As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Bella 20/09/2022

As meninas que são mais que "só" meninas...
O livro permite que a gente entre dentro da cabeça das"meninas" e aí vemos que elas são mais que só meninas lidando com seus problemas cotidianos pois cada uma delas carrega em sua mente o seu "próprio mundo", um mundinho interno que construirá a visão que elas tem do "mundo externo" e como irão lidar com ele.
Ainda preciso de um tempo digerir o final do livro. Não me conformo de o livro terminar deixando uma questão em aberto que pode ser fundamental na maneira de como interpretamos um certa personagem e, por sua vez, o livro todo, principalmente esse final frenético!
Já estou pensando na releitura...

najuliass 06/09/2022

"Ana Clara, não envesga! - disse Irmã Clotilde na hora de bater a foto - Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você está fazendo careta!"

Thalia 05/09/2022

Forte e impactante
Contando a história de três meninas, Ana Clara, Lia e Lorena. Lygia nos põe dentro da cabeça de suas personagens, através do fluxo de consciência e está troca de perspectiva as vezes é tão sutil que fica um pouco difícil de identificar com quem está a narrativa, porém avançando na leitura e conhecendo as distintas personalidades fica mais fácil acompanhar. As personagens são extremamente complexas, cada uma a seu modo.

Paula.Costa 05/09/2022

Pra mim, um livro difícil e genial! Confesso que comecei e parei algumas vezes. Não é uma leitura fluida e simples, precisa de uma concentração maior, em comparação aos outros livros aos quais eu estava habituada, mas valeu o esforço inicial. Acredito que a maior dificuldade está no tipo de narrativa, que é a chamada fluxo de consciência, o que faz com que não seja algo limpinho e organizadinho, com diálogos muito delimitados.
Mas que delícia ir descobrindo as nuances e características de cada personagem, que construção rica, complexa. São 3 amigas com história densas, com personalidades muito distintas, e com um desfecho totalmente inesperado.
Terminei com um monte de perguntas, com vontade ler de novo e orgulhosa de ter insistido, mesmo com a dificuldade inicial, pois, que obra de arte!

Antony.Trindade 31/08/2022

Quebrando tabu em plena ditadura
Ótimo livro!
O livro é narrado pelas 3 personagens, o leitor entra dentro do pensamento das 3 meninas.
São 3 universitárias que moram em um pensionato de freiras durante o período da ditadura militar.
Lia faz parte da guerrinha armada, Lorena é de uma família burguesa e não liga para a política do país. Ana Clara é modelo, enfrenta problemas com álcool e drogas, na infância sofreu abusos sexuais.
Leitura necessária para falar sobre esse período da década de 70.

julha 23/08/2022

?gosto muito das pessoas mas essa necessidade voraz que as vezes me vem de me libertar de todos. Enriqueço na solidão.?

Ana Paula 17/08/2022

Ótimo
Demorei um pouquinho para me situar nós os fluxos de pensamento, nas mudanças de personagens. Tenho costume de não pesquisar nada sobre livros que começo a ler, porém durante a leitura tive que pesquisar por resenhas.
Marcos.Azeredo 19/08/2022minha estante
Eu não estou gostando deste livro!

Ana Paula 19/08/2022minha estante
Entendo, também não gostei até chegar em 15% da leitura, eu vi a resenha da Tatiana Feltrin no YouTube e me encorajou a continuar a leitura, além de pesquisar as gírias das meninas pra entender. E pesquisei sobre os dramas de cada uma? pq elas são bem dramáticas né!

MagnAlia.Tebaldi 16/08/2022

Me prendeu muito
Primeiramente, devo dizer que li esse livro para o colégio, e porque é uma das leituras obrigatórias do vestibular, não por vontade própria. Porém, desde o início o livro me prendeu muuuito, me deu muita vontade de saber o que iria acontecer, saber mais sobre as meninas, saber tudo. O que me incomodou (MUITO) e provavelmente deve ter incomodado a maioria dos leitores, é o fato de alternar o narrador sem anúncio nenhum, do nada, e vários dos diálogos serem feitos dentro da cabeça das personagens. O plot twist é demais, e vale muito a pena ler.
DANILÃO1505 17/08/2022minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alice 11/08/2022

fluxo de consciência é sempre complicado pra mim no início mas conforme o tempo passa fica bem claro as diferenças entre as personagens. me surpreendi positivamente pq gostei muito da escrita e da forma pessoal que a autora traz as questões de cada uma. ana clara, lia e lorena são personagens complexas e muito bem aprofundadas nesse livro.
Marcos.Azeredo 13/08/2022minha estante
Eu estou na página 100 e não estou gostando do livro.

