O Corcunda de Notre-Dame

O Corcunda de Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Beatriz Almeida ð«ð 12/07/2023

Victor Hugo foi perspicaz ao expor as desigualdades sociais, a corrupção do clero e insensibilidade da sociedade com tudo aquilo que é diferente....

Renato.Antunes 10/07/2023

Bastava 1/4 do livro
Pense em um livro, por exemplo, com 500 páginas. Neste caso, apenas 125 seriam necessárias para contar esta história.

Achei o livro maçante e cansativo. Não sei se foi falta de sorte com a tradução, com a editora... Talvez uma dificuldade em assimilar a cultura e as tradições do período retratado no livro...

Eu não assisti ao desenho da Disney, mas, certamente, o desenho não foi fiel à obra. Em muitos pontos, o livro apresenta diálogos e cenas hilárias, mas a história é essencialmente muito triste.

Rapha Sanctus 08/07/2023

Torci para a esmeralda morrer desde a metade do livro, vi do que uma pessoa entregue aos seus desejos é capaz, me compadeci muito da velha Gudule e torci pelo pobre corcunda. O livro é muito bom, mas careço de uma outra leitura para melhor proveito. Tive diversos sentimentos ao longo da leitura e isso é muito bom. Quer ler não vai se arrepender e quando precisar se esforçar um pouco, verá que valeu a pena.
oeudesalves 09/07/2023minha estante
Vendo agora. Vale muito! ?????? Simbora que agora é Brasil!!

gabyzoca 01/07/2023

Não sei
Não sou tão intelectual, não li tantos livros clássicos, sou dos anos 2000 então eu não sei dizer se gostei ou não desse livro e nem se essa justificativa foi cabível ou não, achei um livro difícil.
Levei meses para terminar, no final até pulei algumas páginas pois já não estava mais aguentando não terminar o livro. Uma realidade tão diferente da minha colocou um abismo entre mim e a Paris descrita no livro onde não consegui efetivamente visualizar tudo aquilo que o autor tão detalhadamente descreveu. No início até eu distinguir as histórias dos personagens se passando de forma simultânea me deixou meio confusa e aquele primeiro capítulo me deixou com um grande ? inicial. Mas consegui terminar o livro e em algumas partes do livro peguei reflexões muito boas

Tiffany.Isabelly 30/06/2023

Muito lindo esse livro amei estava louca para ler ainda mais por ser um dos melhores classicos da literatura universal!!!?

Regina 27/06/2023

Excepcional
O Corcunda de Notre Dame é um livro difícil de ler. Tem que ser lido aos poucos para que se subtraia tudo de bom do livro. Retrata as misérias parisienses, a dureza e a rudeza apesar de abordar Notre Dame com toda a grandeza que mereça. Recomendo. Favoritei

Moises Celestino 22/06/2023

Um Clássico de Victor Hugo...
"O Corcunda de Notre Dame" não é tão simples de ser apreciado e nada fácil de ser lido na íntegra. Apesar da trama arrebatadora, o romance de Victor Hugo continua provocante, desafiando o leitor durante a narrativa. A obra, passada no ano de 1482, pretendia ser um retrato da sociedade e da cultura francesa do século XV, funcionando enquanto representação histórica do período. O livro mostra uma sociedade ainda muito marcada pela ignorância e pelo preconceito que rejeita tudo aquilo que é diferente, considerando-o feio ou perigoso. No contexto geral, uma obra trágica, marcante e com desfecho final triste e melancólico. Teve inúmeras adaptações para o cinema, As mais conhecidas pelo público cinéfilo são as memoráveis versões de 1939, com Charles Laughton e Maureen O´Hara nos papéis principais e a versão de 1956, com Anthony Quinn e Gina Lollobrigida.

Evelyn.Leone 11/06/2023

O corcunda de notre dame mostra a realidade da sociedade parisiense, numa realidade dura, crua e difícil de ler em alguns momentos pelo sofrimento dos protagonistas, além de, óbvio, ficar encantada com a catedral de notre dame.

lililu 09/06/2023

Um tapa na cara.
Um clássico muito bom.
Esse livro nos ensina muita coisa, sobre o amor, dor, a perda, como ser humano pode ser horrível. Uma leitura muito boa, bem melhor que o filme.
Eu gostei, apesar de ser bem grande. ?

Camila Felicio 08/06/2023

Adorei o livro.
O começo é lento, e misturado com capítulos interessantíssimos sobre história e arquitetura medieval. Li acompanhado do livro "O Outono da Idade Média" que me auxiliou bastante porque queria aprender sobre o assunto, justamente a intenção que Victor Hugo teve na década de 30 do século XIX: informar e encantar o leitor, ensinando-o a admirar e buscar preservar os últimos resquícios medievais de uma Paris entrando em uma era vitoriana, plena em revolução industrial e alterações urbanas.
O livro é um chamamento à consciência cultural francesa, um apego às raízes, e bem diferente de " Os miseráveis" em que se busca uma empatia social do leitor. Quem deseja uma leitura de uma novela mais "comum", se decepcionará, os protagonistas são Notre Dame e Paris, tendo como plano de fundo uma Esmeralda com sua pureza e certa arrogância e ignorância juvenil em temas românticos, um Quasímodo que causa piedade no leitor, um Frollo dúbio e cego por um amor doentio e destruitivo, um Phoebus covarde e detestável. Ponto alto para Gringoire e a cabra, ri muito do personagem e acabou ganhando minha simpatia, e me vi como ele me importando mais com o destino da cabrinha simpática que com muitos personagens.
Boa leitura, exige certa paciência, maaaas o google sempre pode auxiliar em caso de dúvidas.

Jessica1104 06/06/2023

O corcunda de Notre Dame
Acho que após ler os miseráveis e reler o corcunda de Notre Dame, posso dizer que é bem o estilo do Victor Hugo passar páginas e páginas descrevendo algum aspecto de Paris ou de uma pessoa rs isso é cansativo. Mas tirando isso, gosto desse estilo do autor que mostra a realidade nua e crua. É bastante impactante. Ficamos esperando um final magicamente feliz, mas ele não vem. É uma história bem escrita e que te prende, mas é bem triste.

heloleituras 03/06/2023

A Taylor Swift de Nova York
(antes, querido que saibam que eu sou swifite, entendam que só swifite pode falar isso ??)

Resumo: não gostei porque sou burra, não entendi.

Mari.Vasconcelos 03/06/2023

Dá-lhe Procon na Disney
Se formos no basear naquela animação belíssima da Disney seremos humilhados.(eu não deveria, mas Ilusão é meu nome do meio)
Gente! Isso aqui é tão mais intenso, tão, tão, tão mais sombrio... os personagens? Putz! Apenas um esboço.
Dois tapas na cara da Esmeralda, 5 na do capitão Phoebus só para ficar deformado, guilhotina para o arquidiácono asqueroso, um abracinho no Quasímodo e um chapéu de bobo para Gringoire(pq era dele os momentos de uma sutil leveza)

Na moral, o livro é um trem puxado, principalmente nas interações de Victor Hugo, eu não entendia nada que o homem falava, Paris é anos luz distante da minha realidade, moço; eu simplesmente não conseguia visualizar a grandeza de seu berço, de sua escrita.
Ou seja, a avaliação não é justa, pq sobrou competência lá, e cérebro de Homer Simpson aqui. No entanto, eu indico pq a genialidade de Victor Hugo, nasceu para ser lida E COMPREENDIDA.

"Medir o dedão do pé é medir o gigante"