Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Jahyne 17/12/2023

Incrível
História cativante, com romance, reviravoltas, mistério e personagens muito bem construídos. Leitura obrigatória para quem gosta de livros do gênero.

Mayara833 17/12/2023

Uma história cheia de emoção e muitas reviravoltas
A história de Jane Eyre é emocionante. As reviravoltas te prendem do inicio ao fim. Prepare-se para rir e chorar, sofrer e se alegrar junto com Jane Eyre. A jornada de Jane nos apresenta muitas lições que merecem ser levadas para a vida. Com certeza, é uma história que merece ser lida, com alta probabilidade de se tornar um de seus livros preferidos (para mim, se tornou). Boa leitura :)

CrisIngrid 16/12/2023

Eu gostaria de encontrar palavras bonitas e macias e depois combiná-las de forma perfeita para narrar todo o meu processo de leitura desta obra. Como não sou capaz disso, só me resta expressar, humildemente, todo o meu encanto com a escrita da Charlotte Brontë e com a personalidade de Jane Eyre.

Só estando dentro do meu coração para saber minha felicidade toda vez que algo de bom acontecia a ela; meu deslumbramento quando ela se impôs em uma situação que a vilipendiava; ou o meu fascínio quando parava de ler para analisar as metáforas lindas, as frases tão bem elaboradas, as figuras de linguagem tão bem colocadas de Charlotte Brontë.

📖“ - Não sou mentirosa. Se fosse, deveria dizer que amo a senhora, mas declaro que não a amo: detesto a senhora mais do que qualquer outra pessoa no mundo, exceto John Reed; e este livro sobre a Mentirosa a senhora pode dar para sua filha, Georgina, pois é ela quem conta mentiras, não eu.”

Mas voltando à personagem, seu caráter, sua determinação, sua coragem de dizer o que pensava, sua bondade, a força de sua fé em seus princípios, sua resiliência, seu amadurecimento me deixaram muitíssimo impressionada. Em vários momentos da obra, diversas pessoas relataram que Jane não era uma pessoa tão bonita assim. Eu discordo totalmente disso.

Pensando na beleza como algo que brota do interior, Jane é uma das criaturas mais belas que já tive o prazer de conhecer. Como deve ser linda a pessoa que coleciona em si todos os traços de personalidade desta menina. Porque é isso que Jane é, uma menina. Com o coração gigante, mas uma menina.

📖“É uma dádiva o fato de que o tempo dê cabo dos desejos de vingança [...]. Eu deixara aquela mulher em meio à amargura e ao rancor, e voltava agora com uma emoção que era tão só uma espécie de piedade por seus grandes sofrimentos, e um forte desejo de esquecer todas as ofensas - de me reconciliar e dar as mãos em amizade.”

Queria que você fosse real, Jane Eyre. Foi um prazer inenarrável conhecê-la. Obrigada por me impactar tanto! Estou muito feliz que você, após ter passado por tantas adversidades na vida, tenha tido o seu final feliz. Vou estar sempre torcendo por você. Vai que é sua, garota! ♥

Elen Ximenes @quemleganhamais 15/12/2023

Jane Eyre
Clássicos são sempre surpreendentes e revelam camadas além da história óbvia visível aos leitores mais passivos. Se pensarmos no óbvio, a história de Jane Eyre é um romance de formação bem clichê: uma menina pobre que sofre muito até encontrar a liberdade através dos estudos. Esta menina se apaixona, e quando a gente pensa que finalmente ela vai parar de sofrer, surgem empecilhos para o desenvolvimento desta paixão. No entanto, no final tudo se resolve graças a "fada da Conveniência". Se eu considerar este livro desta forma, a leitura foi um desperdício, porque não curti nada da "história de amor". Porém, olhando para Jane Eyre como um clássico que resistiu a séculos de histórias, entendo que não é uma história clichê. Este livro fala muito sobre sua época, sobre o que era esperado de uma mulher, como as crianças eram vistas e como era o tratamento dispensado a elas. Há também lampejos para desenvolvermos discussões construtivas sobre religião, machismo, liberdade feminina, relacionamentos abusivos, e como a classe social influencia no papel da mulher na sociedade.

