As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Rafa 21/07/2021

Sensacional!
Esse foi o 1º livro de Lygia que eu li, e ele me chamou a atenção pela sinopse, mas o que eu encontrei foi muito mais do que esperava. Confesso que demorei uns 2 capítulos pra entrar no estilo de escrita da autora (tendo que voltar e reler), misturando diálogos e pensamentos soltos, mas quando consegui entender, a leitura decolou e ficou muito prazerosa.

Os temas abordados nesse livro são de uma sensibilidade incrível ainda mais pra época em que foram escritos, e as personagens são encantadoras e muito bem construídas. E o que foi aquele final, minha gente? Eletrizante demais.

Se você, assim como eu, estiver achando difícil a leitura no início, dê mais uma chance, talvez você também se apaixone com a guerrilheira Lião, a não-tão-ingênua Lena e com a conturbada vida de Ana Clara.

Sem dúvidas, um dos livros que li e amei demais. Já tô animado pra ler mais coisas da Lygia.

Layla.Ribeiro 16/07/2021

Desafio literário 2021- Livro que foi adaptado para tv/filme
Antes de começar a resenha, quero registrar que esse foi o livro mais aguardado por mim para ler esse ano. Não é um livro com ações, ele é parado mesmo, pois com sua narrativa de fluxo de consciência, ele vai passando de pensamento a pensamentos, e como são os pensamentos, ele não é linear e organizado, se o leitor não tiver atento, pode se perder, as vezes, tirando a Lorena que foi a mais chata de acompanhar, as outras personagens são fantástica, imagine você está dentro da mente de uma pessoa drogada, chapada? Achei a escrita da Lygia fantástica, envolvente, o livro nos mostra que apesar das aparências e personalidades de cada personagem, não sabemos a dor e as cicatrizes que cada um carrega, só podemos saber quando conhecemos seu interior, as personagens da Lygia são verdadeiramente humanas, cheia de falhas e acertos, não existe boa e nem má, outra coisa que me chamou atenção é o tão ousado que esse livro é, publicado em 1973, no auge da ditadura e trazendo temas como sexualidade, estupro, aborto e denuncias a ditadura, com um relato forte de tortura, não sei como ele não foi censurado na época. Esse livro ganhou o prêmio jabuti e foi indicado ao prêmio Nobel, além de ser o favorito da própria escritora. A Lygia é uma excelente escritora, a conheçam, não esperem que ela morra para as obras serem hypadas (hoje ela está lucida com seus 98 anos de idade) , assisti algumas entrevistas dela e ela ganhou meu coração, com certeza vou ler mais obras dela. E para concluir, esse livro não quebrou minhas expectativas como eu estava com medo que acontecesse, eu gostei muito.
..................................................................................................
Livro x filme
Eu me perguntei como seria uma adaptação de um livro com narrativa de fluxo de consciência, o filme teve que colocar vários elementos para poder explicar boa parte da história que só é mostrado nos livros pelos pensamentos das personagens. Se for nessa intenção compreensivo, mas alterou muita coisa, com cenas tão absurdas comparada com o livro que foi uma tortura assistir. Pontos positivos do filme: a interpretação das atrizes principais e que a Lorena é mais agradável e menos chata no filme.
Andre.Vieira 15/04/2023minha estante
Olá, vi no canal da Adriana da Costa, que a Lygia Fagundes falou, "O livro passou pela censura, porque o sensor achou chato e não passou da página 70."

Layla.Ribeiro 16/04/2023minha estante
Para ter achado chato já imaginamos o tipo de sensores que liam os livros , que sorte a dela kk

Lorena 15/07/2021

A obra é um espetáculo
Sim. Um espetáculo de balé. Essa é a percepção que eu tive no decorrer da minha experiência com essa leitura.
Uma obra delicada, intensa, complexa e visceral - enfim, exatamente como o universo feminino. Confesso que senti vontade de desistir da leitura e essa vontade surgia até perto da página 200.
Talvez, se tivesse compreendido esse balé antes, a experiência tivesse sido tão fluida quanto os atos que compõem a obra: cada narrativa não é tão óbvia, os personagens migram de um ato a outro e cada uma assume maior ou menos centralidade a cada cena, os sentimentos das personagens contaminam os atos que se entrelaçam...
É um livro que exige entender a escrita antes de mergulhar na história em si. Depois, é se entregar para o espetáculo e se dar pequenas pausas para digerir cada narrativa, seus altos e baixos, suas surpresas e dores.

