O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Minomono 24/04/2023

Um dos melhores livros que já li!
Estava numa ressaca literária quando comprei esse livro. Fiquei com medo um pouco do número de páginas, do escritor, mas tentei, pelo menos umas 10 páginas por dia. Até que a história começou a me envolver, a ficar melhor e melhor e melhor, não parecia um livro mais. Foi um dos melhores livros que já, com certeza!!!

Felipe Augusto 23/04/2023

Um livrado do do Victor Hugo, uma história bem triste e pesada com personagens marcantes que vai nos deixando apegados. O Vicor Hugo tem um olhar bem detalhista tanto dos personagens quanto dos ambientes e cenários, são bem descritos e ad vezes até um pouco maçante para de grande importância para entendimento da leitura. Tem cenas bem tristes no livro que nos deixam bem pra baixo e nos fazem refletir sobre nossas atitudes as vezes maldosa e indiferente.

Alemão 19/04/2023

O corcunda de Notre Dame
Um clássico muito bom , do excelente escritor Victor Hugo!!!! Principalmente esta maravilhosa edição de capa dura, comentada e ilustrada da Zahar!!! Indico a todos a leitura, o início do livro é um pouco maçante, porém a 2° parte é dinâmica e muito fluida!!!!

Zapoo 12/04/2023

Notre-Dame, a verdadeira protagonista
Muitos já devem tá ligados que Victor Hugo escreveu esse Romance com o intuito de evitar a queda da catedral de Notre-Dame pelos arquitetos renascentistas (Livro foi publicado em 1832 e o Romance se passa em 1482). Nem preciso dizer que completou sua missão com sucesso!
Tanto no Brasil quanto na gringa, o título ficou conhecido como "O Corcunda de Notre-Dame", mas tenham a noção de que originalmente se entitula "Notre-Dame de Paris", justamente porque veremos vários personagens ao longo da trama viverem e interligarem suas vidas a outras e que a Catedral assiste e presencia todas. Não sou nenhum especialista, mas acredito nessa temática. Dito isso, claro que os personagens que estão em volta de Quasímodo, o corcunda, se destaca mais por terem a história mais frenética, absurda e interessante.
Apesar de um conto trágico, dei várias risadas em muitas partes, não sei se era a intenção do Victor Hugo, mas se acrescentava situações e diálogos em alguns momentos tão sarcásticos e cínicos que chegavam sim a ser engraçados. Gringoire, o primeiro personagem, de muitos a serem apresentados, foi o alívio cômico e descanso dos momentos tensos, meu preferido de todos.
Deixando a comédia de lado, a tragédia REINA aqui, vivenciamos de fato a Idade Média como ela era! Apática, mesquinha, ignorante, injusta e tapada! E é isso que torna o romance tão instigante, são apenas pessoas normais (Quasímodo e Frollo são exceções) em dias normais vivendo normalmente nessa maldita Idade Média kkkk. A tragédia está em todos os personagens apresentados, seja eles apenas para dar uma informação pra dar algum contexto ao leitor ou até os que estão presentes seguindo a linha da trama.
Por várias vezes a trama é interrompida pra focar em outros personagens que nunca ouvimos falar antes, mas no fim tudo se interliga, voltando a linhagem da trama.
Victor Hugo, aparentemente, era apaixonado pelas arquiteturas da idade média que estavam sendo destruídas em massa pelos renascentistas, ele separa dois capítulos INTEIROS pra demonstrar sua frustração e comentar sobre isso, e nos dar uma visão DE-TA-LHA-DA da Paris do século XV. Ele ainda comenta um pouco mais, de vez em quando, durante o conto, mas não tão notável quando esses dois benditos capítulos, maçantes, mas necessário para seu real objetivo de impedir os renascentistas a cometerem mais "crimes" contra Paris.
Sobre o livro, necessita-se uma edição comentada, de fato, pois terá várias citações históricas, poéticas, nomes importantes, nomes de cidades, palavras em latim e em grego em massa, que necessita de um contexto para a compreensão. E ficar parando a leitura toda vez pra dar uma pesquisada na Internet, é custante.
Esse Romance foi feito para Parisienses, não tem jeito. Então toda vez que Victor Hugo cita pontes, ruas, monumentos, VOCÊ NÃO VAI ENTENDER NEM FERRANDO. A não ser que você seja um estudante de Paris no Brasil, terá de pesquisar no Google Maps onde fica aquilo, como é aquilo, como era antes, pesquisar um mapinha de Paris no século XV. Isso se você quiser ter uma compreensão visual melhor da trama toda, claro.
Em geral, é uma história fantástica, triste, injusta, polêmica, chocante, uma obra-prima! Virei um apaixonado por esse. Quem se limita ao desenho da Disney (que passa longe de tudo isso, óbvio) não tem noção do que perde. Se tens a oportunidade, por favor, LEIA com toda a vontade que puder e deixe-se vivenciar na Paris Medieval.

