Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë




Resenhas - Jane Eyre


2612 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


sarahoqueiroz 09/05/2024

" Não sou um pássaro e não há rede que me prenda. Sou um ser humano livre e com vontade própria."
" Não sou um anjo e não serei até morrer: serei eu mesma."
"Posso viver sozinha, se o amor-próprio e as circunstâncias exigirem isso de mim. Não preciso vender minha alma para comprar felicidade e paz de espírito. Possuo um tesouro interior que nasceu comigo e que é perfeitamente capaz de me manter viva se todas as alegrias externas me forem negadas ou oferecidas a um preço que eu não possa ou não concorde em pagar."


Charlotte trouxe Jane:
totalmente disruptiva e fiel à si mesmo. O livro foi escrito em 1800, esteve à frente de seu tempo já trazendo consigo a busca feminina pela autonomia financeira ao invés de relegar à mulher o anseio pela estabilização monetária através do matrimônio. A Jane é forte, independente e sua busca pela autonomia, respeito e espaço no mundo continua gerando comoção e identificação mesmo séculos depois. Um clássico é um clássico.
comentários(0)comente



Rubi.Gray 09/05/2024

Minhas impressões de Jane Eyre.
Comecei a ler Jane Eyre por causa do meu clube do livro, no começo me prendeu bastante a atenção, adorei acompanhar a sua infância e sua estadia no colégio interno, quando ela cresce e vai ser governanta na casa de Mr. Rochester senti que perdeu um pouco do ritmo, mas conseguiu recuperá-lo aos poucos.

Porém quando chega certo capítulo o ritmo se perde de novo e (ao menos para mim) a leitura fica um pouco arrastada e sofrível, e isso dura uns 4 ou 5 capítulos até alguma coisa interessante voltar a acontecer.

Mas eu gostei dos capítulos finais e isso compensou, só dou 4 estrelas para Jane Eyre porque acho que a autora prolongou demais o meio do livro, se ele fosse um pouco mais curto, seria perfeito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Abeener 09/05/2024

Jane Eyre
"Jane Eyre", uma história longa de sofrimento, dor, melancolia, medo, arrependimento e violência.

Em "Jane Eyre", acompanhamos a heroína que dá nome ao livro nos contar sobre sua história. Neste momento, recebemos um convite de nossa protagonista. Leve isso em consideração: este livro corre como uma longa e intimista conversa entre amigos, onde Jane, nossa amiga, decide, após anos, finalmente contar seu passado, o qual está repleto de espinhos, caminhos tortuosos e confusos. Nesta obra, Charlotte Brontë nos aponta uma estrada que, em certo ponto, pode nos levar a milhares de locais diferentes, e vai depender de você, leitor, qual caminho tomar. Nos é apresentado de tudo nesta grandiosa obra: melancolia, a dor do abandono, o isolamento familiar e social, abuso autoritário, religião, loucura versus sanidade, introversão, extroversão, chamado, repreensão, servidão e amor.

Charlotte escreve com uma poesia delicada e, ao mesmo tempo, nos devora com sua violência repentina. Ela nos mostra campos verdes e suas flores brancas e, ao cair da noite, uma louca de olhos vermelhos que é sedenta por sangue e caos. O tempo inteiro, Charlotte brinca com sua história, nos mostrando metáforas e analogias, descrevendo o romper da primavera (nascimento, ressurreição, esperança), enquanto milhares de meninas morrem ao léu de febre tifoide em uma escola negligenciada, guiada por um falso cristão com morais duvidosas.

Uma história repleta de espelhos inversos, personagens sendo os reflexos opostos de cada um, Edward Rochester e St. John, Jane Eyre e Bertha. Como eu adorei esta dança, o feio e o belo, o delírio e a razão. São muitas as outras jogadas feitas neste livro, ler com atenção esta obra fará você notar migalhas jogadas pelo caminho, apanhe cada uma e veja o que elas têm a dizer.

Conclusão:

Posso garantir que "Jane Eyre" se tornou o meu livro favorito. Acompanhar as noites com a minha querida Jane (com a qual me identifiquei muito) foi um enorme prazer. Pretendo reler o livro em breve! Obrigado, Charlotte, por ter nos presenteado com tal obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Terra 06/05/2024

Melhor livro dos últimos tempos! Mesmo que tenha me feito passar raiva durante boa parte da leitura
(Muito obrigada Duda pela recomendação)
comentários(0)comente



xali 05/05/2024

Quanto eu lia Jane...
Finalizei este livro sabendo que posso amar ler clássicos... Toda história de Jane é maravilhosa e se vê isso em cada pagina...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna 05/05/2024

