Morte nas Nuvens

Agatha Christie

Resenhas - Morte nas Nuvens

Beto | @beto_anderson 18/05/2021

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 23
Leitura bem rápida. Só não cinco estrelas porque eu acertei o assassino. Claro não soube o motivo, mas um detalhe nos pertences dele me fez ter certeza que era ele. Depois fomos pescando algumas coisas a mais ao longo da história. Mas o modus operandi é algo que só a cabeça da Agatha sabe fazer. Foi uma surpresa. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Rodriguinho @literario.rojo 18/05/2021minha estante
To pra ler esse tem tempo!!

Beto | @beto_anderson 19/05/2021minha estante
Eu gostei. Dá pra ler num dia.

Luis1010 07/05/2023minha estante
Gente, por favor coloquem alerta de spoiler

Beto | @beto_anderson 07/05/2023minha estante
E onde tem spoiler, meu caro?

Luis1010 07/05/2023minha estante
Oi Beto, vc deu a entender o sexo do assassino

Beto | @beto_anderson 07/05/2023minha estante
Assassino, se usa no masculino, podendo ser homem ou mulher. E as bolsas, elas foram revistadas, de homens e mulheres.

Luis1010 07/05/2023minha estante
Ah sim. Quando vc disse "nos pertences dele" deu a entender que se referia a um homem de certa forma. Mas entendi errado, perdão

Tassiana3 26/12/2023minha estante
Eu também acertei o assassino, dei só 4 estrelas também, queria ser surpreendida no final, mas é um bom livro

Jaque - Achei o Livro 01/04/2021

Agatha, minha diva!
Releitura de um dos primeiros livros que li da Agatha, ainda na época da adolescência. Não me recordava de absolutamente nada e foi uma tão deliciosa que terminei em 1 dia!

O crime dessa vez acontece dentro de um avião, mais precisamente no setor traseiro.
Pouco antes de aterrissar em Londres, o comissário percebe que uma das passageiras não responde ao chamado e um doutor presente no vôo constata que ela está morta a pouco tempo.
No chão é encontrado algo que chama atenção, principalmente do detetive Poirot que também percebe uma marca de picada no pescoço da falecida.
Assim que o avião pousa, todos os (poucos) passageiros e a equipe são interrogados pelo inspetor Japp e são liberados.
Após algum tempo há uma audiência sobre a morte e apesar de todos os passageiros serem suspeitos, não há evidências suficientes para acusar alguém.
Entretanto Japp e Poirot continuam cada um com sua investigação, começando pelo processo de eliminação. Quem não teria motivo ou oportunidade de matar a senhora.
Esse acaba se tornando um caso muito difícil para os investigadores, pois é praticamente impossível alguém ter matado a mulher sem que algum outro passageiro percebesse.

Que livro top! Eu sempre desconfio de todo mundo até que acerto alguém, mas nesse livro eu não suspeitei de todos. Já de cara eliminei alguns e tive quase certeza de um outro específico mas passei longe! Não acertei o culpado, nem o motivo e muito menos como foi cometido.
Amei! Recomendo à todos!
Agatha é disparada minha autora favorita da vida! Ela está tão no topo que ninguém a alcançará lá ♥

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/04/morte-nas-nuvens-agatha-christie.html
Cris Paiva 01/04/2021minha estante
o bom de ler muitos livros da Agatha, é que a gente confunde tudo e não lembra nada depois de um tempo, e pode ler de novo sem medo de spoiler.

Jaque - Achei o Livro 01/04/2021minha estante
Sim, Cris! Os únicos que nunca mais esqueci os culpados foram: A casa torta, assassinato no expresso do oriente, assassinato de Roger Ackroyd, E não sobrou nenhum.

Cris Paiva 01/04/2021minha estante
A casa torta e expresso são marcantes! O do Roger Ackroyd eu fiquei chocada!!! E não sobrou nenhum preciso reler, eu sei o final mas esqueci o criminoso kkkk

Jaque - Achei o Livro 02/04/2021minha estante
Exatamente! Fiquei chocada tbém, quero reler um dia. E não sobrou nenhum já li duas vezes, mas um dia leio de novo. Amo!

