Gen - Pés Descalços #1

Gen - Pés Descalços #1 Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços #1

1 | 2 | 3 | 4

Cleber 17/02/2024

A triste realidade da guerra
Peguei para ler por indicações de amigos do skoob e realmente fiquei impactado pela história.
Como uma amiga alertou, as histórias criativas e bizarras do Junji Ito não chegam nem perto dos horrores desse mangá. Saber que a história é autobiográfica e que os acontecimentos foram reais deixa o leitor ainda mais triste e revoltado com as atrocidades da humanidade. Uma época vergonhosa da humanidade que deve ser sempre recontada para que a história nunca mais se repita.

Nara 13/02/2024

A história começa em Hiroshima, Japão, durante a 2a guerra mundial, antes da explosão da bomba atômica. É uma história muito triste mas com vários alívios cômicos e q deixa o enredo muito mais interessante. Não sei se isso continuará no segundo volume já q é difícil rir diante de tanto horror. Veremos...

Tuyl 25/01/2024

Muito boa a experiência, ainda mais com essa história trágica e que precisa ser contada para todas as gerações.

abrahans 20/01/2024

Forte
Tenho a tendência de ler quadrinhos para me divertir, distrair ou viajar para mundos fictícios e fantasiosos. Certas obras, no entanto, não estão aqui com esse intuito. Estão aqui para nos fazer pensar com um forte aperto no peito. Esse é o caso de Gen - Pés Descalços.

O autor Keiji Nakazawa tinha seis anos quando a primeira bomba atômica foi lançada pelos EUA no Japão, sobre a cidade de Hiroshima. Ele testemunhou o inferno que se seguiu à explosão da bomba e perdeu seu pai, seu irmão mais novo e sua irmã mais velha no processo. Em 1972 ele começa a contar essa história, baseada em suas lembranças.

Nesse primeiro volume o autor narra com bastante detalhes a difícil vida que os japoneses levavam nos dias que precederam o lançamento da bomba. A guerra é triste e injusta, uma praga que corrói e consome a vida de todos os envolvidos. Não há justificativas para uma guerra, não há lado certo ou errado. Só tristeza. Jovens perdendo a vida precocemente, famílias sofrendo privações, situações sem sentindo abundando.

A arte do autor é caricata, o que ameniza um pouco o que se está lendo. Se fosse realista, talvez fosse impossível ter coração para aguentar a leitura dessa triste história.

Gen - Pés Descalços deve ser lido com respeito e temor a algo que nunca deveria ter acontecido e que nunca mais deveria acontecer.

Vale um lugar na estante? Com toda certeza. Não é leitura fácil, mas é necessária.

ily.liviaa 18/10/2023

Triste realidade
Esse mangá é muito bom, mas tambem muito triste
e se torna ainda mais quando voce lembra que isso realmente aconteceu

Gabriel Farias Martins 18/09/2023

Não é um clássico atoa
Nesse primeiro volume somos apresentados a família de Gen, conhecemos um pouco da situação social que o povo japonês sofria durante a guerra, uma doutrina radical pelo império e o sofrimento ao redor disso.
Através de várias histórias curtas que gera apego aos personagens, que em sua maioria morrem na explosão ao final do primeiro volume.
As relações familiares de Gen são inspiradoras, especialmente na figura paterna, um homem pacifita que já compreendia o beco sem saída que seu país estava adentrando.
Um primeiro volume curto, mas que já nos faz refletir o quanto a humanidade pode ser cruel, estamos sempre agredindo uns aos outros de forma inconsequente.

Yohan8 04/09/2023

Apenas bastante trágico e real
Essa é uma autobiografia de um dos sobreviventes da bombas de Hiroshima, que escreveu a sua história e relato em mangá.
Esse mangá ele é justamente muito bom porque ele é real, isso aconteceu, as pessoas tinham suas peles derretidas, os cacos de vidros estavam nelas, e essa história é realmente o que chamamos de "visão japonesa" da bomba atômica por não trazer apenas a "visão do governo" (pois o governo japonês não era santo) mas também a visão do povo, a visão das crianças que foram para o interior, a visão da pessoa que serve o exército e como o governo controlava a mídia em relação a guerra.
Me quebrou emocionalmente e me fez questionar sobre minha vida, amei.

