As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

rute.b 16/02/2023

Não recomendaria esse livro para qualquer um. Tem que ter muita paciência para sentir o prazer em cada página do livro, visto que primeiro teria que entender cada personagem.
É interessante como a autora auterna a narração com as três personagens e sem aviso, mas que não é confuso quando já se acostumou ao longo das páginas.
O livro é interessante, o estilo dele não é um dos meus preferidos, por isso, não tenha gostando tanto dele, mas não desfaz de sua qualidade que é linda

Gabybadgirl 12/02/2023

Esse foi meu primeiro contato com a autora e confesso que não gostei muito,achei a história com alguns diálogos confusos com a trama,o acerto da autora foi no fluxo de consciência que ela inseriu no texto, porém,não pretendo ler mais nenhuma obra dela,pois não funcionou comigo.
Ariane 17/03/2023minha estante
Achei muito chato, não consegui nem terminar de ler

pinzinho 12/02/2023

Que depressão
Meu deus q depressão que soco no estômago esse final o livro inteiro vai se criando um clima terrível pra no final vc levar um soco no estômago. meu deus do cey

mavi47 08/02/2023

li a primeira vez em 2014 e ele foi tão importante para mim.
lembro de ficar horas na biblioteca da escola lendo, nos intervalos das aulas e quando chegava em casa ficava lendo também.

eu amo os diálogos, a amizade delas, as nuances de uma quase poesia, os pensamentos que uma tem da outra. eu acho um livro belíssimo. e ao mesmo tempo, tão angustiante e perturbador. o final sempre me pega :(

Manços 05/02/2023

MARAVILHOSO
"Como eu poderia escrever um romance morno em pleno ano de 1970" foi o que a autora falou sobre seu livro. E é isso. A história e um reflexo do Brasil da ditadura ao mesmo tempo em que é muito mais do que isso. Lorena, Lia e Ana Clara funcionam como arquétipos de grupos típicos do Brasil e ao mesmo tempo conseguimos nos identificar e entender cada uma. Digo, sem medo, que Lygia Fagundes Teles é o maior escritor brasileiro (pois é, tenho que por no masculino pra deixar claro que ela ganha fácil deles também)

breno 04/02/2023

Perfeito
Um dos livros (talvez O livro) mais bem escritos que eu já li. A escrita sensível e real da Lygia é o que dá a essa história a perfeição que ela tem. Os fluxos de pensamento são tão bem escritos que, quando o narrador em terceira pessoa aparecia, parecia que ele estava interrompendo os meus próprios pensamentos. E é isso que faz esse livro fisgar o leitor e fazer com que ele tenha empatia e carinho por essas três protagonistas tão únicas. Tudo é abordado, amarrado e construído com perfeição. Virou um dos meus favoritos da vida.

LAvia 03/02/2023

O livro é denso, a linguagem causa uma certa estranheza em quem está acostumado com leituras atuais e fluidas, mas é justificável pelo contexto em que foi escrito e pelo objetivo do livro em tratar o cenário de forma cotidiana, embora repressor. Ao decorrer da história você se acostuma com a escrita da Lygia e a leitura vai se desenrolando. As narrações transitam sem avisos, mas é tão intimista que você se familiariza com o jeito das personagens, então essa mudança de vozes é feita de forma extremamente sutil, como uma dança na qual o leitor vai acompanhando. Mesmo quando é escrito em terceira pessoa, o narrador não interfere na história, sendo assim, observador. É complexo, principalmente nas partes da Ana Clara. Alguns capítulos precisam de algumas pausas para ?respirar?. É necessário um tempo para absorver tudo e ler com atenção para interpretar o que está nas entrelinhas. Resumidamente, é um livro fantástico porém requer maturidade literária. Só não gostei do final do livro.

Camila W 01/02/2023

As meninas
A escrita da Ligia é impecável, você se enxerga dentro de cada uma das meninas vivenciando as angústias, dúvidas, remontando o passado e como reflete no momento atual de cada uma e isso deixa o livro bem denso e em alguns momentos perturbador, principalmente na parte da Ana Clara. Achei a leitura difícil no início, pela alternância das personagens e fluxo de consciência, mas depois engata e o final é arrebatador.