Rose 09/12/2014

Em mais um mirabolante enredo desenvolvido pela "Rainha do Crime", temos nosso detetive particular mais famoso, Hércule Poroit em uma viagem de avião.
Ao término da viagem uma passageira é encontrada morta. Madame Giselle era uma espécie de agiota. Emprestava dinheiro para os rios que estavam com problemas financeiros. Ela fazia isso, mas sempre se certificava de investigar a vida daqueles que lhe pediam ajuda. De posse de alguns segredos íntimos, ela tinha certeza que seu dinheiro sempre retornaria.
Como a morte em pleno voo, a lógica era que um dos passageiros ou tripulação fossem o responsável pelo crime.
Mas como descobrir o assassino se ninguém vira nada? Se ninguém se aproximou da vítima além dos tripulantes? Se ninguém a conhecia pessoalmente?
"- Ecoutez, Madame. Não lhe peço que me revele seus segredos. É desnecessário. Já conheço. Essa é a condição essencial para ser um bom detetive... conhecer." (pág. 157)
A única que ganharia com sua morte era sua filha que viveu toda a vida longe da mãe. Ah, claro, todos que lhe deviam dinheiro também sairiam lucrando...
Todos foram interrogados, mas não acrescentaram nenhuma novidade. Com duas possíveis causas para a morte, e com Hércule Poirot como o principal suspeito, nosso detetive resolve ir a fundo e descobrir o que realmente aconteceu naquele voo mortal.
Ele prova mais uma vez porque é o melhor no seu ramo. Uma boa pedida para quem curte o gênero.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Line :) 31/12/2014minha estante
Sou fã de carteirinha da Agatha, apesar que tem uns livros dela que não gostei, mas li até o final...Esse eu li e gostei bastante, pois me prendeu do início ao fim..muito bom mesmo..recomendo..
Bjs

Clarice.Castanhola 23/04/2015minha estante
Olá!!
Aah como eu amo os livros da Agatha ??
Poirot é o meu detetive favorito haha
Eu ainda não conhecia esse livro, mas com certeza entrou para a lista dos que eu quero ^^
Adorei a resenha
Abraços!!

Mari 06/04/2022

Simplesmente magnífico
Eu amo os livros da Agatha Christie. Fico abismada como o desenvolvimento é ótimo e sempre tem aquilo que te prende nos livros para descobrir quem foi o autor do crime.
Você aponta o culpado e 10 páginas depois surge um outro suspeito. No final a sua suspeita está certa mas de uma forma completamente diferente.
O desenrolar acontece de uma forma inusitada e magnificamente incrível.
Mas quem não ama o Poirot né?
A cada livro da Agatha Christie você se apaixona mais ainda por ela e pela forma que ela escreve e desenvolve cada livro.
Ouso dizer que Agatha supera Sir. Conan Doyle.
juh vampireee 06/04/2022minha estante
concordo mto??????

Alexia 25/01/2023

os livros da Agatha Christie são sempre muito bons e fico abismada como Hercule Poirot consegue ser tão inteligente
Flor 25/01/2023minha estante
???

mari 27/07/2021

primeira vez lendo agatha christie e amei ser feita de trouxa por ela
quero muito ler os outros livros da autora (principalmente os com o Poirot, perfeitinho)
Duda 28/07/2021minha estante
Amoo

Suellen.Hosoi 23/03/2023

Sou suspeita pra falar de Poirot, pq gosto muito daquele baixinho.
Mais um livro cheio de suspense e reviravolta, em que o detetive, com todo seu talento, tenta desvendar o assassinato de uma mulher em pleno voo, no qual ele também estava e não viu nada. Muitos suspeitos, aparentemente nenhum deles teria motivo, mas...
Kess 24/03/2023minha estante
Eu também adorei esse livro.

Gau 01/06/2022

Agatha é incrível apenas
Descobri quem era o assassino lá pra metade do livro, porém não sabia o porque. E a Agatha como sempre tem um desenvolver incrível!
Elle 29/06/2022minha estante
Nossaaa, nunca ouvi falar desse vou colocar na listinha

Queen M. 11/09/2011

Morte Nas Nuvens - Agatha Christie
Esta autora é simplesmente encantadora, conseguindo prender o leitor até a última pagina. Em "Morte Nas Nuvens" há um crime que é cometido dentro de um avião, e no decorrer da investigação é encontrada uma zarabatana que pensam ser a arma do crime. Porém ela é somente uma distração, ela nem sequer foi usada para cometer o crime. E assim, o detetive Poirot pega algumas vítimas para ajudá-lo a resolver este caso, mas ao mesmo tempo com a intenção de descobrir se algum deles poderia ser o criminoso. E então, Poirot desconfia de uma das vítimas que estava ajudando-o, e acerta em cheio. O criminoso é um dentista, que discretamente vai ao banheiro com sua maleta e põe seu avental branco(igual aos aeromoços)e se passa por um deles para matar uma pessoa. A história é repleta de mistérios e investigações, onde você fica cada vez mais curioso para saber o fechamento da história. Como sempre, Agatha nunca me decepciona.
gpastorello 13/09/2011minha estante
Se gostou tanto do livro, pq colocou SPOILERS???????????? Para estragar a surpresa dos outros?

