Graceling

Resenhas - Graceling - O Dom Extraordinário

1 | 2 | 3 | 4

Camila 02/10/2016

mais em www.mileumcapitulos.com.br
Que surpresa boa! Esperava algo muito mais juvenil e menos sério, ainda que o livro mantenha um ar de simplicidade na história. A autora escreveu o que tinha que escrever, deu o final para os personagens dela sem enrolar e enfiar dramas desnecessários. Outro pomto positivo foi o quanto esse livro empodera a mulher. Adorei!

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Uma jovem com habilidades um tanto quanto especiais para luta/assassinato que resolve se rebelar contra seu rei tirano à quem serve nas missões. Onde já vimos isso mesmo?

O QUE ACHEI...

Sim minha gente. O plot do livro é exatamente o mesmo de Trono de Vidro. É claro que o desenrolar da história muda, mas por que diabos as protagonistas têm que ser tão chatas?!

A história é bem mais ou menos, são poucos os personagens interessantes, mas com ações que se contradizem o tempo todo. Ao menos o romance não foi tão irritante quanto poderia, porque é claro que teríamos um casal aqui. E Katsa, a protagonista, é tão cabeça dura que chega a ser quase irreal. É tudo tão mediano que demorei para formar alguma opinião sobre o livro.

É ruim? Não, mas falta muito para ser bom. Diria que é um livro para aliviar a mente e relaxar, desapegar dos detalhes. Pelo menos posso deixar a dica, se tu gostou de Trono de Vidro tem grande chance de gostar de Graceling também.

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br

Isadora 22/11/2015

Achei surpreendente e muito bem escrito. E eu não digo isso para todos.
Eu sou bem chata com livros. Atualmente, eu não consigo suportar a quantidade de livros idiotas, sem história, sem estrutura e, principalmente, sem cabimento que tem sido lançados, apenas para suprir a demanda da atualidade.

Por isso, quando eu gosto de um livro é porque eu achei muito bem escrito, bem pensado e bem contextualizado. Sabe o tipo de história que parece te transportar, literalmente, para um universo diferente? Do tipo que, quando você termina, fica pensando por um tempo no lugar onde "estava"? Eu me senti dessa forma nessa história.

Estamos num universo da era medieval onde as pessoas possuem "graças" que, para nós, seriam mesmo como super poderes. Algumas pessoas nascem com habilidades de super força, leitura de mentes, capacidade de convencer as pessoas do que quer... Dentre outras.

Nossa personagem principal descobriu seu poder ainda quando criança, de uma forma bem trágica, e ela usa seu poder em missões para um parente (não lembro se é um tio ou coisa do tipo. Li há um certo tempo).

No decorrer da história, a heroína conhece uma pessoa que será muito importante em sua vida e, a partir daí, seremos levados a um mistério que eu achei surpreendente. Gente, eu não sei como me sentiria ao ler esse livro hoje, talvez eu mude de opinião. Mas o sentimento que tenho da trama é que foi muito bem conduzida. Eu achei incrível o que a nossa heroína descobre, o modo como ela lida com a situação, os sentimentos que ela desenvolve pelos personagens... Para mim teve uma intensidade incrível, achei excelente. Muito bem construído.

Eu indico muito o livro. mas tiro uma estrela pois o final poderia ter sido mais fechadinho, digamos assim. Ficou muito aberto, não foi exatamente conclusivo.

Pratelivros 22/06/2015

Original
Nesse livro, Kristin criou um mundo dividido em sete reinos, cada um com governantes diferentes. Ali existem pessoas com dons extraordinários, identificados pela heterocromia e chamados de Graceling. Agora vamos a história.

Carregar o fardo de um Dom como o de Katsa não é fácil. Seus olhos coloridos já denunciavam, desde bebê, que Katsa seria uma Graceling. Entretanto, a menina só conheceu a natureza do seu Dom aos 8 anos de idade, quando matou um convidado do rei Randa de Middluns com um único golpe.

