Emma Jane Austen

Resenhas - Emma

2017 encontrados | exibindo 151 a 166

Nayara 24/03/2021

Emma
Bonita, inteligente e rica. Emma Woodhouse é uma jovem de elevada classe social e está determinada a não se casar. Ela se aventura na tarefa de juntar casais, e nos diverte ao cometer erros e trapalhadas na missão  casamenteira.
É o segundo livro de Jane Austen que leio, e da mesma forma que o outro este começa um pouco devagar e ao longo da narrativa vai crescendo e se tornando mais interessante.
Gostei do enredo da história e de ver o  crescimento da personagem principal, que tem uma consideração elevada sobre si mesma e ao longo da trama percebe que sua habilidade de observar e julgar as intenções alheias é equivocada, o que causa algumas confusões e cria um ar de drama pra Emma, mas para o leitor traz humor à história.

Duarda13 11/12/2020

Emma
Emma é extremamente egoísta, mesquinha e preconceituosa, é uma personagem forte e inteligente, mas isso se mistura com sua arrogância. Todavia é ai a verdadeira graça do livro, da forma que ela analisa as coisas e boa parte delas estão erradas. Ela é uma personagem extremamente conveniente e quer tudo sempre do jeito dela.
Tudo que a emma é com uma grande contribuição do seu pai, senhorita Weston e Harriet. O primeiro por acostuma ela a ser mimada, a segunda por colocar ela num pedestal a ponto de quase não enxergar defeitos na mesma e a pobre Harriet por sempre admira-la como alguém que sabe tudo.

Esse como todos os outros livros da Jane Austen é uma comédia de costumes, com muitos personagens caricatos, um humor refinado e completamente cheio de ironia. Jane usa sua acidez em certos trechos que torna tudo ainda mais divertido, e ela tem sua própria maneira de criticar algo sempre usufruindo da sátira. Me atrevo a dizer que esse livro chega a ser uma comédia romântica, simplesmente delicioso.

? Comentando com SPOILER ?

Já da pra perceber de cara que o Elton gosta da emma, os elogios que ele faz são sempre mais direcionadas a Emma do que a própria Harriet e a Emma nunca se toca disso porque está bem acostumada a ter essa bajulação.
Quando ela tenta fazer com que a Harriet pare de gostar do Senhor Elton, ela usa de sua manipulação,  não por se preocupar muito com amiga, mas por ver que ela não está sendo grata o suficiente. E quando ela acha que que a Harriet gosta do Frank ela super apoia, mas quando descobri que na verdade ela gosta do Sr. Knightley ela muda completamente de opinião e começa a taxar a Harriet como insignificante, tudo bem que tem o fato de que a própria estava apaixonada por ele, porém a maneira que ela se refere a amiga depois de descobrir isso é ridícula.
Esse negócio que a Harriet sempre amou o Sr. Martin foi bem forçadinho, mas ainda bem que ela teve um final feliz também.

Silvana.Pereira 18/07/2020

Emma é uma jovem casamenteira que resolve arrumar um casamento para a amiga, mas acaba se equivocando e descobrindo que o jovem estava interessado nela e não na amiga. Este é só o primeiro engano de Emma, que se engana até mesmo com o que sente.
Lucas Brandão 18/07/2020minha estante
Parece fofo, mas não me acostumo à escrita da Srt. Jane

Camila Felicio 17/01/2024

Prefiro outras obras
Acho que vendem muiiito mal esse livro! Ele como uma paródia sarcástica funcionaria melhor!
A Jane é famosa por descrever bem o período regencial, mas aí está a questão a Elliot segundo Woolf o faz como ninguém em seu Middlemarch... A própria Charlotte em Shirley descreve muito bem as questões sociais da época!
A Jane não odeia sua sociedade, ela aceita que vive ali e faz paródias bem humoradas, colocar ódios onde não existem é besteira, a Jane apenas encontra bizarrices em algumas atitudes e as critica com uma acidez e bom humor que é muito lovável, no entanto a crítica é sempre a mesma, o casamento! Já me cansou, e unido ao fato que me interesso muuuuuito mais pelo período vitoriano inclusive sua sociedade e literatura!
Com relação a narrativa, ela é muito muito enfadonha, o livro correu melhor em seu trecho final, igualmente acho que muitas editoras e resenhistas publiscitam mal o texto, encará-lo como uma paródia crítica é muito mais plausível que como um livro feminista! Jane Austen creio ser feminista ainda que não se auto proclamasse( feminismo não tinha nome na época), mas seus textos não tem a intenção de ser ainda que suas protagonistas tenhaam muuuita personalidade, amei o prefácio da ed espanhola da Alma Clasicos que nos avisa que não devemos encaixotar textos antigos em esteriótipos atuais porque seria menosprezá-los e colocar etiquetas... Charlotte Brontë e Anne Brontë eram feministas inclusive em suas narrativas, Emily Brontë , Elizabeth Gaskell, Jane Austen não focavam nisso em suas narrativas, devemos ter cuidado!
Sobre a história adorei Emma, a culpa da Harriet fazer besteira era dela própria e de sua falta de personalidade, a Emma nos cansava mas tinha sua personalidade cativante, seu interesse romântico como sempre era a voz da consciência inclusive do leitor que acompanhava... Com relação aos plots, eram bem previsíveis... Enfim, foi razoável porque o começo foi fraquíssimo, esperei encontrar um texto de uma Emma combativa que apontava dedos (me venderam assim, quase uma
Jane Eyre que peitava as situações) e tomei na cara recebendo uma fanfiqueira, e perdão ninguém supera minha Emma Bovary como a fanfiqueira mor!

