Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Morgan 13/05/2024

O império galático é enorme, mais de 25 mil mundos, onde nem se sabe como foi a origem humana.

É o início de tudo, como o Hari Seldon deu origem a Psico-História.

Sendo assim, o Cleon I se sente ameaçado pelo que o Seldon diz, que em pouco tempo (comparado a vivência da galáxia), haveria uma queda do império. E é exatamente por isso que ele vai vivendo ao redor de Trantor tentando fugir do imperador supremo e sobreviver a tudo isso, éo começo de uma aventura.

É um livro incrível, a gente pensa que tem nada demais, só que toda a evolução de tudo, é inexplicável o que o Isaac Asimov fez, por que faz querer ler cada vez mais.

Eduardo Ogalves 11/05/2024

Sinopse
O Império Galáctico é uma extraordinária conquista da humanidade, abrangendo 25 milhões de mundos. Trantor, sua capital, é uma gigantesca metrópole em torno da qual orbita uma civilização avançada e complexa. Mesmo assim, o imperador Cleon I sente seu poder ameaçado e busca a todo custo se antecipar a qualquer situação de perigo.
Quando o jovem matemático Hari Seldon chega à cidade para divulgar sua psico- história o imperador encontra nele a garantia de sua segurança e posição. Em pouco tempo, Seldon se torna o homem mais procurado da Galáxia, e enquanto luta para impedir que sua teoria caia em mãos erradas, começa a vislumbrar a chave para o futuro.

PRELÚDIO À FUNDAÇÃO é o início de tudo. Com a genialidade de sempre, ISAAC ASIMOV volta no tempo para narrar os eventos que antecederam a trilogia original. Publicado pela primeira vez em 1988, o livro foi indicado ao prêmio Locus de melhor romance de ficção científica.

Neydsonbrz 08/05/2024

O início
O livro nos leva à jornada de Hari Seldon, em busca de conhecimento sobre sua grande contribuição para a galáxia e sobre si mesmo. Aprofundando na diversidade cultural do universo "Fundação" e trazendo a real motivação da psico-história.

Roberto.Vasconcelos 21/04/2024

Plot twist salvou
Confesso que não estava achando o livro lá grande coisa, ele estava legal mas não parecia que a história estava avançando.

Fiquei pensando que parecia muito uma caça ao tesouro que não chegava a lugar algum , mas o final que o Asimov entrega foi de explodir cabeças!
Ele conseguiu unir as sagas de uma forma espetacular e fiquei muito nostálgico nesse final.
Ele conseguiu amarrar tudo muito bem no final e só por isso a nota subiu.

Rodrigo 21/04/2024

Não se compara à trilogia principal?
Asimov sempre desenvolve bem as suas histórias e, principalmente, a parte ficcional. E é justamente isso que sustenta o livro em um ?bom? pra mim? Apesar de ser bem escrito, não teve, nem de longe, a emoção e os clímax esparsos da trilogia principal.

Ao longo da narrativa fiquei esperando a qualquer momento uma virada que fosse me deixar boquiaberto e justificasse toda a viagem do protagonista. E, já quando não esperava mais, ela (a virada) vem. Entretanto, apesar de eu ter achado uma
boa sacada do autor e ter ficado impressionado com o fato em si, talvez tenha vindo muito tarde? Àquela altura o livro já tinha se consolidado como
um ?bom? e nada muito além.

Ainda, além do desenvolvimento bom, mas ?comum?, do plot twist tardio, acredito que o final em si também deixou a desejar. Termina com o desfecho de um romance esperado, mas deixado de lado durante toda a narrativa, finalizado de uma maneira meio peculiar?

É um livro bom, mas nada muito além disso. Bem desenvolvido, tema interessante e já consolidado na trilogia principal, mas deixa a desejar no clímax e no desfecho.

Rodrigo.Rosa 09/04/2024

Intrigante
Um universo totalmente magnífico e intrigante, ansioso para os próximos livros, uma leitura que te prende do início ao fim

Fábio Morcego 03/04/2024

A origem de tudo.
Esse livro conta a história de Hari Seldon desde sua primeira aparição como jovem matemático de sucesso. Confesso que até quase o final, achei que era só um desses livros que se escreve para aproveitar o lucro da franquia mas, Asimov faz um monte de plot Twists na sua cara para te deixar de queixo caído e tudo fazer sentido na trama. Sensacional para quem gosta dessa franquia.

Chiabaibr 09/03/2024

Ótimo livro de ficção científica
Gostei bastante do livro, pois traz muitos aspectos de ficção científica com história e desenvolvimento cultural de diversos povos.

Já quero ler a saga inteira!

Gustavo195 30/01/2024

Provavelmente estou tendo uma experiência diferente dos leitores da época, conhecendo o humano Hari Seldon antes da lenda Hari
Mas não deixou nenhum um pouco a desejar, baita livro

Romulo 10/10/2023

Excelente
Muito bom! Durante a leitura dá para pegar algumas ?dicas? do que acontecerá ao final. Mesmo assim há surpresas!

Lunardi 09/10/2023

Um acréscimo interessante à mitologia de Fundação. Prelúdio, muito além de nos apresentar o jovem Hari Seldon nos apresenta Trantor, com seus varios setores, povos e contradições.
Não achei melhor do que as sequências da trilogia original, mas tem seu mérito entre os fãs.

Tuler 29/09/2023

Magnífico
Que obra gigantesca que Isaac criou, a expansão desse universo é extraordinário, suas linhas de raciocínio com toda política, ação e romantismo é fora do comum. Mais uma obra dr arte criada por esse grande autor.