Thor: O Renascer dos Deuses

J. Michael Straczynski

Resenhas - Thor: O Renascer dos Deuses

Psychobooks 01/12/2011

PsychoComics - Walter Tierno
O problema dessas séries longas de heróis Marvel e DC é que fica bem difícil acompanhar uma história que já vem carregada de informações prévias. Esta edição que a Panini lançou para aproveitar o lançamento do filme reune os gibis 1 a 6 de Thor. Não se engane com a numeração, pois ela é "simbólica". Na prática, falamos de um gibi com numeração na casa dos 600. A história deste encadernado ocorre depois de uma saga que mostra o reino asgardiano sendo destruído pelo Ragnarok (o apocalipse da mitologia nórdica) e de outra que envolveu todo o universo Marvel, chamada Guerra Civil. Ou seja, você precisa ser "iniciado" para entender que raios está acontecendo. Está certo que, na introdução deste especial, tiveram o bom senso de colocar um texto que explica a origem do personagem e o que aconteceu para que, nas páginas seguintes, você o veja voltando do mundo dos mortos... mas não explica por que, logo no segundo capítulo, Thor dá uma martelada no Homem-de-Ferro. Para isso, você tem que ler o encadernado "Guerra Civil". Essa falta de independência das histórias é que afasta novos leitores. Particularmente, mesmo sendo fã de quadrinhos, acho isso um saco!

O roteiro tem seus momentos interessantes. Asgard, por exemplo, é recontruída no meio de um terreno que era usado para especulação imobiliária. O dono se dá bem, já que recebe uma bolada em ouro, oferecida pelo deus do trovão. O próprio embate entre Thor e Homem-de-ferro é bem desenvolvido e engraçado. Outra coisa interessante é que há uma cidadezinha próxima ao novo endereço da cidade flutuante de Thor e a relação de seus habitantes com os novos vizinhos é muito divertida.
O texto deste especial é competente. Os diálogos são bem conduzidos e trazem a dose certa de humor e inteligência. Os desenhos de Olivier Coipel são ótimos. Ele tem muita competência em retratar cenas de ação. A edição brasileira, em capa dura e papel couchê é caprichada, mas esse capricho a encareceu demais. Eu não sei dizer se todas essas qualidades compensam a inaccessibilidade a leitores iniciantes de quadrinhos ou mesmo aos que, como eu, não acompanham todos os gibis da Marvel. Portanto, três balões está de bom tamanho:

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/05/psychocomics-um-martelo-e-muitos.html

HARRY BOSCH 22/03/2014

Deus do trovão
Realmente é uma edição para matar a saudade do Deus do trovão,mas o que surpreende mesmo é a qualidade dos desenhos,é realmente uma obra de arte.

Luciano Luíz 04/05/2016

De acordo com a mitologia Nórdica, um evento intitulado Ragnarok significa o fim dos tempos dos Deuses. Uma batalha que consome seus grandes heróis, vilões e todo seu universo. Alguém antecipou esse troço e assim todos se foderam. Mas, em algum momento, Thor renasceu e assim tem a missão de reencontrar todos os demais Deuses. E estes se encontram nos hospedeiros humanos. THOR - O RENASCER DOS DEUSES é uma beleza. O traço não é dos mais bonitos (a cara do Thor assusta mesmo), mas as cores suavizam, e claro o roteiro é bem bacana.
Thor decide recriar Asgard nos Estados Unidos, então depois de uma puta tempestade, a imponente cidade surge. Mas em seguida, vem a polícia, e dizem que a ação de Thor é ilegal, pois o terreno tem um dono legítimo (ainda que ali seja um deserto). Com seu poder, arranca a cidade do solo e a faz levitar numa altura de quase 3 metros. A polícia vai embora e depois aparece o proprietário. Thor então abre suas portas e diz pro barrigudo que ele pode carregar quantos tesouros quiser. O cara entope a picape de ouro.
Mais tarde Thor está em Nova Orleans e lá pinta o Homem de Ferro que avisa o amigo sobre o sistema de registro de heróis. Thor não aceita essa frescura e arrebenta o enlatado (que tem de voltar a pé). Depois diz que não escolheu nenhum lado. Ainda. Mas está furioso porque na saga Guerra Civil, um clone foi usado para combater o pessoal do Capitão América. É, Thor estava ainda no mundo dos mortos quando teve aquela batalha por causa da decisão dos políticos em registrar os heróis. O Hulk por exemplo, estava em outro planeta, escravizado e liderando uma rebelião para só depois retornar à Terra e se vingar por ter sido mandado pra tão longe...
Bom, voltando ao Thor, ele vai reencontrando seus amigos. É uma HQ rápida de ler, mas seu final deixa o leitor decepcionado (pelo fato de que tem de procurar os demais capítulos por aí)... Só que assim mesmo compensa.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/profile.php?id=254579094626804&fref=ts