Taisa 31/01/2023

Um caleidoscópio
Iniciei a leitura num momento em que procurava um livro bom, curto e linear. Me veio um caleidoscópio...
Muito bom, resolvi seguir.
Um livro que faz acreditar que a amizade pode mover quase tudo: malas, circunstâncias, corpos.
Muito belo, muito poético. Quase choro.

Milena853 30/01/2023

As Meninas
Obra de Lygia Fagundes Telles, o romance As Meninas foi publicado em 1973 enquadrando-se no gênero de ficção. Dividindo-se em 12 capítulos razoavelmente longos, As Meninas é umas das obras mais aclamadas pelos críticos e pelo público ao longo do tempo, especialmente por ser um ato de luta diante dos tempos em que a obra fora escrita.
Suas principais ideias apresentadas são as mudanças político-social decorrente nos anos em que a ditadura militar fazia-se presente no Brasil, assim como as vidas inquietas de três jovens que vivem em um pensionato de freiras progressistas; Lorena, Lia e Ana Clara narram este romance importantíssimo para nossa literatura, um romance conturbado e repleto de significados nas entrelinhas; Lorena, apaixonadíssima por qualquer vestígio de arte, assim como por seu amor quase inexistente; Lia milita contra a ditadura e sofre por seu namorado aprisionado; Ana Clara é uma incerteza, de uma beleza indescritível, mas perdeu-se no mundo das drogas. As Meninas, assim como um ato de luta, é um ato de coragem; Lygia Fagundes Telles nos deixa extasiados com sua destreza em relatar os acontecimentos vividos por cada uma dessas garotas; As Meninas, poderia ter sido um romance qualquer se caindo em mãos e ideias erradas, mas para nossa profunda alegria foi Lygia quem o sentiu primeiro.
"Não sei explicar, mas todo aquele que luta com plena consciência para ajudar alguém em meio da ignorância e da miséria, todo aquele que através dos seus instrumentos de trabalho, do seu ofício der a mão ao vizinho, é santo."
O leitor, ao entrar em contato com essa obra, sente quase que imediatamente uma aproximação com as personagens, além de ter a sensação de fazer parte do cenário e da vida das meninas; estranho é ter o imenso desejo de ajudar Lia em sua luta, mostrar à Lorena que a ilusão vive nela e, acima de tudo, salvar Ana Clara.
As Meninas é o livro ideal para aqueles que amam um romance repleto de descobertas, mudanças, cumplicidade e, com muito afeto; (isso quando Lião não está fazendo revolução ou Ana está Turva ao invés de Clara).
Aqui também faço um agradecimento especial a nossa magnífica escritora Lygia Fagundes Telles...sobretudo por representar tantas meninas com as SUAS meninas...não existe modo algum para descrever a sensação de identificação com as personagens quando se lê um livro, e com as meninas representaste tantas Lorenas, Lias e Anas...
"Ana Clara, não envesga! _ disse Irmã Clotilde na hora de bater a foto
_ Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você está fazendo careta! A pirâmide."
As Meninas.

Trovato 30/01/2023

eu queria muito gostar, mas comigo não rolou... pensei em largar várias e várias vezes, mas por alguma razão maldita eu me forcei a ir até o final com a esperança de que alguma coisa me cativasse. Algumas partes até foram bem gostosinha de se ler e fiquei surpreso com o relato que aparece no meio do livro (mesmo já sabendo q ele viria). No entanto, mesmo depois de ter me acostumado com a escrita a história, pra mim, permaneceu... chata.

fazer o que é a vida.

Sophi 29/01/2023

as cem primeiras páginas são pesadíssimas, cogitei até parar a leitura mas depois fica um livro bem gostoso.
a escrita é muito boa e tem várias partes que parecem um poema.
a escrita é bem profunda e te deixa envolvido na história com muita facilidade, te faz pensar. um livro bem completo!

