Graceling

Graceling Kristin Cashore

Resenhas - Graceling - O Dom Extraordinário

1 | 2 | 3 | 4

bru 23/05/2021

Foi uma leitura morna, nada de muito original aconteceu. Achei a habilidade da personagem interessante , mas não me importei com ninguém. O romance foi meio fraco também.

alice 05/05/2021

fantasia diferente do que a gente encontra por ai
Graceling é o termo usado para nomear pessoas que possuem "dons extraordinários", que basicamente são habilidades ou poderes (dom de matar, prever o futuro, ler mentes, etc etc). Esses dons se manifestam em pessoas aleatórias, e normalmente os Gracelings possuem alguma característica física peculiar, como olhos de cores diferentes. Um aspecto interessante é que eles não são bem vistos pela sociedade, na verdade estão sujeitos a preconceitos e à desconfiança.

No livro, nós acompanhamos a história da Katsa e do Po, dois Gracelings, que, cada um incentivado por um propósito específico, partem numa jornada juntos em busca de respostas a respeito dos acontecimentos estranhos no reino de cada um deles.

Po é o filho mais novo da linhagem real (ou um dos mais novos, não tenho certeza) de seu reino, e Katsa é sobrinha do rei de outro reino, e, naturalmente, é usada pelo tio como arma de guerra.

Por mais elementos em comum com toda outra narrativa de fantasia que vemos por aí, a história do Po e da Katsa se diferencia em vários aspectos, e muitas vezes os rumos dos acontecimentos me surpreenderam. Há alguns fatos previsíveis, inclusive o final, mas isso não anula o desenvolvimento da história, de forma alguma.

Os personagens, tanto os principais quanto os secundários, possuem um caráter ao qual eles são fiéis durante todo o livro. Eu adorei a interação do Po e da Katsa, e como ela vai gradualmente nos conquistando pelas páginas.
Os antagonistas são bem previsíveis, e o livro perdeu um ponto aí, mas serviram bem à história.

O ritmo da história não é o mais fluido, e o mesmo livro poderia ser contado em menos páginas. Em contraste, achei o combate final corrido demais (eu gosto daquela enrolação antes da vitória, que você fica ansiosa e não consegue largar o livro, e aqui isso acontece bem rápido).

É um livro que vale a pena ser lido, uma fantasia que, apesar de ter as mesmas bases que a gente vê por ai, traz algumas mudanças bem vindas.
Aah, além disso não é uma série, mas há outros livros no universo, o que eu passei a adorar, porque não preciso ler mais centenas de páginas pra concluir a história, mas se eu sentir saudade do universo posso entrar numa nova história dentro dele.

Amycolaco 07/04/2021

Mais do mesmo...
Achei os personagens um pouco rasos, algumas coisas não tem explicação e não existe uma boa construção para os desfechos.
O mercado já tem muito do mesmo, não vi nada novo ou desafiador, mas o livro não é de todo ruim.

Carol 27/03/2021

Simplesmente amei a história. O casal protagonista é maravilhoso, mas não entendi bem a sucessão de livros.

Lils 15/01/2021

Estou apaixonada
Esse livro foi muito bom, sério mesmo, assim que vc compreende a dinâmica do ambiente a história flui super bem! Tiveram muitas supresa a emocionantes que me prenderam à história. Fazia muito tempo que eu n lia livros únicos como esse e foi incrível?

Daii 08/12/2020

Um começo promissor.
Existem sete reinos: Lienid, Wester, Middlus, Sunder, Estil, Monsea e Nader, cada qual governada pelo seu rei. Em todos os sete reinos existem pessoas com habilidades especiais, Dons, como respirar em baixo d’água, ler mentes, ou cozinhar muitíssimo bem. Essas pessoas são chamadas de Gracelings e são reconhecidas por terem olhos de cores diferentes, as pessoas os temem, e eles são tratados como propriedade de seu rei, e se seu dom for útil o rei o manterá por perto.

