O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

JanaAna90 12/03/2023

O descortinar da verdade
Começo dizendo que, para quem nunca leu o Corcunda, esse não é um livro infantil, a Disney me enganou quanto a isso e pode ter te enganado também; é um livro para adultos, denso, forte e que mexe com nossas convicções, preconceitos.
Um livro ambientado na idade média e como tal nos traz alguns dos horrores e belezas vividos nesse período.
Todo o livro descreve uma Paris, que para mim foi totalmente estranha, mágica, trágica, medonha, enfim vários sentimentos contraditórios despertados.
A história, e isso foi uma surpresa, não fala somente sobre Quasímodo(O Corcunda de Notre Dame), conta a história de Esmeralda (A Bela), de Gringoire (um escritor, filosofo, poeta, arruinado), de Claude Frollo (esse odiei desde o inicio), Phoebus (outro que tive raiva, cara fútil e imbecil) e tantos outros que têm suas histórias entrelaçadas com o grande herói Quasímodo.
Neste livro Victor Hugo no inicio nos conta a história de forma bem humorada e divertida, acredito para nos levar ao céu, do riso, da graça e da diversão. Porém, como a vida não é só feita de riso, v tem também as desgraças e essa vem com toda força e fúria, nos tira o chão, nos faz odiar a humanidade, nos faz repensar sobre nossa própria humanidade.
É a partir de Paris que o autor nos lembra de acontecimentos da Idade Média que mancharam a história da humanidade do qual temos que nos lembrar e nos envergonhar, como julgamentos armados e mentirosos contra mulheres, o quanto a justiça está mais comprometida em acusar do que descobrir a verdade, a pena de morte, o descaso com as vidas e a negação de direitos iguais e humanitários; em alguns momentos me lamentei ainda estamos vivendo assim, só que com uma outra roupagem.
O que Victor Hugo faz aqui nesse livro é fantástico e surpreendente, tem as divagações desnecessárias, tem (para mim), mas não diminui a grandiosidade dessa obra, que é um clássico maravilhoso.
Não poderia deixar de comentar o quanto a humanidade com seus preconceitos pode destruir a vida de uma pessoa e mudar completamente de uma alma pura e linda em uma alma agressiva, solitária e doente. Em pensar que a rejeição do diferente ainda perdura até nossos dias é cruel. Só lendo para entender a dimensão do que digo.
O final é algo tão forte, emocionante e contado de uma forma que me senti fazendo parte da história como testemunha presente nos locais em que os fatos estavam acontecendo. E a medida que os fatos foram se desenrolando no final, ficava eu aqui gritando milhões de NÃO, como se tudo aquilo fosse demais pra pessoa e pra mim ler aquilo tudo. Porque a história parecia surreal e tão real que me desnorteava.
Victor Hugo, destruiu minha imagem do Corcunda de Notre Dame e substituiu por um Quasímodo, Esmeralda, Claude, Gringoire, Phoebus, Gudule que ficaram eternizados em meu coração como favorito e que buscarei revisitar algum dia.

Marcone989 02/03/2023

Trágico, tocante e inesquecível.
Vitor Hugo exprime aqui seu amor por Paris, com extremo detalhamento ele descorre sobre os monumentos, as vielas, as casas e as pessoas. Os personagens aqui são tangíveis, humanos, com defeitos, inocentes. Criamos uma ligação com todos, mesmo os mais sombrios, entendemos seus caminhos tortuosos, mas em alguns casos não os perdoamos, seus destinos são dramáticos, e o clímax da conclusão é uma mistura de sentimentos que nos faz devorar o livro vorazmente. Um grande clássico com certeza que deve ser ovacionado e lido muitas e muitas vezes. As construções são testemunhas da tragédia, a catedral o palco do espetáculo dramático de Vitor Hugo.

Alee M. 26/02/2023

Disney, sua versão é muito fofa
Comecei a ler esse clássico esperando um livro arrastado, mas estava enganada. A história é fluida e prende o leitor, com exceção é claro das páginas e mais páginas extremamente descritivas onde o autor resolve descrever Paris e a Igreja de Notredame. Victor Hugo era claramente apaixonado por aquele lugar. Eu adoro turistar e conhecer histórias de lugares, mas até pra mim foi cansativo, são muitos detalhes arquitetônicos! Mas falando do enredo em si, a história fala mais de Notredame como um todo do que só do corcunda, ao contrário do que o que o título indica ele não é o único protagonista da história. Já a Paris do século XV é cruel, e por vezes, mesmo sabendo que é uma ficção, eu fiquei indignada de imaginar que existiu uma época assim.

Vale lembrar que o livro é muiito diferente do clássico da Disney, é claro que eles mudaram tudo e definitivamente não é nada feliz.

Daniela Eng. Amb. 23/02/2023

Três corações masculinos feitos diferentemente
"Numa outra manhã, descobriu, quando acordou, também sobre a janela, dois vasos cheios de flores. Um era de cristal, muito bonito mas rachado. Deixara escapar a água com que o tinham enchido, e as flores que continha estavam murchas.
O Outro era um pode de barro, grosseiro e vulgar, mas conservara toda a água e as flores frescas."

ferbrito__ 22/02/2023

Uma leitura sensacional com um final trágico, mas muito envolvente. Muito bom! Recomendo demais a leitura!
@apilhadathay 22/02/2023minha estante
Não tô conseguindo postar minha resenha :-(

Luiza1100 19/02/2023

A Disney me enganou...o livro é bem triste mas é uma delicia de ler. O autor demora a apresentar todos os personagens e fica bem claro no livro o amor de Vitor Hugo por Paris. Eu amei e já quero ler mais livros do autor !

