Alien

Alien Alan Dean Foster

Resenhas - O Oitavo Passageiro

Babs 31/08/2022

Uma novelização fiel e mais detalhada do filme
Esse livro é um complemento incrível para o primeiro filme do Alien. Explica com mais detalhes cada pequeno passo e decisão que trouxeram ou mantiveram o alien na nave. Os personagens são mantidos bem fiéis, assim como a ordem dos acontecimentos.

A escrita é mais densa e pesada, o que cansa um pouco no início da narrativa, mas ? quando começa o suspense com a presença do Alien ? a narrativa se torna o ponto de tensão ideal. Você sabe o que vai acontecer por conta do filme, mas não como será descrito e essa tensão se mantém todo o livro.

O único ponto baixo é que o Alien não tem descrição alguma da sua aparência. O livro simplesmente assume que você >sabe< como é a aparência dele pelos filmes, deixando completamente fazia a aparição dele no livro. Eu sei a aparência dele e posso assumir o que ele está fazendo, mas da mesma forma que não há descrição dele e do que ele está realmente fazendo (pose, aparência, presença), as mortes também não tem descrição, elas só morrem, e isso é um ponto bem negativo. Não tem uma imersão total nas mortes causadas pelo Alien além da tensão do suspense.

Fora isso a leitura é ótima, a ambientação muito boa e algumas perguntas que ficaram sem respostas no filme foram explicadas com detalhes e nuances.

Uma experiência única pra quem ama esse universo tanto quanto eu.

Thaís 20/08/2022

Podia durar o dobro
Um livro roteiro, sem muitas descrições, obrigando o leitor a colocar a imaginação à prova. Para quem não assistiu o filme, pode ser difícil pensar na criatura. Quem viu, não perde tempo tentando. Particularmente prefiro a primeira opção porque falar mal de livro a gente raramente vai :D

jrlopesg 22/07/2022

Leitura arrastada
22/07/2022. Leitura arrastada, a história se desenvolve muito devagar e com menos suspense que o esperado. Decepcionado.

Boldo 13/07/2022

Esperava mais
Achei o enredo bem previsível e as descrições das cenas são bem confusas. Não consegui me apegar a nenhum personagem, sendo a maioria deles bem sem graça.

Silmara Cunha 30/06/2022

Gostei mais desse do que do primeiro livro, mas no geral são bem similares. Fluido e resolve bem as questões apresentadas. Gostei dos personagens embora não tenha amado nenhum.

Paulo.Brunassi 20/03/2022

Excelente leitura, e um ótimo complemento ao filme
Incrível novelização de um filme mais incrível ainda. Alien é um de meus filmes favoritos, e poder experiência está obra por uma outra mídia é um privilégio.
No livro consegui perceber detalhes que muitas vezes passaram desapercebidos ao ver o filme, o que tornou a experiência ainda mais brilhante.

Luiz E. Marcondes 02/03/2022

Fantástico!
Obra fiel e muita bem escrita, idêntica ao filme.
Apresenta discretos extras ao enredo que não alteram a fidelidade ao filme.
Sem mais a adicionar, recomendo facilmente a quem quer conhecer um dos maiores monstros do cinema!

Sathy 12/02/2022

Fascinação.
Eu já gostava da estética do Alien antes de assistir os filmes, depois que assisti só concretizou minha admiração.

O livro é espetacular. Muito tenso, claustrofóbico, repleto de suspense e mistérios.

A história tem pequenos momentos de "resfriamento" entre acontecimentos cada vez mais chocantes. Quando pensamos que está tudo bem, entrando nos conformes... a desolação nos castiga, a situação se agrava, os problemas operacionais causam muita angústia e o Oitavo Passageiro caçando a tripulação (um a um) só nos leva a crer em um final trágico.

Luis.Fernando 25/01/2022

Um clássico instantâneo do horror, tal qual Lovercraft com seu terrível Cthulhu. Prepare-se para roer as unhas desde a primeira vez que Chynomorpho aparece até o fim da obra.

Juliana 15/01/2022

Muito interessante reviver a história com mais detalhes, achei que complementou algumas partes do filme.

Jóice 01/11/2021

É um verdadeiro sci-fi, com exploração espacial e espécies alienígenas. O diferencial aqui é o quanto ele consegue passar a atmosfera de terror e o quanto os personagens estão assustados. Adorei o plot do final, não esperava

Sthéphanny Alves 14/10/2021

Alien
Eu não leio muito livros deste gênero, mas posso afirmar que este é sem dúvida um livro espetacular. Prendeu minha atenção do início ao fim, me deu calafrios de ansiedade e de terror. Me peguei imaginando se alguém ficaria vivo, e claro, sofri muito.
Com certeza é um livro que te convence a ler mais do gênero, gostei bastante.
A escrita de Alan, numa forma geral, é muito gostosa. Ele consegue brincar com as palavras de forma a brincar também com nossos sentidos e sentimentos. Uma mistura perfeita na minha opinião!

Nalia.Resplandes 24/08/2021

Não consegui parar de lê
Não faço a mínima ideia de como consegui esse livro, ele estava na minha estante e comecei a lê, não conheço os filmes, mas curti muito o livro, gostei da narrativa, quanto mais eu li menos queria parar

Thaís Furlan 22/08/2021

Faz jus ao filme
Uma nave cargueira com 7 tripulantes, ao voltar de sua jornada para a Terra, identifica um sinal De socorro num planeta desconhecido. Seguindo os protocolos, seus tripulantes descem para verificar a necessidade de resgate e se deparam com ovos alienígenas. Um desses ovos se parte e toma posse do corpo de um dos tripulantes.
O que vem a seguir é uma luta por sobrevivência...

O livro é objetivo e faz jus ao filme. Embora narrado com a linguagem de sua época, fluiu e satisfaz o leitor.