Pois é. Depois disso Katsa passou a ser temida e evitada por todos no castelo. Aproveitando-se da situação, seu tio Randa passa a utilizar Katsa como arma, a fim de aterrorizar qualquer um que fizesse oposição às ordens e ao governo de Vossa Majestade.
Assim, além de possuir um Dom de matar, Katsa é preparada e treinada como soldado do reino. Katsa se torna uma máquina de matar/torturar/desmembrar/quebrar e fantoche no jogo do rei.
Mas ela não é totalmente submissa a vontade de seu tio. Visando reparar parte de todo dano que causa, Katsa cria O Conselho. Com a ajuda de seu primo e amigo, o príncipe herdeiro de Middluss e mais algumas pessoas fiéis à ela e a sua causa, Katsa lidera missões dos mais variados tipos, com o objetivo de ajudar o povo dos Sete Reinos.

Durante uma missão do Conselho, enquanto Katsa e seus "soldados" tentam resgatar um dos príncipes de Lienid, ela encontra outro Graceling. Esse homem possui um Dom que o permite lutar quase tão bem quanto ela. Embora ele represente um risco à missão e ao Conselho em sua totalidade, Katsa deixa-o viver. Alguns dias depois ela descobre que o estranho de olhos prateado/dourado é também um príncipe de Lienid. Seu nome é Po, neto do homem resgatado por Katsa.
A partir do mistério do sequestro do príncipe, essa história maravilhosa começa a desenvolver-se.

Eu amei esse livro. Era exatamente o que eu precisava depois de ler inúmeros romances e New Aduts parecidos e insossos: uma história bem escrita e desenvolvida, com cenários ricamente detalhados e uma escritora capaz de criar personagens maravilhosos e de transmitir suas personalidades e pensamentos magistralmente através de diálogos bem construídos e posicionados, além de misturar mistério, muita ação e um romance de verdade.

Resumidamente...

GENIAL

Como eu disse, os personagens são muito verídicos. Você consegue claramente notar como o isolamento e ódio afetaram a Katsa pelo seu modo fechado, sua falta de tato ao lidar com outras pessoas e seus sentimentos. Pelas suas falas diretas e calculistas, podemos ver sua personalidade forte e decidida. Ao longo do livro, quando a convivência com Po vai fazendo com que a personagem mude, podemos observar as nuances dessa transformação, tudo no ritmo certo.

"Do que você está rindo?" Katsa perguntou pela terceira ou quarta vez. "O teto está prestes a desmoronar na minha cabeça ou algo assim? Você age como se estivéssemos a beira de uma grande piada"
"Katsa, só você consideraria o colapso do teto uma boa piada"

O que eu mais amei sobre o personagem Po foi sua mente. O modo como ele enxerga o mundo, a própria Katsa, de uma maneira diferente. Do entendimento profundo que ele tem do que está ao seu redor. Ele deu um toque de bom humor e beleza a história

"Eu vou te ensinar como se defender, como dominar um homem. Nós podemos usar Po como modelo"
"Maravilhoso" Po disse. "É bem entediante o modo como você me massacra somente com suas mãos e pés, Katsa. Será revigorante ter você vindo até mim com uma faca"

E o que dizer sobre o fim do livro? Amei demais.
A autora conseguiu surpreender em vários aspectos e se manteve fiel a sua personagem até o fim.
Um livro fantástico e original, pra quem quer fugir da mesmice e embarcar numa história mais elaborada e intrincada.

Obs: Gracelin é o primeiro volume da saga Os sete Reinos. Os outros livros da série, entretanto, não continuam a história de Katsa. São apresentados novos personagens, mantendo-se apenas o pano de fundo que nos foi aqui apresentado.

Última Obs, prometo:Se quiser ler essa resenha com seus efeitos completos de imagem (fotos e gifs) acesse o blog no link abaixo:

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-graceling-o-dom-extraordinario.html#more

Deyse 30/12/2014

Os sete reinos são  um mundo em que pessoas podem nasce com “Dons extraordinários” e quem nasce assim tem um olho de cada cor, esses dons podem ser qualquer coisa desde nadar extraordinariamente bem ou vencer todas as lutas em que entra, e todas pessoas que tem um dom são obrigadas a servir ao rei do seu reino. Katsa nasceu com o dom de matar e obrigada a servir Rei Randa, ela se torna temida em todos os sete reinos por sua fama de assassina. Mas em uma missão do conselho, Katsa acaba envolvida em um mistério que se torna maior do que qualquer um nos sete reinos poderia ter adivinhado.