Wellington Kling 21/07/2016

Thor - O Renascer dos Deuses
Nessa história, vemos Thor retornando ao mundo depois de ter ocorrido o Ragnarok. Nesse tempo, ele ficou no "limbo", e voltou à vida graças à Donald Blake, seu alter ego mortal, um médico, que estava morto, mas volta a vida aqui.
O lar de Thor, Asgard já não existe mais, e seus amigos, os outros habitantes de Asgard estão desaparecidos, e ele entra em uma busca para encontrá-los, após reconstruir Asgard em um terreno em Oklahoma.
Além de todos os problemas envolvendo Asgard, o mundo ainda vive as consequências da recente Guerra Civil entre os heróis, com os mesmos ainda divididos e com um Tony Stark trabalhando para o governo e tomando decisões autoritárias, e a partir disso acontece uma das cenas mais memoráveis dessa HQ.
E outro ponto muito legal da historia, são os personagens de apoio, os moradores da cidadezinha vizinha de Asgard, que são bem construido e trazem um tom legal pra historia.
A arte de Olivier Coipel é excelente!

Israel145 18/03/2018

J. M. Straczynski e Olivier Coipel dão uma verdadeira aula como fazer uma Hq de super heróis destituídos de anos e anos de cronologia. Esses sim conseguiram adaptar oThor para a modernidade. Arte fenomenal, humor e ação na dose certa. Hq inovadora. Vale a pena a leitura.

Tyr Quentalë 11/09/2018

Thor e sua sutileza
É engraçado quando se pega um quadrinho e você dá o braço a torcer que precisa ter leituras complementares, já que você sente um vazio no antes, no durante e no depois. Mas, neste caso você percebe uma mescla de duplas identidades tão distópicas que se pergunta se são as mesmas pessoas. Uma delas parece tranquila, possuindo um leve sarcasmo e sociável, a outra já mostra um lado amargurado, introspectivo e desejando que os humanos se mantenham distanciados, quase um dr. Jekyll e um mr. Hyde literalmente, ou será que poderíamos nos aproximar do gigante escarlate para pegar uma comparação Marvelesca? Não sei, mas esta foi a sensação. Outro lado interessante é perceber também uma pitada de humor que arranca alguns poucos risos, identificar uma cena clássica do filme e notar que Tony Stark como sempre ultrapassa os limites das confianças da amizade. Mas, até então, Batman já citou na DC, que em um mundo de deuses e seres sobrehumanos, seria uma tolice não possuir uma contramedida, por isso perdoo e xingo o Stark.
No mais, o quadrinho vale a leitura e vou ver se consulto meu especialista para ver que quadrinhos ler para tirar esta sensação de vazio.
Dedico esta resenha a você Maicon!

Nivia 01/07/2020

Interessante!
Ele não é um dos melhores, mas para quem gosta dos HQs do universo Marvel vai gostar!

Barbara Miho 21/01/2021

Resenha completa no Instagram @livrosdamiho
Que quadrinho SENSACIONAL!!
Aqui ele ressurge da morte após o Ragnarok e ele tem o dever de reunir todos os heróis para reconstruir Asgard, só que desta vez na terra.

Foi a primeira vez que ouvi falar de Donald Blake, médico e hospedeiro mortal de Thor. (Sim, Thor "encarnava" em Donald Blake como sua forma mortal).

Nos quadrinhos, Donald Blake era o nome da identidade secreta mortal que Thor usou quando estava morando na Terra como parte do teste de Odin para aprender a ser humilde

A qualidade dessa HQ é inegável, a história nos engole de uma forma fascinante. Não vejo a hora de ter em mãos a continuação para saber qual será o desfecho desta fase de Thor!

Renan 23/03/2021

Retorno do Thor
Um novo arco do Thor após um tempo sumido do universo Marvel, e voltando em grande estilo. Os destaques ficam para a nova Asgard e o encontro do Thor com o Homem de Ferro após os eventos de Guerra Civil. Apesar desse ser só o começo dessa série, tem volumes suficientes para ser uma leitura satisfatória.

Guilherme.Monteiro 03/08/2021

Um ótimo recomeço do personagem e que serviu de inspiração para o universo cinematográfico da Marvel, mas que nessa HQ é sem dúvidas superior. Funciona bem como uma história introdutória, só não me agradou mais pois serve exatamente pra isso, trazer de volta para poder prosseguir com a narrativa, e que acredito que será ainda melhor na continuação desse encadernado.