Emma

Resenhas - Emma

1991 encontrados | exibindo 1 a 16

Lela Tiemi 13/04/2009

Um dom de Jane Austen
Emma Woodhouse é uma personagem peculiar, pois como já dito, há uma tênue linha entre o amor e o ódio que a protagonista desperta no leitor. Emma é rica, esnobe, mimada, um tanto intromedita e imatura mas apesar de tudo é adorável! Como isso é possível, é o que você deve estar se perguntando, e eu respondo: um dom de Jane Austen.
O que torna Emma adorável é que, com o tempo, ela reconhece, se arrepende e aprende com os seus erros, ou seja, aos poucos amadurece. Por ser falível, como todo nós somos, o leitor se sente mais próximo à personagem, tão humana e suscetível a erros.
E, há também o Sr. Knightley - uma grande amigo da família Woodhouse e concunhado de Emma - que é extremamente charmoso pela sua honestidade, maturidade e bom senso. Uma pena Jane Austen não ter dado mais destaque a ele na história.
Resumindo, um livro imperdível!
Mah 03/05/2011minha estante
Ai... Concordo plenamente com você, Daniela, e gostei da sua resenha!! ^^

No início eu realmente estava achando a Emma um tanto chata, mas no final suas próprias falhas e o descobrimento de novos sentimentos acabaram fazendo com que ela descobrisse mais a respeito de si mesma e se tornasse uma pessoa cada vez mais madura e apreciável! Acho que o autoconhecimento é sempre uma das consequências do amor nas histórias de Jane Austen, não é mesmo?

E... de fato, acho que a autora poderia ter explorado um pouquinho mais o Sr. Knightley... Ele é tão charmoso!!

Karina Wolf 12/03/2013minha estante
bem verdade! de inicio a Emma não desperta muita simpatia pelos preconceitos que tem em relação as pessoas e pela sua mania de julgar todo mundo, mas a medida que a Jane vai desenvolvendo a história tudo começa a melhorar e no final temos uma Emma bem mais humana e conhecedora dos seus defeitos.

A personagem que mais me chamou a atenção foi a Jane Fairfax, gostaria que tivéssemos mais sobre o seu ponto de vista dos acontecimentos, o quanto ela sofreu calada...

Rachel 27/11/2020minha estante
NEssa edição o texto é completo ou é uma versão resumida?

Lela Tiemi 29/11/2020minha estante
O texto é completo.

Lelê 24/01/2022minha estante
Amei a resenha, ficou muito boa! Estou começando a ler!! ??

Andrea.Karli 07/12/2022minha estante
Sim, acabei de ler o livro e realmente me surpreendi com a história do livro, principalmente, porque eu gosto de diálogos e ler um pouco sobre a sociedade da época de EMMA. A leitura foi bem leve e eu gostei bastante da história e da protagonista, a qual apesar de cometer vários erros ao longo da narrativa, não deixa de sentir culpa e arrependimento pelo o que ela fez. E o Knightley é um homem bem sensato, que sempre dá uma bronca na Emma quando ela faz besteira, mas ele é o melhor em questão de conduzir Emma a um bom caminho. Em suma, um livro sensacional!

Antônio 28/01/2023minha estante
Como se faz para ler?

Sara 25/05/2023minha estante
Adorei sua resenha! Mas ainda acho que o Knightley tem mais presença que o Darcy. Inclusive, entre os dois, Knightley tem meu coração definitivamente hahaha

Jamile.Freiberger 13/06/2023minha estante
comecei a ler o livro hj e já estou me sentindo dentro da história ??

honeymoon8 05/10/2023minha estante

William LGZ 01/08/2022

Ótimos personagens principais embora secundários tediosos
Não foi um romance que me prendeu durante todo momento mas me deixou bem feliz por saber que ainda posso me entreter com uma obra de Jane Austen depois de Persuasão e Orgulho e Preconceito.

O começo foi essencial para isso pois gostei bastante dos primeiros personagens introduzidos e das problemáticas que poderiam ser geradas com a personalidade de Emma e sua suposta vocação para casamenteira; que embora possa soar chato para alguns leitores achei divertido demais.

Porém em seu decorrer mais tramas secundárias foram surgindo, sem chamar tanto minha atenção, e chegou momentos em que eram tantas pessoas nas cenas com conexões entre si, não gravadas direito por mim pela falta de interesse, que me deixaram perdido em demasiado.