O livro não é ruim creio, beem lento isso sim, pra mim muito abaixo de Persuasão e Orgulho mas a experiência é pessoal, e é somente a minha opinião, ainda pretendo voltar a ler a autora.
Gleidson 17/01/2024minha estante
Bom texto, amiga! Elucidativo e objetivo. Vou comprar sua ideia para esse ano ainda. ????

Camila Felicio 17/01/2024minha estante
Obrigada amigo ?

Fabio 17/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Camila!
Muito bem escrita e sinterizada!
Parabéns, minha querida!?

Camila Felicio 19/01/2024minha estante
Obrigadaaa Fábio!!! ???

Kaylane 26/05/2021

Para gostar comece esse livro sabendo que ele não irá te fazer ter altas reflexões. Os personagem são oque podemos esperar da época, ricos, muito ricos, formais e fofoqueiros, o livro inteiro é apenas sobre os fatos que giram em torno disso. Então não façam igual a mim, não esperem muitas emoções ou acontecimentos.
É uma história comum, porém divertida, focada em arranjar casamentos, pessoas querendo ser super incríveis e generosas, e as melhores companhias de seu circulo.
Pra mim a personagem Harriet diz muito sobre a principal. Ela concretiza todos os caprichos e egoísmo de Emma, e acaba que só ficou pra escanteio, e plano de fundo.
No começo do livro é fácil desistir, Emma revela todos seus defeitos de cara, mas agora não acho que seja tão difícil gostar dela, ela pode ser oque for, mas tem muitas qualidades também. É muito humana que erra e acerta.
Eu recomendo sim esse livro, se é uma leitura leve e descontraída que procura.

Nayany 29/07/2021

Emma,a heroína astuta que manipula, é mimada e com muito carisma. Que obra gostosinha de se ler, tem diversão, romance, desilusão e críticas nas relações das pessoas mais abastadas, benefícios de tais conexões fica restrito ao grupinho.
Tinha receio de ler por uns comentários que já vi e como Emma disse: Você é quem melhor pode julgar a sua própria felicidade.

Aliel 05/01/2021

(A seguir devo dizer que escrevi essa mini "resenha" quando ainda estava em aproximadamente 20% do livro)
Tenho plena certeza de que serei a porcentagem de pessoas que amou esse livro ou pelo menos não detestou, não completamente.
Um grande livro clássico em todos os sentidos, que me fez ter medo da leitura ou do entendimento da narrativa, mas que me surpreendeu de uma forma incrível, estou tendo a experiência de ouvir no formato de áudiolivro e está sendo único de várias formas.

Emma tem um olhar único e uma intuição admirável, me irritei com os outro personagens em certos momentos, mas nada que atrapalhe a história.
Finalizar finalmente após dois meses ouvindo um capítulo por dia, só me faz sentir falta das intrigas e fofocas, me diverti imensamente ouvindo.

isabela.serradilho 24/02/2024

Muito divertido ??
De todos os livros da Jane Austen, Orgulho e Preconceito é de fato o melhor e insuperável. Porém, após ter lido Emma, acredito que a história supera em muitos aspectos o outro livro. A começar pela protagonista, que é uma crítica óbvia aos costumes da elite da época, um tanto fútil e nem um pouco humilde, mas com um toque de humor que te faz gostar de sua personalidade. Diferente das outras personagens da Jane, Emma não tem pretensão de se casar com ninguém. E se não fosse pelo Sr. Knightley, um amigo tão querido e próximo, ela realmente não teria se envolvido com alguém ao longo da narrativa. Além disso, o livro é muito bom, engraçado e te faz surtar pelas pequenas interações com o George. O mocinho da história é o único que parece ter um senso estabelecido, muito gentil e respeitável. Diferente do Sr. Darcy, o Knightley não tem filtros e fala com a Emma com tanta liberdade e intimidade que nem parece romance de época. Adorei esse livro! ???
Milla 24/02/2024minha estante
Não li o livro mas pela sua resenha fiquei curiosa. Você escreve muito bem!