Katsa me lembrou bastante da Katniss como uma personagem principal, as duas são muito fechadas emocionalmente e por isso se tornaram muito… Cegas para os sentimentos das pessoas a sua volta, isso tornou o começo do livro meio difícil de se conectar com os personagens. Mas com a chegada de Po e Bitterblue, Katsa se torna uma personagem mais fácil de conectar e também descobrimos mais o porque dela se fechar tanto.

Sobre Po, eu adorei ele, sendo o completo oposto de Katsa com um jeito brincalhão e por vezes irônico, que se importa fácil com as pessoas a sua volta e sempre entendendo os seus sentimentos e os das pessoas a sua volta. Já Bitterblue, começou bem tímida e sem falar muito, mas no final do livro ver ela sendo forte e seguindo em frente depois de tudo que ela passou me deixou ansiosa para ler o livro dela.

O romance desse livro foi uma das minhas partes favoritas da leitura, já que é tão difícil ver um casal no gênero YA se tornando amigos primeiro e depois desenvolvendo isso para algo a mais. A fantasia dele também foi muito bem feita, de um jeito que foi completo, mas simples o suficiente que até pessoas que não gostam de fantasia podem aproveitar a história.

No fim das contas Graceling é um dos melhores livros de fantasia que eu li em uns bons tempos, e se não fosse algumas cenas ele poderia ser voltado até para um publico mais jovem do que YA. O livro foi lançado em português pela editora Rocco, em 2011.

site: deysediztudo.wordpress.com

ELB 16/05/2014

Sejam bem vindos aos Sete Reinos. Divididos territorialmente, cada reino tem um rei e um governo próprio. Midluns, Lienid, Monsea, Wester, Nander, Estill e Sunder. Todos tentam conviver pacificamente, mas conflitos políticos são inevitáveis. Cada reino tem sua família real, que vive em seus castelos e tentam manter a paz. Bem, nem todos. Alguns pelo simples prazer em ter poder, outros por motivos ainda não conhecidos, cometem atos que podem abalar o convívio pacífico e iniciar uma briga.

E existem os Gracelings. Pessoas que possuem um Dom Extraordinário, poderes e capacidades que fazem destas pessoas especiais, e discriminadas. Mas, muitas vezes, também, cobiçadas. Estes dons podem ser inofensivos, como a habilidade de respirar embaixo d'agua, de dançar, de cantar, de cozinhar, como também podem ser perigosos, como a habilidade de lutar, de matar, de ler mentes, de enganar... As pessoas que possuem estes dons nascem com os dois olhos de cores diferentes e, na maioria dos casos, são obrigadas a servirem o rei, simplesmente por serem um Graceling.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Luiza, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/10/resenha-graceling.html

Luiza Cintra 11/02/2014

Lady Katsa é sobrinha de Randa, rei de Midluns, e possui a habilidade de matar... Uma menina de dezesseis anos que é temida por todos o sete reinos e conhecida como lady assassina. Por possuir um dom tão letal e decisivo, ela serve ao seu tio como arma pessoal do rei. Ele manda, ela mata. Ele manda, ela tortura. Temida e respeitada, Katsa garante a imagem impiedosa do rei de Midluns, e traz muitos, muitos lucros com isso. Ninguém mexe com o rei Randa, pois sabem que ele enviará Katsa. E contra ela, nem um exército é capaz de vencer.

Vivendo desta maneira, enclausurada nas vontades de seu tio, Katsa não está satisfeita e, há algum tempo, vem usando sua força para fazer justiça em alguns lugares, secretamente. Como quando resgata o pai do rei de Lienid, um senhor que estava preso em uma masmorra no reino de Sunder, e o leva secretamente para Midluns para se recuperar e então descobrir o motivo de seu sequestro.

