Emma

Resenhas - Emma

2012 encontrados | exibindo 16 a 31

Fernanda Coelho 27/08/2023

5 ??+??
Eu já sabia que esse seria meu favorito nas primeiras 15 páginas.
Um romance extremamente elegante e repleto de acontecimentos inesperados!

Emma é a nossa menina mimada, nossa santa casamenteira do Paraguai!
Sua evolução no decorrer da estória foi impecável!
Aprendeu com seus erros e precisou entender seus sentimentos, mas nunca deixou seu caráter em dúvida.
acredito que todos nós temos um pouco de vc.

Sr. ______, é o mais sensato, crítico, inteligente e com os pés no chão.
O que deu equilíbrio a vida da Emma.

O meu casal favorito até agora! ??
Talita707 28/08/2023minha estante
Quero muito ler esse livro,o filme eu assisti e gostei bastante.

Fernanda Coelho 28/08/2023minha estante
É perfeito!
Agora eu quero ver o filme rs

Talita707 28/08/2023minha estante
Tem na Netflix..

Fabio 28/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha "Nanda" (kkkk)!???????

Emilia.Reis 03/07/2022

Não é dos mais interessantes
No início achei que o desenvolvimento da história seria melhor, nem é por Emma ser a garota rica e sem noção, que normalmente não cativa o leitor. A crítica da autora tá clara mostrando essa perspectiva. O problema pra mim são os diálogos monótonos que não levam á nada, e Emma ter causado tanto transtorno na vida da amiga e não sofrer nada por isso, todas as vezes a solução dela é seguir a vida e se afastar das pessoas que ela se mete na vida.
Outro ponto... esse é o segundo livro de Jane que a garota é fora da realidade e o homem situa ela pra vida real. Queria mais de Lizze nos outros livros!!!
Bruna Gomes 03/07/2022minha estante
Qual o outro livro? Li Persuasão e a prota é mto madura, tô lendo Mansfield park e a prota é mega sensata.. tipo até demais ?

Rayza.Figueiredo 03/07/2022minha estante
Abadia de Northanger, Bruna; a mocinha é maior cabeça de vento ?

Emilia.Reis 04/07/2022minha estante
Rayza, ela é peculiar ??

Emilia.Reis 04/07/2022minha estante
Bruna, é a protagonista de Abadia, eu gostei do livro, mas foi isso ela tinha as próprias idéias fantasiosas e o rapaz que direcionava ela

Camila Felicio 17/01/2024

Prefiro outras obras
Acho que vendem muiiito mal esse livro! Ele como uma paródia sarcástica funcionaria melhor!
A Jane é famosa por descrever bem o período regencial, mas aí está a questão a Elliot segundo Woolf o faz como ninguém em seu Middlemarch... A própria Charlotte em Shirley descreve muito bem as questões sociais da época!
A Jane não odeia sua sociedade, ela aceita que vive ali e faz paródias bem humoradas, colocar ódios onde não existem é besteira, a Jane apenas encontra bizarrices em algumas atitudes e as critica com uma acidez e bom humor que é muito lovável, no entanto a crítica é sempre a mesma, o casamento! Já me cansou, e unido ao fato que me interesso muuuuuito mais pelo período vitoriano inclusive sua sociedade e literatura!
Com relação a narrativa, ela é muito muito enfadonha, o livro correu melhor em seu trecho final, igualmente acho que muitas editoras e resenhistas publiscitam mal o texto, encará-lo como uma paródia crítica é muito mais plausível que como um livro feminista! Jane Austen creio ser feminista ainda que não se auto proclamasse( feminismo não tinha nome na época), mas seus textos não tem a intenção de ser ainda que suas protagonistas tenhaam muuuita personalidade, amei o prefácio da ed espanhola da Alma Clasicos que nos avisa que não devemos encaixotar textos antigos em esteriótipos atuais porque seria menosprezá-los e colocar etiquetas... Charlotte Brontë e Anne Brontë eram feministas inclusive em suas narrativas, Emily Brontë , Elizabeth Gaskell, Jane Austen não focavam nisso em suas narrativas, devemos ter cuidado!
Sobre a história adorei Emma, a culpa da Harriet fazer besteira era dela própria e de sua falta de personalidade, a Emma nos cansava mas tinha sua personalidade cativante, seu interesse romântico como sempre era a voz da consciência inclusive do leitor que acompanhava... Com relação aos plots, eram bem previsíveis... Enfim, foi razoável porque o começo foi fraquíssimo, esperei encontrar um texto de uma Emma combativa que apontava dedos (me venderam assim, quase uma
Jane Eyre que peitava as situações) e tomei na cara recebendo uma fanfiqueira, e perdão ninguém supera minha Emma Bovary como a fanfiqueira mor!

