Morte nas Nuvens

Agatha Christie

Resenhas - Morte nas Nuvens

Beto | @beto_anderson 18/05/2021

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 23
Leitura bem rápida. Só não cinco estrelas porque eu acertei o assassino. Claro não soube o motivo, mas um detalhe nos pertences dele me fez ter certeza que era ele. Depois fomos pescando algumas coisas a mais ao longo da história. Mas o modus operandi é algo que só a cabeça da Agatha sabe fazer. Foi uma surpresa. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Rodriguinho @literario.rojo 18/05/2021minha estante
To pra ler esse tem tempo!!

Beto | @beto_anderson 19/05/2021minha estante
Eu gostei. Dá pra ler num dia.

Luis1010 07/05/2023minha estante
Gente, por favor coloquem alerta de spoiler

Beto | @beto_anderson 07/05/2023minha estante
E onde tem spoiler, meu caro?

Luis1010 07/05/2023minha estante
Oi Beto, vc deu a entender o sexo do assassino

Beto | @beto_anderson 07/05/2023minha estante
Assassino, se usa no masculino, podendo ser homem ou mulher. E as bolsas, elas foram revistadas, de homens e mulheres.

Luis1010 07/05/2023minha estante
Ah sim. Quando vc disse "nos pertences dele" deu a entender que se referia a um homem de certa forma. Mas entendi errado, perdão

Tassiana3 26/12/2023minha estante
Eu também acertei o assassino, dei só 4 estrelas também, queria ser surpreendida no final, mas é um bom livro

calixxverse 09/12/2021

Mais um dos livros de Agatha, sem dúvida alguma despertou minha atenção por mais uma vez. Ainda mais pela sinopse que o livro possui: uma morte foi cometida em um voo, sem que nenhum dos passageiros fosse capaz de testemunhar o ocorrido, mas uma certeza fica: o assassino estava ali, entre os nossos ilustres passageiros. Mas afinal, quem foi o responsável por matar Madame Giselle?
Essa investigação em si é deveras interessante, principalmente pelo ponto inicial de que não conseguimos ter uma noção exata do que pode ter ocorrido e menos ainda de quem é um suspeito apontável. Já se foi mostrado que Agatha nunca faz com que o culpado seja o suspeito mais óbvio e evidente já no primeiro momento, portanto, eliminamos o que aparentemente era o personagem mais suspeito de todos ? nos restando apenas pessoas que teoricamente não poderiam ter o motivo para provocar sua morte ou algum ganho com isso em geral, embora uma suspeita ou outra sem muitas razões pudesse vir a surgir.
Diferente de alguns outros casos onde personagens secundários da história acabavam por despertar uma certa dose de minha afeição, acredito que, por mais legais que esses possam vir a ser, não consegui realmente me apegar muito à qualquer um. Também demorei um pouco mais para finalizar esse livro, embora a história seja envolvente e sua solução divertida. É uma boa coisa a se ler, sem sombra de dúvidas, porém não estaria entre os primeiros que eu recomendaria para alguém que esteja entrando no mundo de Christie.

Yasmin.Monteiro 29/01/2023

O assasinato que ninguém viu
O que dizer? Mais um bom livro de Agatha Christie. Gostei bastante da história e do mistério um tanto estranho, uma morte nas nuvens é algo realmente excêntrico kkk

Um ponto negativo dessa leitura foi que senti ela mais densa, voltando ao sentimento que eu tinha na maioria dos livros da gata triste, mas que ultimamente vinha se modificando. Talvez seja um cansaço do estilo Christie, ainda mais porque li uns 4 livros dela seguidos kk vou dar um intervalo para descansar a massa cinzenta:)

Mas não deixa de ser um livro muito bom... e que droga, não adivinhei nada dessa vez, mas já tava aceitando, até as últimas 30 páginas eu não tinha a a menor ideia de nada, então estava fardado a não saber nada mesmo kkkk

Well.Machado 05/10/2023

Bem cansativo, mais do mesmo...
Estava com uma expectativa grande pra leitura desse livro, mas achei ele bem cansativo. Uma trama totalmente habitual e nada que já não tenha sido vista em tramas anteriores. Achei os personagens nada interessantes também, nada na trama me chamou atenção.
DanielaF 05/10/2023minha estante
Eita...me desanimou kkkk

Talita.Andrade 04/05/2021

Como as aparências enganam, não é mesmo?
Um assassinato durante uma viagem de avião, todos os passageiros são suspeitos...

