Morte nas Nuvens

Agatha Christie

Resenhas - Morte nas Nuvens

ana.cmw 02/06/2021

previsível
gostei do enredo, dos elementos e dos personagens. resumindo, história boa, mas desde o início já imaginei quem era o(a) assassino(a)..

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 16/04/2022

Esse Poirot
Gente o que foi esse senso de humor , onde foi que isso estava nos outros livros ??
Adorei a dinâmica desse livro, a investigação não enrola, e a maneira como o crime é cometido foi sensacional.

Kess 13/03/2023

Quem será o assassino?
11 suspeitos, 1 assassino e um marimbondo!

Durante um voo Poirot se depara com a morte de uma passageira e se não fosse pela agulha caída, a morte poderia ter sido dada como natural devido a picada de vespa. Com o início da investigação o detetive se junta a alguns passageiros e a dois policiais - um francês e outro inglês - e vão atrás das provas.

O que indicaria um homicídio por envenenamento rápido, se tornou um evento premeditado e a pista do ferimento no pescoço, a zarabatana e o marimbondo foram suficientes para forjar um crime rápido e quase perfeito, no qual o responsável é revelado no último instante da trama.

Muito bom mesmo! Adoro o Poirot e como ele descobre os crimes.

"Toda vez que entro em contato com a morte sou como o cão que levanta a cabeça e fareja a pista."

PS: Dessa vez não acertei o criminoso!!

Rayene2 23/03/2023

Eu simplesmente amo essa autora, ela escreve brilhantemente e torna a leitura rápida e envolvente pelo menos para mim . No mais sou completamente apaixonada pelo senhor Poirot, melhor investigador do que esse homenzinho de bigodes difícil encontrar .

Suzy 27/12/2020

Bom demais!
Suspense foi até o final, porém eu me perdi um pouco com a explicação, mas foi plausível, eu até suspeitei do assassino, só por uma parte superficial, mais até q certei.

Thaisa 27/06/2022

Assassinato num avião? Só Poirot na causa!
Hercule Poirot pega no sono em uma viagem de avião - viagem essa que acabará em tragédia: uma mulher morre e, no princípio, acreditam ter sido por uma picada de marimbondo (um ferimento nela aponta isso, e o inseto é encontrado na aeronave); porém, Poirot acha um dardo aos seus pés e, após uma busca minuciosa pelos assentos, uma zarabatana contendo veneno de cobra é localizada... Bem atrás do banco do próprio detetive.
Quando a identidade dessa senhora é revelada, descobrimos que ela era uma grande agiota e, como forma de garantir que seria paga, ela possuía segredos macabros de seus devedores... Será esse o motivo de seu assassinato? E como o criminoso só poderia ser um dos passageiros, quem será que cometeu o ato? Apenas nosso queridíssimo detetive belga será capaz de desvendar esse mistério!
Eu gostei bastante desse livro: o crime ocorrer em um ambiente fechado é algo que me agrada muito em várias obras da Agatha, pois Poirot acaba brilhando ainda mais nessas tramas (como é o caso dos clássicos "Assassinato no Expresso do Oriente" e "Morte no Nilo").
Típica dos livros de Christie, essa  narrativa é fluida, fácil e rápida - um daqueles livros que é difícil não devorar de uma vez! Além disso, o mistério é realmente bem construído, pois cada passageiro não apenas tem motivos plausíveis para ser visto como suspeito, como ainda possui, em suas bagagens, algo que poderia ser usado, também, como arma do crime.
A verdade é que, tirando as últimas coletâneas da Rainha do Crime, eu consegui descobrir todos os "vilões" das obras que li esse ano para o projeto Lendo Christie; e eu, que já estava me achando o próprio Poirot, trabalhando minhas células cinzentas e meus métodos investigativos, tinha uma teoria tão forte pra essa história... Quando ela foi totalmente descartada e o verdadeiro culpado foi revelado, eu me senti enganada - e eu amo quando a Agatha me faz de trouxa, me surpreendendo demais com um final interessante e uma trama tão instigante!
"Morte nas Nuvens" foi uma experiência extremamente revigorante, principalmente após tantas leituras de mistério!

Lu 09/05/2020

Uma grata surpresa
Se lhe perguntarem por qual livro da Agatha Christie um leitor pode começar, qual livro você sugeriria? " E não sobrou nenhum" ? Assassinato no Expresso do Oriente"? Morte na biblioteca"?

Eu adicionaria este "Morte nas nuvens" à sua lista. Embora não tão marcante quanto os livros acima mencionados - duas aventuras clássicas do Poirot e uma das primeiras com a Miss Marple - , esse livro pouco comentado merece uma olhada: só a premissa - um assassinato ocorrido durante um voo entre Inglaterra e França com uma zarabatana parece suficientemente exótico.

