A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Mari405 17/03/2021

A Princesinha ??
Quando descobri que o filme que assisti numa Sessão da Tarde era adaptado de um livro, me apressei para comprá-lo. O filme me fez chorar horrores com os infortúnios da pequena Sara.

O livro foi escrito por Frances Hodgson Burnett, mesma autora de O Jardim Secreto(que está na minha lista). Foi originalmente publicado em 1905.

O enredo gira em torno de Sara Crewe, filha de um capitão britânico residente na Índia. A garota é enviada a Londres para concluir sua educação.

A diretora do local, Miss Minchin, expõe Sara como uma boneca a todo o colégio, devido sua riqueza. O despeito que tinha sobre a menina era disfarçado. Porém, quando uma tragédia acontece colocando Sara em uma situação delicada, a diretora passa a expressar toda sua repugnância, tirando todo o esplendor com que havia coroado a menina.

O apelido de Princesinha agora lhe é dado de forma jocosa, principalmente por uma das estudantes, a invejosa Lavínia.

Apesar de sua condição, Sara possuía um coração nobre e uma imaginação ativa, coisas que lhe fortaleciam, além de amizades como a do vizinho indiano e seu criado Ram Dass.

A Princesinha é uma história cheia de emoções, infortúnios, mas também de esperança. Vale muito a pena a leitura!

Fernanda 16/03/2021

A princesinha é um livro bem rápido e gostoso de ler, que traz aquela sensação de retornar a infância, já gostava muito do filme e poder ler o livro foi uma experiência muito boa.

Vivi 15/03/2021

Encantadoramente invulgar
Vi o filme há alguns anos e me surpreendi com o final do livro pq os finais são quase que totalmente diferentes. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "invulgar" aparece no livro. Por vezes fiquei confusa com a descrição da personagem que em um momento tinha o rosto pálido e em outros não. No mais, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, é uma gracinha de história.

Izadora 11/03/2021

Um livro aconchegante e que te ensina?
? Sinopse: Sara Crewe é uma garotinha muito apegada ao pai, nutre por ele um grande amor e uma relação de muito afeto. Sempre muito adorada pelo pai e tratada por ele como uma jóia rara, ela surpreende a todos, pois mesmo sendo criada em meio a riquezas e tendo tudo para se tornar esnobe, a garota é doce e gentil, com um coração que encantaria qualquer um.
      Após ser matriculada pelo pai em uma refinada escola de moças na Inglaterra, Sara se depara com uma tragédia avassaladora que muda completamente sua vida. Repentinamente, a garota se vê sozinha e passa a ser obrigada a trabalhar arduamente e passar por inúmeras provações para se manter na escola de moças. Apesar de tudo isso, com sua criatividade e altruísmo espetacular, a menina segue firme, sempre criando histórias e usando desse dom para seguir em frente.
         A força da protagonista, inspira e muda a vida de todos ao seu redor. Com uma bondade intensa, sua postura e autenticidade, Sara se torna um ícone de força e generosidade extraordinária.

? Minha opinião: Não poderia começar dizendo outra coisa: Eu amei esse livro. Já tinha lido uma obra da Francis (O jardim secreto) e a amei muito, assim, comprei esse livro de olhos fechados, sem nem saber o enredo, e foi uma experiência maravilhosa. A forma com que a história é narrada chega a ser quase sensorial, um livro que descreve detalhes de forma acolhedora e nos traz uma calmaria inigualável. Por mais que não aborde críticas sociais que poderiam ter sido adicionadas facilmente pelo contexto histórico onde a história se passa, o livro nos traz diversas reflexões e lições que vou levar para toda a vida. Uma história de esperança e superação, é com certeza uma obra de arte que recomendo a todos que leiam.

Mey 01/03/2021

Ser uma princesa vai além da fortuna
Quando eu era crianc?a era apaixonada por um filme que contava a histo?ria de uma garotinha com uma imaginac?a?o incri?vel e uma grande habilidade para contar histo?rias, que apo?s a morte do pai e? maltratada no internato onde estudava. Esse filme e? a adaptac?a?o do livro ?A Princesinha?, da Frances Hodgson Burnett, mesma autora de ?O Jardim Secreto?, e foi o livro que eu escolhi para ler nesse me?s das crianc?as.?
?A Princesinha? e? a histo?ria de Sara Crewe, uma menina que nasceu na I?ndia e foi criada como uma princesa pelo pai. O senhor Crewe leva a filha para um cole?gio interno em Londres, para que ela aprenda ainda mais. Sara se destaca por sua intelige?ncia e bondade, incomodando ate? mesmo a diretora da escola. Enta?o, quando a garotinha fica o?rfa?, apo?s a morte do pai, a mulher resolve trata?-la como uma empregada.?
A escrita da France?s Hodgenson Burnett e? deliciosa e envolvente. Seus personagens sa?o muito carisma?ticos e e? impossi?vel na?o se apaixonar por eles.?
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, ?A Princesinha? e? daquelas histo?rias que devem ser lidas por todos. A bondade e coragem de Sara e? um exemplo a ser seguido. E ela, mesmo quando perde tudo, continua sendo uma crianc?a impressionante. ?
O livro tem seus momentos de muita tristeza, escancara como as crianc?as pobres eram ignoradas e maltratadas. E ale?m disso, mostra como o ser humano invejoso e? cruel.?
Uma histo?ria lindi?ssima que mostra que ser uma princesa esta? muito ale?m da fortuna, tem a ver com cara?ter.

skuser02844 28/02/2021

A Princesinha
É um livro para acalentar...ensinar...nos fazer pensar...
Amar o seu próximo, como a você mesmo...enxergar mais do que seu próprio mundo...é olhar para o lado e conseguir identificar o sofrimento do outro...observar quem te é próximo...