Lá, Raffin, seu primo (filho do rei Randa), cuida do velho senhor Lienid, enquanto Katsa tenta descobrir tudo. Porém, quando retorna a Midluns, a lady se depara com o mesmo rapaz que viu em Sunder quando foi capturar o velho Lienid. Ela se lembra que ele a viu mas não contou a ninguém. Por que? E porque ele está em Midluns? Este resgate e muitas outras ações de Katsa são feitas em segredo, se o seu tio descobre, ela está perdida.

Po, como gosta de ser chamado, é um dos príncipes de Lienid e está em busca de seu avô. Com olhos de cores diferentes, também um Graceling, ele foi o primeiro adversário que chegou perto de lutar com Katsa, e isto a intriga. Nunca antes outra pessoa lutou com ela desta maneira. Será que este rapaz possui o dom da luta?

Katsa não é como as outras meninas. Tirando seu primo Raffin, seu escudeiro Oll e sua ama Helda, ela não possui amigos, e nem tem a vontade de tê-los. Não quer casar como as outras meninas de sua idade, não consegue ter sentimentos, pois foi sempre assim não é? Ninguém se aproxima da lady assassina que não seja com medo. Todos têm medo dela, como pode ter amigos? Ela nem sabe o que é isso direito.

"Ela não era normal. Uma garota agraciada com o assassinato, uma criminosa real? Uma garota que não queria os maridos que Randa tinha empurrado para ela, homens perfeitamente lindos e cuidadosos, uma garota que entrou em pânico com um bebê em seu peito ou agarrado aos seus tornozelos.
Ela não era natural"

Mas Po é diferente. Ele fala a língua de Katsa, que é lutar. E, nunca tendo encontrado um adversário a altura, ela se aproxima dele, mesmo que a luta dure poucos minutos e ele sempre saia todo machucado. Po busca por seu avô, Katsa resgatou o avô. Parece certo confiar nele e assim ela o faz.

Katsa está cansada de ser a arma de seu tio, ela não concorda com seus atos impiedosos, ela não quer mais matar, não quer mais cometer injustiças. Tem que acabar.

Quanto tempo será que a nossa lady aguentará vivendo nessa situação? Quem sequestrou o avô de Po?

Será que ela pode confiar de verdade em Po, mesmo depois que descobre um segredo que pode mudar tudo?

O que Katsa fará para se livrar do controle de seu tio?

Para descobrir, leia! E se delicie com o maravilhoso mundo de Graceling.

"- Sua espada é a única coisa brilhante em você. Preste atenção garota. Eu estou enviando você atrás deste traidor. Você vai matá-lo em público, usando suas mãos, sem armas. Apenas ele, ninguéem mais. Eu estou certo que todos nós esperamos que você tenha aprendido a controlar sua sede de sangue até agora.
Katsa se encolheu de repente, pequena demais para falar, mesmo se ela tivesse algo a dizer. Ela entendeu sua ordem. Ele recusou a ela o uso de armas por que ele não queria que o homem morresse de forma limpa. Randa queria um sangrento espetáculo angustiante, e ele esperava que ela o fornecesse."

Oh céus, que livro. Estava doida por ele há algum tempo, e finalmente decidi ler. Essa capa maravilhosa me atraiu muito e sua história correspondeu perfeitamente à beleza da capa. Perfeito!!

Katsa é uma grande personagem. Dura na queda, corajosa, forte. Não pensa, age. Cansada de viver sob o domínio de seu tio, ela quer ser livre, não aguenta mais matar, não aguenta mais ser temida. É impressionante como ela não conhece muito bem os sentimentos, pois há poucas pessoas que ela pode chamar de amigo. Controversa, e ao mesmo tempo, cheia de personalidade, podemos ver sua evolução pessoal ao longo do livro e é fantástico!