teix 13/07/2021

Que autora, que obra
Eu sou suspeita pra falar, pois sou apaixonada pela escrita da Lygia. Já tinha lido alguns contos esporadicamente, sendo o meu favorito "As cerejas", mas este foi o primeiro livro dela que li de fato, experiência que só aumentou meu amor por sua escrita. Li muitas pessoas relatando que acharam a narrativa bagunçada por conta da mudança de narrador sem aviso prévio, mas eu discordo disso, creio que isso engrandece ainda mais o livro. A princípio, há sim uma leve estranheza, mas depois de captar as manias de cada uma das meninas é bem tranquilo de acompanhar, isso que me faz acreditar que essa escolha da autora engrandece o livro, porque se é possível identificar quem está narrando por conta de suas características e sem marcação confirmando que é tal personagem, significa que a autora conseguiu construir-los devidamente. A história é relativamente simples, mas o impacto dela é excepcional - ainda mais considerante o período no qual foi publicado: ditadura militar. Ademais, o final é surpreendente, não estava mesmo esperando por aquilo. Sem dúvidas, uma experiência maravilhosa, ansiosa pelas próximas leituras que farei das obras de Lygia.

Amandinha_13 08/07/2021

MARAVILHOSO
Excelente narrativa! Excelente desenvolvimento das personagens! Excelente trama! Excelente tudo! Um final triste, todavia realista, não decepciona mas deixa tristeza. Esse livro te envolve e te faz refletir um monte. LEIAM!

bianca 01/07/2021

É desafiador sair um pouco da zona de conforto, mas também é bom e enriquecedor. O livro traz uma narrativa diferente, densa, conturbada e as vezes um pouco confusa, mas uma história única que aborda um período extremamente marcante vivido no Brasil. Lygia Fagundes Telles consegue abordar isso com maestria pelo olhar das três meninas.

Ana Carolina 27/06/2021

Ousado
Leitura que te tira da zona de conforto e aborda diversos temas considerados tabu na época e ainda hoje. Com uma narrativa fora do comum, achei a leitura densa, mas é extremamente interessante se perder e viajar nas linhas de pensamento das personagens.

Emly 25/06/2021

Cabeça ferveu
Só conhecia as obras de Lygia Fagundes Telles das aulas de Literatura na faculdade, até entao só tinha lido contos e textos pequenos. O livro "As meninas" traz uma temática bem interessante e atraente, mas a forma de escrita em fluxo de pensamento me deixou muito confusa... em alguns momentos nao era possível distinguir quem estava falando ou pensando no trecho lido. Nao gostei muito desse tipo de narrativa, comprometeu bastante meu entendimento da obra.

pedro 23/06/2021

denso, porém bom
No começo da leitura, As Meninas pode ser um livro um pouco denso, justo por causa da sua narrativa única e descritiva, porém, ao passar dos capítulos, você se acostuma com o ritmo. Não é um grande livro épico por ser um pouco mais lento (a narrativa se passa em dois ou três dias) e com majoritariamente eventos cotidianos.
Acho que a autora conseguiu capturar bem como era a vida cotidiana nos anos da ditadura no Brasil, só acho que preciso de um pouco de maturidade (ou estabilidade) para entender melhor as passagens e nuances do livro, quem sabe daqui a alguns anos?

stelajanuzzi 23/06/2021

Entender o contexto em que foi escrito e lançado esse livro é fundamental para se ter ideia de sua grandiosidade. "As meninas", que começa de maneira extremamente confusa, com o que se assemelha a várias frases desconexas, aos poucos vai se revelando uma obra de arte de extrema criatividade e muito bem construída, mas que exige foco e dedicação do leitor para se permitir entrar no mundo criado por Lygia Fagundes Telles.

O livro conta a história de 3 meninas, que vivem juntas em um pensionato de freiras em plena Ditadura Militar, e que são totalmente diferentes em sua  origem, criação, perspectivas de vida e desejos. Ao longo do livro, é possível perceber que entramos dentro da cabeça dessas três, e a história é contada por meio do fluxo de consciência de cada uma, sendo possível a nós leitores, aos poucos, conhecer as personagens através do que se passa no momento em sua mente, e pela definição que uma faz da outra. Ao colocar Lorena, Lia e Ana Clara como personagens centrais dessa narrativa, a autora brilhantemente nos apresenta o contexto de diferentes classes sociais, e todos os anseios e as angústias que essas passavam dentro do período conturbado e violento que foi a ditadura.

Mas é importante não se deixar enganar pela história das três: a meu ver, Lygia objetivava, através do que parecia inofensivo, confuso, e superficial, introduzir ideias e temáticas extremamente polêmicas, e até mesmo censuradas no contexto de lançamento, como liberdade do corpo feminino, pautas militantes do comunismo, tortura que acontecia nos porões da ditadura, abuso sexual, drogas , pautas lgbt's, religião, cirurgias plásticas, e muitas outras. E podemos dizer que a autora alcançou seu objetivo, uma vez que o livro passou pela censura e foi publicado em 1973, em pleno "anos de chumbo", conhecido como o mais violento do regime.