Catarina.Nascimento 17/06/2020

“Emma é uma heroína que nem todo mundo deva gostar.”
A protagonista desta história não faz parte dos padrões das mocinhas dos livros de romance, Emma é uma jovem com uma personalidade muito forte e única, podendo ser considerada até arrogante, e na sua imaturidade acreditava piamente que sua inteligência a tornava superior às demais mulheres. Emma tem bastante segurança de que sabe o que é melhor para as pessoas mais do que elas mesmas, sua principal diversão era casar as pessoas, mesmo que ela não tivesse pretensão de casar algum dia.

Apesar de não ser uma mocinha, não vejo Emma como uma vilã, é uma personagem super divertida! Talvez ela seja apenas uma das versões de uma mulher real, tentando dar o seu melhor para proteger e agradar suas pessoas amadas.

Sou muito suspeita pra falar dos livros de Jane Austen, mas esse é especial!

site: https://amzn.to/2YO65nP

Larissa Tabosa 03/11/2023

Ler Jane Austen segue sendo explêndido!
Emma é uma mocinha complicada de amar. Acho que Jane Austen mais uma vez acertou quando disse que criaria uma mocinha contraditória, que muito provavelmente só ela amaria. Entendo que a personalidade complexa de Emma era o objetivo da autora, que como bem falava, odiava personagens perfeitas. Mas não sei até que ponto consigo entender tudo que Emma é sem me deixar contaminar pelo meus preconceitos atuais.

Emma é soberba, preconceituosa, chata, intrometida, pedante e acha que sabe tudo... São quase as mesmas coisas que odeio em mim mesma e acho que por essa identificação tenha sido tão difícil, para mim, amá-la. Não sei se tenho a inteligência e a sagacidade para entender toda a ironia da personalidade da protagonista proposta por Jane Austen. Por vezes me via querendo entrar no livro e dizer umas boas verdades para ela. Mas sejamos sinceros, é impossível não se divertir com todas as loucuras e erros cometidos por Emma. Ela se acha tão esperta que acaba por se envolver nas mais diversas saias justas e todas cometidas por ela mesma. Toda a situação com a pobre Harriet é tão engraçada que mesmo causando dor à personagem é impossível não rir. Coitada!

Embora não caia de amores por Emma, confesso que é a protagonista mais brilhante de Jane, pelo menos dentre os livros que já li até hoje (só me falta Persuasão). Todos os erros cometidos por amor e por uma fé cega em suas próprias capacidades, tornam a personagem tão humana. Diferente de Catherine, Fanny, Elizabeth ou de Elinor, Emma é uma garota rica, mimada, inteligente e bonita, que sabe que é tudo isso, além de se achar a melhor pessoa que já pisou na terra, não tem qualquer cerimônia quanto a isso, e sempre age imbuída pelo que ELA acha certo, o que a todo momento se mostra o completo oposto. Mas isso tudo, ao mesmo momento que a torna detestável, também a torna no mínimo uma personagem curiosa, que nos faz querer saber o que mais ela pode fazer de errado e em que momento pode começar a acertar.

Também é importante ressaltar que sempre devemos ler clássicos tentando contextualizar com a época em que foi escrito. Sim, Emma é completamente preconceituosa e soberba, mas mais que uma falha de personalidade, creio que seja uma falha ocasionada por sua riqueza. Ao contrário das outras mocinhas que eram humildes e precisavam de um bom casamento para ascenderem socialmente, Emma já é rica, cheia de posses, senhora de seu destino. Ela é bem ciente de seu lugar na sociedade, por isso, por diversas vezes nos chocamos ao ouvi-la desdenhar tanto de outras personagens ou não querer se misturar, o que para nós, em nossa época, parece abominável (embora ainda ocorra e muito), infelizmente, para a época dela, era algo comum.

O Sr. Knightley é o típico mocinho: rico, boa pessoa, bom caráter, altruísta, apaixonado. Confesso que no início não queria que ele fosse o interesse romântico, principalmente por conta da diferença de idade (sim, não sou fã disso, podem me apedrejar). Mas depois, com o amadurecer da história e conhecendo Emma, percebi que ele era o marido perfeito para ela. Os dois funcionam tão bem, completam-se tanto. Ele é tão atencioso com o Sr. Woodhouse, até aceita toda a hipocondria dele... Enfim, não chega a ser um Mr. Darcy, para mim, mas é um mocinho digno e apaixonante, fui conquistada ao longo da história!