"Katsa pegou sua faca e o garfo, cortou sua carne, e pensou sobre isso. Ela conhecia sua natureza. Ela a reconheceria se ficasse cara a cara com ela.Ela seria um monstro de um olho azul e outro verde, um lobo e rosnando. Uma besta cruel que feria seus amigos na fúria incontrolável, uma assassina que oferecia a si mesma como instrumento da fúria do rei. Embora fosse um estranho monstro, por baixo de seu exterior ele estava assustado e enojado com sua própria violência. Ele repreendia sua selvageria. E, algumas vezes,ele não tinha coração para a violência e se rebelava contra isso completamente."

Po é um personagem magnífico. Transborda bondade e gentileza, mas é cheio de mistério. Sua afinidade com Katsa é logo visível, mas não vai ser fácil para ele conquistar a confiança da lady. Ela é dura, mas ele aguenta. O que será que pode nascer disso? Muitos socos e chutes, com certeza. Mas, estaria nossa lady preparada para confiar neste lindo rapaz? Eu estaria, é óbvio.

Os outros personagens são maravilhosos também. Raffin, o primo de Katsa e seu fascínio pela medicina, é daqueles que é amor à primeita vista

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/10/resenha-graceling.html

Aari 13/10/2013

Sensacional
Quando terminei a leitura, simplesmente não conseguia pensar em outra coisa senão, na estória desse mundo fantástico e envolvente que a autora Kristin Cashore criou. É uma estória sensacional, muito bem contada, com personagens bem estruturados e bastante ação.

Beatriz B. 13/10/2013

Uma aventura cativante com detalhes envolventes.
A Trama: Tenho vontade de dar um abraço na autora pelo capricho que teve ao fazer o livro! Tudo começa com Katsa tentando salvar secretamente um dos príncipes do reino de Lienid, que fora sequestrado, e ninguém sabe qual dos reis foi o mandante. Porém, depois de Katsa conseguir deixar vários soldados inconscientes, eis que surge alguém misterioso com um dos olhos prata e o outro dourado, dizendo confiar nela, e a deixa passar sem lutar. Isso começa a atormentá-la, pois a faz pensar se devia tê-lo matado. Vivendo no reino de Middluns, governado pelo seu tio, o rei Randa, que a trata como sua "arma secreta" por ter o Dom de matar, é obrigada a fazer todo o serviço sujo, como "cuidar" dos camponeses devedores e ser chamada a participar de jantares, onde todos a temem.
Contudo, aquele Lienid aparece um dia no castelo se mostrando um membro do Conselho, grupo que é contra a instabilidade dos reis, e juntos, ela e Po (o tal Lienid) partem para uma viagem com o objetivo de descobrir se o rei suspeito é mesmo o culpado e acabam encontrando muitos outros crimes.

O livro começa de uma forma e termina com o curso da história voltado para outra coisa completamente diferente, sem deixar de lado sua essência de reinos e batalhas que tanto gosto. Eu tinha um final em mente e tudo rumava para ele, o que me fez pensar que a trama era previsível, mas houve uma enorme reviravolta e o final foi uma surpresa ainda maior. Apesar de ter continuação, o livro tem começo, meio e um "quase" fim, o que deixou uma enorme curiosidade.

O Protagonista: Katsa soube como conquistar. Desde que tinha 8 anos, a cor de seus olhos mudou, um ficou "azul como o céu" e o outro "verde como as relvas de Middluns", assim se tornou uma Graceling, ou seja, alguém com alguma espécie de Dom e o seu é matar (com o desenrolar da história, ela desconfia que seja outro). O dia em que descobriu foi quando um primo que ela não gostava a tocou e para se defender, Katsa bateu em seu rosto, afundando o nariz em seu crânio. A partir de então, ela foi evitada e comentada por todos os reinos e obrigada a trabalhar para o seu tio, além de treinar intensamente para aprimorar suas habilidades. Algo que me agradou foi a autora não ter focado muito nos Graceling, o que tornaria o livro chato e repetitivo, mas só o detalhe dos seus olhos já deixa a história instigante!

Katsa foi uma guerreira com todas as qualidades que teve direito! Apesar de ter coragem e valentia, (acho que são coisinhas que você consegue quando enfrenta cara a cara um leão), ela tem seus medos e defeitos, o que a deixou humana, não apenas uma máquina de matar. Um deles é de se casar e ter filhos, o que a põem em um terrível impasse. Como sempre foi "a séria", seus poucos amigos divertiam-se com isso e não vejo outra personalidade para quem passou a vida sendo considerada uma assassina.

