Aventura em Bagdá

Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Gláucia 02/10/2010

O que houve?!
O que houve com a rainha do crime? Sou admiradora de seu estilo único, sua capacidade de criar enredos difíceis e conseguir explicação para tudo depois. Mas esse livro é completamente estranho e confuso, de tal forma que terminei de ler sem saber qual foi o crime e se realmente houve um crime. Muito mal elaborado na minha opinião.
Drisana 23/06/2012minha estante
Não houve crime. Houve uma trama. Gláucia, releia o livro com outros olhos e procure perceber que não há um crime e investigações, mas sim investigações que levam ao descobrimento de um possível crime.

Fabio Shiva 31/08/2010

Logo na segunda página, pensei:
- Ah, não! Outro livro de espionagem!

Meu primeiro impulso foi parar a leitura ali mesmo. Ainda não havia lido um livro de espionagem de Agatha Christie do qual tivesse gostado. Que sorte que resolvi insistir. Pois adorei “Aventura em Bagdá”!

Não sei até que ponto esse livro é superior aos outros do mesmo estilo escritos pela Rainha, ou até que ponto mudou meu próprio olhar como leitor. O certo é que o que antes me irritava agora me divertiu profundamente. Estava querendo mesmo uma leitura ingênua, nostálgica, aventureira.

Mas o livro superou todas as minhas expectativas. Fiquei grudado na leitura e só larguei o livro na última página. Muito disso se deve a Victoria Jones, uma das mais cativantes figuras femininas criadas por Agatha Christie! Fiquei apaixonado pelo jeito audacioso e otimista ao extremo dessa moça!!!

A trama, ouso dizer, não tem muita importância. É o tal “Macguffin” bolado pelo Hitchcock, apenas uma desculpa para que as personagens se coloquem em movimento. No caso, é o velho segredo importantíssimo para o futuro do mundo que é cobiçado por espiões do bem e pelos malvados também!

Foi legal também perceber uma pitada autobiográfica na história, pois há algumas cenas que envolvem arqueologia, e Agatha foi casada com um arqueólogo.

Gostei!!!

(16.07.10)

Carol Galvão 11/09/2009

Um estilo bem diferente dos livros que ja li da Agatha, mas é muito bom, a Vitoria é uma personagem bem entusiasmada, com uma imaginação fertil e que não tem medo do novo sempre em busca de aventura!!!!

Tem um final bem legal e não muito supreendente, mas vale vale muito apena!!!!!

Mih 21/02/2009

Foje um pouco do estilo da Agatha, mas adorei Vitória Jones e toda a sua loucura!!!Garota inconsequente e bem humorada! Uma aventura dígna de se tornar um filme de Hollywood!!!!!!!!