O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Brenda 27/07/2020

Meu Deus, Victor Hugo!
Demorei muito para ler esse livro porque sempre me senti intimidada! "Um clássico desses! Será que dô conta?" Reuni coragem e aqui estou! Vou confessar que não foi uma leitura fácil. Muitas vezes li páginas de forma voraz e outras no modo "um pouquinho agora, um pouquinho depois". Mas, foi uma experiência que valeu a pena. Conheci personagens que não sabia se sentia pena, se odiava, se gostava... um mix de sentimentos! Também foi difícil compreender quem realmente é o protagonista da história... tô me perguntando até agora. Fiquei em choque com o final e vai demorar pra tirar aquela cena da cabeça. Poxa, Victor Hugo :(

Camila Borges 28/07/2020

Obra emocionante e única
O autor entrelaça de forma magistral a história dos seus personagens com observações sobre Paris, sua história e arquitetura. Faz reflexões sobre a arte, sobre como o surgimento da imprensa, sobre os resquícios de "idade média" presentes em sua própria época. E também não deixa de lado críticas a essa sociedade que ao mesmo tempo que admirava Esmeralda dançar na praça, também não poupou esforços para condená-la. Um povo que reconhece a feiúra do outro mas não as suas próprias mazelas. Quasímodo, a aberração da história é também o personagem mais íntegro, e traz a tona a velha discussão essência x aparencia. História maravilhosa, muito bem narrada, muito emocionante em alguns momentos!!

Além disso é impressionante como a imagem do corcunda está atrelada a catedral de Notre Dame no imaginário popular até hoje.

"Para quem teve conhecimento da existência de Quasímodo, Notre Dame se mostra hoje deserta, inanimada, morta." (pag 192)

Cih 05/08/2020

Aff's
Sem comentários pra esse livro. Apenas alívio por finalizar.

Ana 08/08/2020

Fascinante
Este com certeza é um dos melhores livros que já li na minha vida! Victor Hugo tem uma forma bastante peculiar de escrever fazendo com que a gente se sinta na Paris do século XV - e que eu, particularmente, adoro. A trama é incrível e a mistura do romântico e do trágico ao mesmo tempo faz com que o leitor tenha um misto de emoções durante a leitura. Uma obra-prima.

Estela 17/08/2020

O CORCUNDA DE NOTRE DAME | VICTOR HUGO
Em 1831 Notre Dame já havia passado pelo sombrio efeito das revoluções. Depredada e saqueada, a catedral estava em ruínas. Toda história nela escrita e por ela vislumbrada desde sua construção estava sendo esquecida e superada. Paris se reinventava na época de Victor Hugo.

Nessas páginas, capazes de impedir a demolição de uma igreja, ele nos leva ao século XV, mais precisamente ao ano de 1482, e nos coloca diante de toda Paris, com todas as suas ruas, praças e construções, com todos os seus habitantes e todos os seus conflitos. A Paris medieval abriga coroa, clero e burguesia, mas também abriga estrangeiros, mendigos e ladroes. Todos são personagens de Victor Hugo, inclusive a pro?pria Paris e a gótica Notre Dame.

A história narrada é sobre os conflitos de uma gente, coletiva e individualmente. Victor Hugo expõe criticas politicas, sociais e religiosas enquanto tranquilamente nos conta sobre um homem marginalizado cuja aparência lhe determina a essência, uma cigana perseguida e criminalizada, um clérigo com profundos conflitos internos e um poeta que não consegue concretizar sua profissao.
~ Phoebus nem vale a pena ser mencionado
É pesado, profundo e triste, mas a leitura flui ao mesmo tempo diverte. O excêntrico poeta Gringoire e um perfeito alivio cômico, apesar de guardar reflexoes profundas e pertinentes.
Longe de serem bons ou maus, circulam pela Paris personagens complexos, bem construídos e coerentes - com destaque especial a Claude Frollo, que está absolutamente distante de um vilão maniqueísta. Sob o [problemática] romance de Esmalda, há menos romance e mais complexidade do que se supõe.

E, para contar essa historia, alem de estabelecer uma relação de proximidade entre leitor e narrador, a escrita vai ser prolixa e descritiva, se demoraaaando ao narrar cenas e detalhaaaando os ambientes - concedendo capítulos inteiros so para descrever a cidade e a catedral. Victor Hugo se debruça sobre a arquitetura para fazer o leitor se sentir naquela Paris, e consegue, com excelência.

O texto também é recheado de digressões que, como defende o autor, serão apreciadas pelos leitores que buscam, sob o romance, algo além do romance. Há, por exemplo, cuidadosa contextualização histórica, o que graciosamente costura os acontecimentos do livro. E, claro, há filosofia. ISSO MATARÁ AQUILO é um dos melhores e mais belos capítulos de toda a literatura, é aqui que se encontra a icônica reflexão sobre como a arquitetura cede lugar à literatura, e como as letras se tornarão o novo registro da história e do pensamento humano.
~ De sólido que era, torna-se vivaz. Passa da duração à imortalidade. Pode-se demolir uma massa, mas como estripar a ubiquidade? ~

O Corcunda de Notre Dame é menos sobre Quasímodo e mais sobre a catedral, sobre a Paris e sobre sua gente, e ainda mais sobre a construção humana.
Acima disso tudo, é um livro incrível, rico e surpreendentemente corajoso. Vale a pena e merece ser lido, mesmo séculos depois de escrito.

laisa vargas 22/08/2020

A velha e grande Notre Dame!
Mas uma vez Victor Hugo me fazendo apaixonar por ele,hahaha! Que livro incrível,uma história perfeita,cheia de reviravolta. Leiam O corcunda de Notre Dame para ter uma grande experiência literária!

Epitome. Literária 23/08/2020

Como foi gratificante concluir essa leitura. Acredito que já estou apto a ir a Paris rs, pois, o autor detalha cada canto da cidade. Por conta disso a leitura inicial do texto foi extremamente arrastada, mas assim que acostumei com a narrativa, a leitura fluiu.

Nesta história os personagens são caóticos, na melhor definição de caos, e isso é extremante importante porque dar ao leitor a oportunidade de compreender muito acerca do contexto histórico da época. Na qual a cidade sofre com a ausência da corte e se transforma em uma cidade administrativa e judiciaria.

Por fim, deixo aqui minha indicação desse livro maravilhoso.

thaw 27/08/2020

Isso porque o amor é como uma árvore, cresce por si só, lança profundas raizes por todo o nosso ser e muitas vezes continua a verdejar, mesmo em um coração em ruínas. E o inexplicável é que quanto mais cega a paixão, mais tenaz. É sem se apoiar em razão alguma que ela é mais firme.

Esse meu primeiro contato com Victor Hugo foi uma experiência única e sem dúvidas a primeira de muitas. O corcunda de Notre Dame é um clássico belíssimo, envolvente, emocionante, cômico e dolorido, tudo de uma só vez. Em alguns momentos a leitura pareceu se arrastar e em outros me devorou, com o VH é sempre oito ou oitenta e isso só torna tudo ainda mais interessante. Apesar da complexidade dos personagens - ou talvez graças a ela - é quase impossível não se apaixonar perdidamente por Esmeralda e Quasímodo.
Não há palavras que alcancem a grandiosidade desse clássico, leiam e sintam tudo isso também.

Depósito Literário 27/08/2020

RESENHA - O CORCUNDA DE NOTRE DAME
ANATKH (“necessidade” ou “fatalidade”). Aos olhos de um grande escritor, a palavra registrada em uma das torres de Notre Dame é o convite perfeito para imaginar a alma aflita que imprimiu tais rabiscos. Mas, em uma realidade repleta de desigualdades e de estigmas, quem seria ela? De apego histórico e crítico, Victor Hugo é o guia entre as ruas de Paris, transitando entre o seu contexto e o da narrativa.

Uma das principais vozes na obra, o povo age como uma massa uniforme. A multidão, desejosa de entretenimento, une-se pelo esboço da justiça ou pelos alvos comuns. Por trás de todos os grandes acontecimentos ao redor de Notre Dame, lá estão os gritos e as aclamações daqueles que acreditam ter fala.

Durante a encenação teatral alijada de plateia, o autor apresenta a perfeita transição entre o clássico e o romântico: Gringoire, o poeta-filósofo. Ao observar a imponente arquitetura da catedral, expõe a história de Quasímodo. Rejeitado por todos e isolado do convívio social, foi criado e educado por Frollo em uma relação que confunde a piedade e a penitência. Aos ouvidos do surdo renegado, o sino chamado “Marie” é a única voz que consegue ouvir. Como dito: “(...) as mães frequentemente preferem os filhos que mais as fizeram sofrer”.