Raphaella.Saintclair 15/02/2023

O começo como os outros dois livros que li do autor foi um pouco difícil, mas depois começo a fluir tão bem, fiquei tão envolvida nessa história é bem diferente da adaptação da Disney (que é uma das minhas favoritas da Disney),é bem mais pesado.

Aline 13/02/2023

Eu faço minha própria realidade
Eu acredito que eu nao vá superar esse livro tão cedo.
Quasimodo é um personagem tão bom, eu gostei tanto dele que eu comecei a acreditar que a história do livro fosse ter um final bom pra ele.
É uma ótima história, bem triste mas é boa.

Maycom 12/02/2023

Paixão
O livro é de fato uma dedicatória, uma homenagem à Paris. O autor mostra todo o seu amor por esse lugar e transpõe de forma visceral as insatisfações que o assolam ao ver as belíssimas paredes dessa catedral sendo arruinadas pelo tempo e o descaso de um povo e seus governantes com uma estrutura que representa não somente o símbolo de uma beleza, mas também a história de um tempo. Um livro aberto com as memórias do passado, feito de forma análoga às palavras, sendo essas substituídas por blocos que edificam uma sabedoria delicada e majestosa que somente o tempo foi capaz de polir.

Cada ser humano ajuda a construir essa torre do conhecimento bloco a bloco. Cada espírito contribuindo para essa torre do conhecimento, vendo até onde chegaremos com o avanço sempre constante dessa espiral crescente. Eis aqui a segunda torre de babel do gênero humano. Avante em busca da plenitude.

Ranielle Cristina 06/02/2023

Passada em Paris, durante a época medieval, a narrativa tem lugar na Catedral de Notre-Dame, a principal igreja da cidade durante o período. É lá que Quasímodo, uma criança que nasceu com deformações no rosto e no corpo, é abandonado pela família.

O personagem cresce se escondendo do mundo, que o maltrata e rejeita, e se torna sineiro da catedral, a mando do arcebispo Claudde Frollo. Na época, a capital parisiense estava repleta de cidadãos em situações extremamente precárias, muitos dormiam nas ruas e pediam dinheiro para sobreviver.

O local não possuía nenhuma força policial, sendo apenas patrulhado por alguns guardas do Rei e membros da nobreza que encaravam os mais desfavorecidos com desconfiança, como um perigo social.
nath191 15/02/2023minha estante
Essa edição é o texto original ou é adaptada?

Ranielle Cristina 23/02/2023minha estante
É o texto original, de 1831

nath191 24/02/2023minha estante
Obrigada!

Ranielle Cristina 26/02/2023minha estante
Por nada

siathy 05/02/2023

Trágico
O Corcunda de Notre Dame é uma tragédia com reviravoltas previsíveis, mas apesar de tudo ele é um livro legal de ler.

Anne 01/02/2023

Amei!!
Eu tinha esse livro há algum tempo e resolvi, esse ano, tirá-lo da instante. Confesso que os primeiros capítulos foram absurdamente cansativos (minha opiniao, beleza?) De ler, por conta das longas descrições, cuja vantagem é levar o leitor a imergir totalmente na história. Victor Hugo nao apresente apenas uma narrativa, mas um contexto social, economico e histórico bastante detalhado, sem pontas soltas. O final dele é surpreendente, e eu adorei por ser semelhante ao fantasma da opera (o que me chamou a atenção, rs)

Indico.

Tina 31/01/2023

As facetas do amor na Idade Média
'O Corcunda de Notre-Dame' foi meu debut com Victor Hugo. Posso dizer que o livro não é nada, mas absolutamente NADA parecido com o que eu pintei na minha imaginação. Aqui, temos uma história triste, muito trágica, e em certos trechos, maçante. Victor utiliza muitas referências a filósofos, sociólogos, arquitetos, e grandes nomes da história, chegando a citar inclusive Fernando Pessoa. Dessa forma, temos muitas notas de rodapé com explicações, sem falar nos trechos em latim ou em francês que necessitam de tradução. Sendo assim, é praticamente impossível sentar e ler, por exemplo, 100 páginas sem parar, portanto a história não flui tão bem assim. Porém, contudo, entretanto, não deixa de ter seus méritos e de fisgar o leitor em certos momentos muito marcantes. Acompanhamos Quasímodo, o corcunda; Dom Claude Frollo, pai adotivo de Quasímodo e arquidiácono de Notre-Dame; a Esmeralda, cigana cativante que alegra as ruas da Paris da Idade Média, juntamente com Djali, sua cabra; acrescente Pierre Gringoire, Phoebus, Chantefleurie, o rei da França e por fim Jehan Frollo, irmão de Claude, e temos os personagens mais importantes. Com uma trama que inicialmente parece não ter pé nem cabeça, nos surpreendemos com o final e o coração chega até a doer com tamanha tristeza. Claude, Quasímodo, Phoebus e Esmeralda nos apresentam o amor em suas mais diversas facetas, principalmente aquele amor que não é correspondido, mas que perdura até a morte.

Jéssica 29/01/2023

De modo geral, é um bom livro.No início há alguns capítulos que são longas e detalhadas digressões sobre a arquitetura de Paris e da catedral o que torna um pouco maçante a leitura.
Muito diferente das animações da Disney que estamos acostumados a ver com finais felizes. Aqui, apesar de trágico tem sua beleza.