A medida que ler Agatha em ordem cronológica é visível a evolução na escrita dela, morte nas nuvens trás uma historia mais madura, bem escrita, super envolvente , com muitos detalhes e um final surpreendente.

Muito suspenso durante toda a história, uma grande participação de Poirot (amooo) e o final me surpreendeu!
Eu até suspeitei do assassino em alguns momentos( mas suspeitei de todos em algum momento rs)

Nathane2 17/05/2021

A vida é terrível!
O livro tem uma trama diferente. Eu gostei da história de forma geral. O assassino não era tãoooo surpreendente a partir de determinado ponto do livro. Se prestar atenção, o leitor não será pego tão desprevenido da reviravolta final.
O que eu achei que ficou muito a desejar, dessa vez, foram os diálogos (por isso não dei 5 estrelas). Foram beeem fracos, até muito pueris para um livro policial. Tirando o Poirot, os personagens não entregam muito. Difícil ter simpatia por alguém. Enfim, a história é muito legal e criativa, mas foi um pouco maçante ler alguns (muitos) diálogos.

Patricia Bellon 23/01/2021

Morte nas nuvens - Agatha Christie
Já li alguns livros da Agatha, e como sempre, o livro foi ótimo. Suspense do começo ao fim e final surpreendente (eu pelo menos nunca consigo adivinhar o assassino rs.). Nesse livro, o assassinato ocorre em um avião, e o famoso detetive Hercule Poirot estava no mesmo voo do ocorrido, o que torna a investigação muito instigante. Sabemos que o assassino está entre os passageiros, mas quem será? ?

Tamara Ferraz.As3Artes 16/08/2023

Bem escrito e bem resolvido
Um suspense muito bom. O livro é muito bem escrito e bem resolvido. Todos podem ser culpados. O livro mostra um mistério que envolve um assassinato no avião. Mas como teria acontecido, se ninguém viu? E o mais curioso da história, é que Poirot precisa se livrar da suspeita de ser um assassino. Adorei a leitura.
William LGZ 16/08/2023minha estante
Saudades de ler Poirot, já vou procurar esse para comprar aqui

Milena.Saleh 29/09/2021

Extravagante
Uma coleção de fatos extremamente improváveis, mas que, no fim, fazem total sentido. O assassino desse livro é um dos mais inteligentes de toda a obra da autora. Ótimo livro.

Helena.Merces 26/08/2020

"Um crime é uma ação que se propõe a conseguir um resultado"
Assim como os outros livros de Agatha Christie que eu li, esse me fascinou muito, tanto é que terminei em 2 dias (isso pq tentei ler o mais devagar possível...)
A história é muito curiosa: uma mulher é assassinada quando viaja de avião, onde apenas os passageiros e comissários de bordo poderiam ser suspeitos. E o que mais surpreende é a forma da morte: um dardo envenenado e uma zarabatana. Mas o pior de tudo é que NINGUÉM viu nada, a mulher simplesmente apareceu morta.

Mas nesse mesmo vôo estava Hercule Poirot, então já sabemos que esse crime será solucionado! Eu até tentei descobrir o assassino, mas ja estou me acostumqndo com a ideia de que nunca vou conseguir. Nesse livro x assassinx foi muito imprevisível, eu nem mesmo desconfiei delx!

Uma coisa que gostei muito nesse livro é como Hercule Poirot acaba crianda uma relação um tanto quanto achegada com um dos passageiros, achei fofo demais.

É interessante também nesse livro como Poirot também se engana e quase leva o crime pra um lado totalmente contrário e x assassinx quase esacapa! Mas no final, tudo ocorre bem.

Gabi1568 27/03/2023

Como sempre, muito bom
O Poirot é sempre um querido, amo os livros com ele.