O livro não é ruim creio, beem lento isso sim, pra mim muito abaixo de Persuasão e Orgulho mas a experiência é pessoal, e é somente a minha opinião, ainda pretendo voltar a ler a autora.
Gleidson 17/01/2024minha estante
Bom texto, amiga! Elucidativo e objetivo. Vou comprar sua ideia para esse ano ainda. ????

Camila Felicio 17/01/2024minha estante
Obrigada amigo ?

Fabio 17/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Camila!
Muito bem escrita e sinterizada!
Parabéns, minha querida!?

Camila Felicio 19/01/2024minha estante
Obrigadaaa Fábio!!! ???

duda medeiros 19/04/2021

Como leitora, e fã de Jane Austen, me torno ávida para ler e reler suas obras e acabo por me tornar um pouco suspeita ao elogiar Emma.
Em suma, adianto que logo atrás de Persuasão, é a obra mais bem escrita de Jane Austen (apesar de orgulho e preconceito ser a minha favorita).
A escrita de Jane, em torno de todas suas obras, consegue pincelar todos os tipos de personalidades humanas, e Emma se tornou uma das minha favoritas, também, atrás de Elizabeth e Anne.
Emma é autêntica, e a personagem mais humana que Jane foi capaz de criar, e é TÃO LINDO observar isso, destrinchar distintas visões de vida, de personalidade.... Emma é perfeita ao seu modo, a trato ?humana? pois, ela, diferentemente de Anne, por exemplo, não é uma personagem perfeita, a típica mulher romântica e utópica da escola literária romântica (sim, sei que Jane é Realista, mas ao se tratar de arte nada é verdade absoluta). Emma erra diversas vezes ao longo do romance, é preconceituosa e, muitas vezes, arrogante, pois estando ela em um nível socioeconômico elevado, de acordo com os padrões ingleses, a maioria dos demais personagens, para ela, são inferiores. E é muito estranho analisar o caráter de Emma e se dar conta de que ela é muito parecida com Mr. Darcy, é mais estranho ainda ver o quão ?odiada? Emma é, por ser preconceituosa, e o quão exaltado e perdoado Mr. Darcy é. Enfim, fica a reflexão.
Na minha interpretação, o Mr. Knightley é o protagonista dessa estória. George está sempre ao redor, é querido e amado entre todos os personagens, a voz da razão, mesmo que muitas vezes a expresse de maneira inadequada, o Mr Knightley é meu novo personagem austeano preferido! Sua razão, sensibilidade, cavalheirismo e sensatez são incomuns, mas não perfeito! Ah, Jane trabalhou o realismo muito bem em Emma: não há perfeição de modo algum, os personagens são incrivelmente intensos e humanos, o que torna a leitura tão interessante, pq o leitor sempre vai se identificar com alguma das personagens!
Á póstuma Jane, obrigada pela engrandecimento e prazer proporcionado pelas suas obras. Eu nunca vou me cansar de ler e reler.
Obrigada por Emma.
Amanda3913 19/04/2021minha estante
Que linda sua resenha! Concordo com tudo, amo esse livro. ?

duda medeiros 19/04/2021minha estante
Obrigada? jane Austen é incrível

Victor 19/04/2021minha estante
Amei a resenha ?, estranhamente nunca tive vontade de ler Emma, mas vou tentar encaixar na lista desse ano.

duda medeiros 19/04/2021minha estante
obrigada ?
Emma foi uma surpresa muito grande pra mim pq, também, nunca tive uma avidez pra realizar essa leitura. Os romances mais conhecidos dela são org e prec, razão e sensibilidade. Na minha opinião, persuasão e emma são igualmente interessantes, mas a escrita dos dois é mais bem mais desenvolvida e cheia de críticas (por emma ter sido um dos últimos romances dela, mais maduro.)
vc não vai se arrepender, de coração, espero que goste assim como eu?

