Horror em Amityville

Lorraine Warren

Resenhas - Horror em Amityville

Eduardo Ogalves 28/10/2021

Sinopse
Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes ? até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo ? tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa ?, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil. Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular.

moniquejost 25/10/2021

Nunca senti medo lendo nenhum livro do gênero, mas esse, minha nossa! Tinha horas que sentia tanto medo que ficava arrepiada. O ápice foi quando a porta abriu do nada enquanto estava lendo.

Carol.Scagliusi 22/10/2021

Amityville
Tenho o livro "Amityville" há alguns anos e resolvi lê-lo nesse mês de Halloween. Logo que comecei me dei conta que já havia lido, mas como não lembrava a história nos detalhes, finalizei essa releitura.

O livro conta a história da casa mal assombrada em Amityville, Long Island nos Estados Unidos. Contada pelo autor Jay Anson, que obteve os relatos dos acontecimentos direto com a família Lutz, que viveu por 4 semanas na casa.

O autor relata duas histórias em paralelo, a da família e a do Padre Mancuso, que abençoou a casa no dia da mudança e sofreu muitos problemas físicos e paranormais depois.

A família Lutz, era composta por cinco integrantes, os pais, George e Kathy e os filhos Danny, Chris e a caçula Missy, além do cachorro Harry.

A compra da casa ocorreu quando esta já estava a venda há muito tempo, depois de Ronnie DeFeo ter assassinado os pais e os irmãos na casa. Sendo assim, foi vendida a um preço muito mais baixo do que o valor de mercado.

No desenrolar do livro, temos vários relatos de atividades paranormais,  como portas e vidros quebrados e a aparição de um porco de nome Jodie, que conversava com a caçula.

Achei o livro bem interessante e me dava arrepios quando lia durante a noite, ainda mais sabendo que é uma história real. No final, é mencionado que um grupo de pessoas (demonologista, médiuns,  clarividentes e parapsicólogos) passam uma noite na casa para averiguar os acontecimentos.  Entre eles, está o casal Ed e Lorraine Warren.

A escrita é de fácil leitura e compreensão. Como já havia lido, não tive nenhuma surpresa com a história,  mesmo assim gostei de lê-lo novamente.

Dani de Assis 21/10/2021

Eu tô com muito medo agora, comecei ontem a tarde e não consegui largar mais, o medo apavorante que me sufoca agora é aterrador. Queria estar dormindo mas creio ser impossível até amanhecer. Aviso: não leiam durante a noite esse livro!

Myrandha 17/10/2021

Foge logo!!
Q aflição! A cada experiência dos Lutz eu só conseguia pensar " Pq vcs não vão embora logo?".
Por se tratar de um relato verídico a narrativa toda te deixa tenso. Mas é um otimo livro para os amantes de terror.

Bianca 16/10/2021

Assustador
"Horror em Amityville" é uma leitura rápida que conta a história verídica dos Lutz, uma família de 5 pessoas e 1 cachorro, que se mudaram para o número 112 da Ocean Avenue, em Amityville, e foram afligidos por fenômenos sobrenaturais.
O livro se inicia com alguns acontecimentos suspeitos, mas fica oscilando entre ser apavorante e ter um tom tranquilizador, até os ataques piorarem e a família sentir-se obrigada a sair de lá.
Apesar de a trama ter me prendido e ser assustadora, a narração não me agradou, principalmente, a repetição de algumas palavras e do endereço da casa, acredito que pretendia causar um impacto, mas me incomodou.
As plantas dos andares da casa são uma das coisas que mais amei no livro, auxiliam muito na visualização das cenas.
Não tenho certeza se acredito em todas as informações do livro, apenas sei que teria saído no primeiro acidente.
No geral, é um bom livro, mas como não sou muito fã de terror acabei não gostando tanto, acho que quem realmente curte o gênero apreciaria mais.

Andre24 15/10/2021

Relato detalhado
O autor montou um histórico cético e jornalístico, o que foi interessante pois não criou um viés sobrenatural. Ao tentar contar os fatos de forma simultânea, deixou um pouco confuso a mudança dos núcleos, assim como a passagem da 3ª para a 1ª pessoa em alguns pontos, mas nada que comprometa a leitura.

Amanda 14/10/2021

Decepcionante.
Extremamente mal escrito! Fica difícil acreditar que qualquer coisa descrita neste livro seja verdadeira. O tema da casa de Amityville me interessa bastante e vou continuar pesquisando sobre o caso, mas esse livro não trouxe, pelo menos a mim, mais credibilidade em relação aos horrores que supostamente aconteceram ali.

Quanto à família Lutz, o casal era horrível: abusavam fisicamente de crianças e também maltratavam animais (os três filhos e o cão Harry). Estavam endividados e talvez tenham inventado toda essa história para con$eguir algo $$. (O próprio Danny, agora um homem adulto, diz que George Lutz não era uma boa pessoa).

