Saga brasileira

Saga brasileira Miriam Leitão

Resenhas - Saga Brasileira

Karollyna 21/04/2014

Ele explica bem a época da inflação brasileira, como foi vencida e compara com a temida inflação Alemã, muito bom.

Igor Henrique 07/08/2013

O Real e a Vitória da Inflação
Apesar da forma desnecessariamente íntima com que a autora escreve sobre os bastidores da criação do real, "Saga Brasileira" é uma obra importantíssima pelo tema abordado: as dificuldades financeiras do Brasil com foco na criação da moeda mais estável desde a vigência da república, o Real. Moeda esta que impressiona pela forma como foi implantada, em meio a malabarismos matemáticos e muita força de vontade por parte de nós, brasileiros. Outro ponto de grande surpresa foi ver que o plano de maior sucesso nasceu no Rio de Janeiro, por ex-alunos da PUC.

Winder 07/02/2013

John Kenneth Galbraith, um dos mais respeitados economistas da história, afirmou que “Na guerra da hiperinflação, a primeira vítima é a economia. A segunda é a cidadania. A terceira é a democracia.”

A autora mostrou esta mesma percepção, pontilhando de exemplos reais de como queles planos econômicos interferiam na vida da população, quase sempre lhe privando de sonhos e ferindo de morte qualquer planejamento financeiro.

O capítulo em que se demonstra como a Alemanha pós 1ª Guerra viveu todos esses processos é de grande valia para analisarmos o quão próximos chegamos do perigo de nos inviabilizarmos como Nação.

Recomendo!

Daniel432 29/01/2013

Inflação, um monstro à espreita
O assunto do livro é muito interessante ainda mais para quem, como eu, vivenciou todos os planos malucos (do Sarney para frente) elaborados por estes economistas muito loucos. É reviver o passado!!!

Apesar de ser um livro que trata de um assunto técnico (a inflação e seu combate) a autora escreveu de forma que a leitura não ficasse entediante, técnica, difícil. Ponto para ela.

Entretanto, a autora é reconhecidamente neoliberal, ou seja, adepta das teorias tucanas e, infelizmente, ela não conseguiu separar suas opiniões econômicas, fazendo com que o livro ficasse tendencioso, parcial. Tudo que veio do FHC ou de seus economistas é bom, o governo é elogiado. Quando alguma coisa dava errado a culpa era de um órgão (Bacen) mas não do governo. Tudo que veio do Lula é ruim e a culpa era do governo, quando alguma coisa era impossível ser tachada de ruim ela diz que o mérito é do órgão (Bacen) e não do governo.

Este livro eu ganhei de uma amiga. Nunca o compraria, pois sabia que a autora não conseguiria ser imparcial, mas como ganhei, li.

Um bom livro que trata de assuntos que fazem parte de nossa história sempre contará com a imparcialidade do autor, reconhecendo e criticando o que merece ser elogiado e o que merece ser criticado, independentemente de posições políticas, econômicas, religiosas, sexuais, etc.

O Brasil venceu a batalha contra a inflação ... A autora não venceu sua parcialidade.

Este livro merece ser lido, principalmente por aquelas pessoas que não vivenciaram esta época de inflação tresloucada, mas leia-o sabendo que a autora não é imparcial em suas exposições.

Filipe 10/01/2013

Um dos melhores livros que já li sobre época pós governo militar. Acho que Miriam Leitão foi sagaz em demonstrar histórias de pessoas comuns e que tiveram suas vidas mudadas na busca de um plano de estabilização da moeda.
Foi possível ver que muitas coisas que o atual governo se mostra ser mérito dele, é na verdade uma junção de erros e acertos do governos anteriores. Percebi que não existiria um Lula com 80% de aprovação sem que antes houvesse um Fernando Henrique.
Lido e relido vejo que a Miriam Leitão está de parabéns em produzir um material tão rico em detalhes sobre os sofrimentos, angústias e vitórias de um povo atrás de sua moeda.

Gustavo 13/09/2012

O caminho da Estabilidade
O livro da jornalista Miriam leitão, retrata um periodo conturbado na economia brasileira com a políticas econômicas que buscavam exaustivamente o controle da inflação. Livro essencial para quem se interessa por Economia.

Clicnatan 21/05/2012

Uma saga de uma moeda
Se fosse para descrever esse livro em uma única palavra seria: Emocionante!
O livro aborda o problema da inflação no Brasil e a busca por uma moeda estável. Os problemas enfrentados pela corrosão do valor real das moedas implantadas pelos diversos planos econômicos que o país adotou. Bem como o drama dos cidadãos diante das "burradas" cometidas pelas equipes econômicas bem como o acerto com o plano Real. Um livro que todo estudante brasileiro deveria ler!

Marcilio 09/02/2012

Excelente livro
Excelente análise de como foi possível para o povo brasileiro sob o peso de muita luta e grandes perdas,conquistar a necessária estabilidade econômica.

thix 15/10/2011

Ótimo instrumento para entender a história do brasil na época da hiperinflação
Fui relutante em escrever uma resenha sobre 'Saga Brasileira', pois, tive e tenho medo de não escrever algo digno a respeito do livro. Este é composto por diversos relatos do cotidiano dos brasileiros no aglomerado de moedas, números, ministros e inúmeras decisões que fizeram com que tenhamos a moeda relativamente estável chamada real. Alguns momentos a leitura pode parecer fadigante para aqueles que não sejam acostumados com informações sobre a política brasileira, outrora, os relatos de pessoas comuns são extremamente intensas e nos remetem a uma época em que o preço do açúcar poderia ter sido alterado inúmeras vezes enquanto escrevo esse texto. Um livro muito bem escrito por Miriam, com aquele aspecto jornalístico que nos é característico das colunas de economia, mas, que se aproxima muito bem da realidade do povo brasileiro. Uma saga, uma história fascinante, que não teve fim, mas, que é construída dia-a-dia por nós todos. Leitura recomendadíssima.