Clara.Fonseca 17/12/2022minha estante
Hã? Como assim ela morre? Não tem nada disso no livro

Pam 17/12/2022minha estante
Não sei se é kkkkk mas é que diz no início que ela viveu 21 anos e diz no filme tbm, mas não sei se interpretei mal e quis dizer só que ela viveu sem as complicações (do livro) até os 21 anos. Acho que falhei na interpretação

Clara.Fonseca 17/12/2022minha estante
??

Luccubus 12/01/2021

Emma certamente não é a sua heroína de Jane Austen convencional. Ao começo do livro até pensei que fosse uma reviravolta própria da autora, decidir como uma modernista antes de seu tempo, criar uma narrativa inteiramente focada numa anti-heroína. Fazia de tudo menos torcer por ela. Me cansavam seus gestos, embora fosse fascinante a desenvoltura e honestidade a que era comprometida. Apesar de tudo tinha suas virtudes, mas Emma as valorizava em excesso e tornavam-se vaidades. Falo como uma própria dama de seu tempo, mas digo sem escrúpulos que ali ela só era boa nos momentos em que os outros a guiavam.
O que é muito digno, na verdade, de uma história sobre crescimento, e esse foi o ponto crucial em que a narrativa me prendeu. Apesar de que até um tanto do livro eu estava desinteressada e realmente só queria ver como ela ficaria com quem ficou no final (o que parecia muito claro pela dinâmica dos dois) achava apenas cativante o fato de Emma ser uma jovem dama da sociedade britânica que pretendia não se casar. E nisso fazia de si um instrumento para a "felicidade" alheia, crente em seu enorme ego de que poderia, e de fato já tinha o feito, juntar casais perfeitos como uma verdadeira cupida. Tão tola, tão estúpida, só se impediu.
Mas o interessante desse livro é como ele sai da sua narrativa convencional Austeniana para nos fazer mais de espectadora através do corpo de Emma. Ela só vê, se diverte, mas pouco realmente faz. É alvo de atenções e galanterias, e por força de sua convicção egocêntrica acha que pode persuadir as pessoas ao seu redor de atenderem à sua imaginação quanto às melhores duplas a serem formadas.
Emma vê muita coisa acontecer, e algumas vezes sentimos até uma compaixão por suas raivas, tem muitas, especialmente inveja e aborrecimento. Pensa-se muito superior a todo mundo, muito melhor, mais interessante, mais bonita, talentosa e cativante, e vemos ela se corroer de ciúmes quando Miss Jane Fairfax reaparece em seu pequeno círculo social.
Emma não se mostra para a sociedade, não frequenta grandes salões ou se deslumbra com palácios. Longe disso, fica em casa e cuida do pai de uma saúde debilitada (o que é um tanto duvidável já que o velho é um hipocondríaco dos piores).
Ao começo, logo após "perder" sua governanta para o casamento com um bom homem vizinho deles, Emma tem pouco a fazer e adota socialmente uma menina a quem pode moldar, tamanha é sua presunção. Tornam-se amigas e Emma dirige cada decisão da menina, fazendo-a recusar coisas que a fariam extremamente feliz. Imaginamos ser um próprio gênio do mal.
Mas depois vemos o quanto ela está errada (embora a narrativa já conduza a sempre sabermos que ela esteve errada, por ser obstinada e ferrenha em ideias um tanto fantasiosas da realidade, e diga-se de passagem que sempre a voz de um homem é a voz da razão nessas situações, que no caso é Mr. Knightley, o que me cansa um tanto bom, já que, mesmo ele sendo ponderado e discreto em suas bondades, que são muitas, ainda assim é o "modelo perfeito de masculinidade", o que é um tanto nojento já que ele é tão velho comparado a ela e moldou sua forma de ver o mundo).