Mas não foi só isso o que eu gostei na leitura. Eu o achei muito divertido. Seja pelo humor politicamente incorreto do Inspetor Japp ou pela interação de Poirot com Jane e Norman. A atmosfera dela, apesar de ser um romance policial, é leve, mas a autora não se descuida das camadas que surgem à medida que o caso avança. Eu até queria ter visto mais de alguns deles.

Dos personagens, destaco apenas o Sr. Clancy, que achei extremamente divertido. Eu gosto muito quando a Agata adiciona escritores na história. Cada um consegue ser excêntrico de uma maneira completamente diferente.

Eu não diria que é um livro perfeito, mas pouco importa. Eu gostei demais. Dei boas risadas, me encantei com a gentileza do Poirot e tomei uma rasteira da Agatha no final. Tá ótimo.

Não levou 5 estrelas, mas é um favorito.

Recomendado!

Carol 17/09/2022

Eu amo ler as coisas dessa mulher
Tem livros da Agatha que ela realmente nos faz de trouxas, mas nesse aqui simplesmente não tinha como saber o motivo KKKK
Gosto de livro que te prende, livro que você sente prazer lendo e agradece por ter se tornado leitor e esse livro faz isso.
Claro que tem a receitinha, você sabe o jeito que ela escreve e qual a ordem dos acontecimentos de todos os livros, mas isso não é ruim quando você ama a autora e a escrita.
Amo o Poirot também, queria metade dessa sagacidade!

belligna 27/08/2021

E eu fui feita de trouxa mais uma vez.

Dessa vez eu até desconfiei um pouco do assassino mas nem usando toda a minha massa cinzenta eu consegui descobrir como foi executado o crime. Até o Poirot teve que se esforçar bastante nesse.

Maravilhoso como todo o livro da gata. Recomendo.

Rose 06/08/2023

Seguindo com o Projeto Agatha Christie,  este é o 24° livro da autora e foi publicado em 1935.

Aqui temos Hercule Poirot envolvido na investigação de um crime aparentemente insolúvel.

Madame Giselle, foi assassinada em pleno vôo de Paris e Londres por um dardo envenenado lançado por uma zarabatana.

Se isso por si já é estranho, então imagine que nenhum passageiro ou comissário de bordo que estavam no vôo viu alguma coisa.

E pior, o crime foi cometido bem debaixo do nariz de Poirot, que aliás, acabou sendo o principal suspeito do crime, segundo o juri.

Agora, ele quer descobrir a verdade, até para limpar seu nome.

Muitas pessoas tinham motivos para matar Madame Giselle, afinal, ela guardava segredos de muita gente.

Infelizmente, estes segredos foram destruídos logo após sua morte.

Quem, a bordo daquele avião matou friamente Madame Giselle bem na frente de todos e não foi visto? Seria possível que desta vez, Poirot, seria derrotado? Estaria ele com um crime perfeito e sem solução?

Mais uma vez, nem passei perto do culpado, suspeitei de todos e de ninguém ao mesmo tempo.

A solução foi a mais óbvia e criativa, bem ao estilo da rainha do crime.

Nathi 10/09/2022

MORTE NAS NUVENS
Foi o primeiro livro que eu li da Agatha Christie e eu adorei a escrita e amei o livro.

Fiquei chocada com o final não acertei quem era o assassino, muito bom eu AMEI o livro

Coruja 29/08/2022

Publicado em 1935, primeiro nos Estados Unidos com o título de Death in the Air e logo depois no Reino Unido com o título original, Morte nas Nuvens foi um dos romances de Christie que mais me surpreendeu dos últimos que li (uma impressão que ficará até começar o próximo e descobrir que o tapete sumiu sob meus pés).

A ação começa de forma quase claustrofóbica: numa cabine de avião, entre França e Inglaterra, uma senhora é descoberta morta, não demorando a ficar claro que não se trata de algum mal súbito, mas assassinato - e dos mais estranhos, com direito a dardos e venenos misteriosos.

A vítima se revela uma conhecida agiota, que além de emprestar dinheiro a pessoas poderosas (e repletas de vícios), costumava tomar como garantia fatos que poderiam levar a chantagens. Razões para matá-la não faltavam e, entre os passageiros suspeitos no avião, há mais de um com interesses particulares sobre Madame Giselle.

(Lembrei-me, claro, de Charles Augustus Milverton, chantageador pelo qual Sherlock Holmes nutre profunda aversão).

Poirot é um dos passageiros do avião, voltando de férias e, num twist repleto de humor, torna-se o principal suspeito para o júri inicialmente formado na investigação. Ou, talvez devamos fazer ressalvas ao humor da situação, considerando que a principal razão para a suspeição do detetive é a xenofobia do júri convocado - aliás, questões de xenofobia e racismo aparecem em mais de um momento do romance, ao ponto de deixar o leitor desconfortável; uma questão que sublinhei por aqui já em mais de uma das histórias de Christie.

Seja como for, por orgulho profissional e para manter o próprio nome imaculado - ou talvez por já estar acostumado com o fato de que, toda vez que sai de férias, um crime ocorre próximo dele - Poirot passa a investigar o caso, contando com a ajuda de Jane Grey, passageira do mesmo avião. E, como é um romântico incurável, também aproveita o ensejo para dar uma de casamenteiro.

Não cheguei nem perto de descobrir o criminoso dessa vez (zero pontos para mim?), mas foi uma leitura bem satisfatória na construção do mistério. Vamos ao próximo!

Suzana 12/11/2021

Read Christie 2021
Poirot não gosta de aviões... E assim, quando uma morte acontece durante um vôo de travessia do Canal da Mancha, ele não está de posse das faculdades totais de suas células cinzentas. Mesmo assim, identifica o assassinato de cara! E, é claro, descobre o assassino.
O que eu mais gostei foi de ver como eram os vôos antigamente, tão diferentes do que é hoje... E do processo investigativo, claro. Poirot, como sempre, arrasa!

Tamiris Durigan 07/07/2023

Mediano
Interessante a forma como a história corre aqui. Senti que a autora pesou a mão na confusão que Poirot gerava quando questionava e sugeria coisas para os outros personagens e saia de cenário. Isso fez com que fosse difícil criar ligações com os personagens, de tantas idas e vindas.

O final relativo a Jane foi inesperado. perceber o que Poirot estava maquinando, foi uma surpresa bem agradável e me pegou demais.

Comecei a ler este livro por uma edição, mas quando busquei o registro aqui recebi o spoiler de uma das capas de outra edição e liguei um personagem a fatos que estavam sendo listados. Acho um descuido da editora isso, tirou um pouco o brilho da resolução do crime.

Jaque - Achei o Livro 01/04/2021

Agatha, minha diva!
Releitura de um dos primeiros livros que li da Agatha, ainda na época da adolescência. Não me recordava de absolutamente nada e foi uma tão deliciosa que terminei em 1 dia!

O crime dessa vez acontece dentro de um avião, mais precisamente no setor traseiro.
Pouco antes de aterrissar em Londres, o comissário percebe que uma das passageiras não responde ao chamado e um doutor presente no vôo constata que ela está morta a pouco tempo.
No chão é encontrado algo que chama atenção, principalmente do detetive Poirot que também percebe uma marca de picada no pescoço da falecida.
Assim que o avião pousa, todos os (poucos) passageiros e a equipe são interrogados pelo inspetor Japp e são liberados.
Após algum tempo há uma audiência sobre a morte e apesar de todos os passageiros serem suspeitos, não há evidências suficientes para acusar alguém.
Entretanto Japp e Poirot continuam cada um com sua investigação, começando pelo processo de eliminação. Quem não teria motivo ou oportunidade de matar a senhora.
Esse acaba se tornando um caso muito difícil para os investigadores, pois é praticamente impossível alguém ter matado a mulher sem que algum outro passageiro percebesse.

Que livro top! Eu sempre desconfio de todo mundo até que acerto alguém, mas nesse livro eu não suspeitei de todos. Já de cara eliminei alguns e tive quase certeza de um outro específico mas passei longe! Não acertei o culpado, nem o motivo e muito menos como foi cometido.
Amei! Recomendo à todos!
Agatha é disparada minha autora favorita da vida! Ela está tão no topo que ninguém a alcançará lá ♥

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/04/morte-nas-nuvens-agatha-christie.html
Cris Paiva 01/04/2021minha estante
o bom de ler muitos livros da Agatha, é que a gente confunde tudo e não lembra nada depois de um tempo, e pode ler de novo sem medo de spoiler.

Jaque - Achei o Livro 01/04/2021minha estante
Sim, Cris! Os únicos que nunca mais esqueci os culpados foram: A casa torta, assassinato no expresso do oriente, assassinato de Roger Ackroyd, E não sobrou nenhum.

Cris Paiva 01/04/2021minha estante
A casa torta e expresso são marcantes! O do Roger Ackroyd eu fiquei chocada!!! E não sobrou nenhum preciso reler, eu sei o final mas esqueci o criminoso kkkk

Jaque - Achei o Livro 02/04/2021minha estante
Exatamente! Fiquei chocada tbém, quero reler um dia. E não sobrou nenhum já li duas vezes, mas um dia leio de novo. Amo!