Mas tudo isso valeu a pena com as reviravoltas ocorridas na reta final, como é de praxe da escritora, e apreciei abundantemente sua conclusão apesar que também tenha se alongado um pouquinho. Para concluir, não é perfeito entretanto certamente recomendo para quem gosta do estilo da autora porque valeu a pena apesar dos desvios.

Giulipédia 16/06/2020

Arrogância em excesso é prejudicial a saúde do coração!!
O livro conta a história de Emma, uma jovem rica e bonita que decidiu não se casar, e com isso se acha superior aos seus e tenta bancar a casamenteira, mas isso não dá muito certo.
Eu tive uma relação de amor e ódio, e bota ódio nisso, com esse livro, é o terceiro da Jane Austen que li e confesso que me perguntei muito o que a autora queria transmitir para as pessoas ao retratar uma personagem como a Emma.
Não gostei, e ainda não gosto dela rsrs (me julguem) mas meu ranço diminuiu consideravelmente ao término do livro, pois o que eu vi e a lição que esse livro me passou é que, por mais que queiramos cuidar das pessoas que gostamos e achamos que sabemos o que é melhor pra elas, no fim não sabemos de patavina nenhuma rsrs e que muitas vezes a nossa interferência indesejada pode causar mais mal do que bem.
Vendo Emma, eu vi uma jovem arrogante, segura de sua inteligência e superioridade em relação aos demais que queria fazer o certo porque tinha a errônea impressão de conhecer as pessoas melhor que elas mesmas. Não considero Emma uma personagem ruim, é claro que o jeito condescendente dela me irritou bastante durante a leitura, entendo seus motivos de querer agradar e proteger aqueles que ela ama, mas a bela lição se encontra aí mesmo, nós podemos querer, mas não temos o direito de interferir e no caso da Emma, quando ela interferiu achando que estava ajudando, ela acabou criando uma bagunça desnecessária que mais prejudicou aqueles que ela tanto queria ajudar, pois se iludindo, ela iludiu amigos a pensarem coisas que não existiam o que fez alguns deles sofrerem com a arrogância dela, mas a beleza do livro se encontra aí, Emma aprendeu sua lição e eu leitora também rsrs.
Só ressaltando que Jane Austen fez um trabalho maravilhoso ao escrever sobre uma personagem feminina tão forte e segura de si como a Emma, agora entendo porque dela ter uma fama tão singular de personalidade única! ;)
JP 16/06/2020minha estante
Texto reflexivo e fofo... rss

Giulipédia 16/06/2020minha estante
Obgda ? esse livro me deixou bem pensativa, não sei se era a intenção da autora, mas foi isso q eu captei ?

JP 16/06/2020minha estante
Creio q a autora diria q vc captou bem a mensagem ?

Hannah 02/02/2024

Favorito da Jane?
Amei esse livro de mais! Foi diferente de todos os livros da Jane Austen que eu já li, real.

Nesse livro, eu não senti falta de romance, teve muita interação entre o casal e eu realmente achei muito bem escrito os acontecimentos

Eu amei an Emma de mais, não sei porque na aba do livro fala que a autora criou essa personagem que ?exceto eu, ninguém vai gostar muito?. (palavras da própria Jane)

Enfim, foi isso, teve uma boa construção, romance, relação entre o casal (o que fez com que o final tivesse consistência) e foi muito interessante em relação ao ?papel das mulheres no mundo dos homens?.
Pedro 02/02/2024minha estante
Eu queria terminar esse livro que eu comecei faz um tempo já, mas eu achei ele meio parado no começo e n sabia se ia pra algum lugar (não sei se tu tbm achou parado), mas enfim, ele fica mais interessante depois?

Thaí 02/02/2024minha estante
No começo achei a Emma bem chatinha ?
Mas depois gostei dela!
O pai dela, o inimigo do casamento é o melhor ?

judeaquino - @juentreestantes 02/02/2024minha estante
Uma amiga detestou?.. tenho ele mas esse seu comentário já me deixou animada pra ler ?

Hannah 02/02/2024minha estante
Pedro, realmente ele só fica bom na página 100 pra cima kakkkaka mas confia, dps acontece mta coisa

Hannah 02/02/2024minha estante
@juentreestantes: Dps me fala se vc gostou kkkk

Pedro 02/02/2024minha estante
Honestamente é bom saber disso, ele não vai mais ficar pra minha meta do ano que vem kskskskaka, vlww Hannah (mó estranho não dar pra responder comentário tipo no insta, achei q dava)

Keralina 27/01/2021

Gostei demais, e quero continuar lendo outros livros da Jane Austen.
A leitura fluiu muito bem, e pude aumentar meu vocabulário com algumas palavrinhas que aprendi hahaha.