Os Personagens Secundários: Apesar de a protagonista ser ótima, os demais personagens me encantaram mais ainda! Principalmente Po, o Graceling Lienid misterioso. Foi ele quem deixou a história mais atraente e encantadora,(não só por causa de seus olhos!), além de acrescentar mais segredos à trama. Po foi um personagem cativante pelo seu jeito de encarar os obstáculos cheio de humor e por compreender Katsa melhor do que ninguém (o motivo não posso contar, pois eu teria que revelar qual o seu Dom). Outro grande personagem foi Raffin, filho do rei de Randa, o que o torna primo de Katsa. Ele foi com certeza o mais engraçado, sempre disposto a irritar Katsa para fazê-la rir, eu só achei ruim ele ter aparecido pouco na história e espero mais dele no segundo volume. E ainda temos a Bitterblue, filha do rei Leck e sem dar muitos detalhes, a garota que só apareceu a partir meio do livro, foi uma graça e começou a se tornar uma grande lutadora tendo como exemplo Katsa e eu tenho certeza que ela virará uma Graceling!

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é muito bonita e te faz entrar no clima da história logo de cara. A cor dourada do título e os efeitos ao redor da espada, da qual, aliás, adorei o cabo, são muito bem feitos e atrás temos na lâmina de outra espada os olhos de Katsa refletidos, um azul outro verde o que eu definitivamente adorei, pois não revela o rosto da personagem.
Acho que todos os livros poderiam seguir a diagramação simples, mas ótima. deste volume. As letras são de um tamanho médio e ocupam bem o espaço da folha e pelo livro ser pequeno de largura, a leitura flui rapidamente e eu me peguei virando as páginas como uma esfomeada! Achei um charme a escrita da autora, mesmo utilizando poucas palavras e em 3° pessoa, ela conseguiu me fazer imaginar muito bem os ambiente e as mudanças de clima nas florestas sem ficar aquela interrogação nos detalhes. Ela descreve de um jeito suave e sem pressa, demonstrando seu talento e a capacidade que sua imaginação tem. E eu também adorei o mapa dos Sete Reinos no começo do livro.

Concluindo: O único defeito do livro que eu encontrei foram uns pequenos trechos que ficaram confusos mesmo eu relendo-os, fora isso nada demais. Eu recomendo para quem curte histórias de clima medieval, com cavaleiros, reinos, reis e etc. Mas não tenham pressa de ler, saboreie devagar apreciando os detalhes da narrativa e as "bombas" que a autora preparou para o enredo. Como é o primeiro livro, há uma boa introdução, mas mesmo assim a aventura é garantida!

Virgílio César 06/08/2013

Bom livro
Gostei do livro, só acho que faltou mais suspense e aventura. Foi mais focado no romance, mas mesmo assim foi um bom livro.

Ana Paula 19/07/2013

Simples opinião
Eu adorei essa emocionante estória, me apaixonei por Po, ele é um clássico príncipe: corajoso, forte, colocando o interesse e a vida em risco pelos outros. Já nossa heroína Katsa é forte, justa e descobre de uma maneira muito difícil qual é seu verdadeiro Dom. Em um muindo com pessoas especiais é uma estória envolvente de esperança. Simplesmente lindo! Adorei e recomendo!

Queria Estar Lendo 15/07/2013

Só mais um - Graceling
Resenha: Graceling - O Dom Extraordinário
Link oficial da resenha: http://migre.me/fts81

Graceling é um livro que se passa em um mundo fictício onde se situam os Sete Reinos: Middluns, Lienid, Nander, Estill, Wester, Sunder e Monsea. Cada um dos reinos é governado por um soberano, e neles são denominados Gracelings pessoas que nascem com um Dom Extraordinário, identificados logo ao nascer: Gracelings possuem um olho de cada cor.