Jane Eyre
O clássico dos clássicos, escrito por uma das autoras que marcou uma grande geração da literatura. Eu estava com grande receio de ler esse livro. Por ser um clássico, muitas vezes, a linguagem é difícil e requer um certo nível de paciência para compreender a história. No caso desse livro, não encontrei dificuldade alguma em lê-lo. A escrita era bem construída ao mesmo tempo que mais simplificado (isso pode ter sido atribuído por conta da tradução). Sobre o enredo em si, é um típico romance de formação em que acompanhamos nossa heroína durante pontos de sua vida considerados simbólicos. Acompanhando Jane, testemunhamos a formação de uma grande mulher que a partir do nada, além de se tornar uma verdadeira dama aos olhos da sociedade, testemunhamos a formação de uma mulher forte e destemida. Mesmo com suas decisões, ainda vemos aquele lado em que a dúvida reina e o que é, na minha humilde opinião, um dos pontos mais encantadores da obra. Eyre mesmo na linha para alcançar sua felicidade, ela não traí seus próprios conceitos mostrando a marca de seu caráter a todo momento. Por fim, o livro é realmente encantador e traz a sensação que é um ensinamento para todas as mulheres de que o mundo é difícil mas que nunca devemos abandonar nossas próprias virtudes.
comentários(0)comente



MLuíza 04/05/2024

Jane Eyre
Jane Eyre era um livro que pretendia ler há um tempo, mas demorei por pensar que poderia não me prender, no final ele entregou muito mais do que esperava e se tornou um clássico favorito.

Charlotte Brontë tem uma escrita muito envolvente, as descrições te envolvem e acaba por imergir na ambientação do livro, é como se de fato estivesse ali e isso é incrível. O melhor da história é que não é apenas sobre romance no sentido romântico, o livro carrega um mistério que causa muita ansiedade para saber do que se trata, tem um tom gótico muito bem construído e a crítica que Charlotte traz da sociedade atrelada a história é com certeza um grande componente para a fama que esse livro tem.

Sobre os personagens, eu amei toda a complexidade que Brontë traz em Jane Eyre, em Edward e em outros personagens. A Jane falando que não achava o Mr. Rochester bonito me fez rir muito, ela é icônica e ainda assim é perceptível que estava em seu tempo. As declarações do Mr. Rochester eram um tudo, eu não esperava amar tanto esse casal, mas amei como ambos são tão humanos e isso faz você torcer ainda mais pelo relacionamento deles.

O único ponto que não me agradou é quando o mistério é solucionado, para mim o ritmo ficou mais lento e perdeu o tom gótico que me encantou muito, ainda teve um acontecimento que foi muito fantástico para mim. Mas no final, eu amei Jane Eyre, é um clássico que com certeza recomendo e pretendo ler os outros livros da Brontë.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



henriqve 02/05/2024

Gostei bastante, Jane Eyre nunca deixou de seguir seus ideais e se mostrou uma mulher realmente forte. O livro tem uma pegada meio gótica e o suspense meio sobrenatural te faz ansiar por respostas, também demonstra pureza com personagens tão autênticos como Bessie, Helen Burns, Adele, Diana, etc.
Apesar de achar que o final seria de certa forma mais "libertador", não julgo suas escolhas. Um ótimo clássico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Filipe Tasbiat 01/05/2024

Há que ter fé em Jane Eyre
Jane Eyre é rigorosa, constante e fiel aos seus princípios do início ao fim. Assim, nos três atos que apresenta em sua autobiografia ? a infância com a tia que a maltratava e seus dias no internato de Lowood; seu tempo como preceptora da jovem Adèle na mansão do sr. Rochester; e sua nova e tranquila vida em Moor House, onde conhece seus primos, entre eles o missionário St. John Rivers ?, Charlotte Brontë constrói uma personagem sólida, madura, consistente. Mas flores brotam até mesmo no concreto.

De passagens tremendamente góticas, num castelo obscuro, gelosias iluminadas por sombrias tempestades, muros cobertos de heras e trepadeiras e ruínas de uma castanheira rachada ao meio por um relâmpago, "Jane Eyre" também passeia por campos verdejantes, banquetes de primavera e longas e inteligentes conversas ao pé da lareira.

O epílogo, para mim, é dispensável, muda o tom da narrativa, reduz a finalidade das personagens femininas ao casamento e à religião de forma tão simplista que parece ter sido escrito não por Charlotte Brontë, mas por um editor conservador de um jornaleco de novelinhas do século 19, destoando muito de todo o desenvolvimento progressista de Jane ? progressista, não liberal nem revolucionário, pois Jane é intelectualmente a frente de seu tempo, mas tais posicionamentos permanecem no campo do pensamento, de reflexões silenciosas; ela não demonstra reação, por exemplo, aos corriqueiros comentários de seus pretendentes sobre sua inteligência e sua eloquência: qualidades de um homem.

É compreensível que Jane aceite tais "elogios" sem questioná-los, dada a época em que transcorrem os eventos. São incômodos entretanto, que vêm permitindo à obra manter-se atual e lida por quase dois séculos, e possibilitando aquilo que há de mais valioso na boa literatura, o estímulo à reflexão: sobre gênero, religião, amor, beleza, costumes, classe social, certo e errado.

Se tenho fé em Jane Eyre, como tenho em todos os bons personagens, é porque ela, mesmo ao perder a fé naqueles que lhe eram próximos ou caros, em nenhum momento perdeu a fé em si mesma, a fé que guiaria todos os seus princípios e escolhas. É impossível não se afeiçoar a uma personagem assim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2612 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR