O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Natalia 25/10/2020

méh
Tava bem ansiosa pra saber a história real do Quasímodo, mas achei a escrita muito arrastada e comecei a repensar se ainda quero ler Os Miseráveis.

ingridayremoraes 09/11/2020

Me senti em Paris. E voltaria de novo
Meu primeiro contato com Victor Hugo já me despertou amor e admiração mais sinceros.

A história do Corcunda de Notre-Dame consegue ser, com maestria, fascinante, dramática e crítica. Os personagens se envolvem nos mais surpreendentes acontecimentos que deixam a adaptação da Disney no chinelo.

Com plots inesquecíveis e uma aura gótica surpreendente, a degradação humana e a miséria social permeiam uma história de amor comovente.

Suellen vieira 09/11/2020

O Corcunda de Notre Dame
?Concurda de Notre Dame?
Um livro que tem como principal objetivo crítica à sociedade francesa, criticar a sociedade francesa pelo preconceito social, pelo preconceito racial, pelo preconceito com aquilo que é diferente e esse diferente temos a figura do Concurda que é uma figura feia, pobre que a sociedade francesa desprezava, tanto é que ele morava de favor em cima da torre de Notre Dame e Mal saía de lá. Temos também critica a igreja católica, pela sua mania de acumulação de riqueza e pelas atitudes erradas de sacerdotes, que deveria dar exemplo de bondade, de solidariedade e de amor, mas que muitas vezes era o oposto disso.
Um livro com uma linguagem dificil, mas um livro que meta a mão em muitos erros da sociedade francesa.

Bru 10/11/2020

Um drama que não apresenta só a loucura de paixões obsessivas, mas também diversas críticas à sociedade, religião, de seus preconceitos étnicos, preconceitos referentes a aparência, e uma descrição incrível dos cenários, das paisagens, das obras arquitetônicas, que aliás são personagens da história. É um passeio trágico pela Paris do século XV, mostrando claramente as mudanças da arquitetura do período romântico para o gótico.

Uma excelente obra para quem gosta de drama trágico, mas também aprecia movimentos artísticos, cultura, arquitetura e história.

Fiquei com vontade de conhecer Paris
E ler mais obras de Victor Hugo.

Niv 13/11/2020

Sem reação
Eu não sei o que dizer sobre esse livro. Ele foi contra todas as minhas expectativas.
O único personagem que é possível gostar nesse livro é o Gringoire.
Além de muitas críticas o livro trás uma mostra dramática do que a falta de comunicação e empatia podem causar. E bota dramática nisso.
Infelizmente não encontrei o ícone que espera encontrar na personagem Esmeralda que é bem bobinha na história (uma desilusão ocasionada por pautar expectativas no filme romantizado da Disney).
Frollo é desprezível. No começo ainda parece simpático e uma boa pessoa, mas depois vemos que sua visão é tão destorcida, obsessiva e compulsiva que pode até causar mal estar.
O fim com certeza me surpreendeu, fiquei sem ação depois de terminar essa leitura. Não esperava esse desfecho. Ainda não sei se gostei dele, pareceu um tanto deslocado, forçado e desconexo.
Porém, até teve um espírito poético ali.
Sobre a escrita, se comparada com obras posteriores do Victor Hugo é notável como ele evolui e sua escrita ficou bem mais convincente depois. Alguns capítulos sobre divagações de lugares e épocas talvez pudessem ter sido mais enxutos e com traduções mais acessíveis ao público popular atual. Sobre a tradução, consultar notas de roda pé o tempo todo pode ser cansativo e acabar com o ritmo da leitura, não foi tão agradável quanto uma tradução integral acompanhada as frases em francês/latim/grego que aparecem no livro.

Land Souza 17/11/2020

Olá meu povo!
Como é que vocês estão?

Notre Dame de Paris ( O Corcunda de Notre Dame)

O que eu vou dizer deste livro!
Eu só consigo pensar em uma única palavra para defini-lo, "PERFEITO", é isso, um livro perfeito em todos sentidos.

Uma estória emocionante e trágica ao mesmo tempo, além do conteúdo histórico e artístico, que faz deste livro um deleite para os "olhos da mente".

Victor Hugo escreve com tanta maestria, que conseguimos imaginar com extrema clareza e riqueza de detalhes a Paris medieval, com os seus prédios, ruelas e praças, isso sem contarmos a descrição da Catedral de Notre Dame, viajamos por entre suas torres, sinos e esculturas, quase podemos apalpar a arquitetura gótica.

Se o livro ainda mantivesse o seu titulo original " Notre Dame de Paris" e não "O Corcunda de Notre Dame" seria muito adequando, porque o protagonista desta história é a catedral.