Neste livro conhecemos a história de Katsa, sobrinha do rei Randa, soberano de Middluns, ela é uma Graceling e seu dom extraordinário é matar. Ela é explorada pelo tio, que a usa como arma para intimidar seus súditos e se vingar dos inimigos.

Katsa odeia seu dom quase tanto como odeia seu tio, e ao tentar fazer a coisa certa acaba conhecendo Po, príncipe de Liened e um graceling tão bom com a luta quanto ela própria, juntos eles viajam em busca de respostas, mas acabam encontrando um mal inimaginável.

Graceling é bastante envolvente, temos uma heroína que de sonsa não tem nada, pelo contrário, é forte, inteligente e decidida, e um mocinho sensível e apaixonante, achei o final vago demais, mas na orelha do livro informa que é o primeiro de uma série, então acredito que tenha sido intenção da autora para dar continuidade nos próximos volumes.

Jeh Diário dos Livros 02/08/2020

Mediano
Graceling é o primeiro livro de uma trilogia no qual vamos conhecer uma protagonista que possui um dom de força e luta no qual é obrigada a torturar e machucar pessoas que não aceitam seguir as ordens do rei de seu reino.

Katsa é uma jovem que desde criança possui um dom extraordinário. As crianças que nascem com dons possuem olhos de cor diferente e são demonimados Gracelings, alguns possuem dons poderosos e outros já não tem tanta utilidade.

Katsa é sobrinha do Rei Randa de Monseur e vive lá desde pequena servindo aos caprichos do rei e torturando e matando pessoas para ele, já que seu dom é matar. Katsa tem uma força sobrenatural e consegue lutar com diversas pessoas e não se ferir. Desde pequena a menina tem uma fama sombria e todos temem ela.

Fazendo as ordens do rei sem questionar, Katsa não concorda com suas atitudes, mas teme seu dom e ele para se rebelar e com isso ela resolveu criar um conselho no qual ela e seus amigos juntos ajudam as pessoas e tentam por uma igualdade em certas coisas. E é uma dessas missões que Katsa conhece Po, um principe de outro reino que está a procura de seu avó no qual Katsa salvou de um sequestro.

Ambos logo se interagem e percebem o quanto parecidos são, já que Po tem o dom de luta parecido com o dela. Em meio a treinos e lutas, Katsa resolve ajudar Po e descobrir porque queriam seu avó, e no meio de aventuras e sobrevivência, os dois vão descobrir segredos terríveis de terras vizinhas e o ambos tem um inimigo muito poderoso que nem mesmo eles poderão vencer.

"Katsa. Você tem o poder para fazer qualquer coisa que desejar."

Graceling tem uma trama interessante, o livro em si tem uma proposta boa, mas confesso que senti uma grande falta de trabalho da autora para que puder melhorar a história, o desenvolvimento dos personagens e também nas revelações da história.

A personagem de inicio é bem rasa, apesar de ter um poder totalmente brutal e ser tratada até mesmo como uma pessoa selvagem, Katsa não tem voz nenhuma de inicio quando se trata do rei e suas missões. A única coisa que se salva é o conselho que ela mesma criou para ajudar as pessoas, mas tudo acaba se deixando de lado conforme a história caminha.

Apesar disso senti certa evolução da personagem graças ao principe Po, que trás mais realidade a personagem. Os dois se dão bem logo de inicio e consegui ver uma química entre eles, apesar da autora não aprofundar tanto assim.

Mas confesso que o mais me incomodou no livro foram suas longas páginas e o desenvolvimento devagar (quase parando) da história, sabe a aquele livro que não te prende e facilmente você se desconecta da história? Foi assim que aconteceu entre eu e essa leitura.