Ygor Gouvêa 23/04/2021

EMMA
Emma não é um romance, no sentido romântico do termo, é um livro sobre uma mulher, que dá título à obra. Uma mulher complexa, cheia de contradições, uma mulher que faz escolhas, de personalidade forte, são muitas dentro de uma. Mulher decidida, de ideias e valores bem definidos, toda sua força a torna incomoda pra muitas pessoas, seus valores ainda hoje geram contrassensos. Uma mulher que se vê completa, realizada, que não destina ou espera sua felicidade em um homem, em um relacionamento, que a princípio nem cogita a possibilidade de se casar, muito menos de ter filhos. Seus defeitos são também suas qualidades, ou melhor, muitas vezes provém de suas qualidades, por seus excessos. Seus erros vêm de muito amar, confiar, valorizar as pessoas que lhe são importantes; de se exceder em bem quereres, em brincadeiras a princípio inofensivas. Não é uma personagem estática, passa por muitas revoluções internas, mas resisto a uma ideia simplista de evolução, é uma personagem de rica e contraditória vida interior, como Austen mesmo diz, a perfeição é chata, desagradável, não é de fato um objetivo, muito menos possível, uma visão assim, dados os desdobramentos da obra a limitariam a uma personagem distanciada da vida, a um tipo, edificaria o casamento.

É claro que ao falarmos de uma obra de Jane Austen não podemos deixar de lado sua ironia. Ao falar de Emma, ao circunscrever o romance às suas restritas relações sociais, ela esmiúça as engrenagens que movem a vida social da época, como um autêntico romance de costumes. Através de uma fina ironia, de um bem colocado humor sardônico, ela retrata e escancara a intrincada rede de relações sociais e econômicas da época, evidencia suas contradições e a crítica, como a grande observadora das deficiências, vaidades e mesquinhez de seus semelhantes.

Emma é uma obra de fato muito rica. Seus diálogos são belamente construídos. Seus personagens são reais, mesmo os que são utilizados para uma espécie de alívio cômico e consequente crítica social, que se aproximam mais de tipos, possuem outras camadas, como a melancolia de seu pai, que os tornam facilmente identificáveis. Seu texto é dúbio, opaco, sempre aberto a possibilidades; isso reforça uma característica de seus personagens, possibilita que de maneira crível suas perspectivas sejam tendenciosas, que interpretem sua realidade de acordo com seus anseios e temores, acreditem em imagens viciadas. Por tudo isso é uma obra de primeira grandeza e seus desdobramentos são muito naturais.
Amanda 23/04/2021minha estante
perfeito :,) Emma é tão incrível por ser tão humana, erra, faz pré julgamentos, e vai contornando as situações por ter um amadurecimento continuo no livro.
Diferente de tantas obras da jane, Emma não quer se casar e tá muito bem assim: rica, com as responsabilidades DELA, inteligente, rodeada de pessoas, governanta de uma casa, etc.. sendo que ainda nem terminei o livro ksksksks mas começar a gostar da emma foi um processo...... agora a admiro demais.. resenha incriveeeel ygor

Ygor Gouvêa 23/04/2021minha estante
Que bom, Emma é incrível! Obrigado ?

Giuliana.Fiori 23/04/2021minha estante
Adorei sua resenha! Concordo com o que você colocou!

Ygor Gouvêa 23/04/2021minha estante

Suzanie 25/04/2021minha estante
Uauuu, fiquei com vontade de ler ?

Renata CCS 23/09/2021minha estante
Adoro ler Jane Austen! Fico feliz que tb gostou de Emma.

Joyce 03/06/2021

Eu me diverti muito lendo esse livro. Emma realmente é uma personagem que em hora não suportamos e em outra amamos. A única coisa que não gostei muito é que tem partes em que a leitura é muito cansativa.

Michela Wakami 06/04/2023

Razoável
Emma, um livro muito longo que entrega pouco.
É a história cotidiana de famílias que passam um dia conversando coisas banais, fofocando e com uma protagonista que se acha melhor do que os outros e que humilha as pessoas sem dó e sem piedade.
Na minha opinião faltou acontecimentos relevantes no enredo, que acabou deixando a história fútil e sem emoções.