Gabrielli 07/04/2023

Sublime fatalidade
É difícil falar de um livro de Victor Hugo sem mencionar a expressão obra-prima. Cada detalhe que parece insignificante tem um porquê, cada descrição me envolve completamente na história. A fatalidade que envolve o Corcunda, Esmeralda e Frollo se encerra de um jeito perfeito para o objetivo da obra, e a fatalidade que envolve Notre-Dame (e as obras arquitetônicas históricas, de forma geral) continua ecoando até hoje. Sensacional!

@apilhadathay 03/04/2023

Clássico
Em uma Paris medieval - séc XV - , a jovem Esmeralda, uma cigana, baila e encanta pessoas diante da catedral de Notre Dame. Ela é uma das personagensque marcam essa obra: o arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha Gudule e o tão famoso corcunda da literatura: Quasímodo, o sineiro da catedral. Dotado de uma narrativa inesquecível, O CORCUNDA DE NOTRE DAME - outrora chamado NOTRE DAME DE PARIS - traz a capital francesa e todo o charme de seus espaços apaixonantes. Um clássico, mas não perfeito.

LI a obra pela primeira vez na adolescência. Uma versão para jovens leitores, despojada de todas as digressões e focada no conflito central, como a Ática costumava lançar. E a Scipione - eu sou desse tempo -. Hoje, relendo depois de 20 anos, não posso deixar de comentar que - com toda a minha bagagem política, social e cultural, a leitura foi um tremendo baque, muito diferente da primeira experiência. É uma narrativa com uma sequência de eventos trágicos, pessoas se perdendo e se encontrando e se perdendo de novo; aqui e ali, revoltante, triste, repugnante, nas ações de algumas personagens. O melhor e o pior da espécie humana podemos conferir nesta obra de Hugo, um dos maiores humanistas de todos os tempos - um cara capaz de ver o sofrimento humano e falar dele da forma mais poética possível.

O final da obra é fantástico, de cortar, aquecer e, ao mesmo tempo, enregelar o coração, quando pensamos que alguém é capaz de tudo para não lidar com a maldade humana - que parece não ter fim. O que houve com Esmeralda e Quasímodo nos alerta para a crueldade da grande hipocrisia dos seres ditos "humanos" e deixa a lição de como devemos abrir os olhos para evitar certas armadilhas do mundo ao nosso redor e de seus terríveis sedutores.

Comparando com OS MISERÁVEIS, considero que O CORCUNDA me fez apegar menos aos personagens, pois a experiência do romance maior de Victor Hugo não é apenas uma leitura, é uma transformação de vida através daquelas personagens históricas, eternas. Apesar disso, Quasímodo ficará sempre no meu coração - assim como a vontade de cuidar dele pra sempre.

site: www.instagram.com/apilhadathay
Gilmar 04/04/2023minha estante
quero muitooo

Vanessa Vieira 28/06/2023minha estante
Quero muito ler!

Céos 01/04/2023

Notre-Dame de Paris ??
Sempre gostei muito do Filme da Disney O Corcunda de Notre-Dame, um dos meus favoritos, mas não estava preparado pra tanta tristeza e ódio em um livro só hahahaha.

Só não dei 5 estrelas por que o desenrolar da História é muito demorado, mas tirando isso tudo certo.