Este livro em particular me intrigou demais pois o crime parecia impossível de ter acontecido, e a solução foi muito inteligente.

Gostei bastante, a leitura me prendeu, gostei dos personagens, perfeito.

AnoukBu 22/07/2023

Morte nas Nuvens foi meu primeiro livro da Agathinha, ele não é muito conhecido eu acho e sei que não é um dos melhores dela, mas eu gostei bastante (acho q por ser o 1° lido dela).
Eu acertei quem era o assassino, tinha duas suspeitas em mente mais quem eu realmente acreditava ser, era mesmo o culpado (concerteza isso nunca mais vai acontecer mais tudo bem).
Gostei muito do Hercule Poirot e do jeito convencido que ele tem, para confirmar essa afirmação aqui vai um trecho muito bom:
"-Tão logo senti a terra firme sob meus pés, meu cérebro começou a trabalhar outra vez com o brilhantismo de sempre."
Mais fazer o que ele é realmente um gênio e sabe disso.

Paula A. C. 26/01/2021

Uma escrita mais madura
Quem já leu algumas dezenas de livros de Agatha Christie, certamente se deparou no meio do caminho com romances sensacionalistas cheios de furos na trama. Desde que decidi retomar minhas leituras da autora, desta vez, seguindo a ordem de publicação de suas obras, minha experiência com os livros da autora mudou. Agora compreendo melhor as fases de sua escrita e consigo perceber em que momentos a autora atingiu sua maturidade literária.

Agatha já demonstrava sua genialidade em sua primeira década de produção. Mas, como todo autor que publica muito (muito mesmo!), alguns títulos apresentavam problemas seríssimos de construção. Pareciam feitos às pressas para dar conta de um prazo. Já na década de 1930, temos uma virada. A maioria dos livros da autora, publicados em sua segunda década de produção, parece-me, até agora, evidentemente superior aos da primeira. Isso acontece em Tragédia em Três Atos e novamente em Morte nas Nuvens.

Não digo, com isso, que as produções anteriores sejam irrelevantes. Muito pelo contrário, são bons livros que solidificaram o nome e a escrita da autora. No entanto, os dois últimos livros de Agatha que li, ambos citados acima, apresentam diferentes recursos narrativos, uso de discurso indireto-livre, além de um humor mordaz, crítico ao cenário literário, sobretudo aos autores de romances policiais sensacionalistas. Seria uma autocrítica a alguns de seus livros anteriores? A mim, pareceu que sim.

Se eu precisar definir Morte nas Nuvens em breves palavras, certamente serão: maturidade literária.

Observação: Não é a primeira vez que personagens expressam falas ou atitudes de cunho racista numa obra de Agatha sem qualquer crítica por parte do narrador, da autora ou de um editor. Compreendo a questão da época em que os livros foram escritos, mas a edição é do século XXI. Não custaria nada à editora acrescentar uma notinha contextualizando historicamente aquelas falas e declarando repúdio ao seu conteúdo. Editores não podem deixar essas lacunas. Não mesmo.
Rafaela.Silva 03/05/2021minha estante
sim e pensei a mesma coisa sobre os comentários racistas dos personagens, eu li numa versão muito antiga, será que ainda não foi revisado?

Erick Santos 16/08/2021

Um Pouco decepcionado?
Como li em outra resenha ?Você pode até chutar e acertar o assassino mas jamais vai imaginar o motivo? é impossível!!!
O livro é construído sobre narrativa X e na hora do veredito final o assassino tem motivo W, Y e Z.

Eu tive minhas suspeitas de 3 pessoas, e o assassino foi a 3 e última suspeita por causa de detalhe que é falado por ele, naquele momento pensei, ?iiiii tem caroço nesse angu também? mas também não dei tanta importância quanto dei aos outros 2, enfim, fiquei decepcionado por que eu gostava da pessoa kk, tristezaaaa. De todos livros que li da Ágatha esse foi oque ?menos gostei? foi uma leitura rápida e sem muitos detalhes, nada grandioso como Morte no Nilo ou E não sobrou ninguém. ??