Quasimodo, Esmeralda, Jean Claude Frollo e todas as outras personagens, só trazem mais emoção e brilhantismo para este romance gótico de extremo bom gosto.

Este está super recomendado, acho que todos, sem exceção deveria em algum momento da vida lê-lo.

É o meu livro favorito da vida, já devo ter lido umas 5 vezes, no mínimo.

site: @eunao.soualice

Ferflus 01/12/2020

Um grande clássico
Um livro que requer paciência e determinação.
História a muito conhecida, mesmo que superficialmente.
Além de ser um clássico incrível do romance, também é um prato cheio para os amantes da arquitetura. Em diversos capítulos encontramos descrições minuciosas a respeito das construções de Paris na época em que se passa a história.

Isa 03/12/2020

?? Isso a Disney não mostra ??
Fui ler iludida achando que era a história do Corcunda de Notre Dame e entre os protagonistas ele é o que menos aparece ? Tirando isso, eu gostei. Quasímodo é de longe o melhor personagem, só de conhecer ele valeu o livro.

Tangerina 12/12/2020

É uma obra completa.
Tão bem escrita, extremamente tocante, e sem dúvidas merecedora de todas as boas críticas.
Victor Hugo não dá ponto sem nó, e o fato de ser prolixo é o que o torna tão rico.
Seus personagens incrivelmente tridimensionais, e o cenário daquela Paris gótica que foi tão bem detalhada que acaba se tornando também uma personagem, se provaram cativantes até o fim.

Nina 16/12/2020

Excelente livro!! Me surpreendeu em todos os sentidos, completamente fora do imaginário infantil que é difundido pelos desenhos.
Incríveis notas de rodapé que ajudam na compreensão e detalhamento de referências e aspectos específicos citados na história.
História muito necessária não só de amor e carinho mas de variadas mazelas do caráter -ou a falta dele- do homem.
Com muitaaas imagens de tirar o fôlego, mais que adequadas pra narrativa. Cenários muito bem descritos e ambientados na França da época, com detalhamentos completos da catedral -história e arquitetura-.
Indico demaissss, completamente apaixonada
com esse livro!!

Gabsmoliveira 16/12/2020

O início é um pouco cansativo, o autor gosta de evidenciar bastante os detalhes, principalmente os detalhes arquitetônicos.
A história, é trágica, porém é envolvente, te faz refletir sobre certas coisas e até mesmo como a obsessão pode matar.
Era um livro que queria ler a um tempo, e eu gostei bastante

Luiz Gustavo 19/12/2020

Quando era criança, "O corcunda de Notre-Dame" era o filme da Disney de que eu mais gostava. Por gostar tanto do filme, eventualmente quis ler o livro em que ele foi baseado. Na época, eu devia ter 13 anos, a única edição que encontrei à venda foi a da Martin Claret, e a comprei na loja virtual da livraria Saraiva. Como era muito novo, ainda não havia lido integralmente nenhum grande clássico literário; esse romance do Victor Hugo seria o primeiro. Quando o livro chegou, fiquei empolgado o folheando e me preparando para começar a lê-lo. Quando de fato comecei a leitura, contudo, foi ao mesmo tempo uma grande alegria e uma grande frustração. Não é uma leitura fácil, e o enredo não tem absolutamente nada a ver com a adaptação da Disney; o romance é muito mais trágico e complexo. Além do mais, e eu não sabia disso na época, a narrativa é muito descritiva. Há capítulos inteiros apenas com descrições de lugares importantes de Paris – como a catedral de Notre-Dame –, e isso dificulta MUITO a leitura. A parte propriamente narrativa é incrível, os personagens são todos muito bem construídos, a escrita irônica do Victor Hugo me fez rir em vários momentos, mas enfrentar os longos trechos descritivos foi uma tarefa árdua. Demorei cerca de um ano para conseguir terminar a leitura, porque às vezes empacava e deixava o livro de lado por semanas até retomá-lo. Eventualmente consegui concluí-lo, e me apaixonei completamente pela narrativa e pela escrita do Victor Hugo. Apesar das dificuldades de leitura, "O corcunda de Notre-Dame" foi meu primeiro livro favorito. Pretendo relê-lo em algum momento, mas confesso que na releitura talvez pule as partes descritivas. Já as li uma vez, tá bom, né?

fernanda 27/12/2020

Primeira obra que li do grande Victor Hugo... Simplesmente apaixonante! Há um pouco de tudo na obra, eu ria com a ironia e situações e chorava com as injustiças apresentadas. Victor Hugo é mestre no quesito trama, capaz de enrolar e enrolar, quando no final, tudo conecta-se. Esta é uma obra completa que pretendo reler e reler.