É a história de uma criança que com a sua conduta, nos leva a questionar como estamos nos comportando diante das adversidades...tinha tudo para se sentir derrotada, mas ela possuía uma força interior tão intensa, que se manteve em pé em todo momento...

Leitura Recomendada...quem puder ler...vai amar!

@lendosonhando 10/02/2021

De uma maneira geral é um livro que cumpre a proposta de basicamente tentar ensinar aos jovens que ser caridoso, empático e generoso é a melhor maneira de contribuir para um mundo melhor (concordo plenamente).
No entanto, o livro não leva ao pé da letra o que ensina visto que a Becky, melhor amiga da Sara, apenas saiu de uma condição de serviçal miserável para uma serviçal de luxo; se tudo que foi ensinado no livro fosse aplicado a todas as pessoas a Becky seria criada como irmã da Sara com acesso à educação e possibilidades de ser quem ela quisesse, mas não posso exigir muito de um livro escrito há 115 anos.
Uma leitura que diverte e proporciona um quentinho no coração.

@lendosonhando

Helena.Moreira 01/02/2021

Estou encantada com esse livro. A pureza das atitudes da Sarah são de tocar o coração. Ela pode não ser uma princesa de verdade, mas suas atitudes são as mais nobres possíveis, até quando seu mundo desmorona.
Suuuuper recomendo. É uma daqueles livros que dão esperança de um mundo melhor.
Camilla.Conti 02/02/2021minha estante
quero ler esse! vc tem físico?

z..... 18/01/2021

RIDEEL (2004)
Com essa leitura fecho o trio de obras infantis da inglesa Frances H. Burnett.
As histórias são parecidas, no protagonismo de crianças com personalidade nobre transformadora em seu meio. Foi assim com Mary Lennox (O jardim secreto), com Cedric (O pequeno lorde) e com Sara Crewe (A pequena princesa).
Suponho que tenha sido por motivação comercial (parecem contos de fada populares) e também por motivações ideológicas (os ingleses vendem a imagem de nobres que, em termos práticos, estava distanciada da realidade que praticavam no contexto da publicação dessas obras, o colonialismo, como na Índia, citada nas obras).
"A pequena princesa" pareceu-me a mais feminina das três, sobre a passagem de uma menina por internato, experimentando bajulação na condição de rica e também rejeição enquanto pobre.

Leitura no contexto da pandemia em Macapá...
Graças a Deus! A vacina já está a caminho do Amapá... Talvez essa semana a campanha de vacinação inicie... Opa! Tô pronto pra virar jacaré!

Sophia 18/01/2021

Um livro inesquecível
Sem dúvida, um livro que me faz chorar. Li esse livro em 2017, recentemente peguei ele para reler, e repetiria a leitura todos os dias se pudesse!

Sara é uma menina incrível, e apesar de tudo que ela sofre, consegue manter sua felicidade de criança intacta. E é incrível ver o amadurecimento dela ao decorrer do livro!

Assim que acabei de ler o livro (naquela época), resolvi ver o filme. Um pouco decepcionante, mas foi lindo ver o filme "em tela". Recomendo a todos esse livro. Todos deveriam ler "A Princesinha", pelo menos uma vez na vida!

Duda 16/01/2021

Muito fofo!!
O único grande problema desse livro foi que a tradução é portuguesa, mas é a que tem no unlimited...
Mas pra quem gostava muito do filme na infancia vai ser muito legal visitar a historia original e comparar com as mudanças do livro. A Sara é uma fofa e não tem como não se apaixonar!
Mas é um livro para crianças, então tem umas lições de moral que quando ja somos adultas achamos meio "bleh"...

Jessica1248 11/01/2021

Essa era uma das minhas histórias favoritas quando criança. Eu amava o filme e amei saber que era baseado em um livro. Mas como sempre a experiência de um filme nem se quer chega perto de ler um bom livro.

As escrita é bem fluida e te prende do começo ao fim com uma protagonista carismática que te faz sentir a sua dor. Me vi inúmeras vezes chorando com ela.

Gaby.Ferraz 06/01/2021

Gostei bastante apesar de ser um livro infantil retrata acontecimentos que revelam como as pessoas podem ser quando se trata de posses materiais.

Liz 31/12/2020

Se você assistiu o filme na infância (como toda adaptação tem algumas coisas diferentes do livro mas nada absurdo) vai se encantar com o livro sobre a história da pequena Sara.