Foi uma releitura, dei outra chance para ver se eu mudava minha opinião sobre o livro.
Apesar de ter lido de uma maneira menos irritável dessa vez, continuo achando que o livro não vale a fama.
Vanessa 06/04/2023minha estante
Pelo menos deixou a lista dos piores livros que vc já leu. ??

Tay 06/04/2023minha estante
Eita! ???

Michela Wakami 07/04/2023minha estante
Verdade amiga, subiu um pouco no meu conceito.???

Michela Wakami 07/04/2023minha estante
Tay ????

Sofia 08/10/2021

Existem pessoas que, quanto mais se faz por elas, menos fazem por si próprias.
Sim! Paguei a língua, li Jane Austen e gostei. Jurei que romance de época não era pra mim, e não costuma ser mesmo, mas as voltas que a vida dá. Eu conheci Emma através do filme, que preciso ressaltar, é uma adaptação maravilhosa! Uma das melhores que já vi e até melhor que o livro, na minha opinião. Me apaixonei pelo filme e quando entendi que era um livro de Austen, precisei pegar para ler.

Nessa história, vamos conhecer a jovem Emma, uma menina rica e extremamente mimada que mora com o seu pai em uma grande mansão. Emma tem e gosta de ter a fama de casamenteira, busca juntar os casais e diz que, apesar do talento, nunca vai se casar. Só que quando ela começa a exagerar em suas previsões, pode acabar bagunçando a vida de várias pessoas e até a sua própria.

Eu gosto dessa história pelo enredo não óbvio da moçinha e do moçinho. A história é centrada em Emma que, apesar de ser bem chata às vezes, tem uma personalidade e deixa claro que só irá casar um dia se isso convir a ela em seus termos.

O livro é extremamente longo, cheio de diálogos e com um cenário muito bem construído pela autora. É possível se imaginar na Inglaterra com todas essas pessoas. Apesar de deixar minha recomendação do livro, não posso deixar de recomendar mil vezes o filme que é uma adaptação linda, bem humorada e espetacular do livro.
Andrea.Karli 10/10/2022minha estante
Sim, a adaptação do filme também me prendeu muito e por isso fiquei muito curiosa sobre o livro.

marina.siqueira 09/06/2021

Meu primeiro contato com Jane Austen foi com os filmes. Orgulho e Preconceito é um dos meus favoritos. Emma, Razão e Sensibilidade e Sanditon também me agradaram bastante nas telas. O problema foi na hora de ler os livros que os inspiraram.
O primeiro que li foi Orgulho e Preconceito há alguns anos, e minha paixão pelo filme pode ter influenciado no fato de eu ter amado o livro. O segundo foi uma tentativa fracassada: A Abadia de Northanger. Os diálogos iniciais eram tão frívolos e vazios que não consegui passar de 15% do livro. O terceiro foi Emma, que em vários momentos foi um martírio.
Emma tem uma narrativa muita lenta, repleta de diálogos onde nada se diz e momentos de completa verborreia (alô, mrs. Bates). Os personagens não são muito cativantes, com exceção de Emma que, ainda assim, pode ser mesquinha de vez em quando, e do mr. Knightley. Foi interessante vê-la evoluindo um pouco, e suas respostas mais afiadas foram o ponto alto da narrativa.
A verdade é que terminei esse livro por pura teimosia, então, embora eu adore sua adaptação pros cinemas, eu não tenho como dar uma nota maior do que essa para esse livro quando foi tão difícil terminá-lo. Não foi uma leitura agradável.
Talvez eu tente ler Persuasão depois, mas talvez simplesmente não seja para mim.
Gabriele.VitAria 04/07/2021minha estante
Orgulho e preconceito é bom???

marina.siqueira 04/07/2021minha estante
Eu gostei bastante na época, mas sou meio suspeita pra falar. Só o filme eu já devo ter visto umas 20 vezes kk

Kris 30/06/2023

Clássicos sendo os melhores
Nada como uma história de época, suave e tranquila, que traduz o comportamento da sociedade da época, seus preconceitos e seu modo de viver. Emma trás tudo isso pra gente ver e sentir como era viver em sociedade naquela época, as longas caminhadas, o frio imperdoável e as dificuldades de saúde, as reuniões diárias por prazer ou por mera formalidade.
O livro inteiro foi uma grande página de fofocas, muito divertido, vários acontecimentos que movimentaram muito a histórias, com direiro até a personagem de caráter duvidoso quem incitam o ranço no leitor. Como outros clássicos, a forma de escrita é bem descritiva, geralmente com poucos diálogos, e sempre esses diálogos são com pronunciamentos longos, mas a leveza da escrita de Jane Austen faz com que seja fluido e que tenhamos um entendimento claro do contexto. Recomendo a leitura
Julindgri 30/06/2023minha estante
Eu adoro esse livro, é o próprio suco da fofoca de cidade pequena! Uma delícia

lissamed 30/06/2023minha estante
Jane Austen inventou a fofoca quando escreveu Emma?