C. S. Lewis considerava as irmãs Brontë geniais. Duvido muito que a leitura dele de Jane Eyre era apenas como um romance de formação, ainda mais sendo ele um professor de Literatura. Em breve resenha no @quemleganhamais.

site: https://www.youtube.com/watch?v=6F62S3prU1k

Isabella 14/12/2023

Amei
Achei uma leitura fluida e aconchegante, apesar de extremamente descritiva não é algo maçante.
Amei a história e os personagens, com certeza irei lembrar deles com muito carinho, principalmente a parte feminina.
Obviamente descordei em muitas partes da protagonista e em muitas coisas eu faria diferente, mas gosto quando isso acontece, pois me faz lembrar que é exatamente assim que acontece no dia a dia, o que torna os personagens mais reais.

thamyres24 13/12/2023

?Graças ao ar mais alegre
do meu quartinho, lembrei que, após um dia de fatiga física e ansiedade mental, eu estava, finalmente, em um porto seguro.?

nunca gostei muito de clássicos. li pouquíssimos porque achava a linguagem muito difícil e ficava com sono, mas, com jane eyre, minha experiência foi totalmente diferente. já li o morro dos ventos uivantes, obra da sua irmã, emily, e, apesar de ser interessante e impactante do mesmo modo, a linguagem era muito rebuscada, o que, muitas vezes, me dava sono durante a leitura e eu acabava não gostando tanto assim de continuar lendo porque precisava voltar e reler alguns trechos que não tinha entendido. jane eyre tem uma linguagem relativamente simples e, desde o começo do livro, a história me cativou, me emocionou e mexeu muito comigo. a narrativa possui reviravoltas que prenderam muito a minha atenção e me fizeram tecer diversas teorias. foi muito divertido tentar descobrir o que ia acontecer ? o que me motivava a ler mais. alguns momentos do livro, como quando ela estava em lowood ou quando chegou na thornfield hall, foram extremamente chatos de ler porque não tinha nada acontecendo. os parágrafos enormes, muito deles cheios de descrições que eu considerei desnecessárias, contribuíram para que eu demorasse mais a terminar o livro e avançar na leitura. contudo, foram partes que é possível ignorar considerando a trama. o final foi aconchegante e, no geral, foi um livro que me agradou muito. só não dou as cinco estrelas porque eu realmente não gosto de clássicos e livros de época, mas jane eyre superou minhas expectativas.

Vitor739 13/12/2023

Positivamente Impressionado
Eu estava com a mesma expectativa que seria ler Jane Austen, mas gostei MUITO mais.
É um romance de amadurecimento, então pode ser um pouco lento às vezes, já que começa com a Jane criança. Mas vale super a pena. O livro tem temas muito mais maduros, tem mistério e alguns plot twists!
Super recomendo

ephemelis 11/12/2023

Não é por ser clássico que pego leve
Gostei muito da Jane, apesar de achar chatíssimo a forma erudita e pomposa da tradução. A personalidade dela me agradou bastante e os personagens com quem ela vivia também, mas não tem nada que me convença de que esse final combina com ela, de que a decisão final dela é coerente com o que a autora construiu pra ela. A propósito, a Jane é gentil demais para todos os 'pares' românticos que ela teve. Acho que me diverti também com a parte do sobrenatural e do mistério da vidente que tem pela metade do livro. A parte da religiosidade também é chatinha, mas palatável. O senhor Rochester é um arrogante e prepotente do início ao fim. A senhora Fairfax e a Adele são umas queridas. Assim como a pequena Helen, a senhorita Temple e a Bessie. Não gosto de como a Bertha foi retratada aqui, acho que acrescentou demérito a essa obra e ela só existe para atrapalhar o "romance". Lá pela página 500 poderia ter terminado com o final aberto e "livre" que a Jane merecia se o livro tivesse outro tipo de narrativa. A Diana e a Mary são umas queridas, tudo o que a Jane precisava era ficar com elas por mais tempo. St. John é um crente chato, mas não creio que ele ia continuar enchendo o saco. Todas as estrelas que eu dei foi pela Jane e pelas personagens femininas citadas aqui que, para ser sincera, são as únicas que foram boas com ela e que fizeram a leitura valer a pena (exceto a Bertha, que é uma personagem rasa e para ter a representação de vilania no livro). Não esperava muito e mesmo assim decepcionou.
Prefácio às Claras 28/12/2023minha estante
Eu to é com um ranço enorme desse cara gente. Que homem tóxico ?

Deborarr 08/12/2023

Demorei uma eternidade pra terminar porque não conseguia achar um ritmo de leitura. Mas a história foi tão boa que eu favoritei kkkk. Juro, que história cativante, até nos momentos mais chatinhos eu não parei porque a escrita da autora sempre proporcionava uma sensação de que algo muito importante tava prestes a acontecer. É o tipo de escrita que prende a nossa atenção.
Me identifiquei tantas vezes com a Jane que não sou capaz nem de dizer quantas. Amei cada página desse livro ?.
De uma certa forma, o final foi um consolo e tanto. Jane conseguiu o que merecia e o que tanto ansiava. Enfim, maravilhosa. Amei a personalidade dela, nunca se deixava simplesmente levar pelos outros, sempre fez o que era melhor pra si, mesmo que isso doesse. Obrigada pelos ensinamentos Jane Eyre ?

lua 07/12/2023

Um livro fascinante
Eu amei Jane Eyre, e entendo completamente quem não gostou.

A primeira coisa a se pensar, é que é um livro com cunho religioso muito forte. Quem não é cristão, pode ficar incomodado.