A história é centrada na protagonista Katsa, sobrinha do rei Randa, soberano de Middluns. Katsa é um graceling de temperamento forte e duro, que possui um olho verde e outro azul, e seu dom é matar. Seu tio explora copiosamente seu dom, usando-a para amedrontar a população do reino, que assim como todos, já tem um medo natural dos gracelings. Usando Katsa como justiceira para manter os impostos em dia, ele consegue manter a população sob controle.

Katsa, por outro lado, apesar de obedecer o tio, sente repulsa por seus atos. Ela age contra ele pelas suas costas, ajudando quem realmente precisa e contando com o apoio de seu primo, que estuda as artes da medicina e ciência Raffin, Capitão Oll,o sub chefe de Randa, Giddon, que juntamente com algumas outras pessoas formaram o Conselho Secreto.

É em um das missões do Conselho Secreto que Katsa se envolve no que seria uma grande mistério, para resgatar um nobre da isolada ilha do Reino de Lienid que supostamente fora sequestrado pelo Rei Murgon de Sunder, ela acaba encontrando no meio do resgate alguém que pensou não existir: um graceling capaz de se igualar a ela na luta, deixando-a espantada e surpresa.

_ Ouvi falar de uma Dama com esse Dom em particular. Sua voz era pedregosa e profunda. Havia uma cadência alegre em sua palavras; não era um sotaque que Katsa conhecesse. Ela precisava saber quem era, para que soubesse o que fazer com ele.

Depois do resgate bem sucedido, Katsa pensou que nunca mais encontraria o Graceling que a desafiou, porém ao chegar no Reino de Middluns para sua surpresa, o Graceling que além de um exímio lutador também se mostrou ser muito esperto, já a aguardava. Também conhecido como Po, o jovem Príncipe Graceling do Reino de Lienid.

A partir daí, para desvendar os mistérios do sequestro do avó de Po, Katsa e o Príncipe se envolvem em uma aventura que os levará a uma longa viajem até o distante Reino de Monsea, governado pelo Rei Leck, o mais amada e adorado de todos os Sete Reinos, e descobrirão coisas que estavam escondidas durante os séculos e que poderão mudar a vida de todos nos Sete Reinos, principalmente a da própria Katsa.

Graceling é um dos meus livros favoritos, digo isso com toda certeza do mundo, pois assim que terminei de ler tive que reler novamente, tamanho foi o vício por esse mundo criado pela Kristin Cashore.

Katsa é uma personagem que não tem tempo para dramas, ela é direta e se sente diminuída pelo tio, e não percebe seu grande potencial e como é bela e o interesse que desperta nas pessoas, principalmente nos homens. Seus diálogos são diretos, sem enrolação, mas ao passar do livro, percebemos como ela realmente é, e passamos a odiar seu tio o Rei Randa, por te-lá feito sofrer tanto.
Katsa não sabia qual era seu Dom. Alguns levavam mais tempo do que os outros para virem a tona. Mas, mesmo se ela soubesse não gostaria de discuti-lo com esse primo. Ela fez uma carranca para o homem e virou-se para ir embora. Mas então ele deslizou a mão para a sua perna, e a mão dela reagiu, agredindo violentamente seu rosto. Golpeou com tanta força e rapidez que lançou os ossos de seu nariz para dentro de seu cérebro.

E o Po, ah esse Principe de Lienid que mora em uma castelo na beira do mar, que usa uma anel em cada dedo pra representar cada pessoa de sua família, como não se apaixonar? Com um olho dourado e um prata, Po é lindo e a simpatia em pessoa.

_Ouvi dizer que tem um olho verde como as relvas de Middluns,e o outro azul como o céu.
_Sim, Senhor Príncipe.
_Ouvi dizer que poderia matar um homem com a unha do dedo mindinho.
Ela sorriu.
_Sim, Senhor Príncipe.
_Isso torna as coisas mais fáceis?
Ela olhou de esguelha para forma curvada na cela.
_Não te entendo senhor.
_Ter belos olhos. Isso diminui a carga de seu Dom, saber que a senhora tem belos olhos?