Para além disso, simultaneamente, pode ser entendido que as 3 meninas, cada uma à sua maneira, procuravam formas de se desassociar de algum modo da realidade que as afligia, e para isso se agarravam fortemente em algo: Lorena em seu amor platônico pelo seu ginecologista, um homem casado; Lia em sua luta e esperança em um mundo novo; e Ana Clara no uso excessivo de drogas, sendo ela a que mais claramente se agarrava a outra realidade para não ter que lidar com a dor da sua própria.

Ler essa obra foi uma experiência única e valiosa, em que foi demandado de mim muita atenção e esforço, mas que aos poucos foi crescendo na minha mente, e ficando muito dinâmico ao final. Acompanhar o fluxo de pensamento de 3 jovens meninas foi muito interessante, podendo ter acesso ilimitado a seus pensamentos filosóficos, suas inseguranças, suas ironias e deboches. .

Eu entendo que esse não é um livro para se indicar a qualquer pessoa, mas que é muito importante para nossa literatura e que é sim recomendado a todos que estiverem dispostos a mergulhar nele.
Mauri 30/06/2021minha estante
Resenhista!!

stelajanuzzi 30/06/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk gostou mo

Mauri 30/06/2021minha estante
Nem li pra nao dar spoiler um dia leio

stelajanuzzi 30/06/2021minha estante
acaba de ler logooo

heymimis 23/06/2021

O especial está na forma como o livro é narrado, não há uma linearidade nas ideias. Tudo é descrito como em um fluxo de consciência. No início é confuso, porque a autora muda de pov as vezes durante o mesmo parágrafo, ou até mesmo passa a narrar da primeira para a terceira pessoa, mas depois que você pega o jeito começa até a apreciar.
É um livro para ler com calma, muito interessante conhecer como a cabeça das três personagens funcionam de forma diferente.

Carolina.Viegas 08/06/2021

Nem sei o que dizer
A genial Lygia Fagundes Telles nos leva à São Paulo da década de 1970 de uma maneira incrível! Um livro p ler com calma e se surpreender com o brilhantismo da autora!
Oii, tudo bem?? Tem como

Vitoria.Santos 08/06/2021minha estante
Vc me ajudar a ler? Pq eu sou nova e nao consigo abrir pra ler

Carolina.Viegas 08/06/2021minha estante
O skoob não tem os livros disponíveis p ler... aqui é só para avaliar e trocar experiências sobre os livros ?

Ata ok brigada

Bruna Domênico 05/06/2021

Ruim
No começo estava ruim. Algumas pessoas me falaram pra ter calma, que lá pela página 100 a história vingava.
No final, parecia que estava no começo ??
Fernanda Santos 11/08/2021minha estante
Também não consegui ler. Recomecei 4 vezes e não rolou?

@pedroliterario 28/05/2021

As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
A história centra-se na vida de Lorena, Ana Clara e Lia, amigas completamente diferentes em personalidade, estilo de vida e condição social. Com anseios, ambições e ideais completamente distintos, as 3 moram em um pensionato de freiras e simbolizam toda uma época: a alienação política, o frenesi das drogas e a luta comunista contra a ditadura militar.

Publicado em 1973, ?As meninas? é um romance em fluxo de consciência cujo fio narrativo é tão tênue que permite uma interpretação dupla da escrita. Apesar de ser romance, poderia ser uma coletânea de contos. Se lido sequencialmente, é um romance moderno, inovador. Se lido como conto, cada capítulo é episódico, fechado em si mesmo ? porém, o arco do romance está ali, costurando os episódios e construindo a colcha de vida das meninas.

O começo do livro pode estranhar. Não há propriamente um ritmo de acontecimentos, mas de pensamentos que vão se sobrepondo e iluminando as lacunas da história. É uma leitura difícil, que exige atenção e paciência, apesar da extrema poesia de suas frases. Os capítulos são longos, com cerca de 20 páginas cada. Porém, a partir do capítulo 6, com o planejamento da viagem de Lia, o livro fica mais dinâmico e a ação se desenrola.

O que mais me chamou atenção é que essas amigas conversam, mas não dialogam. Suas interações são feitas de monólogos, cada uma desabafando sobre os próprios dramas.
Apesar de dizer que a história são de três protagonistas, é Lorena o astro sob o qual orbita as histórias de Lia e Ana Clara. É Lorena, que em suas angústias de menina rica e fútil, que ampara e apoia. É o máximo de real a que se submete. O resto são devaneios de um amor platônico por um homem casado. Ela é o meio termo entre a realidade crua e militante da comunista Lia e os delírios alucinógenos de Ana Clara, mergulhada em drogas para fugir das lembranças de uma infância de abusos.

Em comum, todas criaram para si um mundo paralelo no qual o final feliz é um porvir sem data certa.
stelajanuzzi 07/06/2021minha estante
excelente resenha!!!

@pedroliterario 26/07/2021minha estante
Obrigado, Stela. Posto mais coisas no meu instagram. Me segue lá no @pedroliterario