@tigloko 12/10/2021

Candidato a pior livro que já li
Sem entrar no mérito de que isso ocorreu ou não, o livro por si só é fraquissimo. O autor até cria um mistério bacana no início do livro, não demorando para estabelecer o conflito. Mas é só lá mesmo. Depois é o festival do casal tomando atitutes estúpidas a todo momento. Acordando na manhã seguinte como se nada tivesse acontecido.

Até o mais cético, com as situações que aconteceram como descritas aqui, sairia na primeira oportunidade da casa. E isso só aumentou minha agonia durante o livro.

É verdade que a casa parecia forçar eles a ficarem nela, sempre impedindo de alguma forma. Mas eles tiveram várias oportunidades para poderem sair. Só quando estava no limite pra realmente acontecer uma tragédia, é que se ligaram da gravidade do negócio.

Soma-se a tudo isso a escrita descritiva em excesso do autor. Fazendo um livro de menos de 200 páginas parecer ter o dobro disso. Não me prendeu.

Tentando encontrar algo de positivo para esse livro mas falhando miseravelmente. Leia por sua conta em risco.

Alynne Scott 11/10/2021

Que saudade desse frio na barriga
Não estou aqui pra julgar fatos ou contos sobre essa história. Leituras desse tipo são pra mim puro entretenimento (apesar de não ousar duvidar da existência de forças além do que conhecemos).

Pra mim, ler uma história de terror bem contada pode ser mais aterrorizante do que assistir a um filme, afinal, o que a imaginação é capaz de fazer com os eventos narrados é extremamente assustador.

Nesse sentido, Amityville cumpriu excepcionalmente seu papel. A forma como os eventos são contados e a apresentação da narrativa da família é de dar um frio no pé do bucho.

Apesar disso, tirei uma estrela do livro porque a edição pecou na revisão e um pouco na tradução, além disso, a escrita é meio pobre às vezes e o autor repete demais (e desnecessariamente) o nome do lugar e dos personagens e isso acabou irritando um pouco ao longo do livro.

lucine. 09/10/2021

um pouco decepcionante
O começo desse livro é incrível, te faz ficar curioso sobre pra onde a história vai, e por saber que teoricamente é baseado em fatos reais, é algo que te deixa ainda mais tenso pelas coisas que se lê.

Porém, ao continuar o livro a narrativa se forma muito fantasiosa, e até mesmo lenta demais. Cometi o erro de pesquisar a história real enquanto lia o livro, e me decepcionei ainda mais em saber que isso foi apenas um meio da família Lutz ganhar dinheiro as custas de uma casa onde havia ocorrido um crime (fiquei um pouco chocada que conseguiram enganar as pessoas tão bem por tanto tempo, com esse tipo de narrativa).

Resolvi dar 3 estrelas pois apesar da narrativa "infantil" e um pouco lenta da metade para o fim, a escrita me cativou, e até mesmo me vi tensa em alguns momentos.

I. Cristhini 03/10/2021

me surpreendi, gostei mais do que imaginava, e realmente senti medo em algumas partes, o que é muito raro pra mim kkkkk
Marcos 03/10/2021minha estante
Ouu era só eu que achava que o George só tomava decisão idiota ? Kkkkkkkkkkk

I. Cristhini 04/10/2021minha estante
NÃO KKKKK com certeza ele tomava várias decisões idiotas, eu teria fugido daquela casa na primeira noite se desse

Marcos 04/10/2021minha estante
Kkkkkkkk eu também kkkkkkkkkkk

Dani 29/09/2021

Livrinho picareta
Esse livro foi realmente nada do que eu esperei. De uma charlatanice sem tamanha.
Ja no começo da livro o autor diz ser relatos de fatos reais, ele vende esse livro como sendo algo real. O que soou muito desonesto e me irritou.
Pesquisando sobre o assunto, eu vi que os Lutz foram desmentidos e que na época aproveitaram de um assassinato que aconteceu na casa recém comprada pra fazer dinheiro com isso ( e de fato fizeram).
No livro mesmo cita as dificuldades financeiras que o casal estava passando após a compra da casa, o que ficou parecendo é que quiseram dar um passo maior que a perna comprando uma casa acima das suas possibilidades, e depois tiveram que achar alguma maneira de sair daquele sufoco. Uma historia horripilante e paranormal nunca casa que recentemente ocorreu um assassinato parecia bem propicia.

O casal Lutz compra uma casa dos sonhos em Amytiville. Desde os primeiros dias eles são acometidos por fenômenos paranormais. Em um primeiro momento eles nem ligavam muito para isso, sempre tentavam achar um explicacao coerente e plausivel para o que estava acontecendo, ate que chegou um momento que nao dava mais pra negar que eles estava sofrendo com forcas demoniacas.
Apesar deles tentarem fugir da casa, sempre acontecia alguma evento que os aprisionavam ali, o que dificultou a fulga por varios dias até se verem livres daquela situação macabra.
Algumas passagens são creepy mas o texto é ruim e não flui bem.
Enfim, decepção.