E o desfecho da história, simplesmente fantástico! O leitor tem todos os sentimentos possíveis envolvidos, é chorar, rir, suspirar, sentir raiva e indignação. É como se fossemos a própria Katsa, tamanha contagiante que é a leitura.

Só pra completar, a capa do livro é linda! E dentro encontramos um mapa que nos ajuda muito durante a leitura e a descrição dos lugares por onde Katsa e Po passam, simplesmente perfeito.

Essa trilogia tem cada livro centrado em um personagem, o que me deixou um pouco triste, queria mais de Katsa e Po. Porém estou muito curiosa pra ler a sequência, intitulada Fogo, já publicada pela Editora Rocco e Bitterblue o terceiro volume da série, que ao que tudo indica teremos Po e Katsa!

Espero que tenham gostado e adotem essa super dica de leitura que recomendo muito.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Natália Morais, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Lulu 22/06/2013

Graceling
A protagonista é Katsa, uma personagem extremamente forte e guerreira. Ela é uma Graceling. Ou seja, possui um Dom Extraordinário que a difere dos outros humanos. Além de suas habilidades especiais, os Gracelings são facilmente reconhecidos através dos olhos, cada um de uma cor. O dom de Katsa? Matar!Em alguns dos sete reinos os Gracelings são usados por seus reis para benefícios próprios, já em outros, eles são admirados e felicitados. Katsa faz parte do reino de Middluns, onde o Rei Randa (tio de Katsa) explora qualquer coisa que pode beneficiá-lo. E obviamente, ter uma Graceling com dom de matar ao seu lado é muito bom. Katsa é usada para designar castigos e cobrar dívidas. É temida em todos os reinos.Achei esse livro espetacular! De primeiro momento fiquei com um pé atrás com a Katsa. Mas com o decorrer da historia me apaixonei completamente por ela. A autora no meu ponto de vista quis mostrar uma menina que era explorada por simples fato de seu dom ser,matar. Mas percebi a evolução da personagem e principalmente quanto ela conhece,Po,e finalmente se vê em um confronto com alguém que pode combatê-la.Um de meus personagens favoritos!, quando descobrir seu Dom fiquei paralisada(tive que reler varias vezes). Um livro cheio de romance(apesar das ultimas paginas eu derramar lágrimas com o destino de Po), aventura, e limites que até uma heroína com um super Dom pode alcançar, uma leitura medieval e cheia de romance que realmente vale a pena ler!

Matheus656 12/06/2013

Um bom livro.
Vou dizer só a minha opinião, sem sinopse.
A princípio fiquei receoso de comprar o livro, por que li a sinopse e percebi que a protagonista era uma mulher. Não me identifico muito só isso. Mas resolvi dar uma chance e me congratulo por isso.
Os personagens principais são super carismáticos Katsa, Po e a destemida Bitterblue. Gostei e me identifiquei bastante com a personalidade de Katsa: independente, teimosa, mandona e brava(por vezes bruta). Po é praticamente o oposto dela, e o bonito foi que no fim do livro você percebe uma Katsa diferente daquela do começo da estória, por influência de Po. O livro tinha tudo para levar cinco estrelas, mas achei que a autora valorizou demais as viagens, primeiro com Po e depois com Bitterblue (gostei muito da princesa de Monsea), claro, tiveram sua importância, mas gostaria de ter visto mais um pouco de ação.
Bem, Graceling é uma fantasia leve com muita aventura e um romance genuíno e sem exageros, com certeza recomendo o livro. E logo, logo comprarei Fogo, o livro 2 da trilogia.
Apesar de ter uma ideia sobre o que Leck queria com a filha, queria ter sabido pela ''boca'' da autora.
PS: O casal não se assemelha em NADA com o da saga twilight.

Ana 07/03/2013

Eu amei este livro, por mais que a Katsa possa irritar com o seu jeito feminista, eu adorei o jeito da personagem, forte, decidida, esperta.
Po é incrível, não tenho como classificar Po, ele podia existir. Bem, foi um dos melhores livros que eu já li. Recomendo.
O final é trágico, senti muita pena de Po, ele nao merecia o final que teve.

1 | 2 | 3 | 4