Allison 29/01/2023

Historia simples para um show de apresentação de personagens
Talvez o que tenha lido e escutado sobre ele tenha me dado uma expectativa que não deveria ter existido, inclusive dentro desta edição há um posfácio que meio que dá uma perspectiva que, talvez, faça sentido a pessoa que o escreveu, porém para o leitor que acabara de ler a historia, fique a impressão de que tenha lido algo diferente.
Como escrevi antes, essa falsa "impressão" que me foi passada pesou demais quando eu me embrenhei nas historias das 3 personagens centrais daqui.
A historia propriamente dite é muito simples, o grande "chã" deste livro é a habilidade da autora de dar vozes as personagens, sem avisar, em muitos momentos, a figura que narra a historia muda, porém, é muito fácil identificar qual das 3 esta narrando.
Há ao menos dois momentos de embrulhar o estomago aqui, um deles inclusive é de dar pesadelos e envolve um argentino boêmio, simplesmente bizarra essa cena.

stelmanu 28/01/2023

Narrativa simplesmente fascinante, é incrível poder captar pontos em que a própria autora se mostrava viva na história juntos com auqleas garotas. Não vou falar mais nada, pra não estragar a leitura, mas saibam que super vale a pena :)

Jéssica (@simboraler) 26/01/2023

Me surpreendeu
O enredo se passa envolvendo um trio de amigas universitárias que moram em um pensionato de freiras em São Paulo no período terrível da ditadura militar no Brasil.
Cada uma dessas amigas são de mundos completamente diferentes e enxergam esse período também de jeitos distintos. Lorena é a amiga podre de rica, que ajuda as amigas financeiramente e só está preocupada em terminar seu curso de Direito, ouvir suas músicas, de relaxar em sua banheira com sais de banho, ler poesia e no seu relacionamento com um médico casado. Lia é a empoderada, trancou seu curso e está diretamente ligada ao grupo na luta contra a ditadura, trancou seu curso de Ciências Sociais e está focada em tirar seu namorado da cadeia. Ana Clara passou por muitos problemas na infância, como abuso, e no momento presente da história ela é dependente de drogas, tem um noivo muito rico que quer casar com ela, porém ela também tem um namorado que é traficante, além disso, ela gosta muito de mentir.
Como podem ver, são mundos e pessoas extremamente diferentes. Ana Clara e Lia, pelo que se mostra na história, não se dão muito bem, porém ambas gostam muito de Lorena. Ela acaba se tornando um elo quem mantém o trio junto, o refúgio delas, tanto pessoal quanto seu próprio quarto no pensionato, pois basicamente tudo acontece lá ou as meninas correm para lá quando algo sério acontece.
É importante dizer que as três amigas não se encontram no tempo presente como trio em momento algum durante todo o livro, apenas em lembranças que uma ou outra têm de um momento que já passou, até o último capítulo, quando finalmente elas estão juntas. E nesse capítulo vemos que uma situação as colocam à prova e a personalidade delas se misturam, onde a mais racional deixa a emoção falar mais alto e a mais sonhadora e distraída passa a ser extremamente mais racional e parte para a ação. E devo confessar que me surpreendi muito com esse final!
O fluxo de consciência na narrativa desse livro é bem complexa, cada personagem reflete de um modo. Lorena é um equilíbrio entre o lado sonhadora e o lado razão. Lia tem as narrativas mais firmes e claras de entender, pois ela é muito razão. Já Ana Clara é onde a coisa fica complicada, pois a maior parte do tempo ela está drogada, então sua narrativa pode ser bem confusa, imaginando quando ficar fica após casar com seu suposto noivo ou lembrando de seus abusos (é bem pesado).
Uma coisa para se atentar aqui é que o fluxo da consciência é muito dinâmico, uma hora é a narrativa da Lorena e na mesma frase muda para a Lia e do nada você está lendo a narrativa em terceira pessoa. É algo dinâmico, porém muito claro de notar.
queria dizer que é um livro muito importante, pois trás na íntegra o primeiro relato sobre as torturas feitas nessa época tenebrosa do nosso país.