Depois a vemos tentar apaixonar-se por um jovem tão dissimulado, esquisito, e embora sempre propenso a vê-la e tratá-la como a melhor, ainda assim tem um que de Jane Austen faltando à sua composição como pretendente perfeito. Não escreve cartas a ela, não se declara, e apesar disso na frente de todo mundo fala demais, e é um tanto maldoso. Ele e Emma juntos parecem mais uma menina hétero com o seu melhor amigo gay numa comédia romântica comum.
Aí que ficamos mais cativados pela personagem que deveria ser a atenção total das histórias de Jane Austen: Jane Fairfax. Como é perfeita, como é compassiva, talentosa, bela, graciosa, comedida, reservada. Tem toda a calma do mundo, e mesmo sendo chata de tão reservada ela é um mistério que prende a atenção. Assemelha-se tanto à protagonista de Razão e Sensibilidade, Ellinor Dashwood, por suas provações do tempo diante de um amor incerto. Ficamos cativados por ela, queremos saber mais. Por que se comporta desse jeito? Teria mesmo agido de forma "imoral" (que no caso é só ter se apaixonado pelo marido da amiga)? O que ela estaria escondendo? E apesar disso Emma não move um dedo para que saibamos mais. Não corre atrás dela a não ser nas últimas páginas do livro, em que já sabemos de quase tudo. Jane Fairfax é aqui a heroína perfeita e que é igualmente trazida com uma inteligência e ótimo senso de humor em autocrítica por Jane Austen ao fazê-la ser vista como chata, irritante, cansativa, sem graça e com segredos e mistérios que nem quem está em seu meio social se importa tanto assim em desvendar. Aqui Austen traz a ironia de suas heroínas com extrema sagacidade. É bom vê-las de outro ângulo.
O que traz o ponto central do livro. São mudanças de ponto de vista. Que atenuam a protagonista, que a tornam mais adulta e mais responsável. Mais competente e menos cega às consequências de seus atos. Vemos ela se cortando um pouco para ter mais sensibilidade.
Emma é um fogo que se não contido traz um incêndio. E eu adoraria vê-la em outras circunstâncias que não na Inglaterra rural do séc. XIX. Adoraria vê-la questionando seu destino, de tão inteligente e tão capaz que é. E justamente nessa inteligência vendo a si mesma enganada sobre tanta coisa e mesmo assim a cada minuto mais sábia e mais imponente.
Deixo só o meu cansaço com relação aos desfechos de Austen. Com certeza esse é o melhor livro dela quanto a isso porque muito impedimentos são colocados, muitas infelicidades e circunstâncias e todas são tratadas muito bem. Tirando Harriet. Não dá pra entender sua mudança de caráter tão rápida que mal foi descrita. Nisso o livro deixa a desejar.
Marina 12/01/2021minha estante
Amei a resenha! Eu torci o livro todo pra rolar alguma reviravolta que ia fazer a Emma se apaixonar pelo Sr. Martin, triste que não aconteceu

Luccubus 13/01/2021minha estante
Muito obrigada! Eu não sei porque pra mim eles pareciam muito mais amigos do que qualquer coisa. Geralmente os galãs da Jane Austen tem um quê de gravitas, tem alguma autoridade sobre a protagonista em quesito de princípios. Mas o Sr Martin? Você não queria dizer o Sr Churchill?

Marina 13/01/2021minha estante
O Sr. Martin mesmo hahahha, mas acho que seria muito moderno pro livro. É que ela foi tão incisiva em criticar ele quando todo mundo achava ele ótimo que eu na hora imaginei que seria uma reviravolta boa eles se conhecerem e ela se apaixonar

Fernanda 108 07/09/2020

O melhor da Jane Austen, até agora.
Emma Woodhouse é uma jovem de 21 anos da alta sociedade, mora com o pai e tem uma irmã que já é casada. Ela decidiu que nunca irá se casar, mas gosta de bancar a casamenteira e formar par. No início da trama seu alvo é Harriet Smith, uma jovem de classe média. Elas logo se tornam amigas e Emma manipula a amiga a tomar às decisões que ela acha prudente.

Caro leitor, você precisa ter em mente que o livro não tem uma trama em si. A história gira em torno da Emma e o que acontece ao seu redor (seus vizinhos, parentes e amigos), rola muita fofoca e mal entendidos. Jane Austen sustenta toda a história usando com propriedade o humor, então pode ter certeza que esse livro é cômico do início ao fim. A protagonista é diferente das outras heroínas austerianas como, Elizabeth Bennett (Orgulho e Preconceito) e Eleanor Dashwood (Razão e Sentimento). Emma por ser muito rica e linda é petulante, manipuladora, vaidosa e egoísta na maioria das vezes. Acho que tanto a protagonista, quanto o próprio livro, ou você ama ou você odeia.

Agora preciso falar do par romântico da nossa heroína, o Sr. Knightley. QUE HOMEM!!! Perfeito, tudo de bom, meu crush todinho.
Ele é 16 anos mais velho que a Emma, são amigos muito íntimos há anos, amizade tão próxima e tão forte, que além de se tornar amor, faz com que ele seja o ÚNICO (e também porque ele é sensato) que tenha liberdade para jogar as verdades na cara dela, ele não tem medo nenhum de ser sincero com ela e aponta todos os erros que ela comete (já que ninguém o faz), George Knightley também não enche a Emma de bajulações o tempo todo, ele elogia e admira aquilo que ela faz certo e SÓ, jamais passando a mal na cabeça dela (amém).

Por fim, leiam Emma, se divirtam com a vida dos personagens, se apaixonem pelo Sr. Knightley e shippem o casal.
Bruna Gouvêia 07/09/2020minha estante
Li Orgulho e Preconceito e Emma, e gostei muito de ambos, mas Emma roubou meu coração. Que livro sensacional! Talvez porque a Emma seja um protagonista fantástica, talvez porque o livro tenha vários casais e todos bem construídos. Adorei também!

Fernanda 108 09/09/2020minha estante
Eu também li Orgulho e Preconceito, gostei do livro, mas Emma é perfeito!!! Sim tem vários casais, senti que nesse também tenho mais liberdade pra gostar dos personagens, não sei bem explicar. Descobri que esse é o livro que as pessoas menos gostam da Jane Austen, não entendo o porquê.

Bruna Gouvêia 09/09/2020minha estante
Concordo!

Thielizinha 12/07/2021

Emma >>>
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, ele é muito amorzinho. No começo eu não tinha gostado muito (eu sempre tenho uma opinião errada sobre começos de livros), mas conforme fui lendo, eu me surpreendi demais!!!
Eu entendo muito bem a Emma em muitos aspectos e achei ela uma personagem incrível. Também ri demais com o pai dela, "pobre senhorita Taylor", incrível como ele sempre falava isso.
Mas de modo geral, eu indico muito esse livro para quem gosta de conhecer a vida da personagem, para quem gosta de reviravoltas e um bom clichê. Apenas essencial e perfeito!!!
sami 09/08/2021minha estante
quero muitoo ler

Thielizinha 09/08/2021minha estante
pode ler amg, é muito bomm

sami 09/08/2021minha estante
vou lerr, amo jane austen

Wictoria Oliveira 16/04/2023

Tinha potencial
Meu terceiro livro da Jane Austen e devo confessar que não foi tão positivo quanto imaginei.

Emma é uma personagem chata, gosta muito de ser superior aos outros, tanto em classe quanto inteligência. Tive muita esperança de gostar dela no decorrer da leitura mas, no final, não mudei minha opinião sobre ela.

O Sr. Woodhouse é um personagem muito negativo e que serve apenas para tentar anular outros personagens. Tudo para ele significa doença ou ocasião desconfortável.

Harriet é uma totalmente sem personalidade e submissa. Não tem opinião própria e acaba sendo uma Maria vai com as outras.

O livro tem alguns diálogos longos que não precisava e não acrescenta em nada na história. O final foi corrido e sem estrutura, ou seja, início e meio da história com várias situações desnecessárias e o final que poderia ter tido mais detalhes, ficou negligenciado.

Analisando isso, tem um personagem que poderia ter tido mais presença: Sr. Knightley, o mais sensato e esperto. Tornaria a história mais trabalhada se tivesse incluído ele com mais frequência.

É isto, o livro tinha muito potencial, mas pecou nessas questões citadas acima. Porém, espero que leiam para tirar as próprias conclusões!
Arengueira.Guimara 16/04/2023minha estante
Nunca conseguir terminar esse livro pq acho a Emma muito chata

Dea Campodonico 16/04/2023minha estante
A Emma é chata e mimada!

Wictoria Oliveira 16/04/2023minha estante
Emma é um porre de chata! Kkkkk

Joy 29/12/2021

Um dos meus preferidos...
Não tenho muito oq dizer, esse livro virou um queridinho e tá no meu coração. A jornada da Emma é conturbada de um jeito pacato, o mais conturbada que a sociedade inglesa rural poderia permitir kk Achei muito divertido e senti muita curiosidade para saber como tudo acabaria no final, então fiquei muito presa na leitura. Os personagens são um tanto caricatos e assuntos que seriam mais dramáticos foram tratados de forma mais cômica. Senti muito da ironia de Jane A. presente na obra e o plot do final que deixou todos surpresos, eu já suspeitava disso bem antes do Senhor Knightley cantar a pedra. E por fim, a respeito do amadurecimento da Emma que é conhecida por ser chata, presunçosa, egocêntrica, etc..., eu acho que teve sim uma mudança, ela refletiu sobre seus erros e admitiu que não sabia tudo sobre tudo. Na verdade ela estava era errada sobre tudo, e na minha opinião, o primeiro passo pra mudança é admitir que errou, coisa que era muito difícil dela fazer no início do livro. Enfim, muito gostosinho de ler, divertido e com aquele final feliz que agt gosta e está sempre presente nas obras da autora. Amei!
Ps: teve apenas uma coisa que me incomodou DEMAIS, porém eu tento fingir que não aconteceu e até entendo que na época era uma coisa menos problemática por causa dos costumes e tals, mas foi algo bem "porqueeeeeeee?????? Que nojo"
Por isso não aguentei e tirei meia estrela...
Mari matos 07/07/2022minha estante
O que que te incomodou ?

Joy 29/07/2022minha estante
Spoiler

"Não conseguia pensar tanto na senhorita sem idolatrá-la, com seus defeitos e tudo o mais; e por força de sentir-me atraído por tantos erros, sou apaixonado pela senhorita desde que tinha 13 anos, pelo menos." Palavras de um cara que, na época em que ela tinha 13 anos, ele estava entre 29 e 30.

Mari matos 29/07/2022minha estante
Nss vdd né, ele era 16 anos mais velho, nem dei atenção nessa parte? bizarro

Duarda13 12/12/2020minha estante
Amiga acho que você podia colocar que tem spoiler na resenha kkk

Duarda13 12/12/2020minha estante
Concordo muito referente a Emma, vc até pode se compadecer dela em algum momento, mas a maior parte do livro ela é uma personagem altamente questionável.
Sobre os diálogos longos, é engraçado que a maioria deles eram daqueles personagem cujo a Emma achava insuportáveis, acho que a Jane Austen usou disso pra chegar no humor, já que boa parte desses personagens de elite são caricatos, não que alguns diálogos não sejam cansativos, até são.
Porém eu acho que foi tudo orquestrado pela Jane pra realmente brincar com a personalidade desses personagens.

ultragicomedia 13/12/2020minha estante
É preciso entender que Emma é uma sátira. Os personagens são caricatos e Jane Austen orquestra tudo pra que esse humor/crítica fique evidente.

Nathi 14/06/2023minha estante
Este é o único livro que falta para eu ler dos que tenho da Jane Austen ??

Milla.Ribeiro 15/06/2023minha estante
Eu gostei muito. Ah te ADC no insta. Amei suas leituras. Parece muito comigo seus gostos em literatura rs

Nathaly147 18/06/2023minha estante
Ai, que lindo

Fernanda.Redfield 21/08/2017

Jane Austen e sua genialidade
Ler Jane Austen é mágico... É adentrar em um universo passado, tão desconhecido e que, ao retratar temas tão contemporâneos, torna-se apaixonante. É impossível não se apaixonar por cada enredo presenteado por Jane Austen, contudo, com "Emma" é diferente. Por que? Porque "Emma" é, ouso dizer, a obra-prima dessa autora sensacional.

Não diferindo muito de seus outros romances, esse também tem uma heroína muito bem construída e situações que casam, completamente, com o período relatado. E o que transforma "Emma" em uma obra-prima reside, justamente, nesses dois aspectos.

Emma Woodhouse é, de longe, a heroína que mais provoca extremos em quem a lê. Ela é rica, mimada, arrogante (de certa forma) e mesquinha... Além de ser enxerida a ponto de se julgar a melhor casamenteira (e por que não, manipuladora?) de Highbury. Porém, ela também é extremamente devotada à família (abrindo mão da possibilidade de casamento para cuidar do pai), uma excelente amiga (na medida do possível) e se revela surpreendentemente ingênua ao longo do romance, conforme suas apreensões se provam erradas. No meu caso, eu passei do ódio ao amor por ela e ao fim do romance, eu já estava completamente apaixonada por sua impetuosidade e teimosia. Emma é encantadora e mesmo com todos defeitos, apaixonante. Ela demonstra um desenvolvimento fenomenal no fim do enredo revelando-se a mais complexa e, também, a mais crível de todas as heroínas de Jane Austen.

Quanto às situações, Jane Austen entrega um romance que trata de casamentos, seja como forma de ascensão social ou, simplesmente, como gesto de amor. Esse tema possibilita que Austen jogue com as aparências sociais, com as primeiras impressões e com as interpretações erradas apreendidas a respeito do caráter e das atitudes das pessoas. É impressionante como a trama de mal entendidos apenas se agiganta, reinventando-se à medida que uma parte se resolve em favor de outra surgida. Jane Austen conduz uma série de acontecimentos que, aparentemente, não fazem sentido algum do ponto de vista de Emma e que, ao serem explicados no final do romance, jogam com os detalhes do texto que, muitas vezes, deixamos passar. A autora brinca com as interpretações ingênuas de Emma e joga com as pequenas informações deixadas no texto. As pistas dos pequenos mistérios - como o envio do piano à determinada personagem e ao mal estar dessa mesma personagem ou o alvo do flerte de determinado cavalheiro - estão por toda a parte e mesmo os atenciosos podem deixá-las passar... Ainda assim, a autora ainda arruma tempo para dar a entender que certo personagem possa ser hipocondríaco (ou ter Gota) e que outra possa estar ficando surda. Jane Austen está no seu auge, como narradora e condutora de suas histórias.

À primeira vista, talvez pareça clichê... Mas, esse tipo de romance com essa estrutura - de mal entendidos e incompreensões, de paixões surgidas da amizade e convivência, de conflito entre o social e o sentimento - surgiu a partir da genialidade dessa autora. E, justamente por ser um clássico, permanece vivo em muitas produções atuais, "Emma" inspirou o filme Clueless (As Patricinhas de Beverly Hills, em 1995).

Jane Austen sempre merece ser lida, mas, "Emma" consegue transpor qualquer ápice de genialidade que, até então, ela tinha alcançado e deve ser lido, mais de uma vez.
Drika 06/09/2017minha estante
Adorei a resenha. Concordo plenamente com você. Amei ler Emma. Se me permite, sugiro uma minissérie baseado no livro, se chama, lógico, "EMMA" rs. Você pode encontrá-la no Dalymotion, são só 4 capítulos, e é muito fiel, dentro do possível, ao livro.

Fernanda.Redfield 10/09/2017minha estante
Essa é a minissérie realizada pela BBC? Porque se for, é incrível mesmo. A BBC sempre adapta muito bem as obras da literatura inglesa/britânica. E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela indicação!

Drika 12/09/2017minha estante
Ela mesma, rs. Maravilhosa

Patty 31/07/2018

Não é o melhor da Jane Austen
Depois de ler Orgulho e preconceito e razãoe sensibilidade eu me deparei com Emma. Mas não gostei muito. A personagem principal é muito mimada, ignorante e falsa. Não senti o amor entre o casal, pareciam mais amigos mesmo. Faltou entrosamento. Mas como sempre ela faz uma sátira da sociedade em que vive e das pessoas.
Karen 23/08/2018minha estante
Ainda estou lendo, e demorei para engatar a leitura porque achei a personagem principal mimada demais, e egoista em certos pontos, principalmente em sua amizade com Harriet.

Patty 24/08/2018minha estante
Ela é muito mimada e superficial

Karen 31/08/2018minha estante
Sim bastante, mas é bom perceber que dentro do possível para a época e para o meio que foi criada ela conseguiu evoluir. No geral gostei bastante do livro, e to me encantando pela Jane Austen.

Alice @leituras_da_alice 15/05/2021

Emma Woodhouse, uma heroína imperfeita?
[...]Emma Woodhouse, bonita, inteligente e rica.

Por ser uma mulher nobre e rica, Emma não faz questão nenhuma de se casar. Por isso, gosta de dar uma de casamenteira com os amigos próximos.. a partir disso, acompanhamos os dramas da sociedade da época e uma das melhores protagonistas de Jane Austen.

Na época os casamentos aconteciam muito cedo e era sempre um bom meio pra uma moça ascender socialmente ou ter qualidade de vida, mas Emma não precisa de nada disso. Por isso, ela tem uma personalidade que eu poderia dizer que é ser ?muito chata? e muitas vezes inconveniente, mas acho que isso me aproximou muito dela por ser uma pessoa mais real e fora do padrão.

??A natureza humana é tão bem disposta para com aqueles que se encontram em uma situação interessante, que uma jovem que se casa ou morre pode ter certeza de que falarão muito bem dela.?

O livro não tem grandes acontecimentos e é algo como acompanhar o cotidiano desses personagens, mas não tem como não dar boas risadas com as ideias de Emma, que mesmo tendo seu defeitos, me conquistou rápido. Além disso, ela meio que ?adota? como amiga, a Harriet, ou melhor como projeto pessoal para deixá-la como uma nobre e arranjar um bom casamento para ela.. o que pode dar errado?

? ?Metade do mundo não consegue entender os prazeres da outra metade.?

Todos os personagens sentem muita admiração por Emma e é muito engraçado isso, porque o único que não a trata de igual pra igual é o Sr. Knightley, que é o irmão do marido de sua irmã e também muito amigo de Emma. Aliás, Sr. Knightley é o melhor personagem masculino de Jane Austen! Inclusive, ele pega muito ela no pulo e é o único que a fez rever os próprios conceitos, então gosto muito do conceito da amizade deles.

Perto do final temos algumas revelações muito interessantes e o desfecho é maravilhoso, me deixando com um gostinho de quero mais! Recomendo demais a leitura, sendo esse o meu favorito da autora!!
Alih 20/05/2021minha estante
Oi querida Alice... kkk parece até que estou falando para mim mesma, mas continuando ... gostei muito de sua resenha tive ótimas experiências com esse livro também, o meu preferido da autora é Razão e sensibilidade n sei se ja leu este, se nao lhe recomendo, ja viu a serie da Emma é muito legal e da para ver toda em um dia n consome tanto tempo sei q ira gostar... bom acho q era isso, caso precise de ajuda para enco trar a serie só me chamar bjinhos da Liah ????

Alih 20/05/2021minha estante
Eu olhei todos q ja foram feitos e pra mim o melhor foi a serie, mas o filme é muito bom...

Alih 20/05/2021minha estante
Mas todos sao fieis ao livro ...

2012 encontrados | exibindo 16 a 31