Jane não é uma personagem feminina comum. Nós acompanhamos sua vida e vemos todos os sentimentos e tormentos que passou (e que vida sofrida!) durante os anos.

A escrita da autora é impecável, apesar de longos parágrafos de descrição, é envolvente e faz você ficar presa na história. Ela dá uma amostra ao feminismo naquela época, e de como sua personagem é independente, mesmo com suas dependências. O final pode não ter agradado aos que leem, esperando algo bem revolucionário, porém condiz com a época e não deixa de ser, mesmo assim, revolucionário.

Sr. Rochester é um grande RED FLAG, mas mesmo assim, ele é EXTREMAMENTE cativante.

O final me pareceu corrido, me lembrou muito algumas obras de Jane Austen que mantém uma narrativa constante e no final se apavora. Se não fosse pelo final corrido, teria dado 5 estrelas.

No mais, um ótimo livro.

Alicia147 06/12/2023

Amei
Uma leitura leve e gostosa, que ao mesmo tempo traz tantos elementos para se pensar e refletir.
Gostei do começo ao fim da trajetória de Jane Eyre. O livro é muito bem escrito, contextualizado, envolvente e cativante. Li de forma tranquila e sem pressa e valeu cada minuto de dedicação.
Jane começa a contar sua historia desde criança e vamos acompanhando sua vida cheia de percalços. Ela passa por diversas situações e eu fiquei muito envolvida. Jane tem personalidade forte e sempre soube mostrar seu valor e impor seus limites. Acho que isso foi o que mais me agradou, pois pensando na época em que o livro foi escrito, não é algo comum entre as mulheres da época. Fiquei encantada e admirada com seu jeito de ser e agir.
Seu relacionamento com o Sr. Rochester também é algo que deve ser apreciado, o modo como tudo foi sendo construído e, mais uma vez, Jane se mostra fora dos padrões da época, é muito envolvente. Tudo ocorre de forma lenta e gradual, flui muito bem e torna a leitura leve e profunda ao mesmo tempo. Sutil e encantador, super recomendo!

Duda 01/12/2023

De todos os clássicos não é o meu favorito.
Bom.
Li uma resenha em que comparava Jane Eyre com Mulherzinhas e sinceramente eu prefiro Mulherzinhas! A história da Jane Eyre é um pouco paradona demais. Do nada as coisas acontecem e voltam a ficar paradas de novo. Tem umas passagens bem religiosas, então quem não for, não vai gostar.
Eu gostei da Jane e achei o final dela muito bom, fiquei com muito medo de ela ir de arrasta, pq a coitada sofreu mais que a Ju.
O Sr. Rochester é um personagem muito peculiar ou você ama ou você odeia, eu escolhi amar. No início, vc acha q ele é só doido mas dps ele mostra que tem conteúdo, além da loucura. Além disso, quando o St. John aparece no livro, vc começa a ter tanto ódio dele que sente até uma saudade do Sr. Rochester, juro que homem insuportável esse John.
Tem uns plots bem doidos no livro, e do nada fica interessante. Indico! Mas não acho que vou reler algum dia.

"A lembrança dele continuava comigo, pois não era um vapor que o calor do sol pudesse dispersar, nem tampouco uma efígie de areia que os ventos fossem capazes de desfazer. Era um nome gravado numa placa, destinado a durar tanto tempo quanto o mármore em que fora talhado."

? Estou horroroso, Jane?
? Bastante, senhor. Aliás, sempre foi, o senhor sabe bem.
? Hum! Vejo que continua malvada, não importa por onde andou!

Julia Ledra 01/12/2023

Eu gostei muito do livro, mas tive uns ranços da história 😬
Eu amei a Jane, eu nunca tinha visto antes uma protagonista desse jeito em um livro clássico escrito em 1800 e pouco. Ela é ousada, defende o que ela acredita, vai atrás do que quer, não abaixa a cabeça pra ninguém. É a definição de protagonista forte.
Agora… o tanto de nervoso que essa mulher me fez passar hahahahah Eu discordava de muitas coisas que ela fazia, mas até aí tudo bem, adoro ler sobre pessoas diferentes de mim. Só que as decisões finais dela, especificamente na parte romântica da história me deram muito nervoso - eu teria feito tudo diferente.
Por conta disso o livro me decepcionou um pouco, porque depois de tudo o que acontece eu não esperava que a autora fosse terminar o livro de forma tão “final feliz”.
Mas fora isso, o livro é muito fácil de ler, mesmo sendo ancião, a Charlotte Brontë tem uma escrita bem descritiva, mas que ainda assim não é pesada. Não é que nem aqueles livros que passam páginas e páginas descrevendo um ambiente e tu não tá nem aí pra isso. Em Jane Eyre as descrições são interessantes, pintam a cena mesmo, te envolvem.
Então por mais que o livro seja longo, ele não é cansativo de ler - até porque acontece bastante coisa na vida dessa mulher.