O final e sua resolução foram fracas demais para uma fantasia. Não tivemos grandes revelações e teve todo um trabalho para no fim a autora resolver o problema de um jeito clichê, o que para mim não funcionou já que nosso vilão tinha um dom poderoso que na verdade foi muito mal aproveitado e não tivemos explicações cabíveis para uma derrota tão clichê.

A ambientação também me decepcionou um pouquinho, pois somos inseridos em um mundo vasto, cheio de reinos, reis, cortes e cada um governa de um jeito diferente, mas não temos tantas explicações o que deixa a história bem confusa no inicio e superficial.

Apesar de todas essas ressalvas, como disse ali em cima, a história em si tinha um bom potencial e poderia ter sido bem melhor trabalhada, mas mesmo assim não me desgostei tanto do livro graça aos personagens principais que fundo eu acabei gostando.

Graceling é um livro de fantasia interessante, mas morno e meio sem sal se você comparar a grandes livros do gênero ou as histórias boas que tem saído ultimamente. Confesso que o final do livro não me instigou a ler o próximo e prefiro parar por aqui.

A diagramação da editora está boa, encontrei errinhos de leitura que deram para passar sem incomodar e confesso que odiei as páginas brancas, pareciam que me fizeram me arrastar ainda mais na história. A capa é bonita e condiz com a história no geral.

Deixo minha resenha em aberto, pois teve gente que curtiu bastante a história. Eu por ler muitos livros do gênero confesso que achei a história no geral fraca, mas talvez você acabe gostando pela sinopse e o que ela apresenta.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2020/06/resenha-graceling.html
Jean 02/08/2020minha estante
Livros digitais gratuitos no formato ?ePub e PDF. Link para compartilhar o canal com os amigos que amam leitura https://t.me/magicebooks

Kai 25/05/2020

Procurei o enredo e não encontrei
Esperava muito mais desse livro. Poderia falar de tudo oq eu odiei mas serei breve.

Bem, somos apresentados à um mundo não muito explicado, não muito desenvolvido. Mas é tão pouco focado nisso que não importa.

Tudo é tão pobre que fiquei triste, me entediava na maioria das páginas, ronquei na parte que chamo carinhosamente de "lua de mel na floresta" já que de um certo ponto do livro pra frente nada mais importa à não ser o romance entre os pombinhos.

O conflito é fraco e a forma como foi resolvido foi patético. Talvez a culpa tenha sido minha por ter esperado demais. Porém resumindo este é um livro pra não ser levado tão à sério assim, e se gosta de enrolação e um grande vazio de emoção pode ser uma coisa boa pra você.

Fernanda 10/04/2020

amei a arte
Amo a arte desse livro, mas não amei a historia

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

O que posso dizer sobre este livro ... Eu gostei,mas a leitura foi lenta e um um pouco cansativa até eu me acostumar com este novo mundo, mas na minha opinião valeu a pena porque simplesmente amei este livro.

Ingrid Micthell 16/08/2017

Resenhado por Mariene
Os gracelings são pessoas agraciadas com um dom: desde a habilidade para dança ao poder de introduzir pensamentos em outrem, eles são identificados por possuírem olhos de cores diferentes e eles levam tempo para se fixarem. A paz habita os sete reinos e nunca existe necessidade de uma guerra. A maioria dos governantes são homens pacíficos e bondosos com seu povo, assim como é a fama do rei Leck de Monsea. Porém, seguindo o oposto, o rei Randa de Middlus é tirano e ganancioso. Randa usa de sua sobrinha Katsa - agraciada com o poder do assassinato e uma lutadora excepcional- para que ela cobre dividas de lordes ou quaisquer tipos de pendências a seu favor. A garota era obrigada a cumprir as missões do rei, com a observação de causar dor às suas vitimas ou até mesmo matá-los.