Agora o que dizer dos personagens secundários? Meu deus, Jane Austen sua danadinha, a Srta. conseguiu juntar tantas personagens amáveis e odiáveis em um mesmo vilarejo, como a Srta. é espirituosa. O Sr. e a Sra. Elton são a tampa e o penico mesmo, que casal odiável, toda vez que lia as passagens dela passava raiva. A Srta. Bates é tão enfadonha que quase não julgo Emma pela "brincadeira", mas depois de ler o que o Sr. Knightley falou senti-me um pouco culpada também. A pobre Harriet é pobre de inteligência e personalidade, conseguiu a proeza de se apaixonar verdadeiramente três vezes no livro, é talvez a maior vítima de Emma, mas que bom que conseguiu seu final feliz. Frank Churchill é péssimo! Péssimo demais, um dos piores, tudo o que ele faz com a pobre Jane Fairfax é odioso. Na minha humilde opinião, a Srta. Fairfax foi a que levou a pior nesse mercado de casamento, adquiriu o pior macho desse livro. O Sr. Woodhouse é muito engraçado, coitado, toda a hipocondria dele me divertiu demais. Os demais personagens não achei tão marcantes assim, acho que os que citei são os melhores/piores.

Enfim, mais um excelente livro da rainha Jane Austen, e agora só me falta Persuasão.

Ingrid664 03/11/2023minha estante
Próximo que quero ler !

Larissa Tabosa 03/11/2023minha estante
É muito bom, gostei bastante!

Midian Damazio 28/08/2021

Levei um tempo para finalizar essa leitura por ela ter sido em alguns momentos difícil e bastante cansativa, em Contrapartida me diverti muito com atitudes sem noção de alguns personagens.

Thaise66 15/09/2020

UM TANTO QUANTO MAÇANTE
"- Palavra de honra, Emma, que ouvindo você abusar assim do raciocínio que tem, quase me leva a pensar igual. É melhor não ter bom senso do que empregá-lo como você o faz"

Achei firmemente que as páginas deveriam ser diminuídas e que não havia necessidade de um enredo que de fato estava sendo completamente arrastado.
Emma é a filha mais nova de um senhor muito rico, com sua posição social e os muitos amigos íntimos ela é considerada uma moça de muita sorte, principalmente com um pai tão amoroso. Mas depois que sua mais querida amiga se casa ela fica um pouco solitária mas tudo muda quando encontra Harriet.
O livro conta com diálogos extremamente longos, e por mais que eu já esteja acostumada com a escrita de Jane Austen esse livro me decepcionou, nos outros livros os menores e os maiores diálogos eram acompanhados de frases inteligentes ou até mesmo facilitavam a demonstração de um caráter, não foi esse o caso nesse livro.
Infelizmente não gostei de Emma, ela é mimada e supérflua, que toma atitudes pelos outros e que é bem preconceituosa e um tanto egoísta, uma personagem que somente em uma fala me fez acreditar mais ou menos na sua moral, mas não me conquistou, o único personagem que conseguiu isso foi o Sr. Knightely, ele sim é um personagem bem construído e gentil em suas falas e em suas atitudes.
Mas como eu disse o livro se arrastou de um modo que me fez ficar chateada uns 80% do tempo, parecia que não ia chegar a lugar nenhum, eram conversas e mais conversas sem sentido a acrescentar no livro. Fiquei grata por ter chegado ao final depois de quase duas semanas tentando terminar.

Laura 30/01/2023

que evolução, Emma!
Confesso que até um pouco mais da metade do livro estava querendo dar duas, ou até menos estrelas pra esse livro, pois o começo dele é bem entediante e muito monótono (mas que deu para perceber que toda essa construção foi necessária para que o final tenha sido tão bem desenvolvido como foi, na minha opinião). Valeu muito a pena ter batalhado para passar pelas partes mais chatas (principalmente quando a senhorita Bates resolve abrir a boca) e me acostumar com esse tipo de escrita de época, porque fiquei muito entretida a partir do meio do volume III por todas as reviravoltas e acontecimentos se encaixando finalmente. Achei que iria detestar Emma no começo por ser tão egocêntrica e se achar superior, mas fiquei impressionada com sua evolução e mudança de pensamento. Espero conseguir ler mais um clássico da Jane Austeen ainda esse ano.

2017 encontrados | exibindo 151 a 166