Gabriela 12/09/2023

Demorei muito pra terminar de ler, mas acho que é uma leitura que não pede velocidade mesmo...
Foi bom ler aos pouquinhos e acompanhar a Emma por tanto tempo. Deu pra entender ela melhor.
Que personagem! Ela instiga sentimentos ambíguos: uma hora você não suporta mais ela e na outra já tá dando risada.
É uma mimada que se acha a dona da razão, mas a Jane Austen conseguiu fazer com que ela fosse carismática ao mesmo tempo.

Joane 25/05/2021

Uma palavra que define a situação de Emma é conforto
"?? ?? ? ?????? ?????, ??????? ??? ????? ?? ????? ???? ????? ????."

Levei muito tempo pra ter uma ideia do que foi esse livro, e não foi pouca coisa não. É uma excelente obra

Emma é uma personagem difícil de gostar entre os leitores, por isso antes de ler o livro via muito dizer que ou você ama ou odeia o livro, ou pode muito bem ser a protagonista também, mas ouso dizer que eu gostei bastante dela, e adorei tudo que pude aprender com ela e sua personalidade e sua pequena jornada.
E nisso Jane Austen estava enganada em dizer que só ela iria gostar dessa mocinha, pois eu gostei hihi
Foi um tal de gostar ou não gostar, eis a questão

E temos o cenário. Temos Hartfield, onde praticamente tudo se passa, juntamente com Randals, que está nas redondezas. Emma e seu grupo de pessoas estão com frequência junto.

Nesse livro podemos ver a visão da alta sociedade, como Emma é descrita como rica, diferente dessa forma de todas as outras protagonistas que são mais simples. Gosto dessa visão, ainda que seja uma visão com o privilégios da classe social. Gostei muito de ver, e acho que a autora nos dá essa visão como meio de crítica social.

E por último, falemos do Mr. Knightley. Eu gostei dele desde que ele entrou em ação, gosto como ele é essa figura pra Emma, que meio que aconselha ela, etc. Ótimo

O desfecho foi de conforto, pobre não tem mesmo um minuto de sossego, mas os ricos privilegiados tem o conforto né, realista talvez. (Espero não ser spoiler?)

Adorei a leitura, adorei que consegui construir bem as ideias sobre essa obra e me trouxe reflexão e outros. Ótima leitura e recomendo.

Thank you, next
Geyza.Pereira 26/05/2021minha estante
A sua resenha ficou ótima!

Joane 28/05/2021minha estante
Obrigada!! ??

emptyshellofme 09/10/2023

I support women?s rights AND women?s wrongs
Minha primeira leitura de Jane Austen, me interessei pela história depois de assistir o filme de Autumn de Wilde. Mesmo ja conhecendo a estória, me surpreendi com o quanto gostei dos personagens; Imaginei que Emma seria muito menos fácil de gostar sem ter sua personalidade atribuída ao rosto da querida Anya Taylor Joy, mas me enganei demais. Uma personagem real, com grande coração e um desenvolvimento lindo de se acompanhar. Agora, ainda gostando bastante do filme, me sinto muito mais insatisfeito com a maneira que ele retrata certas partes da história. Já comprei outro romance da autora, Orgulho e Preconceito, e espero me apaixonar por ele tanto quanto me apaixonei por Emma.

Andressa.Arantes 11/07/2022

Chato
Livro mais chato que li até agora da Jane, não sei se não era o momento, mas não rolou pretendo reler algum dia. Diálogos tediosos, assuntos desinteressantes, capítulos intermináveis. Comecei lendo, pulei pro audiobook, e mesmo assim não fluía, pulei vários capítulos e mesmo assim a estória não ia para lugar nenhum. Esperava diálogos inteligentes como em Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade ou Persuasão, ordem de favoritos!!!! Kkkkkkkkkkk mas nem me pareceu a mesma autora.

1991 encontrados | exibindo 1 a 16