Katsa criou o Conselho junto à seus amigos com o fim de evitar injustiças e combater criminosos em todo o conjunto de reinos. A garota é impecável em todos os tipos de combate e isso a permitia cumprir missões complexas, mas sem sentir dificuldades alguma nelas. Ao saber que o pai do rei Ror, de Lienid havia sido seqüestrado, a guerreira parte para salvá-lo e consegue deixa-lo em segurança na companhia de seu primo, príncipe Raffin, enquanto ela parte para descobrir as motivações do crime. Ao conhecer o príncipe Po de Lienid, ele a ajuda a investigar o seqüestro seguindo indícios deixados em cada reino em uma viagem extensa.

Po busca pelo seqüestrador de seu avô com a ajuda de katsa como representante do conselho, mas ao descobrir o criminoso, os dois se vêem em uma emboscada, comprometidos também no resgate da jovem princesa Bitterblue de Monsea, a missão se torna cada vez mais arriscada. Varios segredos comprometem os heróis e colocam em risco tudo o que eles podem fazer. Durante a viagem, um sentimento novo se cria entre os dois e mesmo quando a guerreira diz que jamais se casará e nunca deixará sua liberdade, o amor que ela sente pelo príncipe fará com que muitas coisas se transformem diante de seu coração.

Mesmo Katsa sendo usada como uma lutadora e assassina fria nas mãos de Randa, a garota cresce de maneira bondosa e busca sempre agir com justiça apesar de toda a rigidez em tudo o que faz. Po é um jovem fugaz e ótimo lutador, enquanto seu senso de humor lhe confere uma identidade promissora em tantos sentidos. Raffin é o filho do rei Randa e herdeiro de Middlus, porém nunca demonstrou verdadeiro interesse nas tarefas de um comandante. A conexão dada entre Po e Katsa é incomum: a jovem sempre rejeitou a ideia do matrimonio e esse relacionamento não consegue convencer a garota do contrario. A amizade de Raffin se mostra muito importante para que todos os elos criados até então não se percam ante a fúria contida em Katsa, já que é a única pessoa a qual a guerreira escuta.

O texto é de fácil compreensão, mas a escrita em terceira pessoa omite detalhes profundos do que esta sendo citado. A linguagem simples constrói uma historia leve e contada com a calma necessária para que a autora desenvolva sua idéia. A rebeldia dos personagens torna o enredo conquistador e forte. A bravura de todos eles exerce a função de fixar o leitor á historia, enquanto as reviravoltas dão ar as emoções mais profundas. Trata-se de uma trilogia com uma fantasia inédita, com pouco romance e muita aventura em um clima medieval pacifico. Uma leitura agradável que garante a nota 4 à obra de estréia da promissora Kristin Cashore.

site: https://resenhaatual.blogspot.com.br/2017/07/resenha-graceling-o-dom-extraordinario_17.html

Raissa.Scarpa 02/08/2017

Arrastado e decepcionante
A história é realmente boa, porem a autora não soube explorar muito bem.. descreveu demais os dias de viagem e se esqueceu de dar mais emoção ao final quando Katsa enfrenta Leck. Não gostei de como Po fica distante ao final dos acontecimentos do livro e como ele foi pouco explorado com relação a sua jornada com Katsa.
Resumindo, a Katsa q é a mais fodona de todas fica mais tempo viajando, caçando e etc, em vez de lutando para conquistar seus objetivos ! Decepcionante !

Dani 22/02/2017

Não gostei . Apesar de ter algumas ideias que poderiam ser interessantes, o desenvolvimento e a escrita são muito fracos e tem um péssimo ritmo. Só não abandonei porque me sinto culpada em não terminar um livro que comprei. kkkkk
Não recomendo.
Bia 04/07/2017minha estante
Senti a mesma coisa, a gente n se apega aos personagens

Dani 05/07/2017minha estante
Pois é Bia. Tinha ouvido falar tão bem dele que a decepção acabou sendo grande. Ainda bem que a história terminou bem fechada e não teve necessidade de ler os outros 2 pra finalizar.

Bia 07/07/2017minha estante
Sim! Sem dúvidas