo as mais difíceis, tenta ser amigo de todos; tem suas dúvidas, faz suas reflexões.
O problema desse livro é o vocabulário: muitos termos totalmente incomuns; recomendo a quem vai ler ter um dicionário à mão.

Sanche 12/03/2016

Fascinante
Meu pai biológico deixou esse livro para minha mãe na época em que namoravam, com algumas anotações, e ela nunca leu. É a única coisa que tenho dele.

Jéssica Santos 11/06/2016

O mais extraordinário mentecapto
Aqui acompanhamos desde a infância até a fase adulta do Geraldo Viramundo, por toda a Minas Gerais e suas mais extraordinárias histórias. Um livro engraçado e tocante ao mesmo tempo, de doido parece que todos temos um pouco, não é mesmo. hehehehe

Ida 14/07/2019

Aventuras e Desventuras
Uma leitura divertida, acompanhamos as peripécias e andanças de Geraldo Viramundo pelo estado de Minas Gerais, um herói da literatura brasileira. Muito bom o livro, porém o que mais gostei do autor foi “O menino no espelho”.

@moisesffelipe 08/12/2019

Um tipo de humor raro
Eu pretendo reler esse livro. O começo principalmente foi muito interessante e divertido. mas do meio para o final eu acabei me perdendo e o livro não me pegou de forma tão intensa como tinha sido no começo. Eu avaliei o livro como bom porque talvez tenha sido culpa minha.

Gilmara Silva 14/04/2020

Citação:
"O raio que coriscou na sua cabeça naquele instante, dando-lhe uma fulminante consciência da iniquidade que prevalece neste mundo, foi demais para sua inocência, matou o menino que ele trazia dentro de si. Matou o menino." p. 197

Titi 08/11/2020

Aoo Minas
Uma leitura cômica, uma leitura mineira, cheia de história lugares, e uma boa fantasia.

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão
José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva era um menino como qualquer outro criado em Rio Acima, interior do estado de Minas Gerais. Fugia para tomar banho de rio com os amigos e aprontar todo tipo de travessura pela cidade. Parte de uma família extensa, com incontáveis irmãos, o seu mais promissor prognóstico era o de tocar o pequeno comércio da família no futuro.

Contudo, Geraldo era audacioso, e numa tediosa tarde resolveu assombrar todos os seus amigos com uma aposta: faria o trem parar na estação abandonada da cidade, onde havia anos que ele não parava.

Venceu a aposta, porém seu ato não passou sem maiores consequências. E certo de que a desastrosa consequência havia sido sua culpa, resolveu abandonar seu destino antes determinado e entrar para o seminário. Quando sua vida parecia ter finalmente entrado nos eixos, uma enorme confusão em Mariana, cidade onde ficava o seminário, o fez largar a futura batina e seguir sem rumo pelo estado de Minas Gerais.

Na sua andança sem fim, José Geraldo vai fazendo amigos e recebendo nomes por onde passa, fazendo desta grande obra de Fernando Sabino uma tragicomédia da melhor qualidade. Em sua narrativa, o autor conversa sem papas na língua com o leitor. Expõe seus pontos de vista, seus medos e suas desconfianças, compondo um livro divertidíssimo, pare se ler rindo e terminar chorando.

Juju 22/02/2021

um livro um tanto quanto confuso e de final esperado. primeiro livro de fernando sabino que eu leio e eu gostei bastante de sua escrita

Cássia Agapito 07/04/2021

Para maior de 18
Um pouco desavergonhado em alguns trechos. Inegável que o autor sabe lidar com as palavras.

elisadinelli 09/01/2022

Como mineira, esse livro fez com que eu me sentisse mais conectada à minha terra, já que o Viramundo passa por tantos lugares daqui. Achei no fim uma história triste, tão real nos infortúnios, mas com momentos muito engraçados.

Pedro 09/04/2022

Bom começo, razoável meio e bom final. Epílogo necessário!
Eu fui com muita expectativa pra este livro e acho que isso atrapalhou um pouco.

O começo, a fase do Viramundo criança, é minha parte favorita.
O meio não é ruim, mas acho que foi me cansando um pouco. As aventuras e desventuras são boas, mas algumas poderiam ter ficado de fora. Me peguei pensando "tá, mas isso vai dar em algo ou vai ser só mais uma trapalhada?". E o que algumas vezes foi ótimo, porque fui surpreendido com sequências de cenas muito boas (como a das rosas). Mas algumas outras eu fiquei "ué? pra quê?".
Já o final... Bem, agora, pensando melhor, eu gosto. Embora o epílogo tenha sido fundamental pra melhorar o final.