Bruno Henrique 12/08/2023

Gen volume 1 promete uma jornanda comovente para acompanharmos, achei no entanto um pouco arrastado esse inicio por conta dos excessos do estilo (shonen).
Há um excesso de drama na primeira metade que nos desconecta um pouco dos personagens, porém ja para o fim desse volume nos aproximamos mais de gen vivendo os horrores do que foi esse episódio.
Vamos ver daqui pra frente como evolui

Anderson Son 22/07/2023

Surpreso
Peguei o manda despretensiosamente e não imaginaria a riqueza que ele traz. Para quem não conhece muito sobre o contexto da segunda guerra acho uma boa fonte de informação para entender mais sobre o contexto social do período no Japão, que não deve ser uma particularidade desse comecei mas sim de qualquer guerra. Traz detalhes que muitas vezes podemos desconsiderar quando falamos deste tema.

Ana Barbalho 18/07/2023

Sensacional
Conheci este mangá por indicação do canal / editora Pipoca e Nanquim. Este é o primeiro de 10 volumes e já estou arrasada. A história já contada diversas vezes tem uma perspectiva muito especial à partir do olhar das crianças japonesas aqui retratadas. Triste, mas necessário.

Laura Neves 10/07/2023

Comovente?
O primeiro volume retrata o período anterior a queda da bomba de Hiroshima ?  que ocorreu em 6 de agosto de 1945 ? onde Gen Nakaoka vivia com sua família: sua mãe, seu pai, seu irmão Kouji, sua irmã Eiko, seu irmão e seu irmãozinho Shinji.

O autor mostra em detalhes as consequências da guerra, como massacres, abusos cometidos por oficiais, privações sofridas pela população e suicídios em massa da população japonesa.

Os japoneses de Hiroshima retratados na obra de Nakazawa se mostram cegamente resignados à guerra, interpretando-a como um ato de coragem e orgulho nacional, além de um ato de obediência à divindade do imperador do Japão.

Thais.Balogh 22/06/2023

Gen - Pés descalços #1 - Uma crítica ao individualismo
Ao ler Gen, me deparei com um Japão diferente do que era me contado nos lugares, aquele Japão onde as pessoas se respeitavam, saiu da minha cabeça... Os passados que assombram este Japão atual é cruel e individualista. Como pode um povo se importar mais com o líder deles do que com a própria vida? Este manga é uma crítica e me doeu o estômago em muitas passagens tristes, difíceis de ler. Vou continuar lendo os outros pois ainda tenho esperança de que o protagonista encontrará paz.

Vania.Cristina 29/05/2023

A ilusão de um Japão indestrutível
Clássico mangá forte e impactante que trata de um momento importante da história do Japão e da vida do próprio autor, um sobrevivente da bomba de Hiroshima. O Japão da época tem um governo imperial e militar que controla a educação e a sociedade com autoritarismo. A população é manipulada com discursos vazios sobre guerra, nacionalismo e a ideia de um Japão indestrutível. E aqueles que acreditam nesse discurso discriminam os que são contra a guerra e a favor da paz.

Isa PL 08/05/2023

Chorei do começo ao fim
Fazia tempo que eu não lia uma HQ tão realista. A última que li foi Maus, que retratava a segunda guerra do ponto de vista judeu. A HQ Gen retrata o final da segunda guerra, mas pelo ponto de vista dos japoneses.
É incrível como as HQs são tão realistas a ponto de assustar. Essa leitura mostrou o horror da guerra e busca nos lembrar que na guerra quem mais sofre é o povo, de ambos os lados. Não existe uma nação ruim, existem pessoas no poder que obrigam e manipulam seu povo a acreditar numa ideologia corrompida. E aqueles que se revoltam acabam sendo marginalizados e ignorados por não seguirem com o pensamento incumbido. Como foi o caso da família Nakaoka, a família de Gen.
É algo assustador pensar que isso realmente aconteceu. Principalmente a criação da bomba atômica. Um horror.
Por ser uma HQ, essa parte histórica acaba sendo retratada de forma mais ?leve?, mas ainda assim super impactante e reflexiva.

1 | 2 | 3 | 4