Luciane 05/08/2022

As meninas
Narra a história de três estudantes que moram em um pensionato de irmãs, cada uma com suas trajetórias de vida. Lia, Lorena e Ana Clara.

Ju pomper 04/08/2022

As meninas
Foi meu primeiro livro da Lygia, e eu gostei muito. No começo do livro fiquei um pouco confusa pois o livro conta a história de diferentes pontos de vista se te avisar quando mudou o personagem, mas com o decorrer do livro melhora.
A contrução das personagens e como o livro mostra toda essa parte intrusiva de cada uma, os pensamentos e o motivo para elas serem como são, tudo muito bem escrito.
O final te passa ao mesmo tempo um sentimento de de tristeza e alívio, com uma sensação de que tudo foi concluído como tinha que ser.

Monique.Dias 02/08/2022

Final surpreendente
Muito confuso no início, mas com o tempo acaba fluindo. Tem algumas cenas pesadas e é super interessante ver a história sob o ponto de vista de cada menina.

Final excelente!
Marcos.Azeredo 10/08/2022minha estante
Eu estou lendo, não estou gostando.

Monique.Dias 14/08/2022minha estante
Kkkkk no início é um pouco complicado mesmo

Maju 01/08/2022

Particularidades
Foi meu primeiro contato com Lygia e agradeço muito por ter escolhido As Meninas: uma obra dinâmica, ácida, sensível e especial - só Lygia escreve como Lygia e é isso que faz uma grande escritora.
Marcos.Azeredo 20/08/2022minha estante
Eu estou lendo, mas não estou gostando!

Maria 31/07/2022

Livro surpreendente
Demorei pra terminar a leitura, mas por mais que tenha sido difícil e cansativo pra mim eu não posso deixar de dizer que achei genial e magnífico a escrita da Lygia.
A mudança de personagem me fez repetir alguns parágrafos no começo, mas depois me acostumei e comecei a identificar cada uma delas sem nem mesmo precisar ler o nome, pois a escrita é única pra cada uma das meninas.

Confesso que não esperava o que aconteceu no final da história e fiquei um tanto chocada.

nadia 22/07/2022

"Palavras triviais mas é no trivial que está o trágico."
'As Meninas' foi o primeiro livro que eu li da Lygia Fagundes Telles. Não sei se iniciar por ele é a melhor escolha, a narrativa é bem caótica e muitas vezes confusa, mas não me arrependo nem um pouco. Lygia me obrigou a adaptar meu ritmo de leitura a ela. Muitas vezes, com livros fluidos, leio rápido, mas com esse precisei respirar e ir frase por frase. Lygia inicia um capítulo em primeira pessoa, com fluxo de consciência, e alguns parágrafos depois passamos a terceira pessoa, até que voltamos novamente a primeira pessoa, mas agora de outro personagem. A personagem conversa, pensa sobre a conversa, lembra de outras situações, relata essas situações, lembra da infância, volta a conversa... tudo em poucos parágrafos, ou até no mesmo. No início me frustrei, achei que não conseguiria vencer o livro, até que me adaptei, e então foi perfeito.

Em 'As Meninas' temos uma história que se passa em 1973, no auge da ditadura militar, e que misteriosamente não foi censurada por ela. Acompanhamos as meninas Lorena, uma romântica, burguesa e virgem que é apaixonada por um homem casado; Lia, a revolucionárias, que representa a oposição ao regime; e Ana Clara, usuária de drogas e álcool, que tem um passado horrível. Conseguimos identificar a diferença nos capítulos de cada uma, pois Lorena devaneia, Lia é centrada e ordenada e Ana foge da realidade. Temos três amigas que diferem muito em suas vidas pessoais, mas que encontram afeto e casa na sua relação. Além disso, o livro descreve uma sessão de tortura e aborda assuntos como aborto, homossexualidade, sexo, masturbação feminina e drogas, que muitas vezes são citados através de metáforas ou de forma subentendida.

Vontade de ler tudo que ela escreveu, e consigo me ver relendo esse futuramente.