Triste, Melancólico, Dramático , Sombrio, Literatura Gótica, né?
Um dos pontos que mais gostei no livro ao todo é que por ser tão descritivo ele chega ser intenso, então cada sentimento demonstrado pelos personagens a gente consegue sentir e absorver, então a gente lê: ??????

Mesmo o Quasímodo não sendo apresentado como personagem principal isso acaba sendo bom para o personagem, pois a gente lê sem parar até aparecer ele , então o personagem acaba tendo um brilho especial, Eu amo Ele, o Único personagem que boto a mão no fogo pra ser bem sincero o restante,gente é cada Vacilo...

Corcunda,zarolho,manco ,surdo tratado como Animal, um monstro, mas com certeza um dos personagens mais sensíveis e bondosos.

- "Miséria! É só o que conta, ser bonito for fora!"

~Quasímodo

Eduardo 30/03/2023

Um livro completo
Um livro completo, com coisas para todos os gostos. É verdade que a leitura é meio arrastada no início, mas logo você se acostuma com as exuberantes e detalhadas descrições de Vitor Hugo e com os personagens realistas e cativantes da obra.

Há momentos engraçados, trágicos, reflexivos, enfim, acredito que qualquer que seja o gosto do leitor, é possível tirar algo da obra. Super recomendo para qualquer um.

Kecia.Viana 28/03/2023

O Corcunda de NotreDame. Livro 20
Pegue o livro sabendo bem quais são as características do romantismo e a época que ele foi escrito.

Se mesmo assim você gostar da proposta... Leia!

Eu gostei muito. Gosto da escrita e das digressões do Victor Hugo.

Esmeralda pra mim foi a melhor personagem... Boba, ingênua... Mas me entregou tudo que o romantismo pede.

Mesmo já esperando um final triste ? (pq é o romantismo)... Eu ainda fui lá no fundo do poço de tanta tristeza.

tabatatucat 24/03/2023

Realmente impresionante a história dessa obra de Victor Hugo. Para quem vai com a impressão de que seja igual ao filme, na verdade, é completamente diferente. Acaba sendo mais um retrato de Paris no final da Idade Média do que uma história que gira em torno de Quasímodo. Mesmo assim, vale muito à pena a leitura.
Júliafofah 24/03/2023minha estante
Parece que ele realmente gostava de retratar a França em seus livros, não é?

Lanny 24/03/2023

Como assim????
Não esperava esse final. Nunca assisti a versão Disney dessa história e nunca li nenhum resumo, então não fazia ideia do que se tratava a história além do fato de ter um corcunda e uma cigana e que envolvia a igreja de Notre Dame de Paris, então tudo foi uma surpresa pra mim.

Surpresas boas e surpresas ruins. Uma história intricada e cheia de reviravoltas. Reviravoltas que causam revoltas e, às vezes, nos deixam com nojo de certas instituições religiosas e atos hipócritas de seus membros.

Estava confiante que tudo daria certo no final e quebrei a cara. Pelo menos o padreco se ferrou. ?

Marcos606 22/03/2023

A catedral
Três figuras trágicas e solitárias: Claude Frollo, arqui diácono de Notre Dame, Esmeralda, uma cigana encantadora, e Quasimodo, um sineiro desfigurado e filho adotivo de Frollo.

1482, o odiado Quasimodo, um 'monstro', é coroado rei dos tolos em uma celebração estridente, entra Esmeralda, uma cigana dançante e tens o cenário preparado para a dissolução da inocência. Claude Frollo, fica obcecado pela luxúria em sua alma e realiza muitos esquemas chocantes e brutais para forçar a reciprocidade de Esmeralda. Enquanto isso, Esmeralda se entrega ao capitão Phoebus, um playboy sem coração. O enredo bastante melodramático entrelaça outros temas, como um tratado sobre a cultura como um todo e, surpreendentemente para os leitores modernos, a evolução e importância da arquitetura.

Hugo começou a elaborar este romance icônico como um exame da arquitetura gótica, que ele estava convencido de ser o ápice de um estilo que demonstrava a verdadeira verve criativa da humanidade e, no momento da escrita, estava caindo no esquecimento e sendo substituído pelo que ele via como modificações inferiores.