No centro da praça, dança Esmeralda. A jovem, que encanta os cavalheiros, arma-se da sua bondade e da sua inocência quando perseguida pelo estigma violentamente anexado ao seu povo. No recanto escuro do seu recinto, a história de Frollo assume profundidade e complexidade incapazes de serem abordadas em espaço tão curto, denunciando o homem que transita entre o desejo e a danação.

Essa não é uma leitura rápida, daquelas apreciadas em poucos dias. É densa, por vezes até demais, mas extremamente real e humana. Enfim, finalmente compreendo por qual razão rimar amor e dor.

site: https://www.instagram.com/p/CEaFdCWDbQq/

Milena 29/08/2020

Incrível
Um livro totalmente diferente do filme Disney... um final trágico e triste!

drummondianos 30/08/2020

uma história sobre um amor doente, beleza e arte
uma coisa que me deixou um tanto quanto decepcionada foi ver que não havia NENHUMA resenha sobre esse maravilhoso livro aqui no skoob. então a minha, essa daqui, será a primeira, e por algum tempo a única. após terminar o famoso OS MISERÁVEIS, fui logo pesquisar por outros títulos de victor hugo. por mais que seus livros tenham em comum seu estilo de escrita e de algumas temáticas, esses dois são bem diferentes, apesar de ambos serem ótimos.

o corcunda de notre-dame é uma história sobre amor doentio e todas as problemáticas que algo assim causa, principalmente com o papel do homem ocidental, apaixonado por uma mulher que não pode obter por diversas razões, e então sente que ela é seu domínio, seu objeto. esse é o amor que claude frollo sente por esmeralda, a condenando e tentando obrigar, a todo custo, a moça a gostar dele de volta. porém, há o amor cego de esmeralda por phoebus e o de quasímodo por esmeralda - esse, um dos mais interessantes do livro. quasímodo estava acostumado a ser muito mal tratado por todos, a se rebaixar por sua aparência, até que esmeralda tem compaixão, o que o faz se apaixonar perdidamente, além da beleza exterior da cigana. é um livro trágico por ter diversas problemáticas relacionadas ao papel de cada um na sociedade (frollo, o homem do clero que deveria ter olhos apenas para deus, esmeralda, a cigana acusada pela lei de ter tentado matar um homem e ser feiticeira, quasimodo, o feio e desengonçado corcunda que toca os sinos da catedral), e nenhuma dessas problemáticas tem um final, tampouco o final de qualquer personagem é feliz. é a tragédia da beleza, da feiúra, do amor doentio, da cegueira e da paixão ardente.

além disso tudo, há também claramente a catedral enquanto personagem da história, que guia a vida de todos ao seu redor. victor hugo a defende enquanto conta sua história. nunca assisti o filme da disney, mas estou me perguntando como transformaram isso numa história fofinha pra crianças.

EduardoCDias 30/08/2020

O verdadeiro corcunda
A conhecida história do corcunda de Notre Dame, com toda sua tristeza, poesia e emoção. O amor de um homem deformado por uma beldade cigana. Esse livro é carregado de sentimentos e tristeza. Que obra prima...

luke 31/08/2020

Nunca fui muito fã da história mais sendo do Victor Hugo dei uma chance. Os personagens são difíceis de se conectar mais pela segunda vez reconheço que Victor Hugo sabia escrever vilao. Outra detalhe positivo foi a veia cômica do livro, tem partes muito engraçadas. Não é um livro que tenha funcionado completamente comigo mais reconheço o seu valor.

vixcs 31/08/2020

Diferente de tudo que vc já escutou sobre essa história...
Eu nunca li uma história tão emocionante! Só fiquei incomodada com as excessivas descrições (o que me fez tirar uma estrela). Porém a história em si vale muito a pena ser lida! Tudo se interliga... é lindo..
(e sim vc foi iludido com o filme da Disney, MUITAS diferenças, e a original é a original né). Achei um livro BEM denso para ler em um mês, recomendo que seja uma leitura sem pressa. Estou apaixonada pelo último parágrafo e é isso! Leiam VH..

Sofia.Magalhaes 01/09/2020

gostei
achei uma história bem interessante e gostosinha de ler.....