Well.Machado 05/10/2023

Bem cansativo, mais do mesmo...
Estava com uma expectativa grande pra leitura desse livro, mas achei ele bem cansativo. Uma trama totalmente habitual e nada que já não tenha sido vista em tramas anteriores. Achei os personagens nada interessantes também, nada na trama me chamou atenção.
DanielaF 05/10/2023minha estante
Eita...me desanimou kkkk

Tamara Ferraz.As3Artes 16/08/2023

Bem escrito e bem resolvido
Um suspense muito bom. O livro é muito bem escrito e bem resolvido. Todos podem ser culpados. O livro mostra um mistério que envolve um assassinato no avião. Mas como teria acontecido, se ninguém viu? E o mais curioso da história, é que Poirot precisa se livrar da suspeita de ser um assassino. Adorei a leitura.
William LGZ 16/08/2023minha estante
Saudades de ler Poirot, já vou procurar esse para comprar aqui

Paula A. C. 26/01/2021

Uma escrita mais madura
Quem já leu algumas dezenas de livros de Agatha Christie, certamente se deparou no meio do caminho com romances sensacionalistas cheios de furos na trama. Desde que decidi retomar minhas leituras da autora, desta vez, seguindo a ordem de publicação de suas obras, minha experiência com os livros da autora mudou. Agora compreendo melhor as fases de sua escrita e consigo perceber em que momentos a autora atingiu sua maturidade literária.

Agatha já demonstrava sua genialidade em sua primeira década de produção. Mas, como todo autor que publica muito (muito mesmo!), alguns títulos apresentavam problemas seríssimos de construção. Pareciam feitos às pressas para dar conta de um prazo. Já na década de 1930, temos uma virada. A maioria dos livros da autora, publicados em sua segunda década de produção, parece-me, até agora, evidentemente superior aos da primeira. Isso acontece em Tragédia em Três Atos e novamente em Morte nas Nuvens.

Não digo, com isso, que as produções anteriores sejam irrelevantes. Muito pelo contrário, são bons livros que solidificaram o nome e a escrita da autora. No entanto, os dois últimos livros de Agatha que li, ambos citados acima, apresentam diferentes recursos narrativos, uso de discurso indireto-livre, além de um humor mordaz, crítico ao cenário literário, sobretudo aos autores de romances policiais sensacionalistas. Seria uma autocrítica a alguns de seus livros anteriores? A mim, pareceu que sim.

Se eu precisar definir Morte nas Nuvens em breves palavras, certamente serão: maturidade literária.

Observação: Não é a primeira vez que personagens expressam falas ou atitudes de cunho racista numa obra de Agatha sem qualquer crítica por parte do narrador, da autora ou de um editor. Compreendo a questão da época em que os livros foram escritos, mas a edição é do século XXI. Não custaria nada à editora acrescentar uma notinha contextualizando historicamente aquelas falas e declarando repúdio ao seu conteúdo. Editores não podem deixar essas lacunas. Não mesmo.
Rafaela.Silva 03/05/2021minha estante
sim e pensei a mesma coisa sobre os comentários racistas dos personagens, eu li numa versão muito antiga, será que ainda não foi revisado?

InAs179 22/04/2024

Outro livro incrível da Agatha Christie
Neste livro vemos um mistério, resolvido por Hércules Poirot mais uma vez.
Quando Poirot viajava de avião de França de volta para Inglaterra, algo inesperado acontece: uma senhora morre em pleno voo.
Quem melhor do que Poirot para resolver o mistério, que aconteceu mesmo debaixo do seu nariz?
Com as suas celulazinhas cinzentas, Poirot evidência e investiga as causas que levaram alguém a matar a senhora. Os suspeitos são apenas os passageiros que estavam no avião, em pleno céu.
Mas será que as aparências enganam? Consegue dizer-se que alguém não é culpado?

Kennedy 18/05/2010

Morte nas Nuvens
Sem dúvidas, uma dos melhores, ou melhor livro que já li de Agatha Christie.
A história gira em torno da investigação de uma mulher assassinada em um avião.
Dos livros que eu li da autora, esse é o que tem mais reviravolta.
Recomendo a todos que leiam esse livro.

tati 20/07/2010

Clássico de Agatha
Mais um livro que a autora fez um rebuliço na história toda e o assassino acabou sendo quem menos se esperava, mesmo já tendo lido alguns livros dela e sabendo que deveria contar com o imprevisível, foi bastannnnte! Enfim, dei 4 estrelas por ela ter excedido um pouco na trama, o resultado final foi